terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

AS LIÇÕES DA CHAMADA DO PROFETA AMÓS

AS LIÇÕES DA CHAMADA DO PROFETA AMÓS
Am 7:7-15.

Introdução:
Meus amados e queridos irmãos! O texto que nos lemos e sobre o qual vamos meditar nesta reunião de obreiros, se encontra registrado no livro do profeta Amós.
O livro do profeta Amós faz parte dos livros conhecidos teologicamente como profetas menores.
São conhecidos como profetas menores não por que tem menos valor do que outros, mas, sim por serem de menor volume do que por exemplo: Isaias, Jeremias, Ezequiel...
O escritor do livro de Amós e próprio profeta Amós, cujo significado do seu nome é: Carregador de cargas ou aquele que leva cargas pesadas.
Amós nasceu em Tecoa na tribo de Judá, a uns 17 km de Jerusalém e 10 km ao sul de Belém.
Amós era vaqueiro e cultivador de figos, como ele mesmo disse: - Não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boiadeiro e colhedor de figos.  Am 7:14.
Amós era contemporâneo do profeta Isaias, ele desenvolveu o seu ministério entre os anos 760 e 750 a.C.
Jeroboão II era o rei do norte, em Israel e Uzias era o rei do sul em Judá.
Esta época era uma época de grande prosperidade em Israel, As antigas fronteiras do reino de Davi foram reconquistadas,
Havia dinheiro em abundancia e os exércitos de Judá e Israel eram vitoriosos.
A bíblia diz em 2 Rs 14:25 que nesta época  Jeroboão e Uzias haviam expandido suas fronteiras nos mesmos limites da época dos reis Davi e Salomão
Mas, apesar da estabilidade econômica e política de Israel e Judá,  a injustiça social, a escravidão, resultava na miséria do povo, veja o que diz o profeta:
- Assim diz o Senhor por 3 transgressões de Israel, sim por 4 não retirarei o castigo, por que vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapato. Am 2:6.
 A desonestidade era tão grande em Israel  que a bíblia diz em Am 8:5-6 que os comerciantes vendiam “mero refugo” de cereais como se fosse cereal bom.
E ainda se gabavam de guardar o sábado, eram religiosos, mas eram desonestos.
Mas, não para por ai! A bíblia diz em Am 5:10-12 que no portão da cidade os juízes aceitavam suborno para prejudicar os mais pobres,
Ao invés de proteger os pobres, os juízes aceitavam suborno para traí-los, desrespeitando a lei de Deus.
Mas, ainda estava acontecendo coisas piores em Israel, a bíblia diz em Am 2:7-8 que um pai e seu filho se deitavam no templo com a mesma prostituta.
E os sacerdotes de Israel fechavam os seus olhos para esta imoralidade, faziam de conta que não estava vendo.
Am 2:8 ainda diz que os sacerdotes, nas suas festas idolatras, enchiam a cara de vinho com o dinheiro das multas que cobravam dos pobres,
É verdade que o cenário econômico e político de Israel era de prosperidade,
Mas no sentido espiritual o cenário  de Israel era de miséria, desonestidade, pecado,
E neste cenário terrível que Deus chama um homem da roça, vaqueiro, agricultor, para ser o seu profeta.
Existem algumas lições importantes que podemos aprender na chamada deste homem chamado Amós: vejamos então:
1º LIÇÃO: DEUS CHAMA QUEM ELE QUER E ONDE ELE QUER.
Meus amados irmãos! Amós era um homem da roça, ele era boiadeiro e cultivador de sicômoros.
Em outras palavras Amós veio da roça para pregar a palavra de Deus, com toda certeza quem olhasse para Amós não via nada nele que causasse impressão.
Amós não tinha curso superior em teologia, Amós com certeza não fez nenhum seminário teológico.
Com certeza Amos não vestia um terno brilhoso, nem usava um sapato de couro de jacaré,
Fala a verdade: - Você chamaria um boiadeiro e cortador de sicômoros para ser profeta?
A maioria igrejas dos dias de hoje com certeza não teriam coragem de convidar Amós para pregar no culto de domingo a noite
A maioria de nos iria olhar pra Amós com desconfiança: - esse camarada é da roça, só entende de boi e vaca!
Mas, para aquela ocasião, Deus não escolheu um rei poderoso, Deus não escolheu um sacerdote instruído, Deus não escolheu um homem rico,
Deus não escolheu um príncipe ou alguém importante, Deus escolheu na roça o boiadeiro Amós!
 Ei!  Deus vê o que o homem não vê! Deus chama quem ninguém jamais iria chamar! Deus escolhe o que o homem despreza!
Deus escolhe quem ele quer, do jeito que ele quer e na hora que ele quer!
= Davi; foi desprezado pelos seus irmãos, mas foi escolhido por Deus para reinar sobre Israel. 1 Sm 16:1-12.
= José; foi vendido como escravo pelos seus irmãos, mas Deus escolheu José, e tirou ele de dentro da prisão para ser governador do Egito. Gn 45:8
= Pedro; era pescador mentiroso e enganador, mas Jesus escolheu Pedro para ser um dos seus apóstolos. Mt 4:18-19
= Paulo era um perseguidor dos cristãos, mas Deus escolheu Paulo para ser o maior apostolo de todos os tempos At 9:15-16.
Deus vê o que ninguém vê, Deus viu algo em Amós que ninguém jamais viu e por isso escolheu ele para ser profeta para nação de Israel.
Deus viu algo em você também que ninguém viu e por isso te escolheu para ser um obreiro na sua casa.
Talvez alguém olhe para você e pense assim: - mas esse camarada não tem jeito de obreiro, não tem curso, não tem diploma, não tem terno caro, sapato de griffe.
Ei! O homem olha para a aparência Deus olha para o coração!
Pra Deus não importa o carro que você anda, o terno que você veste, o sapato que você calça,
Pra Deus não importa quantos cursos você fez, quantas línguas você fala, quantos você tem.
Deus não esta olhando pra estas coisas! Deus esta olhando para o seu coração, Deus está procurando um coração vazio das coisas deste mundo,
Para que ele possa encher com a sua presença!
Outra coisa! Deus chama quem ele quer, mas Deus também chama de onde ele quer!
= Deus achou Amós no campo cuidando da boiada e o chamou para ser o seu profeta. Am 7:15
= Deus achou Davi no campo cuidando das ovelhas, e o chamou para ser rei da nação de Israel. 2 Sm 7:8
= Deus achou Moises no deserto cuidando das ovelhas do seu sogro, e o chamou para tirar seu povo da terra do Egito. Ex 3:1-2.
Ei! Você se lembra de onde Deus te chamou¿  Deus te chamou das drogas¿ da prostituição¿ Da cachaça¿  da miséria¿
Quando ninguém te dava valor,  quando todos diziam que você não servia para nada,
Deus te chamou e te colocou no ministério.
Eu e não prestava pra nada! Ninguém dava pra você!
Hoje  você tá aqui na igreja de paletó e gravata, senta no púlpito, prega a palavra de Deus
 Todo mundo te respeita de chama de irmão! Saúda-te com a paz do Senhor! Foi sito que Davi falou
- Do pó ele levanta e do pó e monturo levanta o necessitado,
Para fazê-lo assentar com os príncipes, sim! Com os príncipes do seu povo.
Sl 113:7-8.
Ei! Eu não sei onde Deus te achou! Mas de uma coisa eu sei Deus te achou, te chamou e te escolheu para fazer a sua obra!
Não se preocupe! Apenas se coloque na posição certa e Deus vai te capacitar, vai te dar sabedoria, graça, unção e vai te usar em suas mãos, para gloria do nome dele!
2º LIÇÃO: SE PREPARE PARA SOFRER A OPOSIÇÃO
Deus chamou o vaqueiro Amós para pregar contra o pecado e a idolatria de Israel.
Quando nos lemos o capitulo 7 do livro de Amós nos vemos ele profetizando o castigo de Deus contra Israel e o rei Jeroboão.
A cidade de Betel era o centro da religião apostata de Israel, era ali que o povo adorava os seus bezerros de ouro.
Amazias era o sacerdote de Betel,  e quando Amós profetizou contra o pecado de Israel, Amazias se revoltou na hora, veja o que ele diz:
- Ó visionário, vai, foge para a terra de Judá e come pão ali, e ali podes profetizar. Mas,
Não mais deves profetizar em Betel, pois é o santuário de um rei e é a casa de um reino. Am 7:12-13
 Em outras palavras: - Amos! Vai pregar em outro lugar rapaz!
 Mas sabe como Amós reagiu a oposição do sacerdote Amazias¿
  Amós reafirmou que quem tirou ele da roça, do meio da boiada e o chamou e mandou-o profetizar para Israel foi Deus.
- Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros.
Mas o Senhor me tirou de seguir o rebanho,
 e o Senhor me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel. Am 7:14-15
Amós deixa claro que ameaça nenhuma vai impedir ele de falar o que Deus mandou ele falar:
- Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará? Am 3:8.
Você já ouviu o rugido de um leão¿ quem sabe na TV¿ ou no zoológico¿
Dá medo não dá¿ já pensou você sozinho na floresta e de repente você ouve o rugido de um leão¿
É impossível não ficar com medo! Da mesma forma não dá pra ficar sem pregar o que Deus mandou falar,
Falou o Senhor quem tem coragem de não profetizar!
Ainda que venha a oposição, ainda que venha a perseguição, a zombaria, o desprezo,
Se Deus te mandou falar, fale! E se prepare para enfrentar a oposição.
É claro que não estou falando destes profetas de araque que fica nas igrejas causando divisão e confusão meio do povo de Deus,
E dizendo que foi Deus que mandou falar, estou falando de profetas que pregar com amor e autoridade a palavra de Deus!
Desde que satanás foi expulso do céu que ele se levanta contra todo projeto de Deus.
 Se você tomar uma decisão de servir o Senhor com toda intensidade do ser, haverá oposição também.
Entenda bem isto: Jamais haverá, na face da terra, um pastor, um pregador, um missionário, um líder, que faça a vontade de Deus sem enfrentar oposições,
- Quer fazer a obra de Deus com sinceridade¿ se prepare para encontrar com os Amazias, Sambalates, Tobias, Judas da vida.
Quer fazer algo pra Deus fique tranqüilo! Logo vai aparecer alguém pra dizer:
- Você! Você não pode fazer a obra de Deus porque você é novo demais! Inexperiente! É só um menino!
- Você! Não você não pode por que você é velho demais! Seu tempo já passou
- Você¿ não você não pode por que você não tem diploma¿ você não é teólogo¿
É claro que é importante estudar a bíblia, fazer um curso teológico,  e todo obreiro deve fazer,
Mas não podemos inverter a ordem das coisas; não é estudar para fazer a obra de Deus, é estudar por que estou fazendo a obra de Deus!
Quem sabe alguém pode te dizer: - Você é igual a Amós voe é da roça, não sabe ler direito, seu português é ruim, você é muito gordo,  ou é muito magro, você não tem dinheiro
Ei! Sempre vai existir oposição na vida de quem quer fazer algo para Deus,
Sempre vai aparecer alguém que o diabo vai usar pra achar um defeito em você e fazer você parar,
Pelo amor de Deus irmão! Não pare! Não desista! Deus não esta preocupado com os seus defeitos com as suas falhas, com as sua limitações.
Deus vai te usar apesar delas! Não deixe a oposição do inimigo, te enganar, te fazer parar, continue fazendo o que Deus te mandou fazer!
Quem quer agradar a Deus como Abel vai ter sempre um Caim na sua vida.
Até Jesus o filho de Deus para cumprir a missão que recebeu do Pai, enfrentou grandes oposições. Mas ele não desistiu!
Ei! Não desista de fazer a obra de Deus por causa da oposição,
Creia que Deus esta com você pra te ajudar vencer
Creia em Deus e não fique arranjando desculpas do tipo: Quem sou eu para Deus me abençoar? Não mereço receber isso da parte de Deus! 
Deus nos abençoa não é por causa daquilo que nós somos Deus nos abençoa por causa daquilo que ele é!
3º  LIÇÃO: SOMOS RISCADORES DE FIGO
Deus chamou Amós, e ele era boiadeiro, ou seja, alguém cuidava e tomava conta de boiada.
Mas, alem de ser boiadeiro, Amós também era cultivador de sicômoros, Sicômoro é uma árvore de frutos semelhantes a figueira,
 E com folhas bem parecidas com parreiras. Podia ser encontrada em abundância pelas colinas de Israel. 1 Rs 10:27
Os figos produzidos pelo Sicômoro eram figos bravos ou figos silvestres, eram consumidos principalmente pelas pessoas mais pobres.
Para que os figos servissem para o consumo eles tinham que ser arranhados, riscados quando ainda estavam verdes.
O cultivador ou riscador de sicômoros, na época certa com um instrumento cortante ele arranhava ou cortava os figos.
Ex: isto é parecido com o que a minha esposa faz com o mamão antes dele amadurecer,
 Para sair aquele leite amargo que tem na casca, pra ele amadurecer mais rápido e para evitar que ele seja estragado por parasitas, ela risca o mamão.
Ei! Sabe o que é que aprendo aqui¿ Deus chamou Amós para ser profeta, e Amós era boiadeiro e riscador de figos.
Deus estava dizendo pra Israel; - se for preciso eu vou riscar, eu vou arranhar, eu vou machucar, mas não é para  o mal não! É para ao bem de vocês:
E pra que vocês deixem de lado a injustiça, a idolatria o pecado e sejam crentes de verdade!
Tem hora que Deus castiga o crente: permite a luta,  a prova,  a tribulação, mas ele só faz isto por que nos ama!
- E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho
. Hb 12:5-6.
Ei! Obreiro do Senhor! Sabe esta luta que você tá passando¿  essa dificuldade no seu ministério¿ essa prova que parece que nunca acaba¿
Fique tranqüilo Deus nãos se esqueceu de você não! Esta luta não é pra te matar não!
Deus  só tá riscando os figos, pra eles amadurecer e dar bons frutos!
Outra coisa! Nós como obreiros e pregadores da palavra de Deus, somos riscadores de sicômoros também!
Alias! Têm-se algo que está faltando nas igrejas dos dias atuais são os riscadores de figos!
Obreiros, pastores que tem coragem de pregar a verdade, e como está em falta este tipo de pregadores.
As igrejas estão cheias de pessoas amargas, sem amadurecimento, e estragadas pelos parasitas das heresias.
Os obreiros de hoje só querem pregar prosperidade, vitorias, bênçãos, mensagem que massageia o ego das pessoas,
Mensagens que agradam as multidões, mas que não trazem conversão, transformação de vida, que não muda o caráter do indivíduo.
Quase não se prega mais sobre a cruz, sobre o pecado, sobre arrependimento, sobre o céu, sobre o inferno.
- Ah! Eu não posso falar isto na igreja por que vai desagradar o povo! Você e não foi chamado para agradar o povo você foi chamado para agradar a Deus!
- Se eu falar deste assunto na igreja, o irmão mais rico, o maior dizimista! Vai sair da igreja!
Ei! Quem cuida da igreja é Deus! Quem é dono desta obra é Deus!
- Se eu pregar este tipo de mensagem ninguém vai me convidar mais pra pregar!
Deus não te chamou pra receber convites, pra ser famoso, pra ter foto no cartaz de congresso, Deus te chamou pra pregar a verdade.
A verdade as vezes dói, machuca, causa feridas, mas a verdade também transforma, regenera, aviva, faz do homem uma nova criatura.
Às vezes temos que ser feridos com a mensagem do evangelho para que possamos amadurecer e dar frutos saudáveis.
Não me entenda errado! To falando da mensagem do evangelho, e não de usos e costumes inventados pelo homem.
To falando da mensagem do evangelho e não de legalismo e doutrinas de homens.
To falando mensagem do evangelho, que é a mensagem da cruz, que às vezes até pode ser dolorida, mas Deus riscando os figos para dar frutos de qualidade.
 Amós era a voz de Deus em Israel, incomodando o pecado, riscando os figos, redirecionando os bois.
Obreiros! Somos-nos a voz de Deus nesta geração, e nossa tarefa é riscar os figos incomodar o pecado com a pregação da palavra de Deus.
Conclusão:
Deus chamou Amós para ser profeta, Amós não era sacerdote, não era levita, não era rico, não era alguém importante.
Amós era boiadeiro e cultivador de sicômoros, ele era da roça, simples, mas foi o homem que Deus usou para falar com seu povo.
Amós sofreu oposição, mas permaneceu firme obedecendo a ordem e o chamado de Deus, e com isto pode ser um instrumento nas mãos do Senhor.
O que Deus espera de nós obreiros e que nós venhamos a permanecer firmes no nosso chamado,
Seja fiel a Deus, não se intimide com as oposições, não se venda, não desista, faça o que Deus te mandou fazer.
Deus conta comigo e com você para sermos riscadores de figo, ou seja, pregadores do evangelho nesta terra.


2 comentários:

  1. Nossa como aprendi com está mensagem amei!

    ResponderExcluir
  2. Riscador de figos bravos para alimentar aos pobres, nobre profissão!
    Eu fico só imaginando o tanto de venenos e aditivos cancerígenos que colocam na nossa alimentação, enquanto Amós extraia o veneno, hoje se coloca! tudo em nome da economia dos donos do poder!

    ResponderExcluir