sábado, 2 de março de 2013

COMO ESTA SEU COMPROMISSO COM DEUS?


COMO ESTA O SEU COMPROMISSO COM DEUS?
Lc 14:15-24
Introdução:
Quero iniciar minha palavra hoje te fazendo algumas interrogações: Você se considera uma pessoa comprometida com Deus? E o que é uma pessoa comprometida?
Uma pessoa comprometida alguém que tem obrigações a serem cumpridas, como em um contrato.
 Contrato é um acordo entre duas partes. Compromisso é uma promessa de um trato a ser cumprido.
Você pode me perguntar: Pastor que compromissos eu tenho que ter  com Deus”? Você tem os compromissos do evangelho: andar em santidade, carregar a sua cruz, ser a luz do mundo, compartilhar aquilo que Deus te deu para com o próximo, espalhando o bom cheiro de Cristo..
Além disso, existem também os compromissos individuais, isto é, aqueles que foram feitos em momentos difíceis. 
Ex.: Senhor, se tu me curares, serei fiel a ti até a morte. Se me abençoares,  curando minha esposa, eu nunca te deixarei.
Todos nós, em algum momento de crise em nossa vida, já fizemos votos assim. Porém, quando vêm as provas as lutas do ministério, desiste e vai embora.
 “Não reconheceram o meu trabalho, aqui ninguém me vê, o pastor não me visita, os irmãos dessa igreja não te amor”, são as desculpas que mais ouvimos.
Agora, Paulo escrevendo aos Colossenses disse:  E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens.Cl 3:23
“Ah, pastor é difícil  honrar meu compromisso com Deus porque eu já tenho uma cruz tão grande: Eu tenho um filho que me dá tanto trabalho”!
Ei! Isso não é cruz! Isso é aflição. Jesus disse  no evangelho de Jo 16:33 que teríamos aflições no mundo.
A cruz é tudo o que suportamos por amor ao evangelho, pela causa de Cristo.
Se estiverem te perseguindo porque você é um cristão, isso é a cruz. Se os escarnecedores fogem de ti quando te vêem, isso é a cruz.
Se você sofreu ameaça de morte por pregar o evangelho, se o vizinho chamou a polícia porque você estava orando alto, isso é a cruz.
Se você está chorando pelas almas perdidas, então está carregando a cruz. Entendeu o que é a cruz?
Ah, pastor, a minha cruz está pesada. Ah! O meu futuro! Será que o governo vai confiscar a minha poupança?”
Digamos que esta é uma preocupação privilegiada, porque tem gente que nem poupança tem!Então se eu não tenho nada, não tenho preocupação com nada também.
Por isso Jesus disse: quem quiser vir após mim, tem que se desapegar das coisas deste mundo. Você não pode ser discípulo de Cristo se não se desapegar das coisas materiais.
Mas tem gente que não consegue. Ele está tão apegado a este mundo pior, que cola de contato.
Ei! Deixa eu te fazer mais uma pergunta VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA COMPROMETIDA COM DEUS? SIM OU NÃO?
Por que a resposta a essa pergunta é importante? É porque o Reino de Deus é formado somente por pessoas comprometidas, ou, que tem obrigações a serem cumpridas.
Então neste local que nos chamamos  de Igreja, passa a ser um lugar em que você tem responsabilidades A CUMPRIR.
 Ei! Aqui não é um local de lazer ou de descanso! Aqui é um local de responsabilidades
E quais são essas responsabilidades?
Primeiro: fidelidade. Seja um crente fiel! Ame a sua igreja, os irmãos, lembre-se de que você vai morar junto com eles no céu. Somos uma família!  Não pode haver entre nós falsidade.
Segundo: você deve pregar o evangelho ao seu amigo, vizinho, as pessoas que o cercam e trazê-los para a igreja para serem batizados e fazerem parte da sua igreja. Você tem feito isso na sua empresa, ou você é um “agente secreto de Deus?”  Ei! Deus não tem agentes secretos. Deus tem agentes públicos.
Onde você deve brilhar a sua luz? Onde você andar, no seu trabalho, seja onde for, fale de Cristo.
A igreja local é um lugar onde se reúnem os discípulos de Cristo para adorar, orar, crescer no conhecimento de Jesus e praticar a comunhão com os irmãos.
Quando lemos essa parábola de Jesus, vemos retratada de forma tão lúcida o que são responsabilidades no Reino.
Infelizmente grande parte das pessoas que freqüentam igrejas está totalmente comprometida com o mundo.
Praticam sexo no namoro, assistem a filmes pornográficos, bebem, fumam e participam de bailes e de bebedeiras.
“Mas pastor, a igreja não pode ser tão diferente do mundo, senão as pessoas não vêm à igreja”! Esse pensamento está errado.
O que diferencia a Igreja do Mundo é o fato de a igreja ABORRECE O MUNDO.  Nós aborrecemos este mundo porque ele não faz parte de nós!
  Jesus disse: “se o mundo vos aborrece, sabei que antes aborreceu a mim. Porque não sois do mundo, por isso o mundo vos aborrece. “ Jo 15:18.
SABE QUAL É O TERMÔMETRO DO CRISTÃO? É como está o seu nível de aborrecimento do mundo.  Você aborrece este mundo, ou você o ama?
O texto que nos lemos hoje diz que Jesus estava na casa de um  dos principais do fariseus que o convidou para um banquete. Foi lá que Jesus contou esta parábola.
E a parábola que Jesus contou na verdade é um paralelo do que vai acontecer no Reino de Deus. É tipologia. Vejamos algumas simbologias desta parábola.
à A CEIA REPRESENTA O “DIA DA RESSURREIÇÃO”, QUE DEVE SER A BENDITA ESPERANÇA DA IGREJA.
Jesus está falando aqui da ceia que será realizada lá na glória celestial futura, quando Cristo levar os seus para o reino celestial.
Essa parábola é sobre algo que ocorrerá no reinado de Cristo no mundo vindouro. Não é para este mundo.
A grande esperança da Igreja é o retorno de Cristo e o Arrebatamento da Igreja.
I Ts. 4: 16-18  Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
  Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
Consolai-vos. Diga para o irmão: “Fique firme aí! Nós logo vamos partir daqui! Seremos arrebatados! Calma! Espere um pouco mais!” Deveria ser assim!
Mas se eu perguntar nesta noite: Quem quer ir para o céu? Todos levantam a mão. Quem quer ir agora? Ai ninguém levanta a mão!
Ei! Não é um paradoxo! Ah, não! Se Jesus voltar agora vai estragar os meus planos!!! Demore um pouco mais, Jesus, por favor. Deixa render só mais os juros de Dezembro! Deixe-me concluir minha faculdade. Deixe-me casar. Não volte agora, não!
Mas não pode ser assim. O seu coração tem que se voltar para a casa do Pai.
Em Jo 14, Jesus diz que: na casa do meu Pai há muitas moradas. Vou preparar-vos lugar e vos levarei para mim.
A nossa maior esperança não pode ser nas coisas deste mundo, na bendita volta do Senhor Jesus! Quantos ainda têm esta esperança?
2 °à AS PRIORIDADES DO REINO DEVEM ESTAR ACIMA DAS NOSSAS.
A segunda coisa que podemos notar nesta parábola é que aqueles que inicialmente aceitaram o convite para vir à ceia, não compareceram.
Essas pessoas representam aqueles que aceitaram aparentemente o convite de Jesus à salvação, mas o amor deles por Cristo e pelo seu reino ESFRIOU!
Outras prioridades entraram no lugar:  festinhas, passeios, programas de TV, jogo de futebol.
O pastor está pregando a palavra de Deus, sempre pregando.  E as pessoas estão sempre se desculpando. Desculpas, desculpas, desculpas!
Há muita dificuldade hoje em se trazer uma pessoa para Cristo, apelando somente para o Evangelho.
Há igrejas que se especializaram em criar estratégias para trazer as pessoas: Mudar o nome da igreja para um nome fashion. E tem cada nome que só o sangue de Jesus.
Assembléia de Deus pavio que fumega,  igreja da água abençoada, igreja Batista a paz do senhor e anti-globo, igreja evangélica fiel ate debaixo da água, Igreja da Pomba Branca, Igreja Dekanthalabassy, igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica, igreja evangélica pentecostal o cuspe de cristo, assembléia de deus batista a cobrinha de Moises, igreja batista da velhice tranqüila, igreja a 1° embarcação.
São nomes tão estranhos e engraçados que seja ser um escândalo e uma blasfêmia com o nome de Jesus.
Fazer shows musicais, fazer eventos, muita ação social, muitas brincadeiras, diversões.
Ei! O  caminho de Jesus continua sendo o caminho estreito, por isso não se impressione com igrejas cheias de gente.
Mt. 7: 13-16  nos diz:  Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),
  Porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. (POUCOS! São muitos? Não! São POUCOS!)
 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
16  Pelos seus frutos os conhecereis.
PORTANTO, ENTRE PELA PORTA ESTREITA, MEU IRMÃO! Você já tentou entrar por uma porta estreita?
Você entra de lado! Se você for gordo, tem que encolher até a barriga. É difícil entrar por uma porta estreita. Mas é essa porta que te conduzirá à salvação e à vida eterna.
à OS VALORES DO REINO DEVEM SOBREPOR EM MUITO OS NOSSOS, CASO CONTRÁRIO NÃO ENTRAREMOS NO REINO DE DEUS.
Para aqueles homens da parábola: casar era mais importante. Ir para o campo, ir trabalhar, experimentar bois, e fazer tantas outras coisas.
E Jesus disse que nós devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça. Mt. 6:33.
Numa linguagem mais contextualizada, poderíamos reescrever esse versículo assim: “priorize as coisas de Deus, e deixe Ele cuidar das suas”.  Mas a maioria  de nós faz o contrário.
O objetivo dessa mensagem de hoje é que você saia daqui um crente comprometido  com obra de Deus, comprometido  com as coisas de Deus, comprometido  com o Reino de Deus e que o busque de todo o coração.
Ei!  Abrace essa causa de todo o seu coração, a partir de hoje!A igreja depende de você, do seu amor, do seu compromisso.
Ligue para uma pessoa, visite uma pessoa, ore por alguém e ligue para essa pessoa.
Ponha alguém diante de Deus em oração e não descanse até Deus dar a vitória para aquela pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário