quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A FIDELIDADE DO CRENTE

A FIDELIDADE DO CRENTE

                                                                                                                                    Sl 101:6
Introdução:
Quero falar nesta noite sobre a fidelidade do crente:  mas, o que é fidelidade?
Fidelidade é uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, em quem se pode acreditar.
Todos nós apreciamos esta palavra:  fidelidade. A própria Bíblia fala deste tema com apreço:
A bíblia fala de Sacerdotes fiéis 1 Sm 2:35; rei fiel 2 Sm 22:14; testemunha fiel Jr 42:5; servo fiel Mt. 24:45; despenseiro fiel 1 Co 4:2; ministro fiel Ef 6:21; mulheres fiéis 1 Tm 3:11; homens fiéis 2 Tm 3:11.
Por fim a bíblia apresenta o próprio Deus como o modelo de fidelidade: - e vi o céu aberto, e eis um cavalo branco, e o que estava montado nele se chama fiel e verdadeiro...  Ap 19:11.
O apostolo Paulo fala em Gl. 5:22:23 dos frutos do Espírito que são eles: a fé,  o amor, fidelidade, mansidão, temperança,
Longaminidade, benignidade, bondade, paz, gozo;
Deus está procurando entre Homens e Mulheres, crentes que possam produzir estes frutos.
 Mas eu quero meditar hoje sobre a fidelidade que é um dos frutos do Espírito.
Como já falamos anteriormente fidelidade é atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume é a característica de quem é leal, confiável...
E  ai eu te pergunto você é fiel a Deus? Ou melhor, dizendo: Até onde você está disposto a ir com Jesus Cristo? Até quando você será fiel a ele?
Ei! Caminhar com Jesus não é tão fácil como muita gente pensa, caminhar com Jesus muitas vezes nos leva a lugares diversos, a situações diversas.
Veja o exemplo, na caminhada dos discípulos com Jesus. No início, tudo era agradável; Jesus transformou a água em vinho, multiplicou pães e peixes, curou os enfermos, ressuscitou  os mortos, libertou os oprimidos, etc.
Que maravilha! Como é bom andar com Jesus! Mas o tempo foi passando e as circunstâncias foram ficando difíceis.
 Muitas pessoas foram se levantando contra Jesus e contra os seus discípulos. Fariseus, saduceus, escribas, sacerdotes, líderes políticos, muitos passaram a perseguir Jesus, e tudo isso terminou com a sua crucificação.
Andar com Jesus é muito bom, pois esse é o caminho da salvação e da vida eterna, mas no meio dessa estrada existe uma cruz.
Os discípulos não esperavam por isso, não contavam com esse lado da vida cristã. Por isso, quando Jesus foi preso, todos os discípulos fugiram.
Ser fiel a Deus no meio das bênçãos é muito fácil.  Todo mundo quer ser fiel na bonança, na prosperidade, na hora de receber o milagre
Mas Jesus espera  de nos que sejamos fiéis também no momento da dificuldade. 
Fidelidade é a qualidade de quem possui fé, é a qualidade de ser cheio de fé, e ser cheio de fé é o grande tema da Bíblia.
Na verdade fé e fidelidade são palavras bem parecidas uma com a outra, Fidelidade é a principal característica de quem possui fé.
A fé que não conduz o crente à fidelidade, não tem valor nenhuma para a prática na vida cristã, portanto é uma fé morta.
Foi isto que Tiago quis dizer quando disse que a fé sem obras é morta Tg 2.14-26, ou seja, a sua fé tem que mostrar fidelidade.
O crente que possui uma fé verdadeira ele é fiel, fiel a  Deus, fiel a sua família, a sua igreja, aos seus amigos, aos seus estudos, a sua vida profissional, etc.
 Exemplos:
O marido e esposa mostram a sua real fidelidade um ao outro não apenas quando estão juntos,
 Mas especialmente quando estão sozinhos em lugares diferentes e com pessoas do sexo oposto.
Um amigo se mostra fiel não quando está ao seu lado apenas, mas especialmente quando ele está longe e o que ele fala de você. É isso que vai provar sua fidelidade.
o pr. Oides diz que:
- amigo de verdade é aquele que te defende quando você esta ausente.
Alguém esta falando mal de você e o amigo fiel e aquele que se levanta e diz: não é assim não! Eu o conheço e esta historia é falsa.
A nossa vida com Deus é da mesma maneira: somos-nos odiados e perseguidos quando somos fies a Deus. Jesus disse:
- E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Mt 10:22.
(testemunho do  meu filho Daniel pra  matricular no ifg, quando a secretaria viu que ele era um crente criou todo tipo de obstáculo,mas Deus é fiel e ele esta estudando naquela faculdade.)
outra coisa, ser fiel a Deus aqui na igreja é mais fácil, pois estamos todos entre irmãos e temos a mesma fé.
Mas o que prova realmente a nossa fidelidade é o que acontece fora da igreja.
Quando há perseguição, discriminação ou zombaria, no ambiente do trabalho, na escola, entre grupos de amigos.
 É aí que provamos se somos crentes fiéis ou omissos. Se assumirmos nossas posturas ou se voltamos às costas para aquilo que cremos.
É bom que nos lembremos que Jesus quer de nós compromisso. Ei! Jesus quer de nós fidelidade, porque não há
“meio-fiel”, “mais-ou-menos-compromissado”.
ou somos totalmente fieis ou  seremos infiéis, não há meio termo.
Quando Jesus esteve aqui; todosabandonaram Jesus.
Quando Jesus iniciou seu ministério fazendo milagres, curando enfermos, libertando os oprimidos, multiplicando os pães, levantando os paralíticos, abrindo os olhos dos cegos, ressuscitando os mortos.
Multidões seguiam Jesus nesta época, todos queriam andar com ele, mas quando Jesus trouxe um discurso mais duro,  muitos o abandonaram.
- E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido. Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele.
 Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.  Jo 6:65-68.
Abandonaram Jesus por que sua palavra era pesada demais para eles, como dizia o pr Moacir ferreira em uma das suas pregações:
-  eu não vou ouvir este homem não! Não tenho compromisso com ele não!
Se fosse uma palavra destas que passam a mão devargazinho na cabeça tudo bem!
Mas nêgo passar a mão na minha cabeça pra bagunçar o meu penteado isto não!
Cabelinho penteado, todo arrumado e nêgo vêm despentear! Hum! Eu meto mão no pé do ouvido!
Mas Pedro foi fiel quando Jesus irado disse: - querei-vos também retirar-vos? Ele respondeu na hora: - para onde iremos nós se só tu tens palavras de vida eterna.
EXEMPLOS DE FIDELIDADE
Se existe na bíblia exemplo de homens fieis também existem exemplos de homens que foram infiéis.
Quando falamos de fidelidade a lista dos fies  é muito grande mas eu quero aqui mencionar somente  3 exemplos de servos de Deus que foram fies a Deus em tempos de angustia e aflição.
Como já foi dito ser fiel quando tudo vai bem é fácil difícil e ser fiel nas adversidades da vida.
àJOSÉ FIEL NA CASA DE POTIFAR:
Todos conhecem muito bem a historia de Jose, conhecido como Jose do Egito.
Jose era o filho predileto de Jacó; primeiro por que era filho da sua amada Raquel e depois por que era filho da usa velhice.
O problema foi que Jacó acabou demonstrando isto para os outros 10 irmãos de Jose, ele fez uma túnica colorida para Jose o que aumentou ainda mais o ódio e a inveja que os seus irmãos tinham dele. Gn 37:3-4.
Jose teve sonhos que na verdade eram revelações do futuro que Deus tinha reservado para ele e seus irmãos.
 Jose contou os seus sonhos para seus irmãos que ficaram ainda mais enfurecidos Gn 37:5-8.
Por fim eles acabaram pegando José  arrancaram a sua túnica e jogaram ele em uma cisterna.
Deixa-me abrir um parêntese aqui e te dizer algo importante: a túnica de José simbolizava o amor que o pai tinha por ele, que era maior que amor que ele tinha por seus irmãos;
A túnica também simbolizava a graça de Deus, o maior ódio dos irmãos de José era por causa daquela túnica, por isso, o texto faz questão de dizer: ...o despiram da usa túnica.
Sabe por que tem muita gente que te odeia! Não gosta de você, não vai com sua cara!
Sabe por que tem muita gente que procura te atrapalhar, te prejudicar?
É por causa da túnica que Deus te deu! Ei! Tem muita gente por ai que não suporta a graça de Deus na sua vida.
Quando você prega, quando você canta, quando você ora, tem alguma coisa diferente na sua vida. Sabe o que é isso? A túnica de José!  A graça de Deus na sua vida!
Quer alguém goste ou não Deus é na sua vida e isto faz a diferença!
Mas voltando a historia jogaram José na cisterna com intenção de matá-lo,
Mas,  Judá acabou tendo a idéia de vender José para uma caravana de Ismaelitas que estava passando por ali. Gn 37:23-28.
Levaram José para o Egito onde ele foi vendido como escravo em um mercado para potifar um alto oficial de faraó capitão da guarda Gn 37:36.
Mas como a graça de Deus era na vida de José, logo Potifar percebeu que Deus era com ele por que tudo o que José colocava mãos prosperava.
Por isso Potifar colocou Jose como chefe da sua casa Gn 39:3-9, tudo ficou ao cargo de José e toda a casa de Potifar prosperou.
O problema surgiu quando a mulher de Potifar colocou os olhos em José e se apaixonou por ele, ela quis se deitar com ele a todo custo.
E aqui que José vai provar a sua fidelidade: ninguém estava vendo, Jose estava em uma terra distante, ninguém o conhecia ninguém sabia qual era sua religião.
José poderia ter aproveitado de um momento de ausência do seu patrão e ter tido momentos de prazer com a sua esposa.
Ninguém estava vendo nada, eles estavam a sós na casa
Mas José era fiel, fiel a Deus, fiel a Potifar, fiel aos seus princípios, ainda que ninguém estivesse ali vendo José sabia que há um Deus no céu que vê todas as coisas.
A fidelidade de José foi testada.
Ei! Todos nós passamos por momentos perigosos em que a nossa fidelidade ao que é certo e honesto é testada.
A pergunta é: nessas situações, temos sido aprovados ou reprovados?
A tendência do ser humano é de se revelar quando se encontra sozinho, quando ninguém está lhe observando.
Deixa eu te perguntar nesta noite: VOCÊ CONSEGUE SER FIEL QUANDO NINGUÉM TE VÊ?
E aquela oportunidade que surgiu de você pegar um dinheiro que não é seu?  Ninguém ta vendo? Você esta sozinho? Ninguém vai dar falta? E ai? Como é que fica?
E aquela oportunidade de cometer um pecado quando ninguém esta te observando.
Sabe qual é a maior necessidade do mundão atual?
É a de homens – homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo do seu coração sejam verdadeiros e honestos;
Homens que não temam chamar o pecado pelo nome exato; homem, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo;
Homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.
Muitas vezes, por mais que se esforcem, alguns não conseguem ser fiéis ao que é certo.
Jose tinha duas ancoras na sua vida que ele usou para se manter fiel a Deus em uma terra estranha: Lealdade para com Deus, e  fé no invisível, estas foram  as âncoras de José.  E nestas ancoras se encontrava o segredo da sua fidelidade.
Fidelidade leva a novas oportunidades e responsabilidades. José fazia a diferença onde se encontrava. Por quê? Porque Deus estava com ele. 
O momento era tentador, ninguém estava olhando, mas José disse não, pois ele tinha temor a Deus.
Foi por temor e amor a Deus que ele recusou um convite em que infelizmente muitos estão enlaçados nos dias de hoje.
Apesar de ter tomado esta atitude tão admirável, José passou por situações  terríveis e injustas; foi preso sem merecer e ficou 13 anos na prisão.
Mas no final Deus honrou José ele se tornou o governador do Egito e ainda teve a oportunidade  de salvar o seu povo da destruição.
Ei! Vale a pena ser fiel! Fiel até nos mínimos detalhes José foi fiel. Com seu testemunho de vida, Deus foi glorificado.
Não importa onde você vai estar não importa a condição que vai se encontrar, se você for fiel, Deus sempre vai te usar. 
Com muito ou pouco dinheiro, com aplausos ou sem aplausos, promovido ou não no emprego, seja fiel em todas as circunstâncias.
Lembre-se:  os olhos de Deus estão sobre os fieis da terra, Deus  não se esquece daqueles que lhe são fiéis.
2 °A FIDELIDADE DE SADRAQUE MESAQUE E ABEDE-NEGO.
Em Dn 3, encontramos a historia três jovens judeus que haviam sido levados cativos para a Babilônia. Hananias, Misael e Azarias.
A primeira coisa que fizeram quando eles chegaram ao Egito foi mudar o seu nome: a Hananias colocou o nome de Sadraque, a Misael o de Mesaque e a Azarias o nome de Abde-Nego.
A intenção era associar o nome deles com o nome dos deuses da babilônia: a babilônia adorava a mias de 200 deuses, deus Nebo, nego, Marduque etc.
Trocaram o nome deles mais não puderam trocar a sua fé e fidelidade a Deus, eles foram jogados na fornalha de fogo ardente, mas o nome do Senhor foi glorificado!
No  capitulo 1 no segundo ano do cativeiro de Daniel, o rei Nabucodonosor teve um sonho, o rei sonhou com uma estátua e ele representava a cabeça  de ouro  da estátua - o Império Babilônico.
No capitulo 2 Nabucodonosor mandou erigir esta estátua de aproximadamente 30 metros revestida de ouro e  colocou no campo de Dura.
Ele determinou que todos os homens do reino se prostrassem diante dela e a adorassem ao som dos instrumentos musicais.
Todos os que não adorassem  a estatua do rei seriam no mesmo instante lançados na fornalha de fogo.
Três  homens não fizeram isso preferiram ser fieis ao Deus que eles criam: eram Sadraque, Mesaque e Abde-Nego. 
 Então os caldeus trouxeram esses homens sob acusações à presença do rei.
Nabucodonosor perguntou-lhes: - É verdade ó Sadraque, Mesaque Abde-Nego que vós não servis aos meus deuses, nem adorais  a imagem de ouro que levantei?
Agora pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, do saltério. Se não a adorardes, sereis no mesmo instante, lançados na fornalha  de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos ?  Dn 3: 14- 15.
Os três não pensaram muito e responderam para o rei Nabucodonosor: - ó Nabucodonosor não necessitamos te responder sobre este negocio.
Eis que o nosso Deus a quem servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrara da tua mão, ó rei.
mas se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estatua de ouro que levantastes. Dn 3:16-19.
O rei ficou irado com a resposta mandou aquecer 7 vezes mais a fornalha, e os três amigos foram amarrados e jogados na fornalha ardente.
O rei ficou assentado de frente para ver a morte dos 3 homens, mas Deus lhes deu libertação. O 4° homem entrou na fornalha com eles e os livrou
De repente  Nabucodonosor começou a tremer se levantpu depressa e perguntou aos seus servos: 
Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo?. Responderam ao rei: É verdade, oh rei. Tornou ele e disse: eu, porém, vejo QUATRO homens soltos, que andam PASSEANDO dentro do fogo, SEM NENHUM DANO; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses. Dn 3:24, 25.
Eles saíram do meio do fogo sem sequer  terem sido chamuscados. O fogo não teve efeito nenhum sobre eles.
Os cabelos deles  não estavam queimados, suas roupas não estavam danificadas, e o cheiro do fogo não se apegou a eles.
Deus havia escolhido protegê-los por intermédio de um anjo do Senhor.
Repita assim comigo: - vale a pena ser fiel!
Quantos neste mundo estão se dobrando diante das estatuas de Nabucodonosor.
A estatua da prostituição, a estatua do sexo ilícito, a estatua da pornografia pela internet, a estatua das drogas, a estatua da imoralidade...
Mas, os crentes  que são fies não se dobram, ainda que tenham que ser lançados na fornalha de fogo,mas permanecem fieis a Deus.
E tem mais Deus ate pode não te livrar da fornalha, mas, se você for fiel ele entra contigo na fornalha.
O fogo não vai te queimar, suas roupas  na serão danificadas e nem cheiro de fogo vai ficar.
3° A FIDELIDADE DE DANIEL
Outro que foi levado em cativeiro para babilônia foi Daniel, e Daniel também, assim como José, assim como Sadraque, Mesaque e Abde-Nego, passou pelo teste da fidelidade.
E mesmo vivendo em terra estranha, em uma época de perseguição ele permaneceu fiel.
Quando quiseram que ele comesse da comida do rei que era oferecida aos deuses, ele pediu para comer só legumes e água. Dn 1:8
Os anos passaram. A Babilônia caiu e iniciou o império Medo-Pérsio. Daniel ficou velho.
Mas,  continuou firme com sua fidelidade, ele  ainda tinha lugar nos planos de Deus e no governo do novo império.
Ele se destacou entre pessoas influentes e se tornou um dos homens mais poderosos do império.
Homens invejosos procuraram meios para destruir Daniel. Mas, não acharam nenhum defeito nele.
Perceberam que o único ponto vulnerável era a fé deste homem de Deus, e acharam uma maneira de usar a sua fé para derrubá-lo.
Convenceram o rei a proibir que petições fossem feitas a qualquer homem ou deus, a não ser ao próprio rei, durante 30 dias.
Eu fico pensando se fosse aos dias de hoje, alguns crentes achando uma maneira de aceitar o decreto do governo:
Que isso? Deus vai compreender; Precisamos primeiro passar por esta crise e, depois, poderemos servir a Deus melhor;
 - Nada diz que precisamos orar abertamente; podemos praticar a nossa fé em segredo; etc.
Só que Daniel era diferente,  ele era fiel! E agora provavelmente com uns 80 anos de idade, não estava preocupado com auto-proteção.
 Ele continuou orando abertamente como antes. Continuou orando com as janelas abertas que davam em direção a Jerusalém 3 vezes ao dia como era O SEU COSTUME. Dn 6:10.
Os inimigos de Daniel aproveitaram o momento e obrigaram o rei a aplicar a lei. Daniel foi lançado numa cova cheia de leões famintos.
Mas, naquela noite Deus enviou um anjo e fechou a boca dos leões e eles não tocaram em Daniel. Dn 6:22.
Ei! Vale a pena ser fiel! Deus salvou Daniel, e o rei mandou matar os inimigos que tentaram derrubá-lo.
A fé de Daniel na velhice foi o resultado natural de sua determinação de manter a sua pureza na juventude.
Teria sido mais fácil se submeter às ordens do rei no começo da sua carreira e ceder ao decreto de outro rei 70 anos depois.
Mas a mesma convicção, a mesma fidelidade que guiou os passos do jovem firmou os pés do velho servo do Senhor.
Daniel não vacilou, porque era fiel a Deus.
Eu poderia ainda aqui dar vários exemplos de fidelidade em tempos de crise:
àJó que perdeu tudo que tinha; bens família, saúde, mas mesmo assim permaneceu fiel.
àJosué que quando o povo de Israel queria se afastar de Deus ele disse com determinação: eu e minha casa serviremos ao Senhor.
àJoão Batista que perdeu a cabeça mas,  não perdeu sua fidelidade a Deus.
àPaulo que  no final de sua carreira quando encarava sua própria morte como mártir e disse: - porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. 2 Tm 1:12.
Mas vou terminar falando de Jesus nosso maior exemplo  de fidelidade:
4° A FIDELIDADE DE JESUS.
Para que pudéssemos ter a Vida Eterna, Jesus teve que cumprir uma missão, uma obrigação, um compromisso até o fim.
Para que se possa cumprir uma missão é necessária a virtude da fidelidade. Mas, o que é ser fiel?
 Ser fiel é guardar a fidelidade, é cumprir aquilo a que se obriga, é ser exato, pontual, constante, firme, perseverante. É fácil concluir que Jesus é Fiel.
Jesus poderia desistir no meio do caminho. Poderia se livrar da enorme pressão que passou a sofrer.
No Getsêmani ele pediu ao Pai que, se possível, afastasse o cálice do seu sofrimento, mas ele declarou preferir fazer a vontade do Pai. Mc 14:35-36.
Na hora de sua prisão Pedro tentou defendê-lo ferindo Malco na orelha com sua espada,
Mas Jesus o impediu dizendo que se quisesse poderia pedir ao Pai doze legiões de anjos a seu favor, mas que não o faria, por ter um compromisso a cumprir.
E assim, por assumir fielmente seu compromisso de nos salvar, deixou que o prendessem e o matassem na cruz para ressuscitar no domingo pela manhã.
Ele foi fiel à vontade do Pai e fiel ao seu amor por nós. Não desistiu da missão.
Paulo escrevendo aos filipenses em dos textos mais belos do novo testamento na minha modesta opinião disse:
- tende em vos o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus,
O qual subsistindo na forma de Deus não julgou por usurpação o ser igual a Deus,
Antes se esvaziou a si mesmo, assumindo a forma de servo, tornando se semelhantes aos homens.
E achando-se na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando se obediente a te a morte e morte de cruz.
Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que esta acima de todo nome.
Para que em seu nome se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e até debaixo da terra,
E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para gloria de Deus Pai. Fp 2:5-11.
Isto é que exemplo de fidelidade.
A RECOMPENSA DOS FIEIS
Existem varias recompensas para  os que praticam a fidelidade: vejamos
1àNão serão esquecidos.
A bíblia cita o exemplo de Mefibosete que foi recompensado por Davi pela fidelidade de seu pai Jonatas.
Uma das primeiras coisas que Davi logo que começou a reinar foi procurar por alguém da casa de Saul para usar de bondade por amor a Jonatas.
-  E DISSE Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas? 2 Sm 9:1.
Mefibosete era aleijado dos pés estava vivendo em miséria completa de Fvor na casa de Maquir em Lo-Debar, mas a partir daquele dia passou a morar no palácio e comer na mesa do rei.
Deus jamais se esquece do crente fiel.
2à No dia da adversidade será atendido.
Lembre-se do rei Ezequias que foi fiel a Deus restabelecendo o culto a Deus na nação  de Israel.
Quando ele ficou doente Deus enviou o profeta Isaias que mandou ele por em ordem sua casa por que ia morrer.
Mas Ezequias era fiel então orou a Deus:
-  Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR dizendo:
 Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR.
6 E acrescentarei aos teus dias quinze anos... 2 Rs 20:3-6.
3à Vida Abundante:
 Na parábola dos talentos todos aqueles que foram fies ouviram do Senhor a mesma promessa.
 E o seu senhor lhe disse: Bem está servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mt 25:21.
CONCLUSAO:
Seja fiel em tudo, Fiel Deus, fiel a sua palavra, fiel a sua esposa (o), fiel no seu trabalho, fiel nas suas contribuições ( dízimos e ofertas)
 Jesus disse que :
-  Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito. Lc 16:10.
Precisamos ser conhecidos como um “fiel”
veja como o apostolo Paulo inicia a sua carta aos efésios.
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus: - a vós graça e paz, da parte de Deus, nosso pai, e da
do Senhor Jesus
 Cristo. Ef  1:1-2 .
“Fiéis em Cristo Jesus” – Esse título seria uma honra para qualquer crente.
Seja fiel,  por que um dia você prestará contas a Deus
Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus. – o que se requer destes encarregados é que sejam fiéis.
1 Co  4:1-2 .
Temos que ser fiel ate a morte, não adianta nada ser fiel 10, 20, 30 anos e depois desviar-se dos caminhos de Deus e ser infiel a ele.
Veja o que Jesus ordenou que João dissesse a igreja de Esmirna-Nada temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê
fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Ap 2:10.
A mensagem  para igreja em Esmirna consistia em que os crentes permanecessem fiéis
durante as provações,
Porque Deus estava no controle de tudo e eles poderiam confiar em suas promessas. Jesus nunca disse que se formos fiéis a Ele jamais teremos problemas, sofrimentos ou perseguições.
Na verdade, devemos ser fiéis a Ele durante nossos sofrimentos. Somente assim nossa fé poderá se mostrar genuína.
A bíblia diz que:  Deus procura os fieis da terra para que estejam com ele.
Que ele possa encontrar em mim e em você esta virtude tão deixada de lado por muitos nestes dias chamada fidelidade.
Vale a pena ser fiel!


Nenhum comentário:

Postar um comentário