sábado, 7 de fevereiro de 2015

AS LIÇÕES DA ENTRADA TRIUNFAL!

AS LIÇÕES DA ENTRADA TRIUNFAL
Lc 19 :29-44.
INTRODUÇÃO:
Eu quero começar dizendo aqui hoje que eu gosto muito de ler, e existem muitos livros que nos lemos que são marcantes em nossas vidas.
Mas não existe substituto para as Escrituras Sagradas e sua atualidade não poderá jamais ser desprezada ou esquecida.
Os ensinamentos da bíblia sagrada tanto do novo como do velho testamento tem sido a fonte de inspiração e edificação do Povo de Deus ao longo dos séculos.
Desde que igreja foi fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo na do cruz do calvário, inaugurada pelo Espírito Santo no dia de pentecostes,
A bíblia tem sido o nosso manual de fé, a nossa bussola que nos orienta nos caminhos do céu.
Quantas mensagens já foram pregadas, ao longo dos séculos baseadas nas escrituras sagradas, quantos livros foram escritos,
Quantas canções foram compostas, poemas baseados no que diz a santa, poderosa e infalível, palavra de Deus!
Infelizmente em muitas igrejas nos dias atuais existe uma forte tendência para se deixar de lado a leitura, a meditação e o estudo da Bíblia. 
Mas, a verdadeira igreja de Jesus continua e continuará vivendo e pregando a palavra de Deus contida nas paginas da bíblia sagrada.
Nestes últimos dias a gente ouve-se falar muito em avivamento, e muita gente entende avivamento como um ajuntamento de muitas pessoas,
Para ouvir um cantor famoso ou um pregador de renome, pra muita gente avivamento é os crentes caindo no chão, rolando no corredor da igreja, plantando bananeira...
Quantas pessoas dizem que o crente avivado e o crente que mais grita e pula na hora do culto.
Para mim crente avivado, é o que mais evangeliza, crente avivado é o que mais ora, é o mais estuda a palavra de Deus.
Crente avivado é  o crente  que mais tem intimidade com Deus!
Ei! Avivamento é muito mais do que sentir arrepio na costela, fazer uma estrelinha, avivamento e voltar-se novamente para centralidade das escrituras!
É claro que quando pessoa sente presença de Deus ela até pode ficar emocionada e pular, saltar de alegria, isto não tem nada de errado.
Como dizia o Pr: Takaiama em uma pregação bem antiga:- emoção não traz pentecostes, mas pentecostes traz emoção!
Agora é claro que quando  acontece o verdadeiro avivamento na igreja, o povo volta-se para a pratica da oração, do evangelismo e do estudo da palavra de Deus.
Ei! Quer ser um crente avivado¿ quer ser um crente renovado¿
Viva uma vida de oração, e estudo da palavra de Deus. Crente avivado é aquele que ama a palavra de Deus.
O salmista Davi dizia: - Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. Sl 119:97.
- Por isso amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino. Sl 119:127.
O segredo para o crente viver  em constante avivamento e renovação  é estar sempre lendo e meditando na palavra de Deus.
Quero te convidar nesta noite parra juntos nos meditarmos neste texto da bíblia sagrada, que por sinal foi registrado pelos 4 escritores dos evangelhos,
Tanto Mateus, como marcos, Lucas e João escreveram o episodio da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
E se Deus pelo seu Espírito Santo inspirou os 4 evangelistas a contar a mesma historia é por que na verdade profundas lições registradas nesta historia.
Vejamos nesta noite, neste culto de santa ceia as lições da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
1º: A ENTRADA TRIUNFAL NOS ENSINA QUE DEUS É FIEL EM TODAS AS SUAS PROMESSAS.
O episodio da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém  havia sido profetizada no A. T. e era mais uma prova de Jesus de Nazaré era o messias que haveria de vir.
520 a.C. O profeta Zacarias que junto ao profeta Isaias  foi um dos mais messiânicos messiânicos de todos os profetas do AT, profetizou dizendo: 
-  Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. Zc 9-9.
O salmista também profetizou dizendo as mesmas palavras que a multidão disse na entrada triunfal
: - Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a casa do Senhor. Sl 118.26.
A entrada triunfal de Jesus na cidade Jerusalém é o cumprimento destas profecias bíblicas e a confirmação que tudo aquilo que,
Está registrado na Bíblia, é digna de total confiança, a bíblia por ser a Palavra de Deus. Ela é verdadeira, eterna e fiel,
- Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria. Nm 23:19.
- Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu. Sl 119:89.
- O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar. Mt 24:35.
Tudo o que Deus prometeu em sua palavra se cumpriu ou irá se cumprir, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém nos ensina que Deus é fiel em suas promessas.
O que Deus tem te prometido através da sua palavra, através de profecias, pode ficar certo disso! Vai se cumprir na hora certa!
Deus não é como o homem que às vezes promete e não cumpre Deus não é como os políticos de nosso país que faz promessas em época de campanha eleitoral e depois desaparecem sem cumprir nenhuma delas
Pode até parecer que está demorando, mas se foi Deus que te prometeu, fique tranqüilo! Ele vai cumprir as suas promessas.
Que ver um exemplo bem pratico:- Um pai daria um carro ao seu filho de cinco anos? Deixaria que ele saísse dirigindo? Claro que não!
E Por que não?  O pai não confia em seu filho, não o ama? Claro que confia e ama. E por que ama, sabe a hora certa de dar o presente. A hora que o filho tiver condições de dirigir carro, ele o terá.
Assim também  é o nosso Deus com  as suas promessas a nós.quando estivermos prontos
 Quando tivermos maturidade para recebê-las a receberemos. Tudo o que Ele prometeu, ele cumprirá!

2º  A ENTRADA TRIUNFAL PROJETA O PERÍODO DA POPULARIDADE DE JESUS
 O ministério terreno de Jesus pode ser dividido em três distintas etapas: o anonimato, a popularidade e a rejeição.
o episódio da Entrada Triunfal revela o auge da popularidade do Mestre, quando multidões saíram ao Seu encontro.
Os milagres realizados por Jesus fizeram sua fama se espalhar por toda parte, as multidões viam de longe para ouvir suas palavras e ver os seus milagres.
Em Lc 19:36-38 diz que quando Jesus estava indo em caminho a Jerusalém as multidões vieram se encontrar com ele,
Elas cortavam as folhas de palmeiras e faziam um tapete pra Jesus passar, e  ainda gritavam em alta voz: - Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor, paz no céu e gloria nas alturas.
Agora, o que no causa admiração na pessoa de nosso Senhor Jesus é que Jesus nunca Se deixou iludir por coisa alguma.
Jesus nunca foi iludido pelos aplausos dos homens e muito menos pelo delírio das multidões.
Jesus sabia que os mesmos aplaudiam Jesus no domingo, exigiram Sua crucificação e morte na sexta
 Os mesmos que gritavam:-  bendito o vem em nome do senhor, no domingo iriam gritar na sexta:- Solte barrabas, crucifique Jesus!
Ei! Tem muita gente por ai agindo diferente do mestre Jesus, mas estão cometendo um grande erro.
Erra o crente que vive atrás dos holofotes, erra o crente que vive atrás da fama, da popularidade,
Estas coisas são passageiras, quem tá te aplaudindo hoje, pode estar pedindo sua cabeça amanha!
Se Deus te usar pra pregar, se Deus te usar no louvor, ou na oração por um enfermo, transfira toda gloria e todo louvor para ele! Pois somente Jesus merece toda gloria!
Se existe algo perigoso, são elogios, os aplausos, quando somos aplaudidos por algo que fazemos,
Infelizmente começamos a pensar que somos importantes, especiais. Isto é perigoso!
Se você esta tendo sucesso no que esta fazendo, se você esta se destacando em alguma área do seu ministério.
Peça pra Deus sabedoria, prudência, humildade, equilíbrio e muito bom senso para lidar com os ruídos dos aplausos.
Aprenda com Jesus que sendo Deus, se fez homem para morrer por nós na cruz do calvário.
É preciso ter sabedoria, prudência, humildade, equilíbrio e muito bom senso quando se lidar com os ruídos dos aplausos.
Devemos aprender com Jesus, ele nunca andou atrás de popularidade, de fama, de aplausos veja este exemplo no evangelho de Marcos:
- E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados.E toda a cidade se ajuntou à porta.
E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam.
E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.
E seguiram-no Simão e os que com ele estavam.E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam.
E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim.
E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galiléia, e expulsava os demônios
. Mc 1:32-39.
João batista também nos dá exemplo de um servo que não andava atrás de popularidade,
Veja o que ele disse, quando disseram para ele que as pessoas estavam deixando de segui-lo para seguir a Jesus.
- E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele.
João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
Jo 3:26-27
- É necessário que Ele cresça e que eu diminua, Jo 3:30.
Quem tem que ser glorificado é Deus, quem tem que ser exaltado é ele, nós somente o vaso que ele usa para fazer a sua vontade.
          3º  A ENTRADA TRIUNFAL REVELA  JESUS COMO REI DOS REIS.
Realeza quer dizer  magnificência, autoridade e poder.  Ou seja, tudo aquilo que é relativo ao rei e diz respeito a sua pessoa,
À medida que se aproximava de Jerusalém, Jesus era aclamado como Rei. Aquela cerimônia de entrar montado em um jumentinho, e as pessoas gritando.
 - hosanas, hosanas,  Bendito o rei que vem em nome do Senhor! Era uma cerimônia de coroação de um rei em Israel.
Naquela época a nação de Israel era dominada pelo império romano, e os romanos escolhiam procuradores que governavam a nação e recebem os impostos.
Se Jesus atravessasse os portões de Jerusalém ele seria coroado rei, e com certeza começaria ali uma grande revolução política,
Mas Jesus não veio fazer revolução política, Jesus não veio libertar Israel de Roma, Jesus veio nos libertar dos nossos pecados e das garras de satanás.
Existem vários testemunhos da realeza de Jesus registrados na bíblia sagrada, e os seguidores de Jesus jamais  podem esquecer este atributo dele.
Até os inimigos de Jesus reconheceram a sua realeza, quando Jesus foi crucificado colocaram Uma  inscrição sobre a  sua cabeça  dizendo: Jesus o rei dos judeus.
O salmista declarou que Jesus é o rei da gloria: - Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.
Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.
Sl 24:7-10.
João na ilha de Patmos também declarou
- E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Ap 19:16.
Agora, entenda bem! O Reino de Jesus se estabeleceu na terra com sua vinda, morte e ressurreição.
Não reino visível, o reino visível de Jesus aparecerá quando ele voltar para arrebatar sua igreja,
Mas o reinado de Jesus no presente está no coração  daqueles que o aceitam como salvador.
- E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.
Lc 17:20-21.
  4º  A ENTRADA TRIUNFAL DEMONSTRA A HUMILDADE DE JESUS.
Para sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus o rei dos reis escolhe  um burrinho!
Se fosse eu ou você, no dia da nossa entrada triunfal , Talvez nós tivéssemos escolhido um imponente cavalo.
 Porém, Jesus nunca foi dirigido por razões meramente humanas, mas por critérios divinos. Alem de demonstrar sua humildade, isto aconteceu para que se cumprissem as palavras do profeta Zacarias.
- Dizei à filha de Sião: eis que o teu rei vem a ti, manso e montado sobre um jumento, num burrico, filho de jumenta. Zc.9:9.
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém nos apresenta um grande contraste: Jesus Cristo o filho de Deus, o rei dos reis e senhor dos senhores possui um jumentinho por trono.
Nós, criatura humanas limitadas, somos vaidosos e soberbos: queremos ser mais que os outros, queremos chamar a atenção esperando que nos louvem.
Mas Jesus usou um jumentinho para nos ensinar que na humildade está a verdade, quando entendemos o mistério do uso de um jumentinho por Jesus na entrada de Jerusalém,
Aprendemos que Jesus jamais trocou a modéstia pela ostentação. Ele renunciou aos tradicionais ornamentos históricos usados pelos reis e se vestiu de absoluta humildade.
A  humildade não ofusca o brilho da grandeza moral nem elimina a autoridade espiritual.
Aprenda com Jesus seja um crente humilde! O maior exemplo de humildade é o próprio Senhor Jesus, por isso Paulo declarou:
- De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Fp 2:5-11.
Como podemos definir humildade¿ o que é humildade¿
É um sentimento que leva a pessoa a reconhecer suas próprias limitações; modéstia; é a ausência de orgulho.
- Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Fp 2.3;
entenda bem! Ser humilde não é ser pobre, feio, desajeitado ou sem estudos. Existem pessoas que são sofisticadas, ricas e estudadas, mas são humildes.
Também existem pessoas aparentemente simples que são orgulhosas.
Se você mesmo se rotular dizendo: - Eu sou humilde!Pronto! Você já não é mais humilde mas, sim orgulhoso
Outra coisa! Jesus fez questão de usar um jumentinho como montaria para mostrar que:
Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são;
1Co 1:27-28.
Jesus usou um jumentinho um animal desprezível e humilde, para deixar bem  claro que Deus habita é no meio dos humildes.
- Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Is 57:15.
Raras vezes Deus usou pessoas cultas e letradas em Sua obra, raras  de salvação.
Foram poucas as vezes que Deus usou pessoas de poder político e social na missão de salvar pecadores.
Foram poucas as vezes Deus escolheu pessoas de grande poder aquisitivo para a pregação do evangelho. Na verdade Deus na maioria das vezes escolhe os menores:
: Para salvar seu povo da fome que viria sobre a terra ele escolheu José, o filho menor de Jacó para se tornar governador do Egito. Gn.40.41-43.
 : para libertar seu povo de 40 anos de opressão nas mãos dos Amalequitas, Deus escolheu Gideão, um malhador de trigo que se considerava o menor da casa de seu pai. Jz 6:15.
: para trazer renovação espiritual e a restauração do concerto de Deus com Israel. E ungir o 1º rei em Israel, Deus escolheu Samuel,
Um menino filho de uma mulher que era estéril, para se tornar profeta, juiz e sacerdote no meio daquela nação.
 : para reconstruir os muros de Jerusalém Deus usou Neemias, um copeiro do rei Artaxerxes. Ne 1:5.
: para curar o general Sírio chamado Naamã da sua lepra, Deus usou uma menina escrava, que com toda a sua simplicidade e sinceridade,
Revelou à esposa de Naamã, que havia um Deus em Israel capaz de curar a doença a vergonha de Naamã. 2 Rs 5:1-3.
Ei! Deus usa pessoas simples e humildes, Deus usa pessoas que ficaram conhecidas como Davi, Daniel, Sansão, Moises, Paulo...
Mas Deus usa  também, anônimos  como esta menina escrava na casa de Naamã.
Deus poderia usar os ricos deste mundo, os famosos deste mundo, mas ele me escolheu e escolheu  você também,  para sermos usados por ele, sabe por que¿
Ele escolhe as coisas que não são pra envergonhar as que são!
Pra entrada triunfal em Jerusalém ele não escolheu uma carruagem, ele não escolheu um belo cavalo, ele escolheu; um desprezível e inútil jumentinho.
Ei! Ele escolhe quem ele quer na hora que ele quer e da maneira que ele quiser! Ele abate os soberbos, mas exalta os humildes!
CONCLUSAO:
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém nos ensina em ultimo lugar, a extraordinária influencia de Jesus.
 Já se passaram mais de Dois mil anos desde que a cidade de Jerusalém testemunhou a entrada triunfal de Jesus.
Ainda que alguns ali pensassem, aquela entrada não foi um acontecimento político, foi um acontecimento espiritual.
Jesus não usou armas, a não serem as armas da paz e do amor.
Jesus não tinha intenção de combater contra o Império Romano, mas de destruir o falido império de Satanás.
Para nascer Jesus escolheu a obscura cidadezinha de Belém. Para morrer optou pela opulenta cidade de Jerusalém
Mas de 2 mil anos se passaram deste episodio  em que  Jesus entrou em Jerusalém, participou da ultima ceia com seus discípulos,
Foi traído por Judas Escariotes, preso pelos soldados romanos, acusado pelos doutores da lei,
Condenado pelo procurador de Roma; Poncio Pilatos, negado 3 vezes pelo apostolo Pedro, foi açoitado, pregado em uma cruz,
Morreu as 3 horas da tarde, foi sepultado na sepultura do senador José de Arimateia,colocaram soldados para vigiar o tumulo,
Mas ao 3º dia ele ressuscitou de dentre os mortos e está vivo, e vivo para todo o sempre.
Mais 2000 anos se passarão e a salvação de todos os homens e mulheres continua a ser o efeito de Sua morte, e da sua ressurreição,
E a semana da morte de Jesus começou com essa Entrada Triunfal, mais 2000 anos se passaram,
E nos estamos aqui hoje em um culto de santa ceia aprendendo as lições que ele nos ensinou no dia da entrada triunfal em Jerusalém.
Mais de 2000 anos se passaram e nos estamos aqui hoje, igreja de Jesus            Cristo, celebrando a ceia, relembrando sua morte na cruz.
E renovando nossa esperança nas suas promessas, de que muito em breve nós estaremos com ele na gloria participando de um grande banquete.

MENSAGEM PREGADA NO CULTO DE SANTA CEIA.

2 comentários:

  1. Mas, a verdadeira igreja de Jesus continua e continuará vivendo e pregando a palavra de Deus contida nas paginas da bíblia sagrada.
    A Bíblia meu caro, não contém a palavra de Deus,ela é a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Linda passagem e grande Reflexão
    Deus Lhe abençoe 🙏

    ResponderExcluir