terça-feira, 2 de junho de 2015

sou peregrino na terra!

SOU PEREGRINO NA TERRA.
Hb 11:8-16.
INTRODUÇÃO:
O tema sobre o qual quero falar hoje é: - sou peregrino na terra.
O que é um peregrino?  Segundo o dicionário de língua portuguesa peregrino:- é aquele que peregrina, que viaja, é o romeiro, o estranho, o estrangeiro. 
O peregrino é alguém que não tem um lugar fixo. Alguém que está sempre passando por vários lugares.
O peregrino é alguém que não possui residência certa. Por esta razão o peregrino é alguém que não se apega ao lugar onde passa,
O peregrino é alguém que não possui muitas coisas, pois sempre está de saída para algum lugar.
Quando nós falamos em um peregrino, logo nós vêm à mente a figura de um andarilho, quem sabe uma pessoa com uma mochila nas costas,
 Carregando consigo somente o que é essencial, indispensável a sua jornada. 
Espiritualmente falando o crente é um peregrino nesta terra, pois, nós só estamos aqui neste mundo de passagem,
A nossa pátria não é aqui! A nossa pátria é no céu onde o nosso Senhor e Salvador Jesus esta nos aguardando.
Ei! Somos estrangeiros, peregrinos neste mundo! E como peregrinos nesta terra não podemos nós apegar exageradamente as coisas deste mundo.
Como peregrinos na terra devemos estar vivendo preparados, como se a qualquer momento nos fossemos partir para outro lugar,
E não é assim que o crente vive, preparado, por que a qualquer momento a trombeta de Deus irá soar,
E  nós iremos partir deste mundo para viver eternamente ao lado de Cristo.
Quantos aqui hoje conseguem compreender que são peregrinos nesta terra?
Levante as mãos bem altas e dê um brado bem forte de glorias a Deus!
Jesus disse: - Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Jo. 15: 19.
o que Jesus está dizendo neste texto é que estamos no mundo, mas não somos deste mundo.
Então eu você podemos confessar com firmeza: eu sou peregrino na terra!
A bíblia declara que nós os salvos em Cristo Jesus somos peregrinos na terra.
Agora, é claro, existem alguns procedimentos e características que nos devemos ter para sermos identificados como peregrinos na terra. Vejamos então:
1º PROCEDIMENTO: TODO PEREGRINO NÃO PERTENCE AO LUGAR DA SUA PEREGRINAÇÃO.
Ei! Todo é viajante então ele sempre estará de passagem em direção a terra de seus sonhos,
Ainda que o peregrino fique algum tempo em algum lugar, o seu pensamento sempre estará  no lugar sempre onde deseja morar.
- Todos estes (Abraão, Isaque e Jacó) morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. Hb 11:13-14.
O crente assim como Abraão, Isaque e Jacó tem uma esperança, que um dia estará vivendo na sua pátria celestial,
O crente fiel tem uma esperança de um de um dia estar morando na cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.  Paulo disse:
- Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Cl 3:2-3
- Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Fp 3:20.
O crente é um peregrino na terra, ele vive neste mundo, mas o seu coração e sua mente têm que estar na pátria.
Agora, entenda bem!  Nós somos cidadãos dos céus, mas ainda não deixamos de ser cidadãos terrenos,
Na cidadania terrena, nos temos direitos e deveres: temos que pagar impostos, votar, podemos também ser votados e por ai vai,
Quando nos aceitamos Jesus como salvador da nossa vida nos passamos a possuir uma dupla cidadania, cidadania terrena e cidadania celestial.
Interessante que  eu descobri que quando uma pessoa tem uma certidão de dupla cidadania  ela passa a ter 2 pátrias.
Se por qualquer motivo esta se encontrar ameaçado em um país estrangeiro, ele pode recorrer á embaixada de sua nação e pedir auxílio.
O embaixador tem a obrigação de fazer todo o possível para ajudá-lo, ou até mesmo, para tirá-lo daquela terra e conduzi-lo para sua pátria.
Em casos de guerra, desastres, terremotos, caos ou situações semelhantes, a embaixada trabalha para salvar o seu povo que está exposto á riscos.
Ex: terremoto no Nepal a embaixada brasileira trabalhou para dar assistência aos brasileiros que estavam lá.
Ei! No mundo espiritual acontece do mesmo jeito! O crente que tem dupla cidadania quando ele se sente ameaçado, aflito, é só procurar o abrigo de Deus que ele te dá vitoria e te livra.
Se você tem Jesus na sua vida e anda na luz da palavra você é um cidadão do céu e na hora da aflição pode pedir que ele te socorre.
2º PROCEDIMENTO DE UM PEREGRINO: ELE AGE COM PROPÓSITO.
Eu não sei se você já observou, mas todo peregrino em terra estranha ele age nesta terra com um propósito.
Já viu aquelas pessoas que sai do Brasil e vai pros EUA, pro Japão, pra Europa... etc.
A pessoa geralmente vai pra outra nação trabalhar ganhar dinheiro, e no tempo certo volta pra sua pátria.
Existem jovens universitários que vão para o estrangeiro estudar, fazer intercambio, e depois voltam para sua pátria para exercera a sua profissão
Ei! Cada peregrino em terra estranha tem um propósito, uma finalidade.
Podemos ver na bíblia o exemplo do pai da fé Abraão, ele e sua descendência habitou em Canaã como peregrinos,
Com o propósito de depois sua descendência herdar aquela terra.
  - Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.  Hb 10:9.
O que o escritor aos hebreus estava dizendo é que  dizendo que Abraão Isaque e Jacó estava ali com um propósito.
Portanto toda peregrinação tem um propósito ou do peregrino ou de alguém que o enviou a peregrinar.
dá pra entender agora por que eu você estamos aqui nesta terra ainda como peregrinos em uma terra estranha.
Deus tem um propósito com a nossa peregrinação, que é a pregação do seu evangelho.
Jesus disse: - ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Mc 16:15.
Deus nos deu este privilégio e não aos anjos, estamos aqui com a finalidade e propósito de Deus de pregar o evangelho.
3º PROCEDIMENTO DO PEREGRINO: TODO PEREGRINO CARREGA COM ELE O SUA BAGAGEM.
Como eu disse na introdução desta palavra todo peregrino é um viajante.
Agora se tem algo que faz parte da vida de um peregrino  é justamente a  sua bagagem.
Quando nos vamos viajar pra algum lugar nos sempre preparamos a nossa bagagem, aquilo que vamos necessitar enquanto estivermos fora de casa.
Roupas, sapatos, toalha de banho, escova de dente, pente... E se você esquecer algum destes untesilios sua viagem se torna um problema.
Quando o peregrino vai pra uma terra estranha alem destes objetos; roupas e higiene ele tem que levar um mapa, uma bussola, com a modernidade dos nossos dias usa-se o GPS.
Caso não leve um mapa, uma bussola, ou um GPS  o peregrino pode acabar se perdendo na terra da sua peregrinação.
Quando eu fui pra Bahia pela 1º vez eu levei comigo um mapa do guia 4 rodas,por que era tanta cidadezinha,tanto trevo e encruzilhada que sem o mapa eu teria me perdido
Ei! Deixa eu te dizer uma verdade nos somos peregrinos nesta terra, e como peregrinos em terra estranha, nos temos levar na nossa bagagem um mapa, uma bussola ou um GPS.
O nosso mapa, a nossa bussola, o nosso GPS é a bíblia sagrada, é a palavra de Deus que nos orienta nesta terra estranha.
A Palavra de Deus é a bussola que dirige nossas vidas e nos direciona para onde devemos ir.
Em meio às tempestades Ela nos dirige a caminhos tranqüilos. Em meio à imensidão do mar ela nos mostra a direção certa.
O crente peregrino que usa palavra de Deus como bussola para guiar o seu caminho jamais ficará perdido neste mundo, o salmista disse:
- Lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos é a tua palavra. Sl 119:105.
Quem não tem esta lâmpada na sua bagagem está perdido, por que não consegue enxergar o caminho da salvação.
Agora, que falamos  dos procedimentos de um peregrino, quero falar das características que identificam um peregrino.
1º O PEREGRINO É CONHECIDO PELA SUA FISIONOMIA.
Um peregrino, ou estrangeiro pode ser identificado facilmente pela sua aparência física.
Ex:  Um Japonês! Pela sua face, pela sua fisionomia percebemos que ele é do Japão,
Um alemão é conhecido pela sua fisionomia, um indiano...
Até mesmo no nosso país no Brasil, que um país muito grande de uma região para outra existe diferença na fisionomia de uma pessoa.
Um nordestino tem a fisionomia diferente de um gaucho, e fácil notar a diferença! A pessoa traz na sua face uma aparência que é típica do lugar onde mora.
Agora, se eu e você somos peregrinos na terra, somos cidadãos do céu, nós também temos que trazer em nossa fisionomia uma aparência típica do lugar de onde nós somos.
Nós somos do céu e nosso rosto, na nossa face, na nossa fisionomia está brilho do Espírito Santo.
Você já em algum lugar onde ninguém te conhece, ninguém nunca te viu ali, e de repente se aproxima um estranho de você e diz:
- você é crente? Você é evangélico? E você responde: - sou sim! Mas quem foi que te falou?
A pessoa então te responde: - não só de olhar pra você eu vi algo diferente, eu notei que você é um servo de Deus.
Isto já aconteceu comigo, e já aconteceu com você também! Sabe o que tem de diferente no seu rosto, o brilho do espírito Santo de Deus.
Nós  não somos daqui e o nosso rosto, o nosso semblante que nós parecemos com o lugar de onde nos somos, o nosso reflete a imagem da gloria de Deus.
Assim como o diabo reflete sua aparência escura na face dos seus adeptos, Deus também reflete a sua luz e o seu brilho na face dos seus servos,
- Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Co 3:18.
Ei! Você se parece com a sua pátria? Você parece ser um cidadão do céu ou um cidadão da terra?
2º O PEREGRINO É CONHECIDO PELOS SEUS HÁBITOS.
Os hábitos de um peregrino são diferentes dos hábitos de um nativo local: tanto no comer no vestir no usar no beber e em muitas outras práticas.
Os hábitos sempre serão os hábitos do lugar de onde ele nasceu. Não é verdade!
Eu não sei se você já reparou quando esta vendo um filme americano, quando os americanos dizem assim: - vamos almoçar,
Eles comem frango assado, omelete, pizza, sanduíche e dizem que estão almoçando, e um habito muito diferente do nosso dos brasileiros.
Quando brasileiro fala em almoço ou janta pode ter certeza que até pode ter frango, pode ter omelete, pode ter bife, carne, verduras, mas não vai faltar arroz e feijão.
É um habito dos brasileiros comer arroz com feijão por outro lado é um habito dos americanos comer frango, omelete, sanduíche como almoço ou jantar.
Os japoneses têm habito de comer com aqueles pauzinhos ou palitinhos; os hashis.
Os japoneses têm o habito de quando chega em casa tira os sapatos, eles entram na casa apenas de meias ou com sapatilhas especiais que só são usadas no interior da residência.
Os japoneses têm o habito de comer peixe cru e com açúcar, são hábitos que estrangeiros tem da terra que eles nasceram.
Ei!  E nós como peregrinos na terra! Será que podemos ser identificados pelos nossos hábitos?
Lembrando que o peregrino sempre conserva os hábitos da sua pátria
Quais são os hábitos que um peregrino na terra, um cidadão do céu deve ter?  São muitos, mas eu separei alguns aqui:
1º meditar na palavra: - bem aventurado o homem que anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, e nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes o seu prazer esta na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite. Sl 1:1-2.
Você tem este habito de meditar na palavra de Deus dia e noite?
2º oração: - Daniel, pois quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa, em cima no seu quarto, com as janelas abertas para o oriente, se punha de joelhos, e orava 3 vezes ao dia, como costumava fazer. Dn 6:10.
Você tem o habito de orar a Deus?
3º congregar: - Não deixamos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes façamos admoestações e tanto mais quando vedes que o dia se aproxima. Hb 10:25.
Você tem este habito, de congregar, de vir a igreja, de participar dos cultos da igreja?
4º habito de dar graças a Deus por tudo: - em tudo daí graças por que esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Ts 5:18.
Você tem este habito de dar graças a Deus por tudo?
Esta é a vontade de Deus na vida dos servos que eles sejam gratos em todas as situações.
5º habito de pregar a palavra de Deus: - E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras,
Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo
. At 17:2-3.
Você tem este habito de pregar a palavra de Deus? De expor e demonstrar as pessoas que Jesus Cristo é o salvador?
6º habito de dizimista e ofertante na casa de Deus.
- trazei todos os dízimos a casa do Senhor, para que haja mantimento na minha casa, provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vós abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Ml 3:10.
- Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Co 9:7.
Você tem este habito, de dizimar e ofertar na casa de Deus?
Ei! Nós somos peregrinos na terra! E como peregrinos em terra estranha devemos ter cuidado com nossos hábitos. Paulo disse
- Todas as coisas me são licitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1 Co 6:12.
 Nem tudo o que parece ser lícito nos convêm praticar. Há hábitos que tem que ser banidos definitivamente da vida do crente:
Roupas indecentes, bebidas alcoólicas, musica mundana, programas imorais que passam na TV são hábitos deste mundo que não pode fazer parte da nossa vida.
Existem hábitos que são deste mundo e não são hábitos da nossa pátria celestial.
Se você tem habito de falar mal dos outros, fazer fofoca, murmurar, levantar contendas dentro da igreja isto não hábitos de um cidadão do céu.
Se você quer ser identificado como um servo de Deus, como um cidadão do céu, como um peregrino nesta terra, pelo amor de Deus! Mude os seus hábitos! Pratique a palavra de Deus.
Tem crente dizendo que é cidadão do céu, mas o que as pessoas de mundo, fala ele fala também, o que a pessoas deste mundo pratica ele pratica também,
Não tem diferença nenhuma! Ei! Cidadão de céu tem hábitos do céu! Quer parecer com sua pátria amada que é céu de gloria, mude os hábitos!
3º  O PEREGRINO É CONHECIDO PELA SUA LINGUAGEM
O peregrino em terra estranha e conhecido pela sua língua, o seu sotaque.
Ainda que japonês venha por Brasil e aprenda a falar a língua portuguesa, ela não perde o seu sotaque.
Aqui na igreja onde pela graça de Deus eu sou pastor, tem irmãos da Bahia, do Piauí, do Pará, do maranhão, de Minas, do Tocantins...
Basta conversar com eles alguns minutos, que pelo sotaque deles identificamos que eles não são naturais do nosso estado.
A linguagem identifica a pátria de uma pessoa, a sua fala, o seu sotaque denuncia de onde você é!
O peregrino é identificado pela sua linguagem, quando você conversa com alguém que é de fora, pelo seu sotaque você descobre que ele é estrangeiro.
Ei! Com crente que é peregrino nesta terra não é diferente! A nossa linguagem denuncia de onde nós somos.
Conversa com um servo pra você ver, pode ser o assunto que for logo ele começa a falar de Deus, das coisas de Deus, do poder de Deus, da gloria de Deus.   
Quando alguém que não é crente conversa com um crente, logo ele pergunta:- você é crente não é?
E ai o crente: - como foi que você percebeu? Ah! Logo que você começou a conversar eu te identifiquei pela sua fala.
o crente é conhecido pela sua fala! Sim ou não? O crente é conhecido pela sua fala! Sim ou não?
 E que você me diz então de do que vive falando gíria,  mentira, piadas imorais, e palavrões.
Eu sei que os jovens gostam de fala gíria: - e ai vei! Oh doido! E ai mano! É nois! E ai bicho...
Eu não quero aqui ser radical demais e dizer que é  proibido falar estas coisas! Até por que,
Eu tenho 2 filhos jovens, e as vezes temos que ensinar o que é certo, e não querer impor o  padrão de quem tem 40 anos para quem tem 15, 18 anos.
Agora, quando eu vejo que eles estão exagerando passando dos limites, e dou a bronca neles e digo: - isto não é linguagem de um servo de Deus de um cidadão do céu!
Paulo disse:  - A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Cl 3:16-17.
Ei! Somos peregrinos na terra! Cidadão do céu! Como é que esta a nossa linguagem?
Se alguém que nunca te viu, te ouvir falando dá identificar que você é um servo de Deus?
O que é que anda saindo dos seus lábios? Como peregrinos na terra cidadão do céu precisamos aprender a escolher as palavras que saem da nossa boca
- A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Cl 4:6.
Se colocar sal demais na comida ninguém consegue comer, mas se colocar pouco sal também a comida fica sem graça, sem sabor,
A comida tem que ser bem temperada com a quantidade certa de sal, da mesma forma as nossas palavras também tem que ser temperadas.
Tem crente que é salgado demais! Ele só abre a boca pra ofender as pessoas, e ao invés de ganhar alguém pra Cristo ele faz é  espantar.
Outros são sem sal demais, tão sem graça que se pregar a palavra de Deus pra alguma pessoa, a pessoa não sente nada!
Ei! Cidadão do céu! Peregrino na terra! Tempere as suas palavras com sal, nem mais nem menos, mas a quantidade certa, pra falar a verdade de modo agradável.
Jesus é o nosso exemplo veja o que as pessoas disseram depois que ele pregou na sinagoga.
- Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. Mc 1:22.
Os guardas que foram mandados para prender Jesus na festa dos tabernaculos, mas voltaram de mãos vazias,
E quando as autoridades perguntaram: -  Por que vocês não o trouxeram preso. Eles responderam: - Jamais alguém falou como este homem. Jo 7:46.
Outro dia em culto familiar colocaram uma irmãzinha bem simples do circulo de oração pra pregar.
Ela pregou uma mensagem bem simples, sem teologia, sem homiletica sem hermenêutica, mas cheia da graça e da unção de Deus,
Eu confesso que foi uma das melhores pregações que já ouvi nos meus 21 anos de fé.
Sabe o que é isso? Sotaque do céu, linguagem do alto,
linguagem de quem não é deste mundo, mas é peregrino e estrangeiro nesta terra.
Conclusão:
O verdadeiro crente é um peregrino na terra, alguém que tem convicção de que esta neste mundo aqui somente de passagem.
Infelizmente existem crentes que perderam esta visão de peregrinos na Terra.
É alguém que é natural do céu quer se naturalizar na Terra, e ai começa a viver e praticar os hábitos deste mundo.
Ei! Pelo amor de Deus não se esqueça! Nós só estamos de passagem uns ficam 70, 80, 90 anos, outros ficam menos do que isso.
Mas a verdade é que mais cedo ou mais tarde todos nós iremos retornar para á nossa pátria na eternidade.
Quem não for através da experiência da morte irá pelo evento do arrebatamento da igreja Não é isto que a bíblia diz:
- Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
1 Ts 4:16-17.
 ei! Não se apegue exageradamente com as coisas deste mundo, e claro que enquanto estivermos aqui temos que:
Trabalhar, estudar, casar, comprar casa, carro, vencer na vida, mas não se esqueça nunca, tudo aqui é passageiro breve iremos voltar para o nosso lar no céu!

Vivamos neste mundo como peregrinos conservando os hábitos da pátria celestial, pois em breve iremos voltar para lá.

2 comentários:

  1. Maravilhoso este estudo , glória a Deus

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Deus por este Estudo.
    Abençoe dia pós dia seu filho Pastor, para usado por ti Altíssimo Deus,nos abençoe mais e mais em nome do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir