segunda-feira, 23 de setembro de 2013

EU SOU DO MEU AMADO E O MEU AMADO É MEU

Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu.
Ct 6:1-3.
Introdução:
O texto que nos lemos hoje se encontra no livro de cantares, em algumas traduções este livro é conhecido como: cantares de Salomão, cânticos de Salomão ou simplesmente cânticos dos cânticos.
O escritor evidentemente foi Salomão, Salomão filho de Davi com Bate-Seba, o 3° rei sobre a nação de Israel.
Salomão foi o ultimo rei a reinar sobre as 12 tribos de Israel, logo após o reino se dividiu no reinado de seu filho Roboão.
Logo que começou a reinar Deus apareceu para Salomão em sonhos e lhe disse: pede-me o que queres que eu te dê. 1  Rs 3:5.
Salomão pediu sabedoria para reinar sobre a nação e Deus agradando do seu pedido lhe deu sabedoria, mas também lhe deu grandes riquezas. 1Rs 3:5-13.
A bíblia fala em 2 Rs 10:14-29 da riqueza de Salomão: Salomão tinha 40 mil cavalos, 12 mil cavaleiros, 70 mil homens que levavam carga, 80 mil que trabalhavam com peras nas montanhas, 3300 homens que davam ordens executavam.
O ouro que traziam para Salomão todo ano era 666 talentos (30.636 kilos) todos os vasos da casa de Salomão eram de ouro, o seu trono era de marfim.
A sabedoria que deus deu a Salomão foi algo tão grande que a sua fama se espalhou por todo o mundo conhecido naquela época, pessoas vinham de longe para conhecer a sabedoria de Salomão.
Salomão escreveu 3000 provérbios, 1005 cânticos; falou desde o cedro no Líbano ate o hissopo que brota na parede.
Salomão falou dos animais da formiga ate o leão, desde a águia que plana no espaço ate a rolinha que desce na planície, falou sobre plantas, repteis e peixes a sabedoria de Salomão não era sabedoria do homem, mas, sabedoria que vinha da Deus.
Pelo menos 3 livros da bíblia são atribuídos a Salomão: provérbios, eclesiastes e cantares.
 
O livro de cantares que é onde esta o texto sobre o qual vamos falar aqui hoje é um livro de muita importância na cultura judaica
 Na festa da páscoa, que era comemorada todo ano este livro era lido para toda congregação.
Cantares tem um estilo poético, belo e sucinto, e existe pelo menos 2 formas de interpretação para o livro de cantares:
A 1° é a literal: onde o livro de fala da declaração do amor do noivo não caso aqui Salomão pela sua noiva Sulamita.
A 2° é  a interpretação simbólica ou espiritual: onde Salomão simboliza Jesus cristo e a sua noiva Sulamita simboliza a igreja.
Eu quero deixar de lado hoje a interpretação literal e com ajuda de Deus e a lâmpada do Espírito Santo fazer uso da interpretação espiritual e aprender algo de grande valor para nossa vida espiritual.
Apesar do nome de Deus aparecer aqui apenas uma vez e isto no capítulo 8:6.
Simbolicamente podemos ver o amor de Deus pela sua igreja através das declarações de amor de Salomão  pela sua noiva Sulamita que simboliza que simboliza a igreja.
No texto de Ct 6:1-3. Aparecem pelo menos 3 personagens. São eles: o amado, a amada e um grupo de mulheres  que procura insistentemente onde esta o seu amado? 
Cada personagem destes 3 versículos tem um significado espiritual, para entendermos o que cada um destes simboliza precisamos observar o dialogo que gira em torno do amado embora não haja nenhuma fala vinda dele.
Um grupo de pessoas, provavelmente mulheres, pergunta em tom questionador, enquanto a amada se defende falando do seu amado.
 Vejamos, pois o dialogo entres estes três personagens:
 Para onde foi o teu amado? Ó mais formosa entre as mulheres. Para onde virou a vista do teu amado e buscaremos contigo?
O dialogo começa com o grupo de mulheres fazendo estas perguntas que Aparentemente são Perguntas simples,
Mas, se você prestar bastante atenção vai perceber que há um questionamento perigoso por trás destas palavras.
Perguntar para uma noiva para onde foi o seu amado demonstra uma forma sutil de se fazer um questionamento.
Tipo, “ele não está aqui contigo”, ou “você não é a amada, então onde foi o teu amado”.
O questionamento ainda é acompanhado com um elogio sórdido: ó mais formosa entre as mulheres, isto aponta o interesse de perturbar a amada.
Se ela é a amada, e a mais formosa entre as mulheres, então o amado deveria estar ao lado dela, e se não está, o que ele estaria fazendo?
Será que a noiva não estaria em segundo plano na vida dele?
Já falamos aqui que a noiva simboliza a igreja e o noivo simboliza Jesus Cristo o amado da nossa alma.
Ei! Estes questionamentos feitos pelo grupo de mulheres que a bíblia chama de filhas de Jerusalém não soa diferente dos questionamentos que nos vemos nos dias atuais.
Os questionamentos que a Noiva, amada de Jesus, escuta nos dias de hoje, são semelhantes a estes e o pior, vem acompanhado com um elogio sórdido.
Quem é noiva de Jesus, quem faz parte da igreja de Jesus tem ouvido isto diariamente na sua vida:
- onde está o teu Deus?  Você não é mais que vencedor, onde está sua vitória?
 Você não é servo de Deus, então por que está passando esta situação?
Interessante que quando você recebe uma vitória, as pessoas vêem seus projetos dando certo, vêem sua família unida,
Seu trabalho dando frutos, dificilmente aparece alguém para dizer: - Nossa! Como Deus te abençoa!
Mas é só você passar por um problema, e se surgir uma enfermidade na sua família, uma causa na justiça que parece não ter fim, ou qualquer outro obstáculo.
 Logo vai  aparecer um monte de pessoas para dizer: - ué, onde está o seu Deus que você tanto fala?
Cadê o Deus da sua Bíblia? Cadê o seu Deus que não vê isso que está acontecendo com você?
Davi passou por isto e se sentiu tremendamente angustiado quando passou por provações e as pessoas diziam para ele: -  onde esta o seu deus?
Veja o que diz o Sl 42:3: - As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
Quem sabe este um
Era um momento de angústia que Davi passava por ele, mas só tem um detalhe;
 Davi ele sabia que Deus estava perto, que Deus não o havia abandonado, por isso Davi tinha uma resposta para quem lhe dizia onde esta o seu Deus?
- Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. 
Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. Sl 145: 18-19.
Estes grupos de mulheres aqui representam o diabo e o mundo que sempre quer nos questionar dizendo: - onde esta o seu Deus?
Mas eu quero responder a pergunta: Onde está o teu Deus? E vou responder com a Palavra de Deus
1°: Deus está acima de nós.
- não anos, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá gloria, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
Por que dirão as nações: onde esta o seu Deus?
Mas o nosso Deus esta nos céus e faz tudo o que lhe apraz. Sl 115:1-2.
- Pelo que hoje saberás e refletiras no teu coração que só o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na terra. Dt 4:39.
2° Deus esta em volta de nós.
- O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Sl 37:4
Toda vez que a bíblia diz: o anjo do Senhor no velho testamento esta falando do próprio Jesus.
Isto é  uma Teofania; Téo(Deus) fania( escondido) é próprio Deus que se manifesta em uma Teofania ou seja, escondido na figura do anjo.
Onde esta o teu Deus? A resposta é Deus esta em volta de nós.
- Como estão os montes em volta de Jerusalém assim esta o Senhor em volta do seu povo, desde agora e para sempre. Sl 125:2.
3°:  Deus esta adiante de nós.
- E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de fogo, para guiá-los pelo caminho, de noite numa coluna de fogo para alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Ex 13:21.
Sabe por que você tem vencido as lutas e dificuldades que surgem na sua vida? é por que Deus vai à frente, Deus vai à frente!
Como diz a canção da Cassiane: - Deus vai frente garantindo a vitoria para os filhos seus, quebrando as correntes sujeitando os inimigos por que ele é Deus.
Faz sair água da rocha com este Deus não há quem possa. Não há como o nosso Deus...
4°: Deus está na nossa retaguarda.
Ele não esta somente à nossa frente, mas, esta na retaguarda também que diz atrás de nós.
Quando você é tentado a voltar ou desistir do seu caminho ele te diz pela retaguarda:
-e os teus ouvidos ouvirão a palavra a palavra que vem por detrás de ti; este é o caminho andai por ele, sem vos desviar nem para direita ou para a esquerda. Is 30:21.
Se te perguntarem onde esta o seu Deus? Responda com convicção Deus esta atrás de nos, nos dando animo para nossa caminhada.
- e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, por que bebiam da pedra espiritual que os seguia, e pedra era Cristo. I Co 10: 4.
5°: Deus está sob nos, debaixo nós.
Você pode perguntar: Perai! Deus esta debaixo de nós?
Sim como rocha de sustentação, como alicerce da nossa fé.
- Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me de um lago, de um charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou os meus passos. Sl 40:1-2
Ei! Nossa esperança está edificada sobre nada menos, do que o sangue de Jesus. Em Cristo a rocha sólida, estamos firmados, os outros solos são areia movediça!
6°Nosso Deus está conosco.
Assim como Ele estava com outros personagens na Escritura: ele disse em Hb 13:5 ...Não te deixarei nem te desampararei.
Deus sempre esteve presente com os seus servos ele esteve com:
Com Abraão na sua peregrinações,  com Jacó no vau de Jaboque, com José na prisão, com Moises no monte Horebe, com Elias na caverna,
Com os 3  jovens hebreus na fornalha, com Daniel na cova dos leões, com Paulo e Silas na prisão, com João na ilha de Patmos...
E ele está conosco, ele mesmo nos prometeu: - eis que eu estou convosco todos os dias até o final dos séculos. Mt 28:20.
As filhas de Jerusalém perguntaram a noiva amada: - para onde foi o teu amado? o mais formosa entre as mulheres?
E se te perguntarem:- onde esta o teu Deus? Responda sem hesitação:
 Ele esta acima de nós, ele esta em volta de nós, ele esta adiante de nós, ele esta na nossa retaguarda, ele esta sob nos e ele esta dentro de nós.
Mas existe uma segunda pergunta que é feita a noiva amada, e esta segunda pergunta é ainda mais desafiadora. - Para onde virou a vista do teu amado
Esta segunda pergunta quer fazer a amada acreditar que mesmo o amado estando presente, ele vira sua vista em outra direção, desprezando a amada.
É como se o amado não se preocupasse com a amada. Está com ela, mas não se importa muito.
Simplesmente, vira o rosto, não olha não se importa não se compadece, e não ama. 
Já disseram isto pra você? Deus não se importa com você! Deus não te ama!Deus virou o rosto pra você!
E ai as filhas de Jerusalém fazem uma proposta, veja o que diz o texto:
- para onde foi o teu amado? ó mais formosa entre as mulheres, para onde virou o rosto o teu amada e buscaremos contigo.
Em outra versão diz assim: para onde se retirou o seu amado, a fim de o busquemos juntamente contigo? .
Esta 2°pergunta acompanhada de uma proposta demonstra o caráter das filhas de Jerusalém.
Vamos-nos te ajudar a buscar o seu amado, mas primeiro precisamos ver algo, saber algo: para onde ele foi? Para onde ele se retirou? Para onde ele virou as vistas?
É um buscar do tipo: só buscará se ver algo, só buscará se acontecer algo com alguém primeiro. Um acreditar vendo resultados primeiro.
Ei! Não este o evangelho moderno que nós estamos vivendo: primeiro ver, receber, pra depois acreditar.
É o evangelho da barganha que coloca Cristo em segundo lugar e em primeiro o homem e suas vontades.
Já não oramos mais o pai nosso dizendo: seja feita a tua vontade assim na terra como nos céus.
Não! Oramos assim:  seja feita minha vontade aqui na terá e lá no céu também.
Até aqui a amada ficou calada, as filhas de Jerusalém acusam, questiona, desafia, mas é silenciado pela resposta da amada.
Ela  agora vai silenciá-las com suas respostas: vejamos
1°resposta: O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros do bálsamo, para se alimentar nos jardins e para colher os lírios.
Com esta resposta a noiva amada mostra que conhece seu amado e sabe onde ele está.
Ela Tem a plena certeza que mesmo não o vendo, ele desceu ao seu jardim. O jardim neste diálogo representa a igreja.
Note que no texto ele diz a expressão: SEU JARDIM. Por certo Jesus jamais desce em jardins que não lhe pertencem.
A Igreja é o jardim de Deus, e é dela que espera colher o fruto para seu alimento.
Se a igreja é o jardim de Deus? Então qual e o fruto que ele colhe no seu jardim? É fruto colhido em nossos lábios.
-  Portanto, ofereçamos sempre, por Ele a Deus, sacrifício de louvor,
Isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hb 13:15.
Ei! A igreja é o jardim de Deus,  e ele desceu no seu jardim aos canteiros de balsamo,  para  se alimentar e colher os lírios.
Um fato importante do jardim de Deus, é que ele é um lugar de canteiros de bálsamo. 
O bálsamo aponta para a cura, alívio, conforto e consolo.
Bálsamo é uma palavra genérica que descreve uma substância aromática e normalmente oleosa e resinosa segregada por várias plantas e arbustos.
O óleo de bálsamo, muitas vezes era usado em incensos e perfumes, era um dos luxos do Oriente Médio.
O balsamo também estava entre os ingredientes do óleo de santa unção e do incenso usado no tabernaculo pouco depois de os israelitas saírem do Egito. Êx 25:6; 35:8.
O óleo de bálsamo  foi um dos presentes que a rainha de Sabá deu em abundância ao Rei Salomão. 1 Rs 10:2, 10
Antes de comparecer perante o rei persa Assuero a bíblia diz que Ester recebeu cuidados de beleza e massagens com óleo de bálsamo. Et 1:1; 2:12.
Ei! Todos os dias o nosso amado Jesus desce, ou seja, vem ao seu jardim que é sua Igreja. E ele cuida de cada planta, dando-lhe vida e segurança.
Se você esta ferido, machucado, ele tem o balsamo que pode para curar suas feridas.
O cuidado do Senhor Jesus com o seu jardim que é a sua igreja é como um pastor que cuida de suas ovelhas.
Como dono do jardim ele conhece cada planta que tem neste jardim, com seus mais diversos problemas.
O amado desceu também para colher os lírios.
A resposta da noiva amada para as filhas de Jerusalém nos chama atenção quando ela diz: o meu amado desceu ao seu jardim aos canteiros de balsamo, para se alimentar e COLHER OS LIRIOS.
 Esta expressão: - COLHER OS LIRIOS é uma clara profecia quanto ao arrebatamento da Igreja.
 Quando nos lemos Ct 2:1 Jesus se apresenta dizendo: - eu sou a rosa de Sarom o lírio dos vales.
Aparentemente é algo bem simples, comum e inconfundível. Porque ali está a figura do Senhor Jesus.
 Aquele que veio a este mundo (o vale), enviado pelo Pai, para realizar um projeto de salvação, e mesmo como homem,
Sofrendo todas as amarguras desta vida não pecou, mas esteve em comunhão contínua com o Pai.
É como o lírio dos vales, que mesmo florescendo em charcos, mantém a alvura de sua beleza que o distingue de todas as outras. Jesus é este lírio.
 Agora quando interrogada pelo seu amado a amada diz:  o meu Amado desceu ao seu jardim... Para colher os LÍRIOS
 Colher os LÍRIOS significaà tomar para si, trazer para junto de si os LÍRIOS, ou seja, juntar, recolher aqueles que têm as mesmas características d’Ele, o Senhor, O LÍRIO DOS VALES.
 A Palavra nos diz assim: ... Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas velhas já passaram; eis que  tudo se fez novo. 2 Co 5:17.
 Se nós somos novas criaturas em Cristo Jesus - nascidos da água e do Espírito, se nós temos uma nova natureza que a natureza de Cristo Jesus que é O LÍRIO DOS VALES.
Então nos também somos LÍRIOS, temos as mesmas características de Cristo Jesus somos identificados com ele na sua morte e na sua ressurreição.
 Ei! Então esta resposta da noiva amada na verdade é uma profecia: há uma promessa para a igreja fiel:  o Senhor vem colher os LÍRIOS.
 O Senhor virá buscar a sua Igreja, aqueles que são os LÍRIOS, como Ele.
Aqueles que têm as mesmas características, que se identificam com ele, que fazem sua vontade, que lhe obedecem.
Um Bom Jardineiro sabe que para se colher um lírio para enfeitar sua casa, é necessário que o mesmo esteja pronto.
O Espírito Santo está preparando os lírios do Jardim para a breve colheita do amado, para que assim o seu povo possa enfeitar a Jerusalém Celestial para sempre.
Ei! A igreja é o jardim de Deus e existem dois objetivos do jardim (igreja) alimento e colheita de frutos.
Sabe onde você vai encontrar Jesus o noivo amado? No jardim! No jardim do Senhor! Na igreja! É aqui que você vai encontrar o Amado.
É aqui que você vai ser renovado com seu bálsamo, você vai receber o alimento que vem da boca de Deus, e aqui que o Senhor quer recolher os frutos da obra de suas mãos.
2°reposta: Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele se alimenta entre os lírios.
A segunda resposta na verdade é  uma declaração  da intimidade da noiva amada com o seu noivo amado.
E para mostrar seu relacionamento a amada declara: - eu sou do meu amado, e o meu amado é meu.
Ei! Aconteça o que acontecer, venha o que vier, saiba que você pertence ao seu Amado.
Você pertence a Ele. Você é do seu Amado e Ele é todo seu.
Quando você for questionado por alguém, quando quiserem colocar em duvida sua fé.
Lembre-se: você é de Jesus e Jesus  é seu.
Vamos fazer uso da forma poética do livro de Cantares, e dizer bem alto: - eu sou do seu Amado e o seu Amado é seu.
Pode vir a luta que vier, pode vir a aflição que vier, posso passar por qualquer deserto, posso passar por qualquer tempestade.
Nada pode tirar isto de mim e de você.
Eu sou de Jesus e Jesus é meu! Eu sou de Jesus e Jesus é meu! Eu sou do meu Amado, e o meu Amado é meu!


12 comentários:

  1. As coisas do espírito se explicam espiritualmente e se entende pelo espírito. Pela carne não é difederente. Um homem carnal não vai entender , nem quer; por que a sua soberba invadiu o seu ser.

    ResponderExcluir
  2. muito bom o comentário, ajudou bastante! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!!! Muito Bom, que Deus venha te dar sabedoria todos os dias...bem explicado! Perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Que benção glorias a deus eu sou do meu amado e o meu amado e meu

    ResponderExcluir
  5. As coisas de Deus são reveladas somente aos filhos de Deus! Obrigado por esse estudo excelente Pastor! Que Deus o abençoe e continue te usando para nossas vidas. Fique na Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  6. É um privilégio aprender poder aprender com essas palavras.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito deste estudo. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  8. Gloria a Deus palavra abençoada Deus permaneça te abençoado😇mim edificou muito Deus e grande

    ResponderExcluir
  9. VAGNER ROBERTO VERTU11 de junho de 2022 às 07:01

    Muito bom o estudo, apenas observar que a ROSA DE SARON e o LÍRIO DOS VALES do Cap. 2:1 é a ESPOSA dizendo, ou seja, é a IGREJA e não JESUS (o esposo)

    ResponderExcluir
  10. Muito bom esse estudo, a gente entende a presença de Deus na vida da igreja e nos relacionamento esposo e esposa,Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir