terça-feira, 14 de outubro de 2014

JEOVÁ NISSI - O SENHOR É A MINHA BANDEIRA!

JEOVÁ NISSI O SENHOR É A MINHA BANDEIRA!
 Êx 17:8-15.
Introdução:
O texto que nos lemos nesta oportunidade nos mostra o povo de Deus tendo que enfrentar a sua 1º batalha, depois de sair da terra da escravidão no Egito.
Depois de atravessar o mar vermelho, durante a caminhada em direção a terra prometida.
O povo hebreu teve que enfrentar os Amalequitas que vieram pelejar contra eles.
Diante da ameaça dos inimigos,
Moises ordena a batalha, passando algumas recomendações para o seu general de guerra; o jovem Josué
Moisés chama o seu servidor Josué e ordenou que ele escolhesse homens corajosos entre os israelitas, para que pudessem sair e guerrear contra o povo de Amaleque.
Enquanto Josué começa a batalha contra o Amalequitas, Moises sobe para o alto do monte levando em suas mãos a vara de Deus,
 O cajado com o qual ele havia feito vários milagres no Egito. O mesmo cajado que ele usou para trazer as pragas sobre o Egito e também para abrir as águas do mar vermelho.
no alto do monte quando Moises levantava as mãos Israel vencia a batalha contra os Amalequitas
Mas quando ele abaixava a mão, quem vencia a batalha eram os Amalequitas.
Como as mãos de Moisés eram muito pesadas, e ele se cansava,
Então, providenciaram uma pedra e colocou abaixo dele, ele assentou-se sobre ela,
E Arão e Hur, que haviam subido o monte com ele, ficavam um de cada lado de Moisés, segurando seus braços levantados.
As mãos de Moisés ficaram erguidas até o pôr-do-sol, e Josué e seu povo venceram a batalha.
Então Moises edificou um altar naquele lugar e lhe deu o nome de Jeová Nissi que significa:  o Senhor é a nossa bandeira.
Agora, preste no que eu quero falar aqui hoje! Nos dias atuais esta na moda o uso de expressões que fazem parte dos escritos dos originais da Bíblia.
Podemos-nos ver nos nomes de conjunto, grupo de louvor, grupo coreografia, nome de classe se escola dominical... Etc.
 O uso destas expressões dos originais da bíblia. ex: Conjunto El Shaday,  grupo Elohim, classe Jeová jirê  e por ai vai!
Eu já vi ate lojas de comercio com estes nomes; restaurante Jeová jirê, lanchonete El Shaday, papelaria Adonai!
 Não que isto seja algo errado, claro que não! Não tem nada demais usar estes nomes em grupos de musica, de conjunto ou qualquer departamento da igreja,
E mesmo em um comercio cujo proprietário talvez seja um servo de Deus.
Na verdade é melhor colocar o nome de Deus, um nome que glorifica a Deus, do que um nome que glorifica satanás
Agora, o errado é que a maioria das pessoas fala ou usa essas expressões e não têm a mínima idéia do que significam.
Aqui mesmo na nossa igreja tem o grupo de coreografia que se chama Adonai, e é bem provável que a maioria dos integrantes do grupo não sabe o que significa Adonai.
Precisamos entender que cada um dos nomes pelo quais Deus é descrito na sua palavra,
Na verdade descreve um dos aspectos diferentes do seu caráter multifacetado.
 O propósito fundamental das Escrituras é revelar Deus ao ser humano.
Portanto, os nomes de Deus na Bíblia têm a finalidade de revelar-nos o caráter e os atributos do próprio Deus.
Cada nome divino revela-nos como Deus deseja ser conhecido por nós. Falam-nos sobre quem Deus é e como ele age em relação ao homem.
É por este motivo que Deus aparece com vários nomes nas páginas sagradas. Cada um desses nomes revela uma característica específica de Deus. 
Veja alguns dos nomes mais conhecidos de Deus na Bíblia:
EL, ELOAH:  significa: Deus poderoso, forte, proeminente. Gn 7:1, Is 9:6
ELOHIM: fala da forma plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da Trindade.
Significa: Deus Criador, Poderoso e Forte. Gn 17:7; Jr 31:33.
EL SHADDAI: fala do poder supremo de Deus sobre todos.
Significa: Deus Todo-Poderoso, O Poderoso de Jacó. Gn 49:24; Sl132:2,5
ADONAI: Significa: Senhor Gn 15:2; Jz 6:15.
YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: Não há dúvida de que o nome que mais define o próprio Deus é Javé. O termo hebraico seria YHWH.
Os judeus deixaram de pronunciar o nome divino por respeito, e a pronúncia perfeita se perdeu.
Por esta razão as consoantes do nome YHWH receberam as vogais de Adonai, o que veio a gerar o nome Yahweh, conhecido em português como Jeová.
 O significado de Jeová é: - Eu Sou ou: - eu Sempre estarei sendo, ou como gostam os judeus:- o Eterno. Jeová significa: - O Senhor
A forma é uma abreviação do: - Eu sou o que sou. Dito por Deus a Moisés em Ex: 3.13,14.
Este nome especifica um imediatismo, uma presença.
Yahweh está presente, acessível, perto dos que o invocam por livramento. Sl 107:13, por perdão, Sl 25:1,  e orientação Sl 31:3.
Quando a bíblia menciona o nome de Deus como Deus Jeová, ele se revela através de 7 nomes redentores que demonstram sua natureza e caráter. Vejamos.
JEOVÁ-TSIDKENU: O Senhor é a nossa Justiça. Jr. 23:6.
Somente o nosso Deus pode proporcionar  a  verdadeira justiça para o homem,
Na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo. 2 Co 5:21.
JEOVÁ-SHALOM :  - O Senhor é a nossa paz ou O Senhor envia paz. Jz 6:23 e 24.
JEOVÁ-RAAH: - o Senhor é nosso Guia ou  o Senhor é o nosso Pastor Sl. 23:1.
 JEOVÁ-RAFÁ: - O Senhor que sara. Êx 15:26.
 Deus é o Senhor que te sara, tanto em corpo e alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniqüidades.
JEOVÁ-JIRÉ: - O Senhor proverá. Gn 22:14
 O nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.
JEOVÁ-SHAMÁ  o Senhor esta ali. Ez. 48:35.O Senhor está sempre presente, este nome significa a presença permanente do Senhor Jeová no meio do Seu povo.
 JEOVÁ-NISSI: - O Senhor é minha bandeira. Êx 17:15,
Onde por bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma batalha.
Esse nome comemora a vitória de Israel sobre os Amalequitas no deserto em Êx 17.
E é justamente sobre este nome que nos vamos meditar hoje: Jeová Níssi o Senhor é a minha bandeira.
Vejamos o que podemos aprender com esta expressão Jeová Nissi o Senhor é a minha bandeira.
1º  QUAL É A IMPORTÂNCIA DA BANDEIRA?
Depois da brilhante vitória sobre os Amalequitas Moises ergueu um altar a Deus e em seguida atribui-lhe um nome: Jeová Nissi – O Senhor é a minha bandeira. 
Assim sendo, não somente o altar como também este nome; Jeová Nissi passa a revelar uma característica importante de Deus,
 Em um momento de batalha que é procedido pela vitoria Moises entendeu que o nome pelo qual Deus deveria ser conhecido naquele momento,
 Como Jeová Níssi: o Senhor é minha bandeira.
Nós encontramos na bíblia em varias referencias pelo menos 3 expressões que identifica uma bandeira:
Pendão, Estandarte e Insígnia; estas 3 expressões significam a mesma coisa;uma bandeira!
Desde a história mais remota o homem sempre procurou identificar-se com uma bandeira, ou ter uma bandeira que o identificava.
Os países têm bandeiras, os distritos têm bandeira, as freguesias têm bandeiras, as instituições têm bandeiras,  os times de futebol tem bandeiras....etc.
A atitude de Moisés ao levantar um altar e chamá-lo de Jeová Nissi que significa o Senhor é minha bandeira prova a importância deste objeto!
 Se a bandeira fosse algo desprezível, sem valor; Moisés nunca aplicaria tal distinção a Deus.
Àquele que acabava de dar ao povo de Israel tamanha vitória, sobre seu inimigo Amaleque.
- O Senhor é a minha bandeira. Jeová Nissi. Esta expressão ficou famosa e pelos séculos afora sempre se ouve alguém dizer: - Jeová Nissi!
Só tem um problema. Muita gente apenas repete o que escutou de alguém,
Mas não entende a profundidade dessas duas pequenas palavras.
 Por que Deus é a nossa bandeira? Uma bandeira é um símbolo muito precioso.
Na Antiguidade os exércitos saíam sob a sombra de seu pavilhão e o soldado responsável pela bandeira era protegido,
Para evitar que a bandeira caísse em mãos do exército opositor. Por isso o Senhor é a nossa bandeira,
Nosso símbolo maior, o que deve estar no lugar mais alto em nossas vidas,
O que deve ser guardado com o maior cuidado em nosso coração é Deus! É Deus! O Senhor é a nossa bandeira! Sl 119:11.
Quando Moisés erigiu o altar em gratidão ao Senhor pela vitória sobre Amaleque,
Ele não mandou hastear as bandeiras das tribos de Israel, mas ele chamou aquele altar Jeová Nissi,
 Tributando à Deus todo o louvor pela grande vitória. Sobre cada uma de nossas vitórias existe uma bandeira: Jeová Nissi.
 É Deus quem nos garante vitória, é Deus quem peleja nossas guerras,
E é Deus quem nos salva de tudo e de todos, principalmente de nós mesmos.
Por isso a ele nesta noite seja dado todo louvor e toda gloria por que ele é a nossa bandeira!
Ei! Deixa eu te dizer uma grande verdade! Muitas vezes o valor de algo, não está no seu valor monetário,
Mas sim no grande valor sentimental que este algo tem para nós. Ainda que outros não valorizem do mesmo modo que nós.
Um estrangeiro pode não dar valor a bandeira do Brasil, mas para um patriota brasileiro ela tem um grande valor.
O Deus que Moisés valorizava e amava o Deus que lhe concedeu vitória, era desprezado pelas outras nações, inclusive por Amaleque.
Existem pessoas que não valorizam o nosso Deus, desprezam a ele, mas nós que somos seus servos,
Amamos e valorizamos o nosso Deus, e não é por aquilo que Ele nos dá, mas por aquilo que Ele é.  
2º  TODA BANDEIRA TEM O SEU SIMBOLISMO.
 As bandeiras são sempre projetadas, idealizadas e construídas de acordo com a História. Desde as cores até as imagens, tudo é carregado de simbolismo,
Porém, nem todos sabem o verdadeiro significado destes símbolos.
Na bandeira do Brasil o verde simboliza nossas matas, o azul simboliza o céu, o amarelo as nossas riquezas, e as estrelas simbolizam os estados da federação.
Como eu já disse espiritualmente falando Deus é a nossa bandeira
E no sentido espiritual também há muitos crentes que hoje não conhecem a sua bandeira espiritual.
Há crentes que não conhecem a Deus, apesar de proferirem o Seu nome.
Moisés conhecia bem o Deus a quem servia. Por isto ao receber a vitoria não teve dificuldades de declarar Jeová Nissi o Senhor e a minha bandeira!
Como servos de Deus nos somos alertados a prosseguir a cada dia em conhecer ao Senhor. Os.6:3.
Conheça a Deus através da sua palavra e reconheça a Deus em todas as suas vitorias.
Quando você passar em uma prova ou for aprovado em um concurso glorifique a Deus e diga foi o Senhor a minha bandeira que me deu a vitoria!
Quando você conquistar algo financeiro diga foi o Jeová Nissi que me deu a vitoria, foi ele que aumentou meu salário, foi ale abriu as portas, foi ele que me prosperou!
Quando uma nação saia para guerrear contra outra nação eles sempre levavam consigo a sua bandeira.
A bandeira de um país levada pelo seu exercito é como um amuleto da sorte para garantir a vitoria.
Agora nos como soldados do exercito de Deus não temos amuleto da sorte, a nossa bandeira que garante a nossa, a nossa segurança é nosso Deus!
- Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda. Is 52:12.
quem tem Jesus como sua bandeira não precisa de amuleto da sorte, nos sabemos que é Deus quem sustenta a nossa sorte
O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.Sl 16:5
Para qualquer que um salvo possa ir, Deus lhe tem dado uma bandeira para estar de contínuo com ele 
- Deste um estandarte aos que te temem, para o arvorarem no alto, por causa da verdade.  Sl 60:4
3º O QUE TRANSMITE UMA BANDEIRA
1º A BANDEIRA TRANSMITE UMA IDENTIFICAÇÃO.
- E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá.
E os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um no seu esquadrão, e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos.
Nm 1:52-52
- Então partirá a tenda da congregação com o exército dos levitas no meio dos exércitos; como armaram as suas tendas, assim marcharão, cada um no seu lugar, segundo as suas bandeiras.Nm 2:17
eu não entendo nem gosto muito de futebol, mas se você já prestou atenção, você deve ter percebido que;
Quando surge um mundial de futebol, como a copa do mundo que tivemos recentemente no Brasil e não só,
As pessoas mostrarem o apoio ao seu time e ao seu país identificando-se através das suas bandeiras.
Se tem um jogo do Brasil o que você vê são bandeiras do Brasil  na rua, nos carros, na porta dos comércios até as crianças aparecem carregando bandeiras.
Sabe o que é isto¿ uma bandeira serve pra identificar de que nação é a aquela pessoa.
Na bíblia sagrada, mais especificamente no livro de Nm 1 nos podemos ver que cada grupo de 3 tribos tinham uma bandeira a identificava,
 Estas bandeiras serviam para melhor de identificar a posição de cada tribo no arraial. Até a marcha era organizada por esquadrão de bandeiras.
Como eu já disse cada grupo de 3 tribos tinha uma bandeira para identificá-la tanto no acampamento como na caminhada. Veja como eram as bandeiras:
Judá, Issacar e Zebulom – ao Leste com 186 400 homens: Leão de ouro com fundo escarlate.
Efraim, Manassés e Benjamim – ao Oeste 108 100 homens: Boi negro em fundo dourado.
Rúben, Simeão e Gade – ao Sul com 151 450 homens: Homem em dourado.
Dã, Aser e Naftali – ao Norte com 157 600 homens: Águia dourada em fundo azul.
Quando eles estavam andando deveria ter uma distancia considerável entre cada tribo para elas serem identificadas pela suas bandeiras.
Ei! Preste atenção! A nossa bandeira é Jeová Nissi o nosso Deus que nos servimos, e ai eu tenho que te Perguntar:
Será que estamos nos identificando com o nosso Deus, e Ele conosco?  Será que as pessoas olhando para nós facilmente vêem Cristo em nós?
Qualquer um que olhasse para a tribo de Judá iria ver a sua bandeira, a imagem de um leão de ouro com fundo escarlate identificava a tribo de Judá.
A presença de Deus em nossa é o que nos identifica neste mundo de pecado.
Alguém que tenta ocultar sua bandeira esta tentando ocultar o seu patriotismo, nos EUA onde as pessoas são muito mais patriotas do que nos brasileiros;
Você vê a bandeira americana por todos os lados eles têm prazer em se identificar como cidadãos americanos.
Infelizmente tem muita gente que tem vergonha de se identificar como brasileiro e tenta esconder sua nacionalidade.
Espiritualmente falando também Há muitos crentes que em certos lugares tem vergonha de revelar sua identificação celestial, não querendo identificar-se com Deus.
Tem crente que tem vergonha de se identificar como crente, como servo de Deus, como cidadão do céu
- Ei você é crente¿ procura pra uma pessoa: - eu não!  Meu pai é que é da igreja!
 Procura pra outra pessoa: você é crente¿ e  ele com vergonha diz:
 - eu não minha mãe e que é daquela igreja, minha namorada é que e de lá! Eu sou vou lá de vez em quando!
Se cumprimentar o irmão na rua dizendo:  - A paz do Senhor irmão! Ele disfarça e diz: passou! Passeou!
Tem crente que passa pro lado da rua pra não cumprimentar o outro com a paz do Senhor, e as pessoas na rua perceber que ele é crente.
Tem crente que compra uma bíblia bem pequena que cabe no bolso, pra ninguém ver o camarada carregando a bíblia.
Jesus disse certa vez:
- Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. Mc 8:38.
Paulo também dizia: - não me envergonho do Evangelho, pois é o poder de Deus para a  salvação de todo aquele que crer... Rm.1:16. 
Ei! Se Deus for a sua bandeira de identificação, então com certeza Deus vai se identificar com você.
Jesus se identificava com a Igreja primitiva, pois cooperava com eles com sinais prodígios e maravilhas.
- E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Mc. 16:20 
Aquele que se identifica com Deus jamais será confundido 
- Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo;E todo aquele que crer nela não será confundido. Rm.9:33; 
Existem pessoas que são pessoas sem bandeira, ou seja, não se identificam com nada.
Mas eu você temos uma bandeira. Jesus, Jesus, Jesus é a nossa bandeira!
2º  A BANDEIRA TEM UM GRANDE VALOR QUANDO ERGUIDA
- Vós, todos os habitantes do mundo, e vós os moradores da terra, quando se arvorar a bandeira nos montes, o vereis; e quando se tocar a trombeta, o ouvireis. Is 18:3
- Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aplanai, aplanai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai a bandeira aos povos. Is 62:10
Arvorar significa: Plantar árvore, levantar alto na vertical, erguer num sítio bem visível 
As pessoas fazem grande questão de levantarem suas bandeiras quando a felicidade está em seus corações. Quanto mais alta estiver, melhor. 
Partindo deste pensamento podemos comparar uma bandeira a uma luz. Jesus disse que a luz tinha a sua importância, mas sim colocada no velador Mt.5:15. 
Este velador era um lugar relativamente alto para que pudesse iluminar a casa o mais possível.
 O mesmo se passa com a luz de um farol num porto  Quanto mais alto estiver mais visível ao longe se tornará. 
Para bandeiras importantes sempre se procura uma haste bem elevada. A bandeira nacional sempre deve ficar na haste mais elevada.
Ei!  Nosso Deus, Jeová Nissi a nossa bandeira, é tão importante para nós, que dever ser erguido em nossas vidas para que em qualquer lugar que estejamos todos possam vê-Lo. 
O porta-bandeira sempre ergue a bandeira acima de sua cabeça. De igual modo nós devemos tomar a mesma atitude:
O nosso Deus, Jeová Nissi é tão importante para nós, que ele deve estar acima de nós, o importante não somos nós, o importante é ele, e é ele que deve ser visto, é ele que deve ser glorificado não nós. 
Quando você for pregar, cantar, ou fizer algo para Deus, faça para a gloria do nome dele, é ele que tem que aparecer e não nós! A gloria é dele e não nossa!
Diga como disse João batista, quando disseram para ele que Jesus estava batizando mais pessoas do que ele  respondeu na hora.
- Convém que ele cresça e que eu diminua. Jo 3:30.  
Diz que Judeus usam o quipá para demonstrar entre outras coisas que Deus está acima de sua cabeça e ele deve ser lembrado a cada momento. 
Em um discurso, se a bandeira está fixa na parede e não colocada num mastro, ela sempre tem que ficar acima da pessoa que vai discursar,
 A pessoa nunca pode tapar com o seu corpo a bandeira. 
Ei! Não tente tampar a gloria que é de Deus, um grande pregador do passado orava dizendo: - Senhor me esconde atrás da sua cruz!
Outra coisa interessante! É que pra se erguer a bandeira ela deverá estar em condições perfeitas para não manchar a honra do país.
Não se pode hastear uma bandeira suja, rasgada, amarrotada...
 Espiritualmente falando somos nós que muitas vezes não estamos em condições de erguer esta bandeira.
 Muitos que estão com a vida toda torta diante de Deus e da sua palavra, quando tentam erguer a bandeira provocam escândalos ao nome de Deus e àqueles que os rodeiam.
Jesus já advertiu sobre isto: - Ai do homem por quem o escândalo vem Mt. 18:7.
 3º  A BANDEIRA TRAZ DISTINÇÃO
- O meu amado é branco e rosado; ele é o primeiro entre dez mil. Ct. 5:10 
Ei! Você sabia que é exatamente por alguém levar a bandeira que a pessoa se distingue das outras¿
O mérito está na bandeira e não na pessoa. Levar uma bandeira é um sinal de honra.
Reparemos que a amada distingue o seu amado de entre milhares, tudo isto por causa da bandeira, é a bandeira que marca toda a diferença. 
O Senhor também tem um povo distinto dos outros, um povo separado, santo, especial e é exatamente este povo que deve erguer o nome de Deus.
- O qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso e de boas obras. Tt 2:14.
O Senhor também fez questão de lembrar a Israel que quem o tornava um povo especial era realmente Deus 
- Portanto, grandioso és, ó Senhor Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos.
E quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem Deus foi resgatar para seu povo, para fazer-te nome, e para fazer-vos estas grandes e terríveis coisas à tua terra, diante do teu povo, que tu resgataste do Egito, desterrando as nações e os seus deuses?
E confirmaste o teu povo Israel por teu povo para sempre, e tu, Senhor, te fizeste o seu Deus.
2 Sm 7:22-24.
nestes últimos em que vivemos uma grande confusão espiritual somente aqueles que obedecem  fielmente a palavra de Deus,
Podem fazer diferença entre o que serve e o que não serve a Deus Ml 3:18.
4º  A BANDEIRA SERVE PARA MARCAR UM PONTO DE ENCONTRO
- E ele arvorará o estandarte para as nações de longe, e lhes assobiará para que venham desde a extremidade da terra; e eis que virão apressurada e ligeiramente.
- Alçai uma bandeira sobre o monte elevado, levantai a voz para eles; acenai-lhes com a mão, para que entrem pelas portas dos nobres. Is 13:2
Por este 2 textos  que nos lemos podem entender que a bandeira funcionaria como um ponto de encontro, onde todos concorreriam para a mesma. 
Espiritualmente falando Cristo é a nossa bandeira e também é o nosso ponto de encontro. Quando nos reunimos na casa de Deus nos o fazemos em volta da presença de Deus! Ele é a bandeira a qual os fiéis correm para lá.
Podemos também relembrar que o povo de Israel reunia-se à volta do tabernáculo para aí Deus falar, assim sendo o tabernáculo se tornava um lugar de encontro, o lugar da presença de Deus. 
5º  A BANDEIRA PODE REVELAR UM ESTADO DE ESPÍRITO.
- Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o Senhor todas as tuas petições. Sl 20:5
Podemos pegar como exemplo uma bandeira a meia haste. Isto pode significar a morte de alguém luto, ou um ato comemorativo.
 Também pode significar que a entidade referente está a trabalhar fora das normalidades, tenho como exemplo um quartel em fim de semana. 
Quando o candidato a presidência pelo PSB Eduardo Campos morreu em um acidente aéreo as bandeiras em Brasília foram colocadas a meio mastro.
Podemos com certeza afirmar que quanto mais alto Deus estiver colocado em nossa vida, melhor irá ser a nossa vida.
Se Deus não preencher tudo em nós, não teremos vidas cheias da Sua alegria, do Seu amor, da Sua paz, etc. 
Nós vemos crentes desiludidos e frustrados com sua vida e relação com Deus, isto porque não deixam que a cada dia Deus preencha mais um pouco de seu ser.
O crente que possui uma vida com Deus a  meia haste é um crente infeliz. E existe algo que revela a infelicidade de quem vive com Deus a meia haste. Sabe o que é¿
A procura! A pessoa vive a de uma felicidade fictícia nas coisas que o mundo oferece.
 A verdadeira felicidade esta em nossa bandeira hasteada até em cima, ou seja, vida completa com Deus. 
6º A BANDEIRA DEIXA UMA MARCA DE PODEROSOS.
- Os vossos adversários rugiram contra no lugar das vossas assembléias, arvoraram, como troféus, as suas bandeiras. Sl 74:3-4.
Quando um povo, uma nação ganhava uma batalha, uma guerra eles tinham por costume fixar como sinal de poder, força, superioridade, vitória, fixar a sua bandeira de identificação.
Isto também mostra a preocupação que havia em criar a sua bandeira. 
No dia 20 Julho de 1969, Neil Armstrong, ficou para a história como o primeiro homem a pisar a lua. Como marca de poder e vitória ele fixou na lua uma bandeira do seu país: a América. 
Espiritualmente o mesmo tem de acontecer. Temos o dever de onde quer que passemos deixar bem fixado a marca da nossa bandeira, Cristo em nós!
Jeová Nissi o nosso Deus tem que ser manifesto em todo o lugar que passamos. 
É por meio de nós, da Sua Igreja, que Deus se revela ao mundo como o Deus de Glória e Poder na vida daqueles que simplesmente deixam-se guiar por Ele. 
Infelizmente tem muita gente  querendo e deixar suas marcas para a posteridade lembrar deles;  mas nós como Igreja do Senhor Jesus,
 Devemos e temos a responsabilidade de deixar marcas de testemunho neste mundo para que Cristo seja glorificado. 
7º  A BANDEIRA REVELA UM ESPÍRITO DE ACORDO, ABNEGAÇÃO, HUMILHAÇÃO E RENDIÇÃO
Podemos usar como exemplo algo que acontecia por vezes em uma guerra: Erguer uma bandeira branca, como sinal de rendição.
Quando Cristo foi erguido, levantado na cruz do calvário Ele tornou-se a bandeira da nossa reconciliação com Deus.
- Naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranha às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Ef 2:12-10.
Assim como erguer uma bandeira branca em meio a uma guerra era sinônimo de paz, também diz nos as Escrituras que Ele, Jesus, é a nossa paz.
É por Jesus  que Deus olha para nós e aceita nossa condição como pecadores justificados. Sendo Cristo levantado por nós perante Deus, Deus aceita nossa condição de rendidos, de rendição, assim como acontece numa guerra.
Jesus disse: 
- E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. Jo. 12:32.
Tem Muita que  olha para a cruz de Cristo e  para sua morte como um sinal de derrota porém vemos em toda a Escritura que de outra forma não teríamos paz com Deus. Fp.2:5-11 
8º  A BANDEIRA É UM MEIO DE COMUNICAÇÃO E AVISO.
- Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira.
E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o Senhor.
Is 59:19-20
Quem já foi em uma praia, deve ter visto que as bandeiras são sinais de aviso. Através das cores consegue-se perceber o estado do mar, sem linguagem oral, consegue-se comunicar.
 De igual modo podemos ver este tipo de linguagem quando observamos os carros da presidência, trazendo a bandeira do país em duas pequenas hastes, na parte da frente do mesmo. 
Podemos assim afirmar a partir destes pensamentos que a bandeira é sem dúvida um meio de comunicação transmitindo uma mensagem.
É exatamente isto que Jesus Cristo, o nosso Jeová Nissi tem que ser para nós.
Ele é a  nossa mensagem, o que é realmente importante de ser falado e dito.
- E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
1 Co 1:1-2.
Muitas igrejas por ai estão levantando a bandeira da teologia da prosperidade, da teologia da confissão positiva, teologia dos milagreiros.
Mas os verdadeiros servos de Deus só têm uma bandeira; Jesus, Jesus, Jesus! Ele é o centro da nossa mensagem.
CONCLUSÃO:
Moises ao conquistar a vitoria contra os amalequitas, não pensou 2 vezes,
Mas construiu um altar e lhe deu o nome de Jeová Nissi, o Senhor é a nossa bandeira.
Ele estava reconhecendo que a sua vitoria não foi a estratégia de guerra, nem a coragem do seu general Josué, mas por que eles tinham uma bandeira.
A bandeira foi que lhe deu a vitoria e a bandeira de Moises era o Deus criador dos céus e da terra!
Que nos também  possamos levantar um altar a Deus, Colocar a nossa própria vida neste altar, e ergamos sem vergonha, sem receio, a nossa bandeira - Jeová Nissi.
Ao dizer isto de todo coração significa que estamos dizendo que:
É Deus que luta conosco, é Deus que nos protege, é Deus que nos da a vitoria certa.
Deus sendo a nossa bandeira é a garantia de que a batalha não será perdida, pois com a força de Deus nos sempre seremos vencedores.
Jesus como nossa bandeira, foi erguido na cruz, e este é o símbolo da nossa vitoria.
Em Jesus somos mais que vencedores!


5 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus Cristo Pastor Tales, essa mensagem é muito forte. Que Deus possa continuar te usando grandemente e que "Adonai Nissi" a nossa bandeira esteja sempre arvorada no topo.

    ResponderExcluir
  2. Palavra maravilhosa e impactante que me fez refletir quem tem sido a minha bandeira e que a minha bandeira tem que estar hasteada até em cima.Que Deus esteja sempre arvorada no topo.

    ResponderExcluir
  3. Palavra maravilhosa e impactante que me fez refletir quem tem sido a minha bandeira e que a minha bandeira tem que estar hasteada até em cima.Que Deus esteja sempre arvorada no topo.

    ResponderExcluir