quarta-feira, 28 de maio de 2014

SEJAM MEUS IMITADORES!

SEJAM MEUS IMITADORES!
Fp 3:17.
Introdução:
Se nos estudarmos com atenção a palavra de Deus, principalmente as cartas escritas pelo apostolo Paulo.
Iremos-nos encontrar pelo menos 6 vezes Paulo dizendo: - sede meus imitadores.
Ele disse isto em: 1 Co. 4:161 Co. 11:1Fp. 3:171 Ts. 1:61 Ts. 4:1 e 2 Ts. 3:9.
Quando nos lemos pela 1º vez qualquer uma destas passagens bíblicas, podemos com muita facilidade concluir que:
 Paulo era um homem soberbo, altivo, que não tinha nenhuma humildade; mas quero dizer que se olharmos desta maneira estamos totalmente errados.
Apesar de Paulo ser uma pessoa comum como qualquer um de nós, não vai pensando que Paulo era feito de um material diferente do nosso, por que ele não era!
Paulo como qualquer um tinha falhas e cometia erros, mas mesmo assim ele declarou com convicção que era um imitador de Cristo.
Mas o que é ser imitador¿ o que é imitar alguém¿
Essa palavra imitar significa: tomar como modelo, tomar como padrão de conduta, como referencia e como exemplo.
Ser imitador é se tornar padrão e o que é ser padrão¿
Ex: em uma construção quando se vão fazer as colunas da construção, cortam-se as barras de ferro na medida de 3 metros.
Só que pra não precisar cortar todas as barras de ferro, pega então, o metro ou a trena e mede uma barra com a medida de 3metros.
Daí pra frente não precisa ficar medindo todas as barras pra cortar é só usar a 1º barra como padrão, como modelo para as demais barras.
Apesar de não ser perfeito, Paulo estava nos ensinando que ser imitador não significa ser exatamente perfeito como aquele que estamos imitando.
Ser imitador significa que desejamos ser como Ele é. Isso está muito mais ligado a uma questão de desejo, de vontade. Imitar é tentar ser igual, tentar fazer igual.
Já percebeu que tem gente que imita: o ex-presidente Lula, o cantor Michael Jackson,  o apresentador Silvio Santos, o Marcelo Resende...etc. tem gente que é bom pra imitar os outros e tem gente que é ruim.
Mas, o que nos precisamos ser é imitadores de Cristo. Precisamos ter desejo, vontade de andar como ele andou, amar como ele amou e perdoar como ele perdoou; isto sim é ser imitador!
 Guarde no isto no seu coração: Imitar é tentar ser igual, tentar fazer igual; não significa ser exatamente perfeito como aquele que estamos imitando,
Mas imitá-lo é tentar ser o mais parecido possível com ele.
Paulo disse: - sede meus imitadores como eu sou de Cristo.  E em Fp 3:17 ele chega a dizer : - imitem os que me imitam.
 Parafraseando Paulo estava dizendo para nós crentes do século 21: - vocês devem ser padrão para o mundo,  referencia, modelo para o mundo.
Ei! O mundo segundo a bíblia jaz no maligno, e o mundo carece de bons exemplos
O mundo moderno está adotando padrões equivocados de conduta. As pessoas estão imitando os maus exemplos e se tornando maus exemplos.
 Quando Paulo disse: Sede meus imitadores como eu sou de Cristo. Ele estava falando de um modelo de vida, de um padrão de vida, de uma referencia. Paulo estava falando de exemplo.
Paulo disse para nos imitarmos a ele como ele imitava a Cristo, mas em quais aspectos¿ em quais situações¿  em que devemos imitar a Paulo¿
É claro que o espaço e o tempo aqui disponível são pouco pra dizer em tudo que devemos ser imitadores do apostolo Paulo, como ele foi imitador de Cristo.
Mas eu separei algumas atitudes de do grande Paulo que nos devemos imitar, e com a Graça de Deus e A ajuda do seu Espírito Santo quero meditar com irmãos nesta noite. Vejamos então:
1º EM QUE SITUAÇAO DEVEMOS IMITAR A PAULO: APRENDENDO A ESPERAR O TEMPO CERTO.
Quem lê a bíblia sabe muito bem que Paulo foi um grande instrumento nas mãos de Deus.
Com certeza ele foi o maior evangelista, o maior teólogo,
 O maior missionário e o maior plantador de igrejas de toda historia da igreja primitiva,
Paulo plantou igrejas nas Províncias da Galacia, Macedônia, Acaia e Ásia menor, Paulo pregou
Nas escolas, nas cortes, nos palácios, nas sinagogas, nas praças e na prisão,  ele escreveu 13 cartas que fazem parte do novo testamento.
Paulo pregou para os judeus, mas ficou conhecido como o apostolo dos gentios, pois foi ele que levou o evangelho para eles, apesar de que isto fez Paulo ser tremendamente perseguido pelos judeus.
Agora, muitos pensam que Paulo que antes era conhecido como Saulo, se converteu e no outro dia já estava fazendo a obra missionária, só que isto não é verdade!
Quando Paulo que ainda se chamava Saulo foi para Damasco com cartas nas mãos para prender os cristãos.
Ele teve no caminho de Damasco um encontro com Jesus:
Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.
Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia
: - Saulo, Saulo, por que você me persegue?
Saulo perguntou: Quem és tu, Senhor?  Ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem você persegue.
Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer.
  At 9:3-6
Paulo obedeceu entrou na cidade, ficou 3 dias cego na casa de um homem chamado Judas .
 Até que Deus revelou em visão a um servo seu chamado Ananias para que ele fosse à casa de Judas e orasse por um homem de Tarso chamado Saulo.
Ananias  obedeceu foi até a casa de Judas orou por Paulo, e ele recuperou sua visão se   converteu e foi batizado. At. 9:9-18
Apesar de Paulo ter sido criado aos pés de Gamaliel um dos homens sábios de sua época, apesar de Paulo ser um conhecedor da lei da torah,
O currículo de Paulo não tinha valor para Deus, a ponto dele mesmo dizer:
- Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.
Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo. Fp 3:7-8.
Não pense você que Paulo se converteu um dia na casa de Judas e no outro já saiu fazendo agendas e missões por todo lado porque não foi assim!
Paulo só foi lançado para o ministério missionário muito anos após sua conversão.
Logo após Paulo ser curado da cegueira, ser batizado e ter recebido o Espírito Santo ele começou a pregar em Damasco afirmando que Jesus era o filho de Deus. At. 9:20.
Mas a pregação de Paulo era apenas uma declaração de que aquele a quem ele perseguia era o filho de Deus
Há um grande intervalo entre At. 19:20-21 e At. 19:22, no começo em At. 19:20-21 Paulo apenas pregava e dizia que Jesus era o filho de Deus,
Mas depois em At. 19:22 Paulo mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus  era o Cristo.
 Demonstrar é mais do que afirmar. Demonstrar é provar cuidadosamente o que se afirma.
A bíblia diz não atos dos apóstolos mais em gálatas que Paulo após se converter não foi pra Jerusalém onde estavam os apóstolos, mas, foi para a Arábia onde ficou por 3 anos. Leia Gl 1:15:18.
Estes 3 anos foram 3 anos de preparo, e investigação das escrituras onde Paulo aprendeu com certeza que Jesus de fato erra o messias prometido.
Diz os estudiosos que depois disto Paulo ainda ficou 5 anos na Síria, Cilícia e Tarso, que era sua cidade natal Gl 1:21.
E depois mais 3 anos servindo na igreja e Antioquia da Síria At. 11:22, At. 11:25, só então, após isto é que ele foi separado para missões; aproximadamente 11 anos depois.
Paulo soube esperar o tempo certo! Paulo sobe esperar o tempo de Deus! E foi o maior missionário da historia da igreja primitiva.
É quase  impossível falar de ministério, de missões, de abrir igrejas, de obra de Deus e não falar deste homem chamado Paulo,
 Ele se tornou um modelo, um referencia e  um padrão, alguém que devemos imitar!
Paulo era um imitador de Jesus Cristo que também esperou o tempo certo pra se manifestar e cumprir o seu ministério.
Jesus aparece na bíblia com 12 anos discutindo com os doutores no templo Lc 2:42-47, e depois desaparece vindo a iniciar o seu ministério com aproximadamente 30 anos. Leia Lc 3:23.
Agora, imagine o salvador do mundo trabalhando na carpintaria de uma pequena dos 12 até os 30 anos de idade.
Parece que conseguimos compreender isto: como que pode o salvador do mundo viver uma vida simples e em oculto durante quase 20 anos.
Mas, ele esperou o tempo determinado por Deus pai, para dar inicio a seu ministério e a sua missão.
Se formos olhar parra lei de Moises em vigor ainda naquela época 30 anos era idade exigida para o sacerdote começar o seu oficio sacerdotal. Nm 4:3.  
José tinha 30 anos quando começou a servir no Egito como governador. Gn 41:46.
Davi tinha 30 anos quando começou a reinar sobre Judá 2 Sm 5:4.
Ezequiel tinha 30 anos quando iniciou seu ministério profético em Israel  Ez 1:1.
Hoje nos estamos vivendo uma época em que as pessoas não querem mais esperar o tempo de Deus.
Houve uma época na igreja brasileira em que nos vivemos a moda dos exs, era o ex-artista da globo, o ex guitarrista da banda tal, o ex humorista de tal programa de TV.
O cara se convertia hoje e só pro que era famoso no outro dia já viravas, pastor pregador e já estava no púlpito das igrejas pregando pras multidões.
Sem nenhum preparo, sem ser discipulado por ninguém, resultado: a maioria destes, já se desviaram e estão lá fora e dando mal testemunho.
 Quando Paulo escreveu para Timóteo falando das qualificações para os presbíteros ele disse entre outras coisas que:
Não seja neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 1 Tm 3:6.
Tem gente que se converte hoje e nem sabe direito ainda o que é ser crente, e ouve uma profetada e no outro dia já quer ser pregador, cantor, e pastor de igreja.
Meu irmão! Cuidado aprenda imitar a Paulo que foi imitador de Jesus, espere o tempo de Deus.
Não se precipite! Deus tem o tempo certo para todas as coisas!
Talvez Deus usou um profeta e falou com você: eu te chamei para uma grande obra! Eu vou te usar em minhas mãos!
E você sentiu que esta profecia é Deus, foi realmente Deus que falou na boca do profeta.
Agora, só tem detalhe! Espere o Tempo Certo: O fato de termos um chamado não quer dizer que já devemos operar nele, temos que esperar o tempo de Deus. 
não é por que Deus falou que te chamou pra pastorear que você vai sair da igreja causar uma rebelião, alugar um salão e dividir a igreja onde você congrega.
Não é por que Deus falou que vai fazer de você um pregador ou um cantor renomado que você vai pedir contas do emprego e sair pregando por ai deixando de pagar suas contas e fazendo sua família o passar necessidades.
Ei! Espere o tempo de Deus! Mas pastor Deus falou que me chamou para uma grande obra!
Tá certo! Tudo bem! Só que talvez você esta pensando que esta grande obra é ser pastor de uma grande igreja,
 Ou ser pregador famoso que prega nos grandes congressos e tem seu nome nos outdoor na entrada das grandes cidades.
Mas talvez a grande obra que Deus te chamou pra fazer é, ser porteiro da igreja, lavar os banheiros da igreja, pregar só pra uma pessoa, orar por um doente...etc
Ei! O que é grande para nos pode não ser grande para Deus!
 Espere o tempo de Deus é o que fizer para Deus no tempo dele, será grande diante dele e não diante dos homens.
Paulo disse:
- Sede meus imitadores como eu sou de Cristo¿ como¿ aprenda a esperar o tempo certo! Aprenda a esperar a hora certa¿
2º  SITUAÇÃO NA QUAL DEVEMOS IMITAR O APOSTOLO PAULO: NA SUBMISSÃO.
Paulo disse: - Sede meus imitadores como eu sou de Cristo.
Devemos imitar o apostolo Paulo na submissão, mas o que é submissão¿
2º o dicionário de português submissão é : o ato ou efeito de submeter. 
Obediência voluntária; sujeição: submissão perfeita. 
Humildade, humilhação, passividade, subserviência
Biblicamente submissão significa: SUB - quer dizer: - debaixo - de. MISSÃO quer dizer: - profissão ou vocação.
Em resumo: Submissão  é: exercer missão de apoio, missão de base, de auxilio
O conceito de submissão tem sido muito desvalorizado, já que ele é relacionado com humilhação,
 Como se a pessoa submissa fosse um ser dominado e forçado a agir contra a sua vontade.
Mas,  submissão na Palavra de Deus é um ato da própria vontade através do qual nos sujeitamos ao melhor critério ou governo de outra pessoa.
Submissão na bíblia é  um reconhecimento de autoridade por parte do que se submete para com aquele a quem se sujeita, e não um sentimento de desvalorização própria.
A submissão não o rebaixa. Não o faz sentir menos que o outro, mas reconhecer como maior sua capacidade de conduzir ou guiar. 
Apesar de ter um dom de liderança extremamente aguçado, Paulo  soube se submeter por onde quer que fosse, em todas as situações da sua vida.
Quando Paulo fez sua 1ª Viagem Missionária ele pregou somente para os judeus: At. 13:5, At.13:14.
Paulo não pregou diretamente aos gentios, mesmo tendo a certeza de que fora chamado para isso:
- Mas, quando aprove a Deus, que desde o ventre da minha mãe me separou e me chamou pela sua graça.
Revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue. Gl 1:15-16.
Por quê? Porque a Igreja daquela época ainda não tinha entendido que a salvação era também para os gentios.
Então Paulo no final de sua 1ª Viagem Missionária se reúne, juntamente com Barnabé, com os apóstolos em Jerusalém,
E nesta reunião eles entenderam que Jesus veio para salvar a todos, não somente os judeus, isto esta registrado em At. 15 e dizem que esta foi o 1º  concilio da igreja.
Onde ficou decidido que o evangelho de Jesus Cristo deve ser pregado a todos; judeus e gentios.
Só após isto Paulo ele passa a pregar livremente para os gentios.
– e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas [Pedro] e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão. Gl 2:9.
Sabe o que significa isto¿ Paulo  era um servo de Deus submisso. Submisso aos apóstolos, submisso a sua liderança.
Infelizmente nos estamos vivendo uma geração de crentes sem submissão, crentes que não querem ser submissos a sua liderança.
É fácil identificar um crente sem submissão o slogan dele é este: - eu não obedeço ao homem eu só obedeço a Deus.
Isto é desculpa esfarrapada de quem não quer ser submisso. É claro que a bíblia deixa bem claro que devemos obedecer nossos lideres no Senhor.
Não é uma obediência cega e sem razão, nem obedecer pra fazer coisas erradas, veja o que diz o escritor aos hebreus.
- Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; por que velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo porque isso não vos seria útil. Hb 13:17.
E o que tem de crente  que faz o pastor fazer a obra de Deus gemendo, não é brincadeira.
Faz as coisas sem prestar conta pra ninguém, vai pra qualquer lugar sem avisar, some e o pastor nem pra onde o irmão esta, visita outras igrejas sem falar nada.
O crente submisso e diferente; ele chega e diz: - pastor! Recebi um convite pra estar pregando, cantando ou talvez só visitando tal igreja no dia tal o Senhor me abençoa¿
O pastor alegra com a atitude de submissão do iramos diz: - vai meu irmão  você esta abençoado em nome de Jesus.
Esta vai debaixo da benção do seu pastor, e com certeza o que ele fizer ali será aprovado por Deus.
Ei! Imite o apostolo Paulo seja submisso, graças a Deus eu nunca tive dificuldades em ser submisso a minha liderança,
 E creio que é por isso que Deus tem colocado como pastor de uma igreja abençoada e submissa também.
Outro coisa,  a bíblia nos mostra que mesmo após 3 viagens missionárias, depois  de já ter escrito 7 epístolas que hoje fazem parte do Novo Testamento,
Paulo ainda se mostrou como sendo um homem submisso, havia um rumor dizendo que Paulo não estava obedecendo ao que foi decidido no 1º concilio em Jerusalém.
Diziam que ele estava proibindo os judeus de circuncidar os seus filhos, o que não era verdade.
Então Paulo de boa vontade se submete ao costume judeu e atende ao pedido dos apóstolos cumprindo um ritual judaico de purificação.
 Faze, pois, o que te vamos dizer: Temos quatro homens que fizeram voto; 
Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles as despesas para que rapem a cabeça; e saberão todos que é falso aquilo de que tem sido informado a teu respeito, mas que também tu mesmo andas corretamente, guardando a lei.
Todavia, quanto aos gentios que têm crido já escrevemos, dando o parecer que se abstenham do que é sacrificado a os ídolos, do sangue, do sufocado e da prostituição. 
Então Paulo, no dia seguinte, tomando consigo aqueles homens, purificou-se com eles e entrou no templo, notificando o cumprimento dos dias da purificação, quando seria feita a favor de cada um deles a respectiva oferta. At. 21:23-26.
Paulo não precisava ter feito isso – e sabia disso. Mas o fez. Por quê? Porque entendia e seguia o princípio da submissão à autoridade.
Um grande exemplo de submissão e o exemplo de Josué substituto de Moises;
Observe a pessoa e atitudes de Josué logo que assumiu a congregação de Israel no lugar de Moises. Veja o que a bíblia diz:
- Como ordenara o Senhor a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez; nem uma só palavra deixou de cumprir de tudo o que o Senhor ordenara a Moisés. Js  11:15.
 Moisés já estava morto, e mesmo assim, como diz o texto acima; - nem uma só palavra deixou de cumprir… 
Ei! Que coisa tremenda! Josué podia ter pensado: - Agora que Moisés é morto vou implantar o meu próprio estilo de governo.
 Ele era bom, mas já estava velho, sei que posso dar um toque de novidade nesse governo.
Mas Josué não fez isto! Ele continuou a cumprir o que Deus deixou ordenado para Moises, isto é submissão!
A vontade de andar sozinho e poder decidir tudo por si próprio não são sinais de maturidade. 
A Palavra de Deus diz:  - O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria. Pv 18:1.
Quanto mais você cresce diante de Deus, e quanto mais você o conhece, mais vai querer estar debaixo da liderança de alguém, estar servindo. Pois ser servo é um mistério Divino.
Paulo disse: sede meus imitadores como eu sou de Cristo. Paulo foi submisso e Jesus também foi.
E ele disse que devemos o mesmo sentimento que ele teve leia Fp 2:5-9.
3º SITUAÇÃO NA QUAL DEVEMOS IMITAR O APOSTOLO Paulo: SENDO HUMILDE.
Quando lemos Paulo dizendo: sejam meus imitadores. Fica uma impressão de que Paulo era um homem soberbo, que se achava melhor do que os outros.
Mas quando passamos a conhecer a historia de vida e o que Paulo escreveu descobrimos que ele era um homem humilde que cumpria o que Jesus ensinou dizendo:
- qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lc 14:11.
quando Paulo estava em sua 3ª Viagem Missionária, por volta do ano 55 d.C. ele escreveu:
- Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus 1 Co 15:9.
Quando Paulo  escreveu isso,  ele já tinha fundado cerca de 10 igrejas por toda a Galacia, Macedônia e Grécia, além de ter escrito 1 e 2 Tessalonicenses e Gálatas.
Mais adiante, ele escreveu aos efésios dizendo:
- A mim, o mínimo [menor] de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo Ef 3:8.
Mais adiante, pouco tempo antes de ser morto, depois de já ter escrito 11 epístolas, que fazem parte do Novo Testamento ele escreve:
- Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal.  1 Tm 1:15.
Paulo tinha tudo pra ser um home orgulhoso, que contava vantagens; fundador de igrejas, apostolo dos gentios, cidadão romano,  homem sábio e instruído que foi criado aos pés de Gamaliel,
Mas ele  descrevia a si mesmo dizendo:  sou o menor dos apóstolos, menor de todos os santos  e principal dos pecadores. Paulo  dizia:
-  Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.Gl 6:14
Paulo entendeu que o que João batista dizia: - É necessário que Ele cresça e que eu diminua. Jo 3:30.
Quanto mais ele conhecia de Jesus, aprendia d’Ele e crescia em intimidade com Ele, mas ele se via indigno e menor.
Ei! Imite o apostolo Paulo! Seja um crente humilde! Se Deus te usar pra fazer alguma coisa transfira toda a gloria para ele.
E diga eu sou a apenas um vaso nas mãos do oleiro, somente Jesus é grande e mercê ser glorificado.
4º  SITUAÇÃO EM QUEDEVEMOS IMITAR A Paulo: CUMPRINDO NOSSA MISSÃO ATÉ O FIM.
Na casa de Filipe em Cesareia Paulo recebeu uma profecia de um profeta por nome Agabo que dizia   que ele seria preso em Jerusalém:
- e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. At. 21:11.
Mas isso não parou o servo de Deus! Ele sabia que, mesmo que fosse preso, Deus o havia dito para que fosse até Roma. E ele estava disposto a ir até o final em sua missão: At. 21:15.
  Realmente Paulo foi preso, e passou 2 anos em Cesareia, sem acusações formais, antes de sua viagem para Roma.
Na viagem para Roma, ele passou por tempestades e naufrágio, mas não parou At. 27.
Paulo sabia qual era sua missão. E sabia que tinha que ir até o final.
Ei! Paulo disse: - Sede meus imitadores como eu sou de Cristo.
Quantas pessoas estão desistindo! Quantos crentes abandonaram sua fé e sua missão! Quantos já não estão mais nosso meio.
Pense um pouquinho quantos crentes desviados você conhece, pastores, obreiros, missionários, evangelistas, cantores, que não estão mais do nosso lado.
Não conseguirão levar a missão até o fim, desistiram no meio da caminhada. Ei! Não desista continue até o fim, Jesus disse:
Aquele que perseverar até o fim será salvo! Seja um imitador de Paulo e também de Jesus vá até o final.
O que importa não é começo e nem o e meio o que importa é fim, que no final da nossa jornada estejamos cumprindo a missão que Deus nos deu.
 Você quer imitar a Paulo¿ você quer ser um imitador de Jesus¿
 Então espere o tempo certosubmeta-se, seja humilde e cumpra a missão até o final, para que você possa também dizer como ele disse no final da sua vida.
-  Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 
 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
 2 Tm 4:7-8
Conclusão:
Paulo disse sede meus imitadores como eu sou de Cristo.
Será que eu você podemos dizer a mesma coisa pra alguém: imite-me! Faça o que eu faço.
Ou somos falsos e dizemos pros outros: -  olha só pra Jesus, não olha muito para mim não  senão, você vai se desviar.
Se você disser isso, e mesmo que você  dizer que o evangelho não serviu para nada na minha vida. E se o evangelho não serviu para minha, vai servir para a sua?
 Paulo tinha falhas e fraquezas, mas tinha coragem de dizer: - vocês podem me imitar!
O que Paulo estava dizendo em outras palavras era o seguinte:
 - Ouço o que eu prego, faça o que eu faço, porque meu modelo, meu padrão de conduta, minha referencia e meu exemplo é o Senhor Jesus Cristo!
Que Deus nos abençoe e nos ajude a ser padrão e modelo de servos de Deus como foi o apostolo Paulo.



quarta-feira, 7 de maio de 2014

O PERFIL DO IRMÃO EPAFRODITO

O  PERFIL DO IRMÃO EPAFRODITO
                                                                                                                               Fp 2:25-30.
Introdução:
O apostolo Paulo escreveu 13 cartas, ou 13 3espistolas que compõem o novo testamento,
E de  todas as cartas escritas pelo grande apostolo  filipenses é a mais alegre de todas.
O que nos chama atenção é que ela foi escrita quando o apostolo Paulo estava preso em Roma.
As palavras: alegria, gozo e regozijo aparecem pelo menos 16 vezes  nos 4 capítulos desta carta aos filipenses.
O versículo chave da carta aos filipenses é: - regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez vos digo regozijai-vos. Fp 4:4.
Agora, Paulo  não foi só o escritor da carta aos filipenses, Paulo foi o fundador da igreja em Filipos, na Macedônia, em sua segunda viagem missionária.
A bíblia nos diz que Paulo se dirigia para Bitínia; quando o Espírito de Deus em sonho; mostrou-lhe um Macedônio dizendo:
-  E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. At 16:9.
Assim o apostolo Paulo compreendeu qual era a orientação do Espírito Santo, e mudou seus planos, indo pregar o evangelho naquela região, o que significou a entrada do cristianismo na Europa.
A primeira cidade da Macedônia, que recebeu a pregação do evangelho foi justamente a cidade de Filipos.
Filipos foi uma cidade importante do Império Romano, considerada uma porta de entrada da Europa em relação aos visitantes provenientes da Ásia.
Ela ficava localizada no Leste da antiga província da Macedônia, a 13 quilômetros do mar Egeu, no topo de uma colina.
Abaixo dela estava o rio Gangites e a via Egnácia, que ligava a Europa e a Ásia.
 O trabalho de implantação da igreja naquela cidade não foi nada fácil.
A primeira pessoa a se converter na cidade foi Lídia, vendedora de Púrpura; depois o carcereiro  e sua família quando Paulo e Silas estavam presos.
Apesar de todas  as dificuldades, o trabalho se solidificou com tribulações, perseguições, e muitas resistências ao evangelho.
A igreja de Filipos cresceu, como uma igreja sadia, amadurecida cheia de homens e mulheres de Deus.
Da igreja de Filipos saiu vários lideres fortes,  e verdadeiros servos do Deus Altíssimo.
De Filipos saiu Epafrodito, Evódia, Síntique e Clemente,  que foram reputados como coluna da igreja.
Quando Paulo escreveu a carta endereçada aos filipenses, como eu já disse; ele estava preso em Roma aguardando o seu julgamento.
Com certeza os filipenses receberam a noticia  de que o missionário e fundador da igreja, estava preso e passava necessidade em Roma.
Alguns irmãos tiveram a disposição para levantar uma oferta e enviá-la a Paulo. E a pessoa escolhida para esta missão foi justamente o irmão Epafrodito.
Durante o cumprimento da sua missão Epafrodito cujo nome significa: amável, encantador, e simpático. Acabou adoecendo gravemente, ate quase morrer.
Mesmo assim ele cumpriu sua missão, foi curado por Deus e enviado de volta para pelo apostolo Paulo.
É sobre este homem de Deus , ou melhor sobre o perfil deste homem de Deus que eu quero trazer uma breve meditação nesta oportunidade.
A igreja do Senhor Jesus ao longo da sua historia é constituída de homens e mulheres de Deus que se destacam pelas suas virtudes e motivações.
Vejamos então qual o perfil deste home de Deus; Epafrodito, cujo nome é mencionado somente aqui neste texto bíblico, o que a bíblia diz dele? O que o grande apostolo Paulo disse a respeito dele?
EPAFRODITO: UM IRMÃO.
- julguei, contudo necessário mandar-vos, Epafrodito meu irmão... V, v 25/a
Um dos títulos mais bonitos que alguém pode receber é o titulo de irmão, como é precioso ser chamado por alguém de irmão.
Você pode até ter tem muitos amigos, conhecidos, colegas, mas ser chamado de irmão, na Bíblia significa promoção:
se você prestar bastante atenção nos evangelhos, você ira ver que, Jesus primeiro  chamou os  seus discípulos de servos,
depois  Jesus chamou os  seus discípulos de amigos.:
- Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer
. Jo 15:13-15.
mas, por ultimo depois de 3 anos e meio de ministério andado com eles, fazendo milagres a vista deles, comendo e bebendo com eles,
Agora, após morrer na cruz e ressuscitar Jesus promove e os chama de irmãos:
- Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão. Mt 28:10.
veja também o que o escritor da carta aos hebreus disse:
- Porque o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos. Hb 2:11.
Ei! Nos que somos separados e santificados por Jesus temos o privilegio de termos o mesmo e sermos feitos por ele irmãos e irmãs.
Quando o apostolo Paulo se refere a Epafrodito chamando ele de: - Meu irmão.
Paulo esta dizendo que eles eram irmãos não por que eram filhos carnais os da mesma mãe ou do mesmo pai,
Mas, sim que eles compartilhava a mesma fé redentora e  mesma visão da obra de Deus.
Agora, a grande verdade é que: Somente  irmãos verdadeiros se sacrificam uns pelos outros.
Um irmão supre a necessidade do outro. Um irmão não guarda ressentimento porque é filho do mesmo pai.
Tem muito crente por ai chamando o outro de irmão, mas vive em pé de guerra com este mesmo que chama de irmão.
Existem crentes que vivem realmente como irmãos,  como filhos do mesmo Deus, servindo a ele juntos e se preparando para morar no mesmo céu, mas infelizmente no meio do povo de Deus existem os falsos irmãos.
O  Apóstolo Paulo sofreu muito com os falsos irmãos, ele mesmo  quando falava das suas tribulações, falou destes falsos irmãos:
- Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
2 Co 11:24-26.
eu creio que o que mais fez Paulo sofrer não foi  os açoites, o apedrejamento,o naufrágio, nem os perigos entre os gentios, nem os perigos na cidade.
O que mais fez Paulo sofrer com certeza foi o perigo entre os falsos irmãos, os falsos amigos.
Falsos irmãos como Demas que amou o presente século; como Himeneu e Fileto que fizeram o naufrágio na Fé;
Como Alexandre o latoeiro que causou muitos males ao apóstolo Paulo
ei! Infelizmente Existem os falsos irmãos! Que Deus nos guarde deles, que Deus nos guarde da sua maldade, da sua impiedade, de sua hipocrisia, de seu fingimento…
Ainda bem que nós assim como Paulo temos verdadeiros irmãos ao nosso lado, como
Epafrodito que era um verdadeiro irmão.
Por isso que Paulo diz dele: -  Julguei, contudo, necessário mandar-vos EPAFRODITO, MEU IRMÃO.
 Não apenas irmão, mas, meu irmão! Eu te pergunto nesta oportunidade que conceito você está tendo do irmão?
Será que não esta na hora de celebrarmos mais nossa irmandade? Será que não esta na hora de nos amarmos mais como irmãos?  Veja o que diz a bíblia:
- Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.
Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.
Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
1 Jo 3:14-15.
- Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu?
E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus ame também a seu irmão.
1 Jo 4:20-21.
devemos amar os nossos irmãos de fé e este amor deve ser em todas as circunstancias,por que existem pessoas que são amigas somente quando tudo vai bem, quando estamos em abundância.
Existem amigos que são amigos pro churrasco, pro passeios, pras festas, mas quando vem a miséria eles estão prontos pra nos abandonar. Mas a bíblia nos ensina diferente.
- Em  todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Pv 17:17.
Epafrodito foi amigo e irmão de Paulo na hora da angustia, quando Paulo  esteve preso pode conta com ajuda do seu irmão Epafrodito.
                                         2º Epafrodito O COOPERADOR.
Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador... V,v 25/b
O que é um cooperador? Um cooperador é  um ajudador, é aquele que está sempre pronto para somar ao lado de seu líder.
Cooperador é aquele que trabalha sem aparecer. E se aparece não se ensoberbece. A infelizmente na obra de Deus existe muita gente  que gosta aparecer, de ser o cabeça, o  dirigente, o líder.
Existem pessoas que se for pra fazer a obra e ficar no anonimato; ele não faz, mas, Deus esta nestes últimos dias a procura de cooperadores.
Até o apostolo Paulo que era um dos maiores lideres da igreja, quando os crentes de corinto começaram uma contenda, fazendo partidarismo na igreja,
Dizendo uns:- eu sou de Apolo e outros: - eu sou de Paulo; Ele  não teve nenhuma dificuldade  em dizer que nos somos cooperadores de Deus.
- Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Ora, o que planta e o que rega é um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
1 Co 3:5-9.
ei!Deus esta procurando para sua obra; cooperadores! Se você se dispõe como Epafrodito a ser um cooperador adore o Senhor nesta noite!
O cooperador serve onde for necessário, desde tarefas mais simples às mais complexas, ele está sempre disponível.
Como cooperar?  A Bíblia nos ensina:
àDevemos  Cooperar com amor – (trabalhar com o coração)
àDevemos  Cooperar com Fé
àDevemos  Cooperar com prontidão; - Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Rm 12:11
àDevemos  Cooperar com alegria: Servi ao Senhor com alegria;  apresentai-vos a ele com cântico.  Sl 100:2
à Devemos Cooperar com inteligência: Conhecer o meu lugar; discernir
A hora de agir.
               3º Epafrodito: COMPANHEIRO NOS COMBATES.
- Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro nos combates. V,v 25.
quando Paulo disse: companheiro nos combates, em outras palavras Paulo queria dizer:
Epafrodito é um soldado valente comigo nesta guerra.
O que significa companheiro de combates?
Trata-se de um amigo e irmão nas horas mais difíceis. No momento em que a morte e a prisão rondavam o apóstolo Paulo,
 Lá estava Epafrodito para animá-lo, consolá-lo e servir de apoio.
Ei! Todos  nós precisamos de um companheiro de lutas.
- Em todo tempo ama o amigo mais na angustia nasce o irmão. Pv 17:17.
A bíblia diz em vários textos que a vida cristã  é um combate: em Ef 6:10-18 Paulo fala da armadura de Deus para o combate.
Em 2 Co 10:4  ele fala das armas da nossa milícia e em 2 Tm 4:7 ele fala do premio no final da carreira para aqueles que combatem o bom combate.
- Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
2 Tm 4:7-8.
A vida cristã é um combate constante;contra o inferno,contra o mundo e contra a carne,
E neste combate constante precisamos de companheiros, de pessoas para nos ajudar.
Lembrei-me de Jesus no getesemani que no momento de maior agonia quando pediu os seus discípulos para orar com ele,
 Dizendo que a sua alma estava angustiada até a morte, eles não foram companheiros no combate
Eles não o ajudaram a bíblia diz que todos dormiram e Jesus ficou só orando em agonia.
Ei! Seja companheiro de combate do seu irmão, do seu pastor de alguém que precise da sua ajuda.
ser companheiro de combate é lutar junto, orar juntos, trabalhar juntos, fazer a obra juntos,
Ser companheiros de combate significa sofrer juntos, significa vencer juntos. Ei! A obra de Deus  não pode ser jamais uma competição,
Competição de quem prega melhor, de quem canta melhor, de quem ora mais bonito, de quem lidera melhor um departamento,
Isto é coisa do diabo! Trabalhamos-nos juntos, servimos  a Deus juntos e vamos subir no arrebatamento todos juntos.
- E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. At 3:1.
a vida cristã é um combate, mas se combatermos juntos, vamos juntos vencer pelo nome de Jesus.
- Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Sl 20:7
juntos,  iremos vencer pela palavra de Deus que é a espada do espírito. Ef 6:17
juntos, iremos vencer pela Fé.1 Jo 5:4. Juntos, iremos vencer pelo poder do sangue de Jesus. Ap 12:11.
      4º Epafrodito  PROVEDOR DOS SERVOS DE DEUS
- julguei, contudo, necessário enviar-vos Epafrodito,  meu irmão, cooperador, companheiro de combates e vosso enviado para prover as minhas necessidades.
tente  imaginar a chegada de Epafrodito em Roma o encontro dele com Paulo:
- Aqui está  meu irmão Paulo, a nossa oferta de amor, nosso afeto, nosso coração…
 Epafrodito é a tradução fiel da generosidade encarnada, e a bíblia é clara em dizer que
o Avarento não entrará no Céu .
1 Co 6:10
a bíblia diz também em Rm 12:8, que repartir é um dom espiritual.
Quantos crentes que se dizem irmãos, mas, na hora da aflição não tem coragem de repartir com alguém que precisa.
Às vezes quando se pede ajuda pra alguém na igreja, seja pra fazer uma cesta ou pra doar roupas pra alguém.
Eu já ouvi crentes dizer:- tá me achando com cara de supermercado?
Outros trazem pra cesta produtos vencidos ou que não presta mais, doa roupas rasgadas e sapatos furados para os outros,
E depois ainda tem coragem de dizer que são crentes, que são irmãos, tem coragem de dizer: - paz do Senhor irmão!
Ei! Aprenda com Epafrodito quando Paulo estava preso ele não mediu nenhuma dificuldade me levar ajuda financeira para o servo de Deus.
Até doente ele ficou no cumprimento da sua missão, mas, Deus o recompensou curando da sua enfermidade.
Conclusão:
Paulo no seu ministério teve vários amigos e ajudadores: Timóteo, Tito, Filemom, Priscila e Áquila e vários outros.
Mas nestes poucos versículos no final da carta de filipenses, preso, aguardando sua sentença,
Ele não se esqueceu de honrar um grande amigo e irmão que na hora que ele mais necessitou ele lhe estendeu a mão.
Ao falar de Epafrodito  Paulo acabou por revelar suas grandes virtudes: irmão, cooperador, companheiro, e provedor
Epafrodito é um exemplo a ser seguido por cada um de nós, que ao olhamos para o seu perfil possamos analisar a nos mesmos e perguntar-nos:
E o que você temos feito pela obra de Deus na terra? Temos sido irmãos verdadeiros, cooperadores, companheiros de combate e provedores dos necessitados?
Pense nisto! Que Deus te abençoe!