segunda-feira, 31 de agosto de 2015

4 TIPOS DE PESSOAS QUE JAMAIS VENCERÃO!

4 Tipos de Pessoas que jamais Vencerão!
Rm 8:31-39
INTRODUÇÃO:
Uma das palavras mais faldas em nosso meio evangélico é palavra: vitoria.
Quase todos os dias ouvimos mensagens falando de vitoria, canções falando de vitoria, palavras falando de vitoria,
Todos os dias ouvimos palavras de incentivo: - você vai vencer! Receba a vitoria! Seja mais do que vencedor! A vitoria é nossa em nome de Jesus!
Existem também é claro vários textos bíblicos que falam a respeito de vitoria:
 - Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisoteará os nossos adversários. Sl 60:12.
- Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. Pv 21:31
- O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 Jo 5:4
- Onde está, ó morte, a sua vitória?Onde está, ó morte, o seu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Co 15:55 -57
- Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Rm 8:37.
- Eles o venceram pelo sangue do cordeiro, pela palavra do seu testemunho, não amaram suas vidas até a morte. Ap 12:11
Nos dias atuais a mensagem que agrada que faz sucesso, que atrai multidões é a mensagem que fala de vitoria
É claro que ninguém quer ser derrotado, ninguém quer ser um fracassado, todo mundo quer vencer e não há nada de errado nisto!  
E o desejo de Deus para seus filhos é que eles sejam mais do que vencedores, Deus é o Deus da vitoria.
É claro que às vezes nós temos um conceito errado de vitoria, achamos que ter vitoria é ser rico, famoso, andar de carro novo, morar em uma mansão, usar roupa de grife...
Mas a vitoria que Deus nós promete e quer nos dar é muito mais do que isto!
Deus quer nos dar vida com abundancia, condições de cuidar da nossa família com dignidade.
Mas a principal vitoria que Deus quer nos dar, é a vitória sobre o mundo, sobre as tentações do diabo,
Sobre a carne,  e sobre toda a espécie de obstáculo à vida cristã, isto sim é vitoria de verdade!
Por isto o apostolo João disse: - E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. I Jo 5:4.
Hoje aqui eu quero ir à contramão daquilo que tanto se fala nas igrejas, ao invés de falar sobre os vencedores eu quer falar sobre aqueles que não irão vencer.
Existem 4 tipos de crentes que infelizmente não vão ter a vitoria: os indecisos, os que desprezam a instrução, os desatentos e os desanimados
 Quem sabe no momento atual você se encaixa em um destes tipos de crente.
Então a palavra que Deus colocou no meu coração hoje será como um remédio preventivo para sua vida espiritual,
Se você estiver vivendo semelhante a um destes 4 tipos que vou falar aqui hoje, aproveite esta oportunidade para mudar de atitude,
Para que você seja um dos vencedores e não um daqueles que não irão vencer. Vejamos então:
1º TIPO DE CRENTE QUE NÃO VAI VENCER: OS INDECISOS.
Indecisão: Sem decisão; ausência de determinação ou resolução; falta de veemência, de ação etc. Característica, estado ou particularidade do quem é indeciso; que não possui capacidade de decidir.
A indecisão é um estado emocional de aflição onde a pessoa não consegue escolher uma das opções em que ela é submetida.
 A indecisão Pode ser desde coisas simples, como uma cor ou modelo de bolsa, até alguma decisão em que poderá mudar diretamente ou drasticamente a vida da pessoa.
Infelizmente existem muitos crentes dentro da igreja que estão indecisos, não sabe se quer Jesus ou se quer o mundo.
Tem crente que é como aquela canção do Jair Pires: - crente Raimundo um pé na igreja e outro no mundo.
Jesus disse: - ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom. Mt 6:24. 
Lembra da época do profeta Elias; quando o rei Acabe se casou com Jezabel filha de Etbaal rei dos sidõnios, com isto a adoração ao deus baal entrou em Israel.
Jezabel mandou matar todos os profetas do Senhor, só sobrou Elias e alguns que foram escondidos por Obadias. 1 Rs 18:13.
Depois de Elias orar e ficar 3 anos e meio sem chover, agora ele se apresenta diante do rei Acabe no monte Carmelo,
Ali estava todo o povo de Israel, o rei acabe e também os profetas de baal, Elias então faz um desafio:
- Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada. 1 Rs.18:21.
O povo de Israel  não respondeu nada! Eles estavam divididos e indecisos sobre quem deveriam seguir. Jeová ou Baal?
Ei! Deixa eu te dizer uma grande verdade! Com Deus não dá pra ser indeciso! Não tem como servir a Deus e o diabo. Não dá pra ficar no mundo e na igreja.
Na pizzaria você pode pedir uma pizza meio a meio, metade mussarela e metade calabresa, mas com Deus não dá pra ser assim! Com Deus tem que ter decisão!
Com Deus não tem como ser igual o carro total flex. Se a gasolina estiver mais cara você coloca no tanque álcool, se álcool estiver mais caro você coloca no tanque gasolina.
O crente lavado e remido no sangue de Jesus não é total flex., no tanque do seu coração só tem jeito de colocar Jesus.
Quem vive uma vida de indecisão, jamais poderá vencer, a maior arma pra vencer os desafios e adversidades da vida é ter uma firme decisão.
Todas as vitorias que você já conquistou ou vai conquistar na sua vida e produto das suas decisões
o que você esta colhendo hoje é fruto do que você decidiu ou plantou ontem, Deus quer que você seja uma pessoa decidida.
Lembra do que Deus mandou Moises dizer ao povo:
- Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição.
 A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando;
 - Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. Dt 11:26-28.
É você quem decide se quer ser abençoado ou não! E você que decide se quer obedecer a Deus ou não.
Sua vitória vai começar no dia que você decidir enfrentar toda adversidade que aparecer na sua vida. Não seja indeciso. Decida!
Seja um crente decidido. Mesmo que você tenha que consertar uma decisão, seja decidido, Na sua decisão está sua vitória e na sua indecisão o seu fracasso.
     
2º TIPO DE CRENTE QUE NÃO VAI VENCER: O QUE DESPREZA A INSTRUÇAO.
O que é instrução¿ é a ação de instruir; ensino; educação, o mesmo que aconselhar.
Quando nos compramos um, carro, um celular, ou um eletrodoméstico geralmente eles vem com um manual, conhecido como manual de instrução.
No manual de instrução nós ensina como usar o objeto, como ligar, desligar e a maneira correta de usar este aparelho.
Pra quem não sabe a nossa vida também vem com um manual de instruções: Esse manual chama-se Bíblia Sagrada.
Na bíblia não aprendemos como devemos viver e andar na presença de Deus.
Existem muitos textos bíblicos que nos ensina que não devemos desprezar as instruções:
 - O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro. Pv 10:17.
A bíblia nos ensina a ouvir a instrução:
 - Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe. Pv 1:8.
 - Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida. Pv 4:13
-  O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido. Pv 12:1.
o crente que ouve a instrução, o crente que aceita o conselho alem de ser humilde é sábio.
você identifica um crente sábio, quando você vê que ele tem coragem de admitir que errou, quando ele este sempre buscando melhorar seu conhecimento e buscando conselhos.
Só um tolo não pede conselhos.Na multidão de conselhos há sabedoria e os planos mediante conselhos tem bom êxito.
Ei! Deixa eu te perguntar: - Você é do tipo que aceita instrução, o conselho, ou vive dizendo que se conselho fosse bom não era de graça, mas era vendido?
Eu não concordo, com este ditado: - se conselho fosse bom não era de graça era vendido!
A bíblia nos ensina diferente no livro de provérbios a palavra de Deus nos diz: -Na multidão de conselhos há sabedoria Pv 11:14.
É claro que temos que saber em quem vamos buscar conselhos e instruções para nossa vida.
Não busque conselho de pessoas que não temem a Deus e nem obedecem a sua palavra
- Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios... Sl 1:1
O segredo da instrução e do conselho é saber a quem pedir o conselho,
Não peça conselho pra irmã murmuradora que só sabe falar mal dos outros, não peça conselho para sua vizinha fofoqueira.
Não ouça os conselhos dos formadores de opinião da TV, aos servos de Deus não interessa os conselho da Maria Braga, do ratinho, do Gugu, do Silvio santos...
A bíblia ensina claramente quais são as e de quem são as  instruções que nós não devemos desprezar
 nunca despreza a instrução do Senhor:
- Confia no Senhor de todo o seu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará todas as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
 Isso será remédio para o teu umbigo e medula para os teus ossos. Pv3:5-8.
Quem não segue as instruções do Senhor jamais será um vencedor.
nunca despreze a instrução da palavra de Deus:
- Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos,
Para fazeres atento a sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se clamares por entendimento, e por entendimento alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.
Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade Pv.2:1-7.
Quer ser vitorioso¿ siga as instruções da palavra de Deus.
 Nunca despreze a instrução de seus pais.
- Filho meu, ouve as instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe. Porque diadema de graça serão para tua cabeça e colares para o teu pescoço. Pv.1:8-9.
Ah! Se eu tivesse seguido todas as instruções dos meus pais, com certeza eu teria tido muito mais sucesso na minha vida.
4º nunca despreze a instrução dos mais velhos.
-  Ouve o conselho e recebe a correção, para que sejas sábio nos seus últimos dias. Pv.19:20.
Tem gente que gosta de fazer pouco caso dos mais velhos, mas pela experiência eles podem e muito nos ajudar com suas instruções: Ex: Jetro e Moisés. Ex 18:15.
5º nunca despreze a Instrução de seus lideres e pastores.
-  Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos será útil. Hb.13:17.
Vivemo-nos uma época de total rebelião, antigamente as pessoas pediam conselhos aos seus pais, aos mais velhos, aos pastores antes de tomar decisões importantes,
Hoje cada uma faz o que acha que esta certo, e por isso muitos tem fracassado na vida material e espiritual.
Ei! Busque instruções, busque conselhos! Nunca caminhe sozinho,  juntos somos mais, juntos nos aquecemos no frio e juntos caminhamos longas distâncias sem ser pesado.
3º TIPO DE CRENTE QUE NÃO VAI VENCER: O DESTENTO.
O 3 tipo de crente que não vai vencer é o desatento, 2º o dicionário da língua portuguesa desatento é aquele que:
Não dá atenção àquele ou àquilo que vê, escuta ou faz; que se mostra absorvido por outra coisa; distraído.
Aquele que revela descaso falta de preocupação ou interesse.
 Infelizmente nos vivemos em uma época em existem muitos crentes desatentos, distraídos espiritualmente, desatento (sem conseguir ver o sobrenatural de Deus: bênçãos, direção, oportunidade,
- Sede sóbrios e vigilantes, o diabo vosso adversário. Anda em derredor, como leão que ruge buscando a quem possa tragar.  I Pe 5:8.  
O crente desatento é aquele tipo que espiritualmente falando está dormindo, e  quando o crente dorme espiritualmente ele esfria na fé e acaba sendo derrotado.
= Sansão dormiu no colo de Dalila e perdeu os cabelos e a força, Jz 16:19;
= Na parábola das 10 virgens todas dormiram e as suas lâmpadas se apagaram, ainda bem que as 5 prudentes levaram azeite de reserva,
E quando o noivo chegou,  elas puderam acender suas lâmpadas entrar para as bodas, enquanto as 5 loucas ficaram, de fora. Mt 25:57.
= Enquanto Paulo pregava em Troade, o jovem Eutico dormiu na janela e morreu, a sorte dele foi que Paulo orou por ele e ele ressuscitou. At 20:9.
Interessante que Jesus disse: - Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda  a Judéia, Samaria e até os confins da terra. At  1:8
Quando o crente perde o interesse em testemunhar de Cristo e por que ele esta desatento, está dormindo espiritualmente.
A bíblia diz: - Alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor. Sl 122:1, quando o crente perde a vontade de freqüentar a igreja e por que ele está desatento, está dormindo.
 A bíblia diz que o crente tem prazer em meditar na palavra de Deus de dia e de noite. Sl 1:2.
Quando o crente não tem prazer em ler e meditar na bíblia é por que esta desatento, está dormindo.
A bíblia diz que: nos últimos dias o amor de quase todos se esfriará. Mt 24:12.
Se você não ora mais, não  lê a bíblia, não tem interesse em ofertar e dizimar na casa de Deus, é por que o 1º amor esta esfriando, você esta desatento, você está dormindo espiritualmente.
Quando o crente começa a ver defeito em tudo e em todo mundo, quando o crente perde o desejo pela volta de Jesus é por que ele está desatento, está dormindo.
Paulo dizia: - desperta tu que dormes levanta de dentre os mortos e Cristo te esclarecerá. Ef 5:14.
Ei! O desatento não vai vencer! O desatento corre grande perigo! A falta de atenção causa acidentes graves.
No transito de você se distrair um pouquinho só você pode causar um acidente grave, na vida secular se você se distrair você pode arranjar problemas.
Na vida espiritual, no ministério não e diferente cuidado irmão! Não seja desatento! O diabo esta a procura dos crentes distraídos.
Jesus não pode usar os discípulos enquanto eles não estavam despertos: - Jesus então voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo:
- Simão, disse ele a Pedro, você está dormindo?
Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mc. 14:37-38
Ei! Deus quer usar você! Mas se você tem uma vida cristã de altos e baixos, Ele não vai poder fazer isto.
Nesta oportunidade eu te convido a deixar o grupo dos desatentos 
Porque o desatento não enxerga o que precisa ser feito, não se dá conta das coisas que estão acontecendo ao redor e perde a bênção 
Por isto a partir de hoje deixe de ser desatento e seja um crente vigilante, a vigilância é algo tão importante que Jesus colocou ela à frente da oração ele disse:
- vigiai e orai
                
4º TIPO DE CRENTE QUE NÃO VAI VENCER: O DESANIMADO.
O Desanimado é aquela pessoa desprovida de ânimo; sem entusiasmo; que tem falta de coragem ou vontade; desencorajado.
O desanimado é aquele que já desistiu de: planejar, construir, sonhar e tentar outra vez.
O crente desanimado tem poucas chances de vencer, quando o crente fica desanimado o diabo faz festa no inferno.
É por isso que o diabo faz de tudo para roubar a sua fé, a sua confiança em Deus, a  sua paciência, e o seu ânimo.
Crente desanimado não ora, não lê a bíblia, não vem na igreja, não participa da vigílias.
O desânimo é terrível! O desânimo paralisa a pessoa, os desanimados não conseguem e jamais podem vencer, por que na verdade já desistiram de lutar.
Deixa eu te dizer uma grande verdade! A vida é feita de turbulências, tribulações, lutas e aflições.
Todas as pessoas enfrentam as dificuldades da vida, enfermidades, problemas na família, problemas financeiros, e são estas coisas que às vezes nos deixa desanimados.
Ficar desanimado diante dos problemas pode ser algo normal na vida de qualquer pessoa crente ou não crente.
Agora, viver eternamente desanimado é algo que não combina com a vida de um crente.
Quando por qualquer razão vier o desanimo na sua visa, ore! Jejue, repreenda peça força e coragem para Deus.
- Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem Sl 138:3.
Se a luta chegou à sua vida não se desespere nem fique desanimado lembre-se que Deus prometeu estar conosco na hora das aflições
- Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Is 43:2.
Não é difícil identificar um crente desanimado, convida ele pra vir a igreja: - irmão fulano! Vamos ao culto. Logo ele pergunta:
 - Quem vai pregar¿ é irmão Joãozinho das couves¿ Então eu não vou!
O crente desanimado arranja desculpa pra tudo: - não vou à igreja não! Por que a igreja tá fria! O povo tá desunido! O pastor não dá moral pra mim!
Na verdade é o crente desanimado é que tá frio, desunido e quer colocar a culpa nos outros.
Já reparou o crente desanimado na igreja¿ todo mundo tá glorificando a Deus e ele fica voando, como se estivesse a quilômetros de distancia dali.
Na hora do louvor todo mundo canta e participa e ele fica de cara feia. Na hora da pregação ele dorme no banco da igreja.
O desanimado é terrível! O pastor diz: - hoje vai ter milagres neste lugar! Desanimado diz: - vai nada!  o pastor fala isto todo dia!
O pastor diz: - vamos glorificar a Deus! O desanimado diz: pra que¿ Deus não é surdo
O pregador diz Jesus vai batizar com Espírito Santo: o desanimado diz: - vai nada quanto tempo faz que ninguém recebe batismo com Espírito Santo aqui na igreja.
O pastor diz: - irmãos vamos construir uma igreja maior, com uma estrutura melhor. O desanimado diz: - pra que¿ a igreja nem tá cheia, tá bom demais assim! Jesus gosta é de igreja pequena.
O pastor diz: - irmãos vamos evangelizar fazer um culto ao ar livre, o desanimado diz: pra que¿ este setor aqui já muito evangelizado, já tem muita igreja aqui
Se você esta desanimado!Busque ajuda em Deus, pois Deus não descansa e muito menos desanima.
É por isso que Jesus disse: - Venham a mim os que estão cansados e oprimidos, eu vos aliviarei.
Tomai sobre vos o meu jugo, e apreendei de mim, que sou manso e humilde de coração,
E encontrareis descanso para a vossa alma, porque o meu jugo e suave, e o meu fardo e leve.
 Não seja um crente desanimado, pois o desanimado jamais vencerá creia na promessa de Deus.
- Esforça-te e tem bom ânimo, não temas nem te espantes, por que o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares. Js 1.
Conclusão:
Falar de quem vai vencer é fácil, difícil é mostrar aqueles que não vão vencer.
O indecisos, os que desprezam a instrução, os desatentos, e os desanimados jamais conseguirão vencer.
Agora é bom que você entenda bem! Em algum momento da vida pode acontecer de você passar por uma destas situações.
Ficar indeciso, desprezar a instrução, ficar desatento, ou até ficar desanimados.
Nenhum de nós esta imune a isto, mas como nós aprendemos hoje não faça da indecisão, do desprezo pela instrução, da desatenção, ou do desanimo, um estado de vida.
Nesta noite mande embora em nome de Jesus toda indecisão, todo desprezo pela instrução, toda desatenção e todo desanimo.
Não se esqueça as bênçãos e promessas de Deus são para aqueles que vencer,
Não deixa nada atrapalhar a sua vitoria! Conte sempre com ajuda do nosso poderoso Deus.
Pra terminar Repita comigo: indecisão, desprezo pela instrução, desatenção, desanimo SAI DA MINHA VIDA AGORA EM NOME DE JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário