sexta-feira, 15 de maio de 2015

OS SINAIS QUE CONFIRMAM A SUA UNÇÃO!

OS SINAIS QUE CONFIRMAM A SUA UNÇÃO!
 I Sm 10:7

INTRODUÇÃO:
 Quando Deus retirou Israel da terra do Egito,  durante vários anos eles andarão debaixo da direção de Deus.
Naquela época não havia reis em Israel o governo teocrático. Ou seja, Deus governava a nação por intermédio da liderança que ele estabelecesse.
 Deus usou Moisés para conduzi-los no deserto.  Deus usou Josué para conquistar Canaã.
Depois Deus usou os Juízes para e julgar a Israel e liderá-los.
Foram um total de  14 levantados por Deus, o último juiz que  julgou a nação de exerceu  Israel foi o profeta Samuel.
Digo profeta por que Samuel exerceu 3 ministérios: Juiz, Sacerdote e Profeta.
O único alem de Samuel que exerceu 4 ofícios foi Jesus, Jesus foi e é: juiz, sacerdote, profeta e Rei.
Agora porem Samuel já estava envelhecido e povo de Deus, querendo imitar as outras nações quis ter sobre si um rei.
Samuel ficou contrariado com este pedido, mas Deus o confortou dizendo:
 - atende a voz do povo em tudo o que te pedem, pois eles não rejeitaram a ti, mas a mim, para que eu não reine sobre eles. 1 Sm 8:7.
Agora tem um detalhe Samuel! não esqueça também de dizer ao povo quais serão os direitos do rei que reinar sobre eles:
Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.
E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.
E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos.
E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos.
Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho.
Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos.
Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.
1 Sm 8:11-18.
Apesar de todos estes direitos e por que não dizer abusos que o povo iria sofrer tendo um rei,
Eles ainda assim quiseram ser governados por um rei, para ser parecer com as outras nações.
Na verdade o grande perigo na igreja dos dias atuais é o mesmo,
Ao invés de querer imitar as coisas de Deus que estão registradas em sua palavra,
Queremo-nos imitar o mundo lá fora, se moda lá fora é o funk, logo aparece na igreja o funk gospel,
Se a moda lá fora é o sertanejo universitário, logo aprece na igreja o sertanejo universitário gospel,
Sem contar àquelas canções que parece que a pessoa só muda a letra mais o ritmo a melodia é mesma da musica mundana.
Ei! Desculpe a expressão meio xula: mas isto é uma desgraça, uma miséria para o povo de Deus!
Será que nós não temos mais em nosso meio o espírito Santo para nos inspirar e por isso precisamos imitar o que faz sucesso lá no mundo.
Se o artista da TV o galã da novela das 8 usa um tipo de roupa no outro dia vira moda, e o pior todo mundo da igreja tá usando também.
Se o artista da novela cria um bordão, no outro dia os crentes de Jesus tá falando o mesmo bordão na igreja.
Lembra quando o Chico Anísio dizia:  é vapt e vupt, no outro dia os crentes também ficavam repetindo isto.
Ei! Cuidado irmão! Devemo-nos imitar Jesus e não o mundo! Devemo-nos tentar parecer mais é com Jesus e não com os artistas da TV.
Mas, voltando ao assunto Israel queria um rei, para ser parecerem com as outras nações,
Então Deus disse a Samuel que iria enviar um rei para reinar sobre eles,
 Agora que fique bem claro, o povo pediu um rei então Deus iria enviar o rei segundo o coração deles, e este rei escolhido foi o jovem Saul.
Vejamos quem era Saul:
Saul o 1º rei de Israel
Saul cujo nome em hebraico significa: Pedido a Deus era filho de um homem rico chamado Quis, da tribo de benjamim.
Segundo o relato bíblico Saul saiu de casa, juntamente com um dos empregados de seu com a missão de trazer de volta as jumentas que haviam se perdido. 1 Sm 9:3.
Eles então atravessaram toda a região montanhosa de Efraim, mas, não encontraram as jumentas.
Então disse ao seu servo: - vamos voltar! Antes que meu pai deixe de se preocupar com as jumentas e comece a se afligir por nossa causa.
Mas aquele servo disse para Saul: - olha nesta cidade há um homem de Deus, e é muito estimado tudo o quanto ele diz sucede.
Vamos até ele, quem sabe ele nos diz o caminho por onde devemos seguir para encontrar as jumentas de seu pai.
Saul respondeu dizendo: - mas se nos formos até ele, o que levaremos para ele¿ eu não tenho nada¿
 Por que era costume naquela época quando alguém ia falar com o profeta levava algum presente pra ele.
Mas o servo de Saul insistiu dizendo: - eu tenho aqui em minhas mãos um quarto de siclo de prata, o qual darei ao homem de Deus para que ele nos mostre o caminho. 1 Sm 9:8.
Saul então foi se encontrar com o profeta Samuel e resultado deste encontro foi que ele foi ungido como o 1º rei da nação de Israel.
Saul procurava jumentas, mas foi ungido rei de Israel, Saul queria encontrar as jumentas de seu pai, mas o que Deus tinha pra ele era a unção de rei.
Samuel derramou um vaso de azeite sobre a cabeça de Saul ungindo ele rei sobre Israel. 1 Sm10:1.
Derramar o azeite sobre a cabeça de uma pessoa simbolizava que esta pessoa estava separada para um serviço especial.
No velho testamento pessoas que iam exercer a função de rei, profeta e sacerdotes eram ungidas com azeite.
Agora, olhando para as paginas do novo testamento nos entendemos que nos dias atuais nos todos os servos de Deus somos ungidos para sermos reis e sacerdotes do Senhor.
- Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pe 2:9.
- Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
Ap 1:5-6.
agora, o objetivo da unção sobre nossa vida como geração eleita, e sacerdócio real, esta explicita neste texto.
Não é pré vestir um manto de rei, colocar uma coroa na cabeça e ficar sentado em um trono não!
Somos ungidos como sacerdócio real para anunciar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a luz.
Agora preste bem atenção a unção de Deus sobre nossa vida, que nos faz ser reis e sacerdotes ela produz 3 coisas: capacitação, mudanças, e adversários.
= Quando você é ungido por Deus, você se torna capaz: - não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus. 2 Co 3:5.
= Quando você é ungido por Deus mudanças acontecem quando Saul recebeu a unção de Deus a bíblia diz que o Espírito do Senhor se apossou de Saul,
E ele profetizou entre os profetas. 1 Sm 10:10
= Outra coisa! Quando você é ungido por Deus, se prepare por que vão aparecer os Adversários.
Através da unção Deus chama, Confirma a chamada e da os sinais desta chamada.
Samuel após ungir a Saul lhe disse que ele iria presenciar alguns sinais que confirmariam a sua unção.
Quais são estes sinais? O que significava cada um deles para Saul? E o que significa este sinais para nos  dias atuais? Vejamos então:
1º SINAL: CUIDADO COM OS HOMENS DO CEMITERIO.
Deus disse a Saul através do profeta Samuel:
- Apartando-te hoje de mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já o teu pai deixou o negócio das jumentas, e anda aflito por causa de vós, dizendo: Que farei eu por meu filho? 1 Sm 10:2.
A expressão que eles usada por estes dois homens no sepulcro de Raquel  é sutil, tenta sensibilizar, age na razão.
-  Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já o teu pai deixou o negócio das jumentas, e anda aflito por causa de vós, dizendo: Que farei eu por meu filho?
A expressão usado por eles é  maquiada com a preocupação com coisas reais : família, trabalho, e relacionamentos.
A expressão usada pelos 2 homens do cemitério tem tudo haver com voltar para casa, aparentemente não tem nada de errado.
- Saul volta logo rapaz! Seu pai já achou as jumentas que estavam perdidas! Ele agora esta preocupado é com você!
Aparentemente parece um bom conselho, mas por detrás deste conselho, estava intenção de fazer Saul voltar a usa vida normal,
Esquecer que foi ungido como rei, o fazer desistir da unção recebida, antes que  os sinais aconteçam.
Ei! Deixa eu te dizer uma grande verdade aqui hoje: existem entre nós homens do cemitério!
Estão ai no meio da igreja, no meio do ministério, no meio da mocidade, da sociedade de Senhoras, estão por ai1
Pastor que são estes homens do cemitério? São os críticos, são aqueles que têm palavras de derrotas, de desânimos, de desistência,
São aqueles que vivem dizendo pra você não vai dar certo! Você vai fracassar! Desista! Deus não te chamou! Você não tem capacidade!
Homens do cemitério são os que não acreditam, são os que vivem na carne, os murmuradores, os pessimistas, os conformados, os desistentes.
Ei! Não sei se você conhece alguém que trabalha de coveiro, se conhece observe bem que o cheiro de defunto não sai da vida da pessoa,
Aquele cheiro de caixão, de flores, parece que fica grudado no coveiro, mesmo se ele tomar banho e trocar de roupa o cheiro não sai.
Sabe o que eu aprendo com isso: homens de cemitério têm cheiro de morte, cheiro de desistência.
Cheiro de desistência da vida, dos projetos, dos ideais dos relacionamentos.
Se Saul voltasse pra casa sem atentar para os sinais que Deus estava dando perderia a benção.
Ei! Não dê ouvidos aos homens de cemitério que querem de fazer desistir e desanimar dos seus projetos. Veja o conselho bíblico.
- Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará, todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, aminha alam não tem prazer nele. Hb 10:36-38.
Cuidado com os homens do cemitério, não retroceda, não deixe ninguém te levar para o acostamento,
Continue firme fazendo a vontade de Deus, a unção do Senhor está sobre a sua vida, e ainda há sinais para se cumprir.
2º SINAL: SUBA ATÉ BETEL
Deus disse a Saul através do profeta Samuel:  - E quando dali passares mais adiante, e chegares ao carvalho de Tabor, ali te encontrarão três homens, que vão subindo a Deus a Betel; um levando três cabritos, o outro três bolos de pão e o outro um odre de vinho. 1 Sm 10:3.
o 2º  sinal para confirmar a unção de Saul  aconteceria em Betel, Betel aqui é um lugarr de transformação, observe o sinais que ele teria em Betel:
Em Betel Saul ia encontrar 3 homens, o carregava 3 cabritos, o levava 3 bolos de pão, o tinha um odre de vinho.
Aqueles homens iriam saudar Saul e deles ele iria ganhar dois pães.  Existem fatos simbólicos e tipológicos aqui:
o homem que levava 3 cabritos:  Fala da bíblia sagrada que pode ser dividida em 3 fazes: antes da lei, a lei e depois da lei.
 O Cabrito ou cordeiro no velho testamento era o meio de sacrifício, que indicava o sacrifício perfeito de Cristo.
Em todas as paginas da bíblia nos encontramos o cordeiro doando seu sangue remidor como símbolo do sangue Jesus que seria derramado.
= Antes da Lei o primeiro sacrifício foi Deus quem fez e dele tirou a pele do animal.
= Depois Abel sacrificou depois sete e sua geração sacrificou,
= Depois os patriarcas sacrificaram.
= E depois dos patriarcas Moises no Egito estabeleceu a Páscoa apontava para Cristo nossa páscoa.
= Na lei o sacrifício de um animal tinha sua cerimônia e ritualismo.
= Depois da Lei Jesus estabelece uma nova aliança com seu sangue, o tempo das coisas novas chegaram.
Ei! Deixa te dizer algo importante que ter sua unção confirmada por Deus? Então corra para Betel.
Betel simboliza a casa de Deus, e aqui na casa de Deus na sua igreja que nós nos lembramos do cordeiro de Deus que foi sacrificado por nós.
O homem levando 3 cabritos, o cordeiro de Deus em todas as fases da bíblia, antes da lei, na lei e depois da lei.
2º  um homem levando 3 pães.
Samuel encontraria 3 homens o levava 3 cabritos o levava 3 pâes.
O numero 3 aqui aparece novamente pra reforçar as 3 fazes da revelação  de Deus através da sua palavra.
Os 3 pães nos fala do ministério da Palavra, no antigo Testamento Deus falou através dos profetas, no novo testamento Deus nos falou através do seu filho Jesus.
E hoje Deus nos fala através do seu Espírito Santo.
Deus nunca deixou de falar com seu povo, ele esta falando hoje comigo e com você através desta palavra.
A palavra Betel significa casa de pão, a igreja é a Betel de Deus, a casa de pão de Deus.
Jamais pode faltar pão na casa de pão, já pensou uma padaria que não tem pão. É um desastre total! E falência na certa!
A padaria pode ser bonita, ter uma frente moderna, mas senão tiver pão para nada serve!
Se faltar pão na casa de pão, as pessoas vão fazer como Elimeleque e Noemi vão embora pra Moabe.
Ei! Tem muita Betel por ai que tá faltando pão, tem muita igreja por ai faltando pão.
A igreja é a Casa do Pão. As pessoas estão famintas. - Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Am 8:11.
Muitas pessoas buscam Deus na igreja, mas não encontram. Encontram muito coisa do homem e pouca coisa de Deus.
Encontram muito rituais, mas pouco pão espiritual. Encontram muito da terra e pouco do céu.
O pior é quando falta pão e os padeiros querem servir outras coisas, o louvor é uma benção alegra o coração do crente.
Apresentações teatrais é uma bênção nos ajudam a compreender verdades bíblicas.
Atividades na igreja são bons! Traz comunhão entre os irmãos. Ei! Mas preste atenção padeiros nada pode substituir o pão do céu, a palavra de Deus.
Ei! Pastores, obreiros, pregadores, padeiros da padaria do Senhor! Dê pão para o povo! De pão para o povo! Não troque a pregação da palavra por nada!
Por faltar pão em muitas Betel por ai, é que tem muitos crentes se desviando! Indo embora pra Moabe, pro mundo.
Ei! Eu louvo a Deus nesta noite! Por que eu creio que Jesus o pão vivo desceu do céu e ele esta aqui neste lugar, na Betel de Deus.
Ei! Realmente existe Pão na Casa do Pão! Deus está na igreja! A glória de Deus está sobre a igreja!
3º  o homem que levava um odre de vinho.
Veja bem   sinal era um homem que levando 3 cabritos, salvação para todas as épocas,
O sinal erra um homem levando 3 pães, Deus indicando o caminho para todas as épocas;
 Mas o sinal é um homem levando apenas um odre de vinho.
O 1º  é Deus que indica a salvação no seu filho, o  é Jesus que é o Pão vivo que desceu do céu. O   o odre de vinho, é o Espírito Santo.
O odre de vinho fala do crente cheio do Espírito Santo, o vinho na bíblia é um símbolo de alegria.
Paulo escrevendo aos efésios ele fez um contraste entre o vinho que causa embriagues e o vinho do Espírito Santo que traz vida, paz  e alegria.
- E não vos embriagueis com vinho, em que há devassidão, mas enchei-vos do Espírito. Ef 5:8.
O vinho  alcoólico deste mundo traz um mau resultado para ávida de quem usa ele.
A plenitude do Espírito Santo simbolizada pelo vinho  traz gozo e prazer aos corações.
O vinho alcoólico deste mundo faz as pessoas parecem felizes, e também dá uma paz temporária à mente.
Faz com que elas esqueçam ansiedade, preocupações ou tristezas. Porém tal estado não é normal, mas uma intoxicação.
Quando passa o efeito do vinho vem à ressaca, o arrependimento, a vergonha, o vexame.
Agora, o vinho que é o Espírito Santo, enche o coração do crente de alegria e o seu efeito não é passageiro, mas dura para sempre.
O vinho alcoólico deste mundo faz que aquele que faz uso dele tenha uma ousadia fora do comum,
Já percebeu que pessoa alcoolizada não tem medo de nada nem de ninguém!  Eu já vi pessoa bêbada enfrentando sem armas alguém que esta  armado.
Camarada encheu a cara ele enfrenta qualquer um! Mas passou o efeito do vinho vai embora toda coragem
Agora, o crente cheio vinho do Espírito Santo tem coragem e ousadia, mas não é uma coragem passageira,
E nem é uma coragem pra sair brigando no tapa com todo mundo não! E coragem pra dizer pra qualquer um e em qualquer lugar que Jesus Cristo é o salvador do mundo!
3º SINAL: TEM QUE CHEGAR AO MONTE DA INTIMIDADE COM DEUS.
Depois de todos estes sinais para confirmar a unção na vida de Saul, vem o ultimo sinal:
- Então chegarás a Gibeá- Eloim, o outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando.
E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás outro homem.
1 Sm 10:5-6.
Este último sinal tem a haver com perseverança, com a entrega, e a intimidade que Saul tinha que ter com Deus.
 Gibeá era uma cidade que nos dias dos juízes os moradores eram fracos e dados ao serviço roçal.
 No entanto havia um monte também chamado Gibeá-Eloim, que significa o outeiro de Deus.
Neste lugar as pessoas adoravam e oravam ao Senhor. Era um lugar de intimidade e vida com Deus.
Saul ia encontraria um grupo de profetas adorando a Deus, e o Espírito do Senhor iria se apossar de Saul e ele seria transformado em um novo homem.
Gibeá- Eloim fala do nosso lugar de adoração a Deus,  nosso lugar de intimidade com Deus.
O que acontece em Gibeá-Eloim para ser um lugar de intimidade?
É Em Gibeá-Eloim Que Somos Influenciados A Viver Com Deus
 Em Gibeá-Eloim Nos Tornamos Adoradores.
 Em Gibeá-Eloim Temos Uma Visão Do Futuro. E uma palavra para o presente.
 Em Gibeá-Eloim Somos Transformados De Glória Em Glória. Em Gibeá-Eloim Nos Tornamos Canal De Benção Para Os Outros.
Ei! Como é que esta sua intimidade com Deus? Como e que esta seu Gibeá-Eloim com Deus? Como é que esta sua vida no outeiro de Deus?
Orar bonito aqui na frente de todo mundo é fácil! Eu quero saber é sua vida intima com Deus?
Você só conhece intimamente se você passar mais tempo com ele, você tem passado tempo a sós com Deus?
Eu conheço minha esposa intimamente eu sei do que ela gosta, do que ela não gosta, afinal são 20 anos de casados, 20 anos convivendo juntos.
Quanto mais você convive com alguém, quanto mais você passa tempo com alguém, mais intimo você se torna desta pessoa.
Jesus nos ensinou a orar em secreto para nos termos intimidade com o Pai.
- Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mt 6:6.
Você sabia que quando há intimidade há transformação de dentro para fora
- A intimidade do Senhor é para os que o temem aos quais ele fará conhecer a sua aliança. Sl  25:14
Na intimidade de Saul com Deus em Gibeá-Eloim o Espírito do Senhor veio sobre ele e ele profetizou com os profetas.
Na sua vida de oração e intimidade com Deus, Deus vai te mudar por dentro e vai refletir por fora e todas verão a gloria e a unção de Deus em sua vida.
Conclusão:
Existem sinais de Deus para confirmar a unção dele sobre a tua vida, existe:
 Os homens do cemitério que vão tentar de desanimar.
Existe a fase do encontro com Deus em Betel, e lá em Betel pode ter certeza você encontrará 3 cabritos, pão, e um odre de vinho
Existe o tempo da intimidade em Gibeá- Eloim, tempo de buscar intimidade e crescimento para nossas vidas.
Não se esqueça somos geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido,
 Para anunciar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Quando estes sinais se cumprir em sua vida, faça o que você tem que fazer por que Deus é contigo! 1 Sm10:7.


4 comentários: