terça-feira, 23 de dezembro de 2014

MENSAGEM DE NATAL: HOSPEDARIA, ESTREBARIA E MANJEDOURA



 MENSAGEM DE NATAL: HOSPEDARIA, ESTREBARIA E MANJEDOURA!
Lc 2:1-7.
Introdução:
Meus amados irmãos nós estamos nos aproximando de uma data que é comemorada praticamente no mundo inteiro; o natal.
Eu não quero entrar na discussão se Jesus nasceu ou não no dia 25 de dezembro, na verdade isto é pouco provável.
Quando nos falamos em natal parece que é uma data em que as pessoas ficam mais alegres,
Aparecem luzes nas ruas, as lojas são enfeitadas, musicas natalina,
 Todo ano eu tenho que levar minha esposa e os meus filhos no centro da cidade pra ver os enfeites de natal.
 Eles gostam! Tiram fotos! De certa forma tudo fica diferente.
Agora, o mais importante e o que realmente interessa para nos crentes, é que Jesus um dia veio a este mundo como homem para morrer por nos na cruz do calvário.
O nascimento de Jesus é o fato que antecede o mais importante acontecimento da história da humanidade,
A crucificação de Jesus e conseqüentemente a sua ressurreição.
 Ei! Sem o nascimento de Jesus como homem, não haveria redenção daqueles que desejam ser salvos e aceitam o sacrifício de Jesus.
Pensando desta forma nós podemos compreender então que o natal é uma data importante,
 Para nos relembrar que um dia, neste mundo nasceu o salvador Jesus de Nazaré  
O natal importante não como uma data de comércio.
O natal é importante não para nós celebrarmos uma entidade chamada Papai Noel.
O natal é importante para nos lembrar- mos que um dia: - O verbo de Deus se fez carne e habitou no meio de nós. Jo 1:14.
Infelizmente! Quando nos falamos de natal! As pessoas se lembrem mais de papai Noel do que do Jesus Cristo!
 O nascimento de Jesus é mais do que isto tudo que a sociedade dos dias de hoje tenta empurrarem goela abaixo para nós.
O dia em que Jesus nasceu é um dia para ser entendido, compreendido.
O dia em que Jesus veio ao mundo é o dia em que os homens puderam ver a glória de Deus manifesta sobre a terra de maneira excepcional.
Quero repetir o que disse o apostolo João: -  o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos sua glória, glória como filho único do Pai. Jo 1:14.
O verdadeiro sentido do natal é o nascimento de Jesus, e a sua vinda sobre a terra, e a vinda de Jesus é parte de seu sacrifício.
Jesus deixou o esplendor de sua glória, deixou o lado direito de Deus pai para nascer como uma criança, viver como todos os homens e morrer num cruz pelos nossos pecados. Fp 2:5-11.
Agora, entenda bem! Não há nada de errado em comemorar o natal! Desde que nos saibamos comemorá-lo de maneira correta.
 O fato de o mundo comemorar o Natal de maneira errada não nos impede de celebrar corretamente.
Não há nada de errado em reunir seus familiares, amigos, parentes, quem sabe fazer um jantar abençoado, presentear uns aos outros,
Não estou dizendo para você montar árvore de Natal, comprar presentes e dizer que quem deu foi o Papai Noel. Não é isto!
Mas aproveite a oportunidade da data de natal para relembrar que um dia em Belém de Judá nasceu Jesus Cristo o salvador do mundo!
Deixa pra lá este negocio de papai Noel arvore de natal, e comemore e pregue que um dia, não sei se foi 25 de dezembro, mas Jesus nasceu em manjedoura,
O mais importante de tudo é que um dia Jesus nasceu no seu coração quando você o aceitou como único salvador da sua vida!
Assim como o evangelho não pode ser pregado sem falar da cruz, o Natal não pode ser lembrado sem a manjedoura.
 O Natal não é uma festa do comércio e uma festa do povo de Deus!
Como crentes nos devemos pregar a bíblia toda, então não podemos tirar fora a passagem que fala do nascimento de Jesus.
Nos não podemos entregar esta data para o mundo, precisamos declarar quem é o Senhor que veio a terra para nos salvar.
Então se o natal tem por objetivo relembrar o nascimento de Jesus, eu quero então aqui hoje trazer uma meditação sobre o dia que Jesus nasceu.
Melhor dizendo quero estudar com você alguns lugares por onde Jesus passou no dia do seu nascimento.
E baseado no texto de Lc 2:1-7. Quero falar no tema: hospedaria, estrebaria e manjedoura. Vejamos então:
 UM LUGAR PARA JESUS NASCER.
O capitulo 2 do evangelho de Lucas inicia-se dizendo que: - naqueles dias foi publicado por Cesar Augusto um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Lc 2:1.
De acordo com este decreto todas as pessoas sob o domínio do império romano tinham que ira até a sua cidade natal, a fim de alistar-se.
José morava na galileia, na cidade de Nazaré, e para obedecer ao decreto do imperador ele foi para a Judéia, para Belém, cidade de Davi.
Nazaré era uma cidade com uns 400 habitantes. José, porém, nascido em Belém de Judá,
Uma cidade um pouco maior, localizada 130 quilômetros ao sul e com uns 1.000 habitantes.
Como ele pertencia a casa e à linhagem de Davi. Então, ele foi com sua esposa Maria que estava grávida.
Quando chegaram a Belém, a cidade estava lotada, por causa do decreto do imperador e Jose não encontrou lugar para eles se hospedarem na hospedaria.
Completaram-se  os dias pra Maria dar a luz ao seu bebezinho, e eles não tiveram outra opção senão ir para uma estrebaria.
É claro que Jose tentou achar um lugar decente pro seu filho nascer, mas não conseguiu!
Quando Jesus nasceu ele não tinha berço, não tinha enxoval, o único lugar para colocar o recém nascido, o salvador do mundo foi uma manjedoura.
Quando dizemos nesta primeira parte deste estudo: um lugar pra Jesus nascer; existe pelo menos 1 lição importante que podemos aprender aqui:
O natal é Deus deixando de ser Deus, para ser homem como eu e você:
A condição de todo ser humano não é muito fácil!
A condição humana é feita de impostos a serem pagos, salários a serem recebidos, empregos a serem conquistados e/ou perdidos.
A condição humana é feita de alegrias, momentos de felicidade, mas também de tristezas e angustia.
 Deus enviou o seu filho amado neste mundo para nos salvar, mas ele  não o protegeu atrás da sua condição divina.
Ei! Preste atenção! O Natal é Deus abrindo mão de sua condição e assumindo a nossa.
Natal é Jesus no ventre de Maria numa viagem que não deveria ser feita,
130 quilômetros no lombo de um animal, talvez um jumento, a mãe montada, o pai a pé.
Por ser Deus, Jesus não ficou livre daquela incômoda viagem. Seus pais tiveram que se alistar, mesmo estando sua mãe grávida.
Talvez se alguém perguntasse para Maria, quando ela se sentia mal naquela viagem,ela responderia:
-  por que aquilo, naquela hora¿ Não poderia o Senhor Deus dar um outro jeito, especial para eles?
Eles não poderiam ser transportados de Nazaré para Belém milagrosamente como foi Filipe,
Quando pregou para o eunuco no caminho de Jerusalém, e foi arrebatado para outro lugar para pregar a palavra At 8:26-39.
Mas não foi assim que aconteceu! Mesmo estando esperando para  dar à luz ao Filho de Deus, José e Maria não foram livres da condição humana,
Eles tiveram de viajar 130 kilometros de Nazaré até Belém, eles tiveram de procurar um hotel e não acharam.
Maria Teve os mesmos temores que qualquer mãe tem:  será que meu filho vai nascer com saúde? Será que tudo vai dar certo?
Com certeza Maria fez as mesmas perguntas que fazemos, quando as coisas saem do nosso controle:
-  por que agora? Por que comigo? Meu filho não merece passar por esta humilhação!
Ei! Sabe o que estava acontecendo?
 Desde a anunciação do nascimento de Jesus, pelo anjo, Maria estava aprendendo, bem rápido, quem é Deus e como Ele age.
Embora Deus esteja sempre ao nosso lado! Nem sempre ele vai fazer coisas de maneira extraordinária!
Deus poderia ter mandando um anjo com um enxoval pra Maria? Sim ou não? Claro que sim! Mas ele deixou Maria envolver o menino Jesus  com panos.
Ele não mandou um enxoval celestial!  Mas tenho certeza que Deus o Pai, estava ali ao lado de Jose e Maria naquele estábulo
Deus poderia mandar alguém rico, importante, entregar um berço do ouro pra deitar a criança recém nascida, sim ou não? Claro que sim!
 Mas ele não mandou! Jesus nasceu, e o seu berço foi uma manjedoura no chão, onde os animais se alimentavam,
Mas eu creio que Deus Pai estava presente ali, quando José varreu o lugar e limpou a madeira côncava, que receberia seu filho.
 Deus viveu a condição humana de Maria, José e Jesus, como ele vive a nossa. 
 Natal é Deus se fazendo homem como nós! Natal é Deus Presente em nossa condição humana.
Ei! Deus é um Deus de milagres, de maravilhas, um Deus que muda as situações, mas existem situações que Deus não muda,
Deus permite a situação para nos ensinar a viver em meio a elas, agora tenha completa certeza ele sempre estará ao nosso lado.
Mas vejamos os lugares por onde Jesus passou no seu nascimento:
1º HOSPEDARIA:
As hospedarias daquela época eram como pousadas ou hotéis onde as pessoas alugavam quartos e faziam refeições.
Quem sabe como nos dias de hoje, também naqueles dias tivesse que fazer reserva antecipada para se hospedar.
 Naquela ocasião por causa do recenseamento do imperador Claudio a cidade de Belém estava muito movimentada e cheia.
Tente imaginar as respostas de conhecidos, parentes e recepcionistas das hospedarias de Belém:
- desculpe, mas a casa está cheia, vocês reservaram vaga? Infelizmente devido ao recenseamento, todos os quartos estão ocupados.
Em outros casos podem ter visto uma plaquinha na porta, escrito: lotado ou não há vagas.
Mesmo diante destas respostas José continuou procurando até anoitecer.
Quem sabe já era noite e não restou alternativa para José, ele contemplou um curral e diante do cansaço, o lugar lhe pareceu aconchegante.
 Maria de tão exausta e sentindo dores, não deve nem ter percebido os detalhes, entregando seu corpo ao deitar sobre um forro de palha.
Chegou a sua hora. Foi ali que Jesus nasceu! Aquele foi o lugar preparado por Deus para o nascimento do rei do universo.
Mas o que é uma Hospedaria?
Hospedaria é um local onde pessoas se recolhem para dormir quando estão longe de casa,
Normalmente composta de quartos e lugar para banho, É um ambiente muito conhecido de viajantes e turistas.
Eu trabalhei muito tempo como vendedor, e por isso viajei muito e já me hospedei em hotel, pousadas, dormitórios, pensão...
 Nunca me esqueço de uma vez em que fui trabalhar na cidade de Redenção no Pará, e eu não sabia, mas estava tendo na cidade uma festa de rodeio,
Os hotéis e as pensões estavam todos cheios, foi com muita dificuldade que eu consegui uma vaga em uma pensão de 5º categoria pra passar a noite.
Um lugar sem nenhuma condição de higiene, mas não tinha outro jeito, Pensa em uma noite que foi grande!
Existem algumas verdades sobre uma hospedaria:
Hospedaria é um lugar passageiro onde as pessoas se hospedam e vão embora.
Hospedaria geralmente é um lugar cheio, lotado de pessoas.
Hospedaria é um lugar onde se espera um mínimo de aconchego pelo menos por uma noite.
Quando falamos em hospedaria, hospedaria pode muito bem simbolizar o coração humano.
Parece que os corações dos homens estão sempre ocupados com preocupações, vaidades e paixões da carne.
O coração de muitas pessoas é como uma hospedaria está sempre cheio com coisas passageiras,
Quantas pessoas que o seu coração está cheios com as coisas deste mundo: desejo de ficar rico. Desejo de possuir coisas desejo de ter prazeres carnais.
 Jesus disse que muitas vezes o coração humano também fica cheio de pecados:
- Por que de dentro do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios... Mc 7:21.
O coração como hospedaria pode ser um coração que se ilude com as alegrias do mundo,
Tal qual o filho pródigo se enganou com seus amigos inconvenientes e interesseiros e esteve ocupado demais para abrir seu coração.
- E disse: Certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente
Lc 15.11-14.
Depois que tudo acabou ele ficou sozinho cuidando de porcos, ai o seu coração se abriu para entender que precisava voltar para casa.
O coração como hospedaria é coração onde hospeda muitas pessoas, mas ninguém chega a habitar definitivamente em seu interior.
Jesus não quer ser um simples hóspede passageiro em seu coração. Ele quer ser o dono e morador permanente em sua vida.
Ei! Não deixe o seu coração ser uma hospedaria, não  deixe seu coração se encher de prazeres passageiros e ansiedades,
Deixe o seu coração vazio das coisas deste mundo e abra ele para receber Jesus em sua vida e te dar paz.
Jesus disse:  - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ap 3:20.
Como esta  seu coração? Está cheio demais para Jesus nascer? Ou está desocupado como uma estrebaria onde ele pode nascer na sua vida!
Esvazie seu coração e deixe Jesus entrar!
2º ESTREBARIA.
A estrebaria é um lugar rude e simples que quase sempre não cheira bem. Uma espécie de curral, onde se cuida de animais e estes descansam.
Possivelmente este estábulo estaria abandonado ou desocupado, de maneira que nada impedisse a estadia do casal por aquela noite ou alguns dias.
A estrebaria é muito diferente da hospedaria:
A estrebaria é um lugar humilde, simples, quase sempre vazio, mas é um lugar permanente, os animais sempre são reunidos ali.
A estrebaria  simboliza o coração simples, humilde, mas que está sempre aberto, e vazio para receber Jesus.
Ei! Estamos próximos do Natal,  e eu te pergunto: Como estamos nos preparando para ele?
Enfeitando nossa casa com arvores de natal? Com pisca, pisca? Comprando peru pra assar? Leitoa?
Como está seu coração? Está como uma hospedaria, cheio das coisas deste mundo? Ou como estrebaria, vazio pra Jesus entrar?
Como eu já disse não que seja errado assar um peru, uma leitoa, fazer um jantar na noite de natal, não tem nada errado nisto!
Mas o coração precisa estar como uma estrebaria! Vazio pra Jesus nascer nele!
Quem tem o coração vazio das ilusões deste mundo, busca as coisas de Deus de todo coração, foi isto que Jeremias disse:
  - buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Jr 29.13.
Existe um vazio no coração do ser humano, muitos tentam preencher este vazio nos prazeres do mundo, bebida, drogas, balada, prostituição...
Todas estas coisas são passageiras, Quando acaba a dose, quando acaba o efeito da droga, quando passa o prazer do sexo ilícito o que permanece é o vazio.
O que sobra é a ressaca, a overdose, a vergonha, a pessoa continua sentido um vazio no fundo do peito.
Agora entenda uma coisa: dentro do coração humano há um vazio tão grande que cabe Deus dentro, e nada neste mundo pode satisfazer este coração a não ser a presença do Senhor Jesus.
Ei! Jesus te ama e quer preencher o seu coração de alegria!
3º MANJEDOURA.
O evangelista Lucas deixou registrado no seu evangelho que Maria deu a luz ao seu primogênito enrolou ele em panos e o deitou numa manjedoura. Lc 2:7.
Parece que isto foge do nosso raciocínio lógico, o salvador nascendo em um Coxo de animais.
Se fosse escolhida uma comissão para preparar o lugar onde nasceria o Salvador do mundo, onde seria esse lugar? Em um palácio? Em uma maternidade famosa?
Mas, os projetos de Deus são incompatíveis com os projetos do mundo. Jesus nasceu na cidade do rei Davi, mas não no palácio de Davi.
O salvador está deitado em uma manjedoura! Isto nos leva afazer varias perguntas:
-Por que teria o Pai tolerado que o Seu bendito Filho nascesse numa estrebaria?
Por que foi os animais do campo a Sua primeira companhia?
Que lições espirituais  nós podemos aprender do fato de Ele ter sido colocado numa manjedoura?
Ele foi posto na manjedoura porque não havia lugar na hospedaria
Ele não foi desejado. E assim permanece até hoje. Não há lugar para Jesus nas escolas,
 Na sociedade, no mundo dos negócios, entre a grande multidão dos que buscam seus próprios prazeres,
No âmbito político, nos jornais, nem mesmo em muitas das igrejas.
Tudo o que o mundo deu ao Salvador foi um estábulo como berço,
Uma cruz para morrer, e um túmulo emprestado para receber Seu corpo sem vida.
 Jesus foi posto numa manjedoura para demonstrar que ele é acessível a todos e a qualquer um.
Se fosse colocado num palácio, ou nalguma sala do Templo, nem todos conseguiriam se chegar a ele.
Mas ninguém teria dificuldade nenhuma de chegar a um estábulo;
Ali Jesus estaria facilmente ao alcance tanto de pobres como de ricos igualmente.
Jesus foi posto numa manjedoura para mostrar o Seu descaso pela pompa e riquezas deste mundo.
Pensamos que talvez fosse mais apropriado para o Cristo de Deus nascer num palácio,
E ser colocado num berço de ouro, forrado de seda fina e cara.
 Ah, mas como Ele mesmo nos relembra no seu Evangelho,
- aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus. Lc16.15.
 Conclusão:
Dia 25 de dezembro é o dia de natal, e eu te pergunto hoje: Como está sua preparação para o Natal?
Há mais de 2 mil anos atrás não teve lugar para o filho de nascer em Belém de Judá,a hospedaria estava lotada.
Mas, e na sua vida? Tem um lugar para Jesus nascer?
O Natal para os verdadeiros servos de Deus tem que acontecer todos os dias.
 Todos os dias, Jesus precisa nascer no meu e no seu coração!
Ei! Para isto  acontecer é necessário que nosso coração a cada dia esteja preparado para Ele,
A hospedaria estava cheia, a estrebaria vazia, na hospedaria não tinha lugar pra Jesus.
Na estrebaria não tinha nada que pudesse impedir Jesus nascer ali.
Será que  no seu coração tem um lugar para Jesus nascer?
Faça deste Natal o mais diferente de tudo o que você já fez nos anteriores,
Faça do seu coração uma estrebaria, deixe o seu coração vazio, desprovida de tudo, desapegue de tudo, esvazie o seu coração.
é preciso que seu coração esteja assim desprovido de tudo, mas cheio de desejo de receber Jesus nele,
A melhor hospedaria  do mundo sem Jesus é um lugar triste e pobre, mas uma simples estrebaria com Jesus é o melhor lugar do mundo.
Deixe Jesus fazer do seu coração uma manjedoura para Ele nascer e viver para sempre.
Repita comigo assim: - neste natal o meu coração não é hospedaria, o meu coração é uma estrebaria.
Neste natal o meu coração não esta cheio com as coisas  passageiras deste mundo,o meu coração está vazio pra Jesus  habitar nele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário