sexta-feira, 11 de julho de 2014

O DEUS DE QUEM EU SOU, E A QUEM EU SIRVO, ESTEVE COMIGO!

O DEUS DE QUEM EU SOU, E A QUEM EU SIRVO, ESTEVE COMIGO!
                                                                                                                        
At 27:21-26.
INTRODUÇÃO:
O texto que nos lemos nesta noite, nos traz mais um episodio na historia do homem de Deus chamado Paulo.
Paulo que antes se chamava Saulo, e foi perseguidor dos cristãos, após ter um encontro com o Senhor Jesus no caminho de Damasco.
Tornou-se um vaso nas mãos de Deus, o pregador do evangelho aos gentios, e o maior fundador de igrejas da igreja primitiva.
 Paulo depois da sua conversão percorreu os principais centros urbanos, anunciando a Cristo e este crucificado.
Com certeza através do ministério de Paulo o evangelho foi espalhado nos mais diferentes lugares do planeta.
É claro que isso acabou gerando muito ódio nos inimigos do cristianismo.
Paulo era odiado por ensinar que o único que pode salvar o homem é Jesus. Por afirmar que o único mediador entre Deus e o homem, é Jesus.
Quem lê a palavra de Deus sabe perfeitamente que em várias ocasiões Paulo, por causa da mensagem que pregava, foi preso, espancado e açoitado.
Uma dessas ocasiões ocorreu em Jerusalém At 21:33. Ali Paulo foi preso e interrogado pelos membros do Sinédrio, que eram do mais elevado tribunal judaico da Palestina.
Após ter passado pelo primeiro interrogatório, encaminharam Paulo para Cesareia com intenção de acusá-lo diante do governador Félix. At 24:24-25.
Felix deixou ele preso por dois anos, até que ele foi substituído por Pórcio Festo. Que pressionado pelos inimigos de Paulo também o lavou a um interrogatório.
Paulo temendo o julgamento de Festo que queria agradar os judeus apelou para César At 25:11.
Festo concordou em enviá-lo para Roma At 25:12.
O capitulo 27 de atos dos apóstolos conta como foi esta viagem de Cesareia a Roma.
Preso, acusado de sedição e profanação, Paulo entra no navio sob os cuidados de um centurião, ele e mais alguns prisioneiros.
Só que aquela não  era a melhor época do ano para viajar. O inverno estava próximo. A situação ficava cada vez mais perigosa.
Durante a viagem eles foram surpreendidos por uma forte tempestade.
Durante 14 dias flutuaram sobre um céu sem sol e sem estrelas. Era um cenário da mais completa desolação.
O navio estava quase a naufragando, tempestade ameaçava destruí-lo a qualquer instante
O evangelista Lucas que é o escritor do livro de atos dos apóstolos, narra cada pormenor desta desastrosa viagem.
 Atos 27 e 28 é uma Ministração eficaz sobre: tempestades, e tempestades falam de tempo de adversidade.
Quando falamos em tempestades nos lembrarmos de dificuldades. Quando falamos de tempestades a visão que nos temos em nossa mente é de um barco açoitado pelas ondas e pelo vento.
Esta visão nos traz claramente uma comparação com as aflições que passamos em nosso dia a dia.
Às vezes tudo esta bem, mas, de repente o tempo fecha, o vento assopra, aparecem nuvens no céu e chegam as tempestades da vida!
Ei! São as adversidades da vida que chegam sem avisar: problemas financeiros, familiares, emocionais, entre outros.
quando as tempestades chegam a nossa tendência humana, assim como os tripulantes do navio onde estava Paulo é:
 O medo, o desespero, a angústia, a ansiedade, e pra piorar o diabo, nosso adversário se aproveita destes sentimentos para querer nos afogar.
Mas o que fazer quando somos açoitados pelas tempestades da vida? Como devemos reagir quando o barco da nossa vida for atingido pelas tempestades?
Vejamos nesta noite o que fez o servo de Deus Paulo quando enfrentou esta situação.
Fique atento, pois Deus quer e pode falar com você hoje através desta palavra.
1º : EM MEIO AO DESESPERO PAULO TROUXE UMA PALAVRA DE ESPERANÇA.
Se você observou bem a historia você pode ver que Paulo estava sendo levado para Roma para ser julgado no tribunal do imperador romano Cesar.
Juntamente com Paulo estavam 276 pessoas, todos os que estavam naquele navio
Sofreram o efeito daquela grande tempestade. Todos ficaram desesperados!
Só que no meio deles estava um servo de Deus, Deus levantou a Paulo para fazer a diferença, e só pode fazer a diferença quem faz diferente!
Paulo foi avisado por Deus de tudo que ia acontecer ali, por isso ao invés de ficar amedrontado Paulo se levanta no meio deles e começa a fazer a diferença. Veja o que Paulo disse:
...- Paulo pondo-se em pé no meio deles disse: m- na verdade, era preciso vocês ter me ouvido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda.
 Mas, já agora, vos aconselho a ter bom animo, porque nenhuma vida se perdera de entre-vos, mas somente o navio.
Por que esta noite mesmo, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem eu sirvo esteve comigo.
Dizendo: Paulo não temas! É preciso que compareças perante Cesar, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quanto navegam contigo. At 27: 21-24.
Ei! Em meio ao desespero causado pelas tempestades; alguém precisa se levantar em meio aos desesperados.
Alguém precisa trazer uma palavra de esperança aos desesperados, alguém precisa fazer a diferença sendo diferente.
Naquele navio de desesperados e amedrontados, Paulo foi um porta voz da Esperança!
Eu já disse aqui que as tempestades da vida atingem a todos; ricos e pobres, sábios e ignorantes, crentes e descrentes... Etc.
Agora quando as tempestades atingir sua vida faça a diferença, fazendo diferente; não reclame, não murmure, tenha uma sempre em sua boca uma palavra de esperança.
Quem sabe alguém que você conheça; um amigo, um parente, um irmão de fé, esta passando por uma tempestade.
Faça a diferença na vida desta pessoa leve uma mensagem de esperança para ele!
Somos-nos os mensageiros da esperança, fomos chamados por Deus para trazer uma mensagem de esperança na hora do desespero.

- O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem. Is 50:4
A ceia do Senhor a qual estamos  celebrando hoje também é uma mensagem de esperança.
Além de ser uma mensagem baseada em fatos reais, histórica, aponta para o que Jesus fez, ensinou e, também, para o que ele é:  Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
 A mensagem da ceia não se restringe ao passado e ao presente, ela aponta também para o futuro, para uma viva esperança de glória.
 Paulo disse que, quando os crentes estão celebrando a ceia, comendo o pão e bebendo o cálice estão,
 Na verdade, anunciando a sua esperança na volta do Senhor Jesus, que prometeu aos seus discípulos que voltaria para que eles estivessem com ele.
Mas, quero te convidar a enfatizar as palavras que Paulo disse para trazer esperança para os tripulantes do navio na hora da tempestade:
Porque esta noite mesmo, o anjo de Deus, DE QUEM EU SOU, E A QUEM EU SIRVO, ESTEVE COMIGO.
Repita comigo: -  de quem eu sou, e a quem eu sirvo, esteve comigo!
Vejamos o que Deus quer falar comigo e com você atreves desta declaração do seu servo o apostolo Paulo:
                                    1º EU SOU DE DEUS:
Quando nos lemos a declaração de Paulo:
- Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo. At 27:23.
Descobrimos que Paulo era  um homem de Deus convicto.
Convicto de sua filiação divina:
Eu sou de Deus
Convicto de sua chamada:
Eu sirvo a Deus
Convicto das promessas de Deus para sua vida e ministério
.
a bíblia diz que fé é convicção: - ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem. Hb 11:1.
Ei! Entenda bem isto aqui! 276 homens desesperados a beira da morte em alto-mar.
Durante 14 dias aquela embarcação havia sido levada como uma simples folha de um lado para o outro.
14 dias de tormentos, 14 dias sem ver a luz do sol, humanamente falando não havia mais esperança de salvação.
Até a própria armação do navio tinha sido jogada ao mar, para impedi-lo de afundar.
No meio destas circunstâncias Paulo o prisioneiro que estava sendo conduzido para Roma, se levanta se coloca em lugar estratégico para ser ouvido por todos e disse:
- Esta mesma noite, o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas; é preciso que compareças perante César, e eis que Deus por Sua graça te deu todos quantos navegam contigo.
Paulo não disse: eu ouvi dizer que Deus em situações como estas pode salvar. Paulo  não disse: - Eu  já estudei sobre o poder que Deus tem para proteger Seus filhos. Não!
 Paulo disse: - O anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo.
O apóstolo Paulo está falando aqui de experiência e não de teoria.
Paulo tinha uma convicção: - O Deus de quem eu sou!
Paulo não disse: eu pertenço à igreja de Jerusalém pastoreado pelo pastor Pedro, ou
 Eu sou assembleiano, eu sou presbiteriano, eu sou da igreja mundial, eu sou da universal, não! Paulo disse com convicção: - eu sou de Deus!
É claro que é importante fazer parte de uma denominação, ser fiel a igreja e ao ministério que pertencemos e fazemos parte.
Mas, antes de tudo, antes de qualquer placa de igreja, antes de ter uma carteirinha de membro ou uma credencial de pastor e pertencer a qualquer convenção.
Devemos ter uma convicção: - Nos somos de Deus!
Tem gente por ai dizendo: - eu sou de Alan Kardec outros dizem eu sou  de Buda, outros dizem
da igreja do pastor tal ou do pastor fulano de tal.
Ei! Diga com convicção: - eu sou de Deus!
Quando eu estava pastoreando a igreja em Vianopolis nos tínhamos uma pequena congregação em um setor na saída da cidade.
Esta congregação estava fechada, mas logo que cheguei ali na cidade, e senti no coração o desejo de reabri-la.
Depois de fazer um mutirão com os irmãos da igreja, limpando o quintal da igreja e a própria igreja, nos marcamos o evangelismo no setor.
Evangelizamos-nos aquele cassa por casa, falando da palavra de Deus e convidando as pessoas para culto de reabertura da igreja.
Mas o que me chamou atenção é que ali tem um centro espírita muito grande conhecido como vale do amanhecer.
E na maioria das casas que nos batemos na porta pra falar de Jesus para as pessoas elas nos respondiam com muita falta de educação dizendo: eu não quero saber de igreja e nem de Jesus  eu sou é do vale.
Ei! Deixa eu te dizer uma verdade: com todos os meus defeitos e minhas limitações eu sou de Deus!
Ei! Em meio aos tufões, furacões ou tempestades de problemas que enfrentamos ou iremos enfrentar, devemos ter a mesma convicção que teve o apostolo Paulo naquele navio:
- O Deus de quem eu sou e a quem eu sirvo esteve comigo!  Eu sou de Deus!
Você que vai participar da ceia aqui hoje, comer o pão; símbolo do corpo de Jesus, beber o suco de uva; símbolo do sangue dele.
Você consegue compreender o preço alto que foi pago por Jesus  na cruz, para que hoje eu você participe deste memorial com convicção.
Convicção esta semelhante a dos apostolo Paulo que disse com firmeza o Deus de quem seu sou!
Eu sou de Deus! Eu sou de Deus! Fui comprado pelo preço do seu sangue derramado lá na cruz.
Você custou um alto preço – O Sangue de Jesus!
- Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. I Co.6:20.
                            2º O DEUS A QUEM EU SIRVO.
- Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo. At 27:23.
Paulo tinha plena convicção do Deus que o chamou para o seu serviço ministerial.podemos conferir no que ele falou na sua carta aos gálatas.
- Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
 Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, Gl 1:15,16.
Paulo tinha uma certeza: - Deus me chamou e eu sirvo a ele!
Quando Paulo diz: o Deus a quem eu sirvo. Esta palavra poderia ser traduzida também como: O Deus que eu  adoro,  o Deus que eu vivo com Ele, o Deus que eu conheço,
O  Deus que eu passo tempo a sós com ele, o Deus que eu permito que ele participe de todas as minhas atividades.
 Esse Deus a quem pertenço e a quem sirvo, enviou Seu anjo e me disse:
 - Que não há nada a temer. Todo nos, chegaremos bem a Roma, porque é preciso que eu me apresente diante de César.
Deixa eu te fazer algumas perguntas nesta noite: Você sabe a quem pertence? Você sabe a quem serve?
Servir a Deus é servir a Cristo, principalmente no que se refere às ordenanças do Evangelho. 
- Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará. Jo 12:26.
Ei! Será que nos realmente podemos dizer que somos servos de Deus¿ ou como disse o apostolo Paulo o Deus que eu sirvo!
A principal razão Quando sentimos o amor de Deus em relação a nós, a nossa resposta natural é:
- Senhor eu te servirei. Está resposta acontece quando uma pessoa recebe amor incondicional, e seu desejo é retribuir à quem lhe mo pela qual devemos desejar servir a Deus e por amor., em II Co 5:14, Paulo disse: - O amor de Cristo nos constrange.
Paulo  reconhecia que tudo o que Deus  fez, ele fez por amor a nós através de seu filho amado Jesus. Não é isto que diz: Jo 3:16.
Quando sentimos o amor de Deus sendo derramado na nossa vida, o nosso desejo natural é dar a ele alguma coisa em troca.
É claro  que tudo o que podemos dar é pouco em comparação  ao que ele nos deu, entretanto devemos oferecer o melhor de nós. O que de melhor poderíamos oferecer à Deus?
Nossa vida, nossos talentos, nosso tempo, nossas energias e capacidades.
- Senhor, em que posso te servir?. Esse deve ser o clamor do nosso coração. Servir e servir com amor e por amos à Deus
No livro de
Êx 21, fala sobre as leis em relação aos servos. Nos versículos 5 e 6, fala do servo que depois de servir o seu senhor por seis anos  no sétimo ele tem direito obter a liberdade,
Mas se este servo decide ficar definitivamente com o seu senhor porque o ama, não por compromisso, nem por melhor pagamento, mas sim por amor ao seu senhor.
Ele não queria viver em outra casa, e nem servir a outro senhor. A partir de então, sua orelha era furada e ele  por livre espontânea vontade servia ao seu Senhor pelo resto da vida. Leia
Ex 21:1-6.
Deus esta procurando pessoas que querem servi-lo como servos da orelha furada, servos que o servem por amor e não por obrigação.
Como não servir a Deus? Tenho que servi-Lo! Seu amor me constrange me força a servi-Lo, e faço por amor.
tem muito crente que se gaba dizendo: sou um servo de Deus, só que pra servir a Deus tem que ter orelha furada, tem que ser por amor.
Servir a Deus significa renuncia! O que é que você tem coragem de renunciar para servir a Deus?
Seus  gostos pessoais, seu lugar cômodo,  suas nossas horas de sono, seus passeios, suas horas de lazer!
Paulo teve coragem de renunciar por isso na hora da tempestade não teve dificuldade nenhuma em dizer: - o Deus a quem eu sirvo esteve comigo!
Deixa te falar nesta noite! Mais cedo ou mais tarde a tempestade pode chegar a sua vida e ai você tem coragem de dizer: o Deus que eu sirvo estará comigo!
3º ESTEVE COMIGO.
- Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo. At 27:23.
Paulo tinha convicção de quem ele era: - eu sou de Deus. Paulo tinha convicção da sua chamada:-  o Deus a quem eu sirvo,
Mas ele tinha também a bênção da presença de Deus:- esteve comigo.
Paulo tinha convicção de que ninguém iria perecer naquele navio por que Deus esteve com ele.
É interessante se nos meditarmos na palavra de Deus iremos descobrir que Deus sempre estava com seus servos principalmente nas tempestades.
: Deus estava com Jose dentro da cisterna. Gn 37
: Deus estava com Jacó com no deserto de Harã quando ele fugia de Esaú. Gn 28:16-17
Deus estava com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha de fogo ardente Deus. Dn 3:23-25.
: Deus estava com Daniel na cova dos leões. Dn 6:19-22.
: Deus estava com Paulo e Silas na prisão. At 16:23-26.
: Deus estava com  Jesus no Getsêmani quando ele orava em agonia um anjo do céu o confortava. Lc 22:43.
: Deus estava com Paulo naquele navio na hora da tempestade. At 27:23.
Ei! Será que você pode dizer: passei por uma tempestade e Deus esteve comigo!
Se você é de Deus¿ se você serve a Deus¿ Deus estará contigo nas tempestades da vida!
Mesmo nos dias difíceis, mesmo na hora das adversidades, mesmo na hora das tempestades, não desista!
Lute com esperança e fé, peça a Deus sabedoria e força para vencer.
Um dia você vai olhar para trás e irá dizer: - Foi difícil, mas Deus esteve comigo, Eu venci.
Conclusão:
No navio dos desesperados Paulo fez a diferença, fazendo diferente! Quando todos estavam amedrontados Paulo disse:
- Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo.
Dizendo: Paulo não temas! É preciso que você compareça perante Cesar, e eis que Deus por sua graça te deu todos quantos navegam contigo.
Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito
. At  27:23-25.
Ei!  Nesta noite neste culto de santa ceia Deus me autoriza dizer: - vai acontecer como Deus disse.
O que Deus te prometeu e falou acerca de você não pode ser anulado.  Não tem demônio! Não tem inferno que pode impedir o agir de Deus na sua vida.
foi assim que aconteceu com Paulo, Paulo e todos os homens que com ele viajavam conseguiram se salvar.
Paulo entrou ali desacreditado  mas,  saiu dali em alto crédito. Por que tudo que ele falou e Deus cumpriu.
 Paulo foi um diferencial naquele navio, alguém que impediu a morte em massa da tripulação.
Paulo não falou algumas palavras bonitas e acalmou os ventos,  Paulo não saiu andando sobre as águas.
Mas Paulo mostrou sua convicção com firmeza: o Deus de quem eu sou, o Deus a quem eu sirvo esteve comigo.
E ele já me disse: ninguém irá morrer! Todos estavam desesperados sabe o que Paulo fez.
Pegou um pedaço pão deu graças a Deus e começou a comer, quando os outros viram isto se encheram de animo,
 E depois de 14 dias sem comer nada, começaram a comer também. At  27:35-36.
Paulo descansava em Deus, em constante oração e paz interior.
Certamente este testemunho de Paulo alcançou alguns da tripulação.
O que Deus falou através de Paulo aconteceu, a tempestade foi terrível o navio naufragou At 27:41.
O sofrimento foi intenso, mas que todos chegaram salvos na ilha: agarrados em tábuas, em bóias, em plantas, cansados, feridos, mas chegaram. At 27:44.
Ei! Enquanto estivermos neste mundo sempre haverá tempestades: lutas, provas, tribulações...
Mas nem que seja arrastando, nem que seja cansado, ferido, segundo em plantas, em pedaços de madeira se você crer atua vitoria vai chegar!
 Na hora da tempestade esteja pronto pra fazer a diferença sendo diferente, não abandone sua fé na hora da aflição!
Diga como Paulo: o Deus de quem eu sou, o Deus que eu sirvo estará comigo!
Participe da ceia hoje com convicção na alma:  EU SOU DE DEUS, EU SIRVO A DEUS, E ELE ESTARÁ SEMPRE COMIGO!

MENSAGEM PREGADA NO CULTO DE SANTA CEIA.

Um comentário: