terça-feira, 5 de maio de 2015

Raízes para baixo, Frutos para cima!

RAÍZES PARA BAIXO, FRUTOS PRA CIMA!
2 Rs 19:30
 Introdução:
O texto que nos vamos estudar nesta oportunidade nos fala de um dos reis da nação de Judá chamado: Ezequias
Ezequias foi o 13º rei de Judá e segundo a bíblia reinou por um período de 29 anos, Ezequias era filho do rei Acaz,
Acaz foi um rei perverso que fez o que era mal diante de Deus durante o seu reinado.
Ezequias, ao contrario de seu pai foi um rei temente ao Senhor, com 25 anos de idade ele começou a reinar em Judá e fez grandes reformas no seu reino.
A bíblia diz em 2 Cr 29:32:3 e 2 Cr 30:5, que o rei Ezequias reparou e purificou o templo. Reintegrou os sacerdotes e levitas ao seu ministério, e restaurou a celebração da Páscoa.
Além disso, Ezequias combateu a idolatria em Judá proibindo o culto aos deuses pagãos,
Também determinou que fosse destruída a serpente de bronze construída na época de Moisés, Pois o povo estava adorando a imagem daquela serpente.
Agora, como quem faz a vontade de Deus, quem é fiel a Deus não fica sem luta, sem perseguição,
Logo o maior império que exista naquela época o império da Assíria, Reuniu seus exércitos e subiu contra as cidades fortificadas de Judá e depois subiu contra Jerusalém.
Esta historia é uma das historias mais dramáticas da bíblia sagrada: a batalha do Rei de Judá; Ezequias, contra o Rei da Assíria; Senaqueribe.
Esta historia é tão marcante que ela se repete em vários livros da bíblia:  II Rs 18-19; Is 9-10, Is 36-37, II Cr  32.
O exercito de Senaqueribe era muito superior ao exercito de Judá, mas Ezequias não estava confiado no seu exercito, Ezequias estava confiado em Deus,
E por isso ele pegou as cartas com as ameaças de Senaqueribe e entrou na casa do Senhor e orou a Deus.
Foi neste contexto que Deus enviou o profeta Isaias com uma mensagem de conforto ao rei Ezequias e ao povo Judeu:
- Assim diz o Senhor acerca do rei da assíria não entrara nesta cidade, nem lançara nela flecha alguma, não vira perante ela com escudo, nem há de levantar tranqueiras contra ela.
Pelo caminho por aonde vier, por esse voltará, mas, nesta cidade não entrará, diz o Senhor. 2 Rs 19:32-33.
E bíblia diz que naquela noite o anjo do Senhor passou pelo acampamento dos assírios e matou 185 mil soldados do seu exercito.
No outro dia de manha quando eles se levantaram o acampamento estava repleto de cadáveres.
O Rei da Assíria envergonhado desmontou o seu acampamento e foi se embora para sua cidade.
Passou se alguns dias, e  Senaqueribe estava adorando na casa do seu deus Nisroque e foi morto pelos seu dois filhos e Esar-Hadom reinou no seu lugar. 2 Rs 19:35-37.
Deus alem de livrar Ezequias dos seus inimigos, ainda lhe fez grandes promessas, e uma delas foi a garantia de que o remanescente de Judá,
Aqueles que haviam escapado das mãos de Senaqueribe, rei da Assíria, e de muitos outros, os sobreviventes da Casa de Judá,
 Tornariam a lançar raízes na terra e produziriam novos frutos em cima nos seus ramos.
Judá vai se firmar em sua terra; como uma árvore de raízes bem profundas, crescerão e ainda darão muitos frutos.
É desta palavra de conforto do profeta Isaias para o rei Ezequias que eu quero ministrar hoje no tema: Raízes para baixo, frutos para cima!
- Porque o que escapou da casa de Judá e ficou de resto tornará a lançar raízes para baixo e dará fruto para cima. 2 Rs 19:30.
Vejamos então, que lições nós podemos tirar desta afirmação: Raízes para baixo, frutos para cima!
O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DAS RAIZES.
O que é uma raiz¿
É órgão da planta que normalmente se encontra abaixo da superfície do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água e nutrientes.
Espiritualmente falando nos podemos ser comparados com uma arvore, e uma arvore possui 5 componentes principais: Raízes, tronco, galhos, folhas e frutos.
O tronco, os galhos e as  folhas  formam seu corpo;
O fruto, é o componente que contém as sementes com as quais a árvore se reproduz.
A vida espiritual do homem também tem estes 5 elementos, raízes, tronco, galhos, folhas e frutos.
 As raízes representam a fé, nossa fonte de sustento e perseverança.
 O tronco, os ramos e folhas são o corpo de nossa vida espiritual. Nossas conquistas intelectuais, emocionais e práticas.
 O fruto é nosso poder de procriação espiritual, o fruto é o poder de influenciar os outros,
De plantar uma semente em um ser humano, nosso próximo, e vê-la brotar, crescer e dar frutos.
Agora, se as raízes são o alicerce da nossa vida espiritual, se as raízes representam nossa fé que é fonte do nosso sustento e da nossa perseverança então fica fácil entender que:
Se quisermos dar frutos na obra de Deus é preciso ter raízes profundas. Agora vejamos as lições que podemos aprender com as raízes.
1º a raiz é oculta.
Ei! Preste bem atenção! A raiz não depende do fruto, mas o fruto depende da raiz.
Outra coisa importante é que a raiz é parte da arvore que permanece oculta, escondida.
Mas, sem ela a arvore não tem sustentação e nem pode dar bons frutos.
O problema surge justamente por isso: às vezes nós nos preocupamos com os frutos que são visíveis, mas, nos esquecemos da raiz que é oculta.
A maior preocupação do crente não pode ser com os frutos, mas sim com as raízes.
A arvore pode até dar muitos frutos porem se não cuidar da raiz ela vai secar e será lançada no fogo.
Ei! É por meio da raiz que a planta se forma, se alimenta, cresce e dá fruto.
Às vezes nos preocupamos muito com os frutos, por que os frutos são aparentes, agora as raízes são ocultas.
Infelizmente vivemos uma geração de crentes que só se preocupam com as aparências, com aquilo que pode ser visto pelos homens.
Frutos é aquilo que pode ser visto pelos homens, raízes é aquilo que só pode ser visto por Deus.
Quantos crentes dos dias atuais que estão andando atrás de coisas aparentes, frutos troncos, galhos,
Ei! A arvore que não tem raízes profundas não resiste ao calor das provações, e não pode produzir frutos, valorize as raízes!
É claro que o fruto é importante e temos que produzir frutos na obra de Deus, Jesus disse que: - a arvore que não dá frutos tem que ser cortada e jogada no fogo. Mt 7:19.
Mas temos que ter cuidado! Até por que a falta de frutos pode significar problemas com as raízes.
2º  o processo de crescimento da raiz é lento.
Quando no chegamos à igreja e damos os primeiros passos na fé, quando começamos a entender as coisas de Deus,
Logo vem o desejo de fazer algo para Deus, de ser um pastor, um pregador, um cantor, um vaso nas mãos de Deus, não é assim¿
Mas nós precisamos aprender que só daremos bons frutos no tempo certo, veja o que disse o salmista.
- Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Sl 1:2-3.
preste bem atenção! O salmista deixou bem claro que arvore plantada junto aos ribeiros dará o seu fruto no seu TEMPO.
Não é a qualquer a hora, ou em qualquer momento, mas é no tempo certo que o crente fiel dará frutos e tudo o que ele fizer prosperará.
O crente que tem raízes superficiais não consegue produzir frutos no tempo certo.
Ele não consegue esperar à hora, passa na frente do pastor, passa na frente do ministério é só dá frutos estragados, sem granar direito!
Viu irmão! Aprenda isto! Existe o tempo certo para dar frutos: espere a raiz crescer, espere você ter forças para sustentar os frutos,
 Espere a raiz crescer para você ter os sais minerais e a água para manter o fruto.
Você sabia que cedro do Líbano cresce devagar, mas chega a atingir a altura de até 40 metros.
 Só que nos primeiros três anos de vida, suas raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros de altura.
As raízes do cedro são profundas, só depois de  3 anos depois de suas raízes atingir 1,5 de profundidade é que cedro começa a crescer pra cima.
 Quantas pessoas entram na Igreja hoje, e já querem pregar igual ao pastor? Quantas pessoas entram na igreja hoje é já quer pregar igual alguém que está ai há vários anos.
Houve uma época na igreja que nós vivemos o modismos das estrelas, camarada era famoso lá mundo, artista de novela, comediante de TV, cantor famoso.
De uma hora pra outra o cara dizia que tinha se convertido, e no outro dia já estava em cima do púlpito das igrejas pregando e dando testemunho.
A pessoa não sabia nada de Jesus, de oração, de céu, de arrependimento de pecado, nunca freqüentou uma escola dominical, nunca participou de um culto de ensino, não ouviu pregações.
E já estava em cima do púlpito pregando, e eu te pergunto; onde estão estas pessoas famosas agora¿
A maioria delas sumiu das igrejas, desviaram, estão dando mal testemunho de novo, por que¿ arvores que não tinha raízes.
Não esperou a raiz crescer, e já quis sair por ai dando frutos, não deu certo!
Eu fico vendo pessoas na igreja, que nunca freqüentou a escola dominical, que nunca veio em um culto de ensino, que não tem coragem de ler a bíblia de estudara palavra de Deus.
Querendo se pregador da palavra, querendo ensinar os outros, querendo ensinar o que não sabe.
Ei! Quer ser um pastor¿ um pregador¿ um cantor abençoado¿ um profeta de Deus¿
Amem! Gloria a Deus por isso!
Busque a Deus, ore, consagre a sua vida, estude a bíblia, eu tenho certeza que Deus vai te levantar para isto.
Mas pelo amor de Deus! Espere o tempo de Deus! Espere as suas raízes se aprofundar
Precisamos aprofundar nossas raízes. E como fazemos isso? Com oração, leitura da Bíblia, com prática das disciplinas espirituais.
Quanto mais você buscar a Deus mais firmes ficarão suas raízes, e no tempo certo o crescimento será visível, será externo.
O mais importante é ter raízes profundas, raízes firmadas em Deus
3º existe uma diferença entre as raízes profundas e as raízes superficiais.
Em uma arvore frutífera quanto mais profunda são suas raízes, mais sustentação ela tem.
Quanto mais profundas são as raízes de uma arvore, mais frutos ela pode dar.
Uma arvore com raízes profundas  não depende somente da chuva, mas ela busca água no mais profundo do solo, no lençol freático.
Uma arvore de raízes superficiais depende completamente da água da chuva e se esta faltar ela pode secar e morrer.
Espiritualmente falando existem crentes que as suas raízes são superficiais, nunca consegue se aprofundar e se alimentar da água da vida.
 É fácil identificar um crente que tem raízes superficiais, existem algumas características que identifica se o crente é uma arvore de raízes superficiais:
= Crente superficial: não pode passar por uma provação que logo começa a murmurar.
= Crente superficial: vive pedindo oração pros outros, mas, ele mesmo nunca ora.
Não tem nada de errado pedir para outros te ajudarem a orar, Mas você também precisa orar
= Crente superficial: qualquer coisinha tá com raiva do pastor, da igreja: - não, não gostei daquilo que o pastor falou não! Eu não vou naquela igreja mais não!
= Crente superficial: não tem firmeza nenhuma, no domingo a noite é o crente mais espiritual da igreja,
Fala línguas estranhas, pula, salta, profetiza, revela,
Na segunda-feira se você passar por ele na rua e cumprimentar com paz do Senhor ele vira a cara pro outro lado.
É igual um irmãozinho que tinha na igreja que eu pastorei na capelinha, na hora do culto ele pedia oração pra Deus curar ele da ulcera. E dizia que foi curado
Mas depois do culto ele ia a minha casa e dizia pra minha esposa: - pastora! Me da um copo de leite por que eu to sentindo um dor terrível na minha ursa! Não era nem ulcera mais era ursa mesmo!
Que isto¿ crente que possui raízes superficiais!
=  Crente superficial: por qualquer coisinha que desistir da fé: -  ah o irmão fulano, falou que sou feio então não vou ser crente mais não!
A irmã fulana falou que eu não sei cantar direito, então não vou à igreja mais não!
Ei! Sabe o que Jesus ta dizendo pra você: - que pra ele você é lindo! Pra Jesus nem um canarinho canta melhor do que você.
Jesus te ama! Ele que deu a vida por você! Pra Jesus você é uma delicia! Você é a menina dos olhos de Deus! Zc 2:8, Sl 17:8.
Em vez de dar ouvido para que os homens digam dê ouvido para o que a Palavra de Deus diz a respeito de você.
Ei! Que tipo de crente você é? Qual tipo de raiz você possui? Raízes superficiais ou raízes profundas?
= Crente de raízes profundas é diferente dos outros! Quando ele passa por uma luta ele passa dando gloria a Deus,
= Crente de raízes profundas é diferente ele anda pela fé e não pelas circunstâncias que estão a sua volta.
= Crente de raízes profundas ora, e quando não ouve a voz de Deus ainda diz: - Obrigado Jesus, porque tu não me desamparas ainda que não esteja ouvindo a tua voz, sei que tu estás comigo.
= Crente de raízes profundas vem igreja domingo carrega a bateria espiritual, passa segunda, terça vem no culto de ensino recarrega mais um pouco a bateria
 Passa quarta, passa a quinta, na sexta vem no culto da vitoria recarrega de novo, passa o sábado e continua firme no Senhor, alegre em Deus,
Independente das noticias, das lutas. Independente do plano econômico, da crise, do arrocho fiscal da Dilma,
O crente possui raízes profundas mesmo diante das dificuldades ainda pode dar glória a Deus!
O crente de raízes profundas tem sempre uma palavra de fé, de esperança para aqueles que estão ao seu redor.
Como ser um crente de raízes profundas¿ simples! É só estar ligado em
Jesus é a videira verdadeira. Jesus disse assim:
- Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Jo 15:1-2
- Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Jo 15:5-7.
4º  raízes profundas trazem renovação.
Quando uma arvore tem raízes superficiais, se esta arvore for arrancada, por mais que ela tenha tronco, folhas, flores e frutos, ela morrerá.
Mas, se as raízes da arvore foram raízes profundas ainda que seja arrancada esta arvore não morre, mas ela se renova.
Sabe o que nos podemos aprender aqui? Que se as nossas raízes forem superficiais nos podemos ser arrancados pelos vendavais da vida e morrer.
Mas se as nossas raízes forem profundas, ainda que venhamos a ser arrancados nós podemos ser renovados e brotar novamente e dar frutos para a gloria de Deus.
Deixa eu te dizer uma grande verdade! Todos nós iremos um dia enfrentar a tentação, a tribulação, as aflições, estas coisas são as tempestades da vida.
Já reparou quando vem uma grande tempestade, ela arranca folhas, galhos, frutos e dependendo da força da tempestade ela ate derruba as arvores.
Tem arvore que as suas raízes são tão superficiais que elas são arrancadas com raiz e tudo! Para este tipo de arvore não há mais esperança.
Mas, a arvore de raízes profundas, o vento sopra, a tempestade cai, arranca galhos, arranca folhas, frutos,
 Pode ate quebrar o tronco e derrubar a arvores, mas as suas raízes profundas não são atingidas!
Veja o que disse o sábio Jó:
- Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos.
 Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó, contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova. Jó 14:7-9. 
Sabe o que eu aprendo aqui ¿ o exterior depende do interior! Tem gente que quer inverter esta ordem:
- eu tenho que me vestir assim pra mostrar que eu sou transformado!
Que grande engano! é o interior que traz a verdadeira mudança para o exterior, primeira Jesus troca roupa de dentro e depois ele troca a de fora!
Se não houver mudança interior, raízes profundas, então são só galhos e folhas, só aparência, não tem raízes e muito menos frutos.
Voltando ao assunto; a falta de raízes profundas leva o crente à morte espiritual, veja o que Jesus disse contando a parábola do semeador:
- E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam. Lc 8:13.
A semente que caiu entre as pedras, onde havia pouca terra. Brotou rapidamente, mas, por falta de raízes, morreu sob o calor do sol.
Sabe este tipo de solo aqui representa os crentes provisórios, que não tem raízes! Freqüentam a igreja, cantam os hinos da harpa, participam do coral, tem carteirinha de membro, mas não tem raiz.
Quando vem a provação não consegue ficar de pé e desiste da sua fé,
Quantas plantas que quando suas raízes alcançam as pedras, pedras aqui são aflições e tribulações, as raízes param de crescer e em alguns casos as plantas chegam até a morrer.
Já o crente que possui raízes profundas, ele confia no Deus que serve quando suas raízes encontram as pedras,
 Ao invés delas pararem de crescer elas dão um verdadeiro abraço nas pedras e continuam crescendo. E quanto mais as raízes abraçam a rocha, mais as raízes vão ficando firmes.
Ei! É assim a vida crente fiel, não para de crescer, pode vir a pedra, pode vir o que for, qualquer empecilho,
 O justo vai sempre crescer, mesmo que as pessoas não estejam enxergando. Veja o que disse Salmista:
 - Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.
Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor,
para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. Sl 92:12-14
Conclusão:
Nós somos comparados na bíblia com as arvores, e os elementos da arvore são raízes, tronco, galhos, folhas e frutos.
O tronco, os galhos, as folhas e os frutos são a parte visível da arvore, e aquilo que nos somos e fazemos que esta a vista de todos.
As raízes são a parte oculta da arvore, as raízes simbolizam nossa fé, nossa esperança, nossa intimidade com Deus.
A sustentação da nossa vida espiritual vem das nossas raízes, quanto mais profundas forem as nossas raízes,
Maior será a nossa força diante das tempestades da vida, quanto mais profunda for as nossas raízes maiores serão os frutos que iremos produzir na obra de Deus.
O profeta Jeremias  disse sabiamente: - Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jr 17:5.
mas o  profeta Jeremias comparou o homem que confia em Deus com a arvore plantada junto às águas,
Este tipo arvore não seca, não teme quando vem o calor, e nem deixa de dar o seus frutos, por que as suas raízes se entende para o ribeiros
 - Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.
Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
Jr 17:7-8.
Raízes para baixo, frutos para cima!
Que Deus possa fazer de mim e de você uma arvore frutífera, com raízes profundas! Amem!



2 comentários: