sábado, 6 de setembro de 2014

7 sinais que antecedem a volta de Jesus!

7 sinais que antecedem a volta de Jesus!
                                                                                                                                      Ct 2:8-13
Introdução:
Estamos nesta noite participando de mais um culto de santa ceia.
Quando nos lemos em 1 Co 11:23-32 onde o apostolo Paulo fala da celebração da santa ceia do Senhor.
Podemo-nos ver que Paulo determina aos coríntios, e também à igreja de Jesus em todas as  épocas que a ceia do Senhor seja celebrada:- ate que ele venha
O grande fundamento do evangelho é a morte de Cristo, na cruz, por cada um de nós.
Jesus Cristo veio a este mundo e morreu na cruz para criar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu.  Veja o que disse apostolo Paulo:
-Por que a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando a impiedade e as concupiscências mundanas, vivamos neste presente século, sóbria justa e piamente
Aguardando a bem aventurada esperança e o aparecimento da gloria do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.
O qual se deu a si mesmo, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo especial, zeloso e de boas obras. Tt 2:11-14
Ei! Sem a morte de Cristo não há evangelho, não há ceia, não há salvação.
É por isso que a  igreja não  deve omitir em momento algum a mensagem da cruz de Cristo.
A verdadeira igreja  de Jesus  jamais pode se esquecer de anunciar a morte Jesus!
Não podemos trocar a mensagem da cruz por qualquer outro tipo de mensagem!
Um dos objetivos de participarmos da ceia do Senhor, é justamente  relembrar que Jesus Cristo morreu por nos na cruz.
Agora, a ceia não é somente uma mensagem de lembrança, a ceia também fala de esperança.
Se por um lado participamos para relembrar a morte, por outro lado a ceia também fala da volta de Jesus.
A ceia só faz sentido se lembrarmos que Jesus morreu, mas ao 3º dia ele ressuscitou, está vivo para todo sempre! E vai voltar para buscar a sua igreja.
A mensagem da ceia não se prende somente ao passado e ao presente,
Ela aponta também para o futuro, para uma viva esperança de glória.
Paulo lembra em 1 Co 11:26 que, quando os crentes estão celebrando a ceia,
 Comendo o pão e bebendo o cálice estão, na verdade, anunciando a sua esperança na volta do Senhor Jesus.
A palavra de Deus; anuncia diversas vezes que aquele que foi também retornará.
 - Aquele que veio uma primeira vez, em humilhação e para sofrer em nosso lugar voltará para reinar em glória absoluta.
Por mais que alguém duvide, por mais que alguém chegue a pregar contra esta verdade, por mais que  venha omitir esta verdade, a verdadeira Igreja de Cristo continuara repetindo: Jesus esta voltando! Jesus esta voltando!
O nosso dever como crentes em Jesus Cristo anunciar a volta gloriosa de Jesus.
E nós fazemos isso quando celebramos a Ceia do Senhor.
Mas, eu quero ministrar uma palavra nesta noite no livro de cantares baseado no tema: 7 sinais que antecedem a volta de Jesus!
Em algumas traduções este livro se chama cantares, em outras; cantares de Salomão, cânticos de Salomão ou simplesmente cânticos dos cânticos. De acordo com 1 Rs 4:32 Salomão escreveu 1005 cânticos
 Então,  o nome Cântico dos cânticos significa que é o melhor cântico de todos os cânticos.
Existem 2 interpretações para este livro: a literal e a simbólica.
Na interpretação literal cantares: é uma declaração de amor de Salomão para com a sua noiva Sulamita.
Na interpretação simbólica cantares é uma declaração de amor de Cristo para com a sua noiva; a igreja!
Apesar de não aparecer o nome de Deus em nenhum dos seus 8 capitulo, Cantares emprega uma linguagem simbólica para expressar verdades eternas
O Livro de Cantares está na galeria dos livros poéticos da Bíblia, seu escritor foi o sábio Salomão.
Todos nos sabemos que os sinais da volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estão registrado no evangelho de Mateus 24.
Ali se fala de terremotos, pestes, guerras, perseguições, esfriamento do amor... etc. na verdade estes sinais são o principio de dores que antecedem a volta de Jesus.
Agora se no livro de cantares, Salomão simboliza Jesus e a Sulamita simboliza a igreja,
Então, os 7 sinais da volta de Jesus  que nos encontramos em Ct 2: 8-13 relacionados a volta de Jesus para sua noiva, sua igreja. Vejamos então:
1º Sinal que antecede a volta de Jesus: Passou o inverno. Ct 2:11
 O inverno em Israel se dá nos meses de Março, Abril e Maio, onde chove muito.
 Quando as chuvas começam a cessar os judeus sabem que o inverno está acabando.
Quando cantares diz: - Passou o Inverno... Esta falando de um tempo de frieza Espiritual.
O inverno fala da intensa frieza espiritual que estará em muitos corações, antes da vinda do Senhor Jesus. Jesus disse que nos  últimos dias:  
- Por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriará..Mt 24:12.
Um dos sinais que antecedem a volta do senhor Jesus é o esfriamento espiritual. É isto que nos estamos vendo na vida muitos crentes nos últimos dias.
Mas o que é esfriar? Esfriar é abaixar ou perder a temperatura original. É tornar-se frio, insensível, desalentado. É se deixar dominar pelo desânimo.
Crente frio é frieza na esperança, é crente sem empolgação e sem entusiasmo. É perda do primeiro amor.
É  viver uma vida espiritual sem fervor pelo que antes dava prazer, trazia alegria, tomava tempo, gerava grande interesse.
É sair da dimensão do fogo do altar para o gelo do mundanismo. Existem grandes
advertências bíblicas para não deixarmos o fogo apagar.
- O fogo arderá continuamente sobre o altar e não se apagara, mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manha, e sobre ele porá em ordem o holocausto... Lv 6:13
- Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Ef 5:14.
-  E não vos embriagueis com vinho em que há contendas, mas enchei-vos do Espírito. Ef 5:18
- Não apagueis o Espírito. I Te 5:19.
- Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;
E se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.  Ap 2:4-5.
- Se pra você ir ao cinema, ir ao shopping, assistir TV,passear é mais importante do que vir à igreja.
- Se pra você ler um gibi, uma revista de fofoca ou uma revista da moda é mais importante do que lê a palavra de Deus.
- Se pra você as coisas materiais e as coisas deste mundo são mais importantes que as coisas espirituais.
- Se as sua orações são orações mecânicas  e impessoais com meras petições memorizadas
- Se as suas ocupações domésticas, profissionais e estudantis têm tomado mais do seu tempo do que a sua comunhão pessoal com Deus.
- Se o seu ministério virou negócio, show, mera ocupação religiosa, obrigação social, ou uma coisa chata e enfadonha.
- Se a Ceia do Senhor na sua simplicidade e profundidade mística não representa mais nada para você?
Desculpe-me a sinceridade, mas você foi atingindo por este mal que assola o povo de Deus nos últimos dias. Esfriamento espiritual!
Ei! Se você está esfriando espiritualmente. Isto é grave. Mas, isto tem solução.
Reaja! Levante-se! Jogue fora as desculpas! Renuncie aos seus argumentos. Não abuse da misericórdia de Deus.
Busque  o Senhor HOJE com sincero arrependimento antes que sua frieza destrua sua fé e esfrie a vida de outros que estão espiritualmente ligadas a você
 Enquanto é tempo volte para debaixo da cachoeira de Deus! Volte para o 1º amor!
Não seja um crente frio, não seja um crente morno, mas seja um crente cheio do Espírito Santo de Deus!
2º Sinal que antecede a volta do noivo: A  chuva cessou.Ct 2:11
O inverno ilustra período de adversidade espiritual.  Tempos difíceis, de lutas, de batalhas, de guerras.
Tempos que parece que as coisas não andam, que  parece que estamos estagnados
Mas o texto diz que: - Passou o inverno, cessou a chuva.
Muitos crentes nestes últimos dias  pessoas estão vivendo um inverno em suas vidas.
Quantos que estão angustiados e aflitos diante dos problemas da vida, problemas que de uma hora pra outra veio bater nas nossas portas.
 Foi o desemprego involuntário, ou uma enfermidade que achou de escolher a sua família,
Uma separação da pessoa amada, um filho que se deixou levar pelas drogas.
Ei!  São muitos invernos, que neste momento pode  estar castigando a vida de muitos salvos em Cristo Jesus.
Quando o inverno chega, costumamos nos perguntar: Por quê? Até quando Senhor?
Mas eu tenho para ti uma boa notícia: O inverno, por mais rigoroso, por mais causticante que seja dura apenas um tempo.
Ei! o inverno não veio pra ficar pra sempre. O dono do tempo esta dizendo pra alguém aqui hoje:  - passou o inverno: a chuva cessou e se foi, o tempo de cantar chegou!
O inverno que atinge tantas pessoas é um sinal de que a volta de Jesus esta próxima, mas para os seus servos Deus continua dizendo:
- Passou o inverno, cessou a chuva!
3º Sinal que antecede a volta de Jesus: aparecem as flores na terra. Ct 2:12
O inverno simboliza lutas e adversidades, mas depois do inverno vem a primavera.
 E quando chega a primavera as flores surgem na terra, os  animais dos campos aparecem em todos os lugares,os  pássaros começam a cantar.
É chegado o tempo em que a natureza pôe se a cantar. A harmonia e a alegria da primavera reavivam o coração das pessoas.
Ei! É isso o que Deus quer para a sua vida: O surgimento da primavera espiritual; o tempo da alegria; o tempo de cantar.
A Igreja  do Senhor Jesus antes do arrebatamento experimentará uma grande renovação espiritual.
Jesus não virá buscar uma igreja fria, morta, apática. Jesus vem buscar uma igreja alegre, vibrante, cheia da presença do Espírito Santo de Deus!
Eu faço parte desta igreja! E você também faz parte da igreja que vai subir cantando o hino da vitoria?
Depois que passar este inverno de frieza espiritual que estamos vivendo, depois que cessar a chuva, vai começar a primavera!  Vai parecer às flores na terra!
Flores falam de Quatro Coisas: 1: Beleza. 2: Cores:  3: Cheiro. 4 :Perfume.
Ei! A Igreja de Jesus antes do arrebatamento experimentará uma grande renovação espiritual.
Assim como as flores, nascem, morrem e se renovam, a Igreja passará por este processo,
A igreja Nasce em Cristo, Morre para o mundo, e se renova a cada dia no Espírito Santo.
Depois do inverno vem a primavera, antes de toda a primavera tem o inverno. Antes de toda vitória tem a luta, tem a guerra.  Antes de toda conquista, tem a batalha o salmista disse:
- Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Sl 30:5.
 4º  Sinal que antecede a volta do noivo: O tempo de cantar chegou! Ct 2:12
Antes da volta de Jesus eu creio que o Espírito Santo levantará uma poderosa geração de adoradores.
A Igreja do arrebatamento voltará a adorar a Deus, antigamente os cantores cantavam nas igrejas,
Hoje os ditos cantores evangélicos fazem shows pagos em ginásios, parques de exposição e arenas.
O louvor e a adoração viraram comercio nas mãos de pessoas que não tem temor de Deus, são artistas, mas não são adoradores.
Artistas que são acompanhados por fâs, crentes idolatras, que ficam andando atrás de autografo e fotografia dos famosos da musica gospel
Pastor! Agora eu não gostei do o senhor falou! Não tem problema! Quem não gostou come mais pouco!
Eu creio que Deus antes de arrebatar a sua igreja vai trazer de volta a verdadeira adoração, Deus vai tirar show e vai restaurar o louvor na sua casa!
O povo de Deus vai voltar a adorar em Espírito e em verdade, pois são estes adoradores que Deus esta a procura. Jo 4:23.
5º  Sinal que antecede a volta de Jesus : a voz do Espírito Santo será ouvida na terra. Ct 2:12.
Veja o que diz cantares:  - chegou o tempo decantar as aves, e voz da rola ouve-se em nossa terra. V.v 12.
Rola aqui pra quem não sabe é uma pomba, e a pomba na bíblia representa o Espírito Santo, existe pelo menos 4 razoes para isto.
1º:  brancur:a, que fala de pureza fidelidade um ao outro, a pomba é o símbolo da paz, é um animal que não tem fel, isto fala de ser sem amargura. E tem mais:
 Uma tradição Judaica traduz Gn 1:2 da seguinte maneira: - O Espírito de Deus como pomba pousava sobre as águas.
Jesus falou da pomba como uma simbologia de simplicidade, uma das mais belas características dos discípulos.
- Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Mt 10:16.
A pomba também  nos dias da lei de Moises, era  a ave usada no sacrifício;  - dois pombinhos. Lv 1:14.
A bíblia diz também que quando Jesus foi batizado por João Batista o  Espírito Santo  desceu sobre ele  na forma de uma pomba. Mc 1:9-13.
Em Gn 8:6-12 quando terminou o dilúvio Noé pra descobrir se águas já haviam abaixado soltou corvo, que não achou lugar para pousar seus pés por isso ia e voltava.
Depois Noé soltou uma pomba ela  foi e voltou por que as águas ainda não tinha abaixado.
Depois de 7 dias Noé a  a soltou novamente, e ela trouxe um sinal de esperança: um galho de oliveira que mostrava que as águas estavam baixando.
A pomba representa o Espírito Santo na vida da pessoa que  até pode sair,mas volta para a Arca/Igreja  por que não encontra repouso neste mundo de perdição,
E quando volta traz  no seu bico uma folha nova de oliveira,isto fala de esperança de vida,  quando  o crente é conduzido totalmente pelo Espírito Santo.
Ei!Nestes últimos dias, antes de Jesus voltar, santifique  a sua vida para  que você possa ser conduzido pelo Espírito Santo,
 Quando sair você por este mundo e não encontrar vida retorne para a casa de Deus e traga  na sua boca palavras de esperança.  
A pomba nesta passagem representa também as 3 viagens que o Espírito Santo fez aqui nesta terra.
Na 1º que o Espírito Santo veio foi nos dias do velho testamento, ele vinha e voltava. Pois pessoas não eram batizadas com o Espírito Santo,
Mas elas  eram cheias do Espírito Santo conforme a necessidade, para realizar algo especifico para Deus.
Na 2º vez que o Espírito veio foi no batismo de Jesus no deserto, ele veio e voltou levando Jesus na sua ressurreição, isto esta representado na folha nova de oliveira.
Na 3º vez foi no dia de pentecostes, quando 120 pessoas foram cheias do espírito Santo, ele veio e não voltou mais, e só vai voltar quando a igreja for arrebatada.
Por enquanto o Espírito Santo esta conosco, e aqui  na terra a sua voz é ouvida por todos salvos em Jesus.
- Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas. Ap 2:7,11, 17, 29 e Ap 3:6, 13,22.
6º  Sinal que antecede a volta de Jesus: a figueira já deu seus frutos. Ct 2:13
Um dos maiores sinais que nos mostra a volta iminente de Jesus é o sinal da figueira. Jesus disse:
Indicadores proféticos bíblicos sinalizam que estamos no entardecer do último dia, Jesus disse:
- Olhai para a figueira e para todas as árvores
Quando começar a brotar, vendo-o sabeis por vos mesmos, que o verão está próximo.
Assim também, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus.
Em verdade vos digo que não passara esta geração, sem que tudo isto aconteça. Lc 21:29-32. 
A figueira brotando  representa a nação judaica que nasce na Palestina, e controla a cidade onde esteve situado o Templo, após o período de dois mil anos.
Com  o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo se deparou com as seqüelas de anos de crueldade:
Mais de 6 milhões de judeus  haviam sido exterminados nos campos nazistas.
Com isso, as organizações voltadas para ajuda humanitária passaram a resgatar os judeus que sobreviveram aos campos de concentração e embarcá-los clandestinamente para a palestina.
O fato sensibilizou a opinião pública mundial e revigorou a idéia de criação de um Estado judeu na Palestina.
Em 1947, em assembléia realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, foi deliberada a divisão da Palestina em dois Estados, o Estado Judeu e o Estado Árabe.
Em maio de 1948, os judeus, liderados por David Bem Gurion, fundaram oficialmente o Estado de Israel. 
A Figueira já deu os seus frutos. Israel, a nação eleita de Deus, voltou a existir.
O milagre do renascimento de Israel já aconteceu. E apesar de todos os fatores contrários, a nação ainda existe e continuará a existir
Jesus disse; - Quando a figueira brotar, já está perto o verão. Mt 24:32. Israel é o relógio de Deus para o mundo inteiro e para a Igreja.
A figueira já brotou! A profecia se cumpriu! Em breve Jesus voltara!
7º Sinal que antecede a volta de Jesus: as vides em flor exalam o seu aroma. Ct 2:13
A Vide em flor exalando o seu aroma, fala do  tempo de frutificação antes da vinda de Jesus.
Ei! É tempo de cada crente que está ligado na Videira verdadeira que é Jesus, dar frutos. Jesus disse:
- Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Jo 15:1-2.
- Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15:5
- Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Jo 15:16
Ei! É tempo da Igreja do arrebatamento trabalhar e frutificar. É tempo de ganhar para o reino de Deus.
O tempo da frutificação é agora ou nunca mais! Faça sua parte! Frutifique! Frutifique!
Conclusão:
Todos estes 7 sinais que antecedem a vinda de Jesus estão se cumprindo na vida da igreja da ultima hora.
1: Passou o inverno.
2: Cessou a chuva.
3: Aparecem as flores na terra.
4: O tempo de cantar chegou.
5: A voz do Espírito santo se ouve.
6: A figueira brotou.
7: As vides em flor exalam seu perfume.
No capitulo 2 verso 10 o texto diz assim: -Levanta amada minha,formosa minha e vem.Ct 2:10
No capitulo 2 verso 10  termina assim: - Levanta amada minha,formosa minha e vem. Ct 2:13
Será que nos estamos preparados para ouvir o chamado do mestre? Será que estamos prontos para gritar: Maranata! Ora vem Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário