quinta-feira, 2 de abril de 2015

EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR!

EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR!
Js 24:14-16.
Introdução:
Meus amados irmãos! O tema escolhido para esta campanha é: - crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa.
Esta palavra dita pelo apostolo Paulo ao carcereiro da cidade de Filipos é uma promessa de Deus, que pode alcançar você e sua família.
É claro que toda promessa implica em que cada uma das partes envolvidas cumpra sua parte.
 Da parte de Deus temos a promessa: -... E serás salvo, tu e tua casa. Da nossa parte temos o compromisso: - Creia no Senhor Jesus... 
Agora, é claro que esta promessa não confere direitos hereditários a ninguém! A salvação é individual,
E Deus só tem filhos! Deus não tem netos! A salvação é individual!
 O que esta promessa nos diz é que: - se eu crer no Senhor no Senhor Jesus eu serei salvo e a minha casa também.
Como? Através da minha salvação, através da minha transformação do meu testemunho diário,
Das minhas orações, a minha família também ira crer no Senhor Jesus e será salva!
Quem salva sua família não é você, mas o mesmo Jesus que te salvou te promete: - crê e serás salvo tu e a tua família.
Mas como o assunto da campanha é justamente família eu quero trazer nesta uma meditação a respeito da decisão de Josué,
Diante de toda congregação de Israel ele declarou: - eu e minha casa serviremos ao Senhor.
Durante 40 anos, desde a saída do Egito até a entrada em Canaã, a bíblia diz que Josué foi o fiel auxiliar de Moises. Ex 17:8-13, 24:13.
Quando Moises morreu, Josué foi o homem escolhido por Deus para conduzir o povo até a terra da promessa.
A forma grega do nome Josué é Jesus, e o nome Josué significa: - O Senhor é a salvação.
Josué é o tipo ou figura de Jesus Cristo pelo fato de introduzir povo de Deus na terra prometida e conduzi-los em vitoria sobre os seus inimigos. Hb 4:1,6-8.
Jesus Cristo é o antítipo de Josué por que através dele nós recebemos a promessa de entrar nas mansões celestiais, e ele tem nos conduzido em vitoria sobre os nossos inimigos.
Josué liderou o povo de Israel apos a morte de Moises, eles atravessaram o Jordão e deu inicio ali a conquista de Canaã que durou aproximadamente 25 anos.
Duas gerações se passaram desde que Deus tirou os filhos de Israel dos grilhões do Egito.
E verdade que nenhum dos que viram os grandes feitos do Senhor na libertação do povo, do Egito, com exceção de Josué e Calebe, estava vivo.
Esta nova geração que não presenciou as pragas do Egito, o mar vermelho se abrindo, viva uma expectativa do que o futuro reservava para eles.
Então, agora depois de 25 anos dentro da terra da promessa, eles começaram a se afastar de Deus e seguir os deuses daquelas nações.
É aí, que Josué, tomado pelo zelo do Senhor, desafia o povo a uma tomada de posição.
- Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.  
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Js 14:24-25.
Meus amados irmãos!  Eu quero meditar com vocês nesta noite sobre a decisão de importante de Josué de juntamente com família servir ao Senhor.
Eu tenho plena convicção de que o Deus que vela pela sua palavra e há de falar no coração de cada crente aqui presente.
Se o teu objetivo aqui hoje é assistir uma apresentação ou ouvir uma mensagem de auto ajuda não espere muito de mim nesta noite.
Mas se o teu objetivo é ouvir palavra de Deus,e ter sua família abençoada por ele, espere do Espírito Santo de Deus por que ele vai falar no teu coração!
Se você crê nisto levante bem alto sua mãos e glorifique o nome de Jesus! Vejamos então algumas lições que aprendemos na decisão de Josué.
1º LIÇÃO: FAÇA A ESCOLHA CERTA!
Deixa eu te dizer uma grande verdade! Nos fomos criados por Deus com a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões.
Quando Deus criou o homem, Deus deu ao homem o livre arbítrio, o poder de fazer suas escolhas, É claro que existem coisas na vida que nós não temos o poder de escolher.
: Você não escolheu seu pai e sua mãe.
: Você não escolheu a cor dos seus olhos e muito mesmo a cor da sua pele.
: Você não escolheu onde você ia nascer E nem escolheu seu nome, foram seus pais que escolheram.
: Você não escolheu nascer rico ou pobre.
Mas existem coisas que o poder de escolher, de decidir esta com você:
: Você escolheu a esposa pra casar.
: Você escolheu o nome dos seus filhos.
: Você escolheu até a roupa de vestir pra vir pra igreja hoje.
: Você escolheu ser crente, ninguém colocou um revolver na tua cabeça e disse passa pra ser crente senão eu te mato!
A vida é feita de escolhas, desde quando nascemos até a nossa morte vivemos fazendo escolhas.
 Desde o momento em que nos levantamos até o fim do dia, milhares de escolhas são feitas.
 Algumas escolhas vão influenciar nossa vida para sempre, alias, alguém disse que: - nos somos a soma das escolhas que fazemos. Você  é o que você escolheu ao longo da sua vida.
 A maioria das conseqüências ruins da nossa vida é resultado de escolhas feitas  por nós mesmos!
 Escolhas certas têm resultados certos. Escolhas erradas têm resultados errados.
 Podemos fazer algumas escolhas erradas e sobreviver: você pode escolher o trabalho errado,  e não vai morrer por causa disto.
Você pode escolher a cidade errada onde morar, e não vai morrer por causa disto.
 Pode escolher  o carro errado, e não vai morrer por isto. Vai sofrer muito, mas não vai morrer por isso.
 E até o cônjuge errado pode ser escolha. Vai ser um desastre pro resto da sua vida, mas fique tranqüilo! Você não vai morrer por isto.
Ei! A bíblia deixa bem claro para nós que temos a capacidade de escolher, mas não podemos esquecer que também temos a responsabilidade de escolher sabiamente.
Josué sabia muito bem disso! Por esta razão reuniu o povo e disse: - escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais;
Antes que o povo de Israel o respondesse já deu a sua resposta, a sua decisão, a sua escolha: -  eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
 Ei!  Deixa-me dizer uma grande verdade! A melhor escolha que um homem pode fazer é a escolha de servir a Deus.
 E melhor ainda e quando fazemos esta escolha ao lado da nossa família: - eu e minha casa escolhemos servir ao Senhor.
O propósito de Deus sempre foi e sempre será a nossa salvação e também a salvação de tosa a nossa família.
Se você é um crente e tem na sua família pessoas que não servem a Deus, entenda bem isto Deus esta falando com você hoje através desta palavra.
- Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa! Este sempre foi o propósito de Deus salvação para sua família.
2º LIÇÃO: DEUS QUER SALVAR SUA FAMILIA.
Se você ler com atenção a palavra de Deus você vera Deus trabalhando em favor da salvação das famílias, senão vejamos:
A salvação da família de Noé.
Na época de Noé o pecado, a imoralidade, a violência tomou conta do mundo inteirinho, Deus se arrependeu de ter criado do homem, e resolveu destruir a raça humana.
Mas graças a Deus! Que Deus encontrou na terra um homem fiel chamado Noé, e então Deus fez uma aliança com Noé.
Deus disse para Noé: - olha Noé as abominações do homem subiram até minha presença,
E eu estou para derramar águas em dilúvio sobre esta terra para destruir toda carne, mas contigo Noé! Eu estabelecerei aminha aliança. Gn 6:17-18.
Deus mandou Noé construiu uma grande arca de madeira de cipreste, com 300 côvados de comprimento, e 50 de largura, e a altura era de 30 côvados.
Noé e construi a arca e ai Deus disse para ele: - entra na arca, tu e toda a tua casa, por que reconheço que tu és fiel no meio desta geração.
Leva um casal de cada animal por que daqui a 7 dias farei chover sobre as mulheres de sua terra durante 40 dias e 40 noites. Gn 7:1-2.
Noé obedeceu a Deus e entrou na arca com sua esposa e seus filhos as mulheres de seus filhos e os animais,
Deus fez chover sobre a terra e todos os seres viventes morreram, mas, Noé e sua família foram preservados.
Ei! Estamos-nos vivendo em dias semelhantes aos dias de Noé, o pecado, a corrupção, a imoralidade tem tomado conta deste mundo.
São tantas atrocidades que as pessoas estão cometendo, que os seus pecados já estão cheirando mal diante das narinas de Deus.
Deus já não esta suportando mais a maldade, a perversidade cometida pelas pessoas dos dias atuais,
Já esta chegando à hora de Deus derramar o seu juízo sobre esta terra e destruir o homem e as suas maldades.
- Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou, e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor. Jr 8:7.
Jesus disse: - Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Mt 16:27.
Esta chegando a hora de Deus julgar a maldade dos homens. Mas, existe ainda um remanescente fiel nesta terra, e pra estes fieis Deus esta dizendo:
 -  entra na arca tu e a tua família, entra na arca tu e a tua família.
Deus esta dizendo nesta noite para mim e para você: -  entra na arca, entra na João tu e a tua família, entra na arca José tu e a tua família, entra na arca Antonio tu e tua família.
A arca simboliza Jesus, a arca simboliza a igreja, a arca simboliza a salvação.
Enquanto é tempo entre nesta arca e traga também para ela a sua família, onde estão os crentes que vão entrar na arca juntamente com a sua família, levante as duas mãos para o céu e adore ao SENHOR DOS EXERCITOS!
A salvação da família de José.
A historia de José é contada de Gn 37 a Gn 50 e  é uma das mais conhecidas da bíblia, Jose por motivo de ódio e inveja foi vendido pelos seus irmãos.
Foi levado para o Egito e vendido como escravo no mercado para um oficial de faraó.
Na casa de Potifar ele foi colocado como mordomo, mas mulher de Potifar se engraçou com José e queria se deitar com ele.
José resistiu, e ela preparou uma armação para ele, acusando ele de tentar se deitar com ela a força.
José acabou sendo jogado injustamente na prisão, a ali ficou preso sem merecer por 13 anos.
Até que ele interpretou o sonho de faraó e foi colocado como governador do Egito.
Os irmãos de José por causa da fome que atingiu o mundo inteiro por 7 anos, vieram ao Egito para comprar alimento.
A principio eles não reconheceram José, que fez vários testes com eles, até que José se revelou a eles,
 Mostrando que eles o haviam vendido como escravo  para o Egito, mas Deus o exaltou como governador para trazer a salvação para toda a sua casa.
Na verdade os irmãos de Jose ficaram com muito medo, por que eles pensavam: - agora José vai se vingar, e vai nos matar,
Afinal de contas, nós o vendemos como escravo, nós queríamos a sua morte, nos queríamos destruir os seus sonhos.
Mas José compreendeu que apesar de todo sofrimento que ele passou, Deus estava trabalhando para salvar ele e sua família.
- Pelo que DEUS me enviou diante da vossa face, para conservar vossa sucessão na terra e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Gn 45:7.
Agora, José segundo os teólogos é  o mais perfeito tipo de Cristo do velho testamento.
Jesus também foi traído e vendido pelo seu povo, foi acusado injustamente, foi preso pelas autoridades, e morreu em uma cruz.
Mas, ressuscitou ao 3º  dia e esta vivo e vivo para todo o sempre! Tudo isto Jesus passou para salvar a você e também a sua família.
A salvação da família da prostituta Raabe.
Quando Josué atravessou o Jordão, ele precisava conquistar a terra da promessa, e a 1° cidade a ser conquistada era Jerico.
Josué estrategicamente enviou 2 espias para observar a terra, para ver como era sua defesas.
Mas o rei de Jerico descobriu, que os 2 espias estavam ali e por sinal na casa de uma mulher prostituta chamada Raabe. Js 2:1-3.
O rei enviou soldados para matar os espias, mas Raabe a prostituta escondeu os 2 espias, e quando os soldados chegaram ela disse a eles:
- é verdade, que vieram aqui dois homens estranhos, sendo já escuro eles foram embora e não sei pra onde foram. Js 2:4-6.
Na verdade Raabe havia escondidos os espias no telhado, e quando aquele soldados  foram embora, ela chamou a eles e os despediu, mas antes ela fez um pedido.
- Eu sei que Senhor vos deu esta terra, o medo tomou conta dos moradores de Jerico, por que eles ouviram que o mar vermelho se secou pra Israel passar,
Desmaiou o coração do povo de Jerico por que já sabemos que o Deus de Israel é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
Então eu peço a vós jurai-me pelo Senhor, que assim como usei de misericórdia escondendo vocês dois.
Que também quando vocês destruírem Jericó use de misericórdia comigo e com a casa de meu pai Js 2:9-12.
Os espias disseram pra ela: então vamos fazer o seguinte: quando nos viermos destruir Jerico e todos os seus moradores você coloca um sinal na janela da tua casa.
Coloque na janela da tua casa um fio de escarlate, se alguém sair pra fora nós não responsabilizamos pela sua vida.
Mas, se na tua casa onde estiver o fio de escarlate, estiver você e sua família ninguém será tocado! Js 2:14-21.
Passou se alguns dias Josué e povo e Israel rodeou as muralhas de Jerico por 7 vezes, as muralhas caíram e eles invadiram a cidade.
Mataram todos os homens e todas as mulheres da cidade, mas na casa da prostituta Raabe onde havia um fio de escarlate ninguém tocou! Ninguém tocou!
O fio de escarlate pendurado na janela garantiu na salvação de Raabe e de toda a sua família!
Sabe o que é que garante a vitoria na minha vida e na vida da minha família? É fio de escarlate!
Você não ta entendendo não? O diabo, o inferno, o mundo não vai tocar na sua família por sua família esta marcada com sangue do cordeiro de Deus!
- Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida. Ap 12:.11
Em Js 6:25 a bíblia diz que Josué  deu vida à prostituta Raabe, e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje,
Por que  escondeu os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó. Mas alem de ser salva, alem de salvar sua família, Raabe ainda recebeu a bênção de fazer parte da genealogia de Jesus.
Na genealogia de Jesus tem muita gente famosa, Boaz, Davi, Salomão, Roboão, Josafá, Ezequias...
Mas, também tem uma prostituta chamada Raabe. Quer ver só:
... E Salmom gerou de Raabe a Boaz, e Boaz gerou de Rute a Obede, e Obede gerou a Jessé.
 Jessé gerou ao rei Davi, e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
  Salomão gerou a Roboão, e Roboão gerou a Abias, e Abias gerou a Asa,
E Asa gerou a Josafá, e Josafá gerou a Jorão, e Jorão gerou a Uzias,
E Uzias gerou a Jotão, e Jotão gerou a Acaz, e Acaz gerou a Ezequias.
 Ezequias gerou a Manassés, me Manassés gerou a Amom, e Amom gerou a Josias,
E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para a Babilônia.
E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel, e Salatiel gerou a Zorobabel,
E Zorobabel gerou a Abiúde, e Abiúde gerou a Eliaquim, e Eliaquim gerou a Azor,
E Azor gerou a Sadoque, e Sadoque gerou a Aquim, e Aquim gerou a Eliúde,
E Eliúde gerou a Eleazar, e Eleazar gerou a Matã, e Matã gerou a Jacó,
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o CRISTO. Mt 1:5-16.
Da Prostituta Raabe veio a nascer JESUS, o salvador.
Eu poderia falar ainda de muitas famílias que foram abençoadas por Deus, a família de Zaqueu.
Zaqueu era de pequena estatura por isso subiu na figueira brava pra ver Jesus passar, mas o mais importante não foi nem tanto Zaqueu ver Jesus passando.
O mais importante foi que Jesus passou debaixo da figueira e viu Zaqueu, ele entrou casa de Zaqueu e a vida dela foi transformada.
O mais importante nesta noite não e você ver Jesus passando por aqui, não! O mais importante nesta noite é Jesus passa por aqui te ver.
Eu creio que Jesus esta te vendo hoje! E mais ele vai entrar na sua cassa e vai transformar a vida da sua família!
E carcereiro de Filipos de At 16:23-34, ele recebeu a missão de cuidar dos presos Paulo e Silas.
Mas a meia noite eles estava na prisão orando e louvando a Deus, Deus enviou um terremoto destruiu as paredes, abriu as portas e quebrou as correntes da prisão.
O carcereiro queria se suicidar pensando que os presos tinham fugido, mas,  Paulo não permitiu disse: não faças isto estamos todos aqui.
 Ele então tremendo de medo fez pergunta: - senhores o que devo fazer para ser salvo, Paulo respondeu: crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua família.
O carcereiro de Filipos levou a Paulo e Silas para sua casa preparou-lhe uma mesa, se alegrou com eles,
 E a bíblia diz em At 16:33 que todos foram salvos e batizados.
Leve Jesus pra sua casa, e toda sua família será salva também!
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua família!
3º LIÇÃO O QUE DEVO FAZER PARA MINHA FAMÍLIA SER SALVA?
 1º Ore pela sua família:
Você tem orado pelos seus parentes que não são crentes? Você tem orado pelos seus parentes desviados? Você tem intercedido pelos seus familiares?
Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fosse sua própria.
Interceder é estar entre DEUS e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em oração até a vitória na vida daquele por quem intercede.
Quantos crentes oram 20, 30, 40, anos pelos seus familiares, não desistem até ver a promessa se cumprir. Meu não desista de orar pela sua casa!
2º fale de Jesus para seus familiares
Falar de Jesus para nossa família é obrigação nossa, não podemos ficar só na oração.
Alias até a própria oração e a soma de duas palavras orar + ação = oração.
Na verdade eu já tenho aprendido que nos precisamos agir, para Deus poder reagir.
Toda ação é humana, mas toda reação é divina, toda vem de baixo, mas toda reação vem de cima, quer ver:
: Clama a mim: reação humana responder-te-ei: reação divina.
: Bater na porta: ação humana portas abertas: reação divina
: Levantar o cajado: ação humana mar vermelho aberto: reação divina.
: Rodear Jerico por 7 dias: ação humana muralhas caídas: reação divina.
: Colocar a pedra na  funda: ação humana gigante caído: reação divina.
: Pegar uma queixada fresca de jumento: ação humana 1000 filisteus derrotados: reação divina.
: Mandar gloria pra cima: ação humana - mandar gloria pra baixo: reação divina.
: Orar pela minha família ação humana - minha família na igreja reação divina.
: Pregar pra minha família ação humana - minha família salva reação divina.
Ei! Pregue a palavra de Deus para sua família! Não  precisa ser como um daqueles crentes chatos que só fica falando: - se você não aceitar Jesus  você vai pro inferno!
 Mas, pregue com amor apalavra de Deus para sua família e você vera o resultado:
- Como ouvirão se não há quem pregue? A fé vem pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus. Rm 10:17.
3º Adore a Deus com sua família
Nós vivemos em um mundo apressado, a vida se tornou uma correria tão grande que parece que a gente não tempo pra mais nada
O pior que tem muitas famílias que o pouco tempo que sobra pra estar juntos, é gasto de frente com a TV ou de frente ao computador nas redes socias.
Ei! É preciso tirar tempo para sua família, tempo para sua esposa, tempo para os seus filhos e também tempo para adorar a Deus com eles.
Mas, pastor eu já faço isto aqui na igreja na hora do culto, não é disse que estou falando.
To falando do culto domestico tão esquecido pelos crentes dos dias atuais.
Meu irmão! Faça este culto na sua casa! Ore com a sua família, cante com sua família, leia bíblia com eles.
Você verá que Deus vai mudar o seu lar, tome esta decisão como fez Josué: - eu e minha casa serviremos ao Senhor.
E não se esqueça o culto domestico é bíblico:
- E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. Dt 6:6-9
4º creia nas promessas de Deus para sua família
A Bíblia esta cheia de promessas de Deus para você e sua família. E você pode crer nestas promessas.
Deus é fiel! Deus não e como os políticos que prometem época de eleição e depois se esquecem.
Deus é fiel! Ele cumpre a sua palavra. Podemos confiar nas suas promessas. Podemos arriscar nelas a nossa vida. Deus nunca falhou nem irá falhar.
De Genesis a Malaquias e de Mateus a Apocalipse não existe um só versículo que mostra Deus falhando.
Tome posse das promessas de Deus principalmente desta: - crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa.
Conclusão:
Josué no final do seu ministério no fim da sua vida relembrou o povo de Israel às maravilhas de Deus.
E fez um desafio para aquele povo dizendo: - quem vocês escolhem para servir¿ e antes da resposta ele mostrou qual era a sua posição.
- Eu e minha casa serviremos ao Senhor!
O carcereiro de Filipos ouviu da boca de Paulo: - crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa. At. 16.31.
Se você não crer que isto seja uma promessa, então creia que é uma possibilidade.
Quando você decide por servir ao Senhor, e você anda na presença com sinceridade sua família vai te seguir no mesmo caminho.
O mundo já tomou sua decisão, seguir os seus princípios, que nada têm a ver com Jesus.

Nós porem já tomamos a nossa decisão com as nossas famílias, serviremos ao Senhor.

3 comentários: