domingo, 9 de dezembro de 2012

O BANQUETE ESTA PRONTO


O BANQUETE ESTA PRONTO!
Lc 14:15-24

-Introdução:
Eu quero falar nesta noite no tema: o Banquete esta pronto!
 Estamos agora chagando ao final do ano um tempo de festas, onde muitos preparam ceias e banquetes de Natal e Ano Novo.
 E quando fazemos nossas festas se chamamos alguém para esta festa é porque queremos a presença desta pessoa e se a pessoas faltar sentiremos a sua falta.
Jesus gostava de festas e por isso comparou o Reino de Deus com um banquete.
No texto que nos lemos; Jesus estava falando de ser humilde, como se comportar numa festa e sobre a recompensa celestial.
Quando  uma pessoa que estava com Jesus disse: “bem aventurado (feliz) aquele que come pão no Reino dos céus”  v,v 15.
 Jesus então lhes expôs esta parábola explicando como vai ser no Reino de Deus, esta parábola é narrada por Lucas e também por Mateus com poucas diferenças Mt 22:1-14.
Nós estamos vivendo  hoje em tempos em que se cumpre a Palavra:
“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor!” Am 8:11.
Você tem tido fome e sede de ouvir as Palavras do Senhor? Se sim, considere-se feliz, por que:
“Bem aventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque serão fartos” Mt 5:6
Para você entender melhor  e preciso você entender  que há uma simbologia no texto desta parábola, senão vejamos:
àBANQUETE: vida abundante
àO HOMEM DA PARABOLA: Deus (em Mt é um rei)
àFILHO: Jesus Cristo/filhos de Deus (o filho só é mostrado na parábola de Mt)
àBODAS: volta de Jesus
àCONVITE: evangelho
àSERVOS: Igreja
àCONVIDADOS: mundo
Primeiramente fomos convidados, depois nos tornamos servos e depois nos tornamos filhos de Deus com Jesus.
Deixa eu te perguntar nesta noite! Quem é você? Convidado? Servo ou filho?
Vamos refletir sobre este banquete e entender quem somos:
1àO convite:
  “certo homem deu uma grande ceia e convidou a muitos, vinde porque está tudo pronto”. V,v 16-17.
Tudo está pronto! Quando Jesus morreu na cruz do calvário ele deu o brado dizendo: “está consumado” Jo 19:30. 
 Depois  ele se assentou à direita de Deus nas Alturas porque já fez todo o seu Trabalho.
O Senhor nos convida para um banquete, para nos fartarmos de Sua Palavra. Ansioso, Deus nos chama e diz: está tudo pronto não precisamos fazer nada, apenas provar das maravilhas de Deus para nós.
Deus  quer nos fazer sentir como Davi quando disse:
“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo, o meu cálice transborda” Sl 23:5.
Você não convida qualquer pessoa para comer na tua casa.
Quando você convida alguém para comer na sua casa é porque é alguém que gosta, alguém que você considera intimo e quer se sentar juntos na sua mesa.
Assim o Senhor quer momentos agradáveis conosco, Ei! Jesus esta te convidando você para se assentar na mesa com ele.
Ele gosta de você! Ele quer ser seu amigo! Ele quer ter intimidade com você! Pó isso ele convida insistentemente.
Vinde a mim todos os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei...Mt 11:28
No ultimo dia da festa dos tabernaculos na Judéia ele disse: quem tem sede venha a mim e beba.
Quem crê em mim como diz as escrituras do seu interior correrão rios de água viva Jo 7:37-38
E o espírito e a noiva dizem: vem, quem ouve diga vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça da água da vida Ap 22:17
Ele convida insistentemente: eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo. Ap 3:20
Como dizia o Pr: Takaiama em uma pregação antiga: - escancare a porta do seu coração pra Jesus!
Deixe Jesus entrar no seu coração nesta noite! Ele vai tirar a tristeza e colocar a alegria, vai tirar a morte e colocar a vida, vai tirar a doença e colocar a saúde, vai tirar a guerra e colocar a paz, vai tirar o inferno e colocar o céu...
Ei! Aceite o convite de Jesus! E deixe-o mudar sua vida nesta noite!
2- As desculpas
Mas todos à uma começaram a escusar-se. Disse lhe o primeiro: comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me dês por escusado.
Outro disse: comprei 5 juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me dês por escusado.
Ainda outro disse: casei e por isto não posso ir. v.18-20.
Várias pessoas na Bíblia davam desculpas para não aceitar o convite de Deus.
 Ex: Moisésà quando Deus lhe chamou para libertar o povo da terra do Egito ele disse que era pesado de língua que era gago, que era incapaz. Ex 4:1-13.
Foi preciso Deus mostrar sinais a Moises transformando o seu cajado em cobra e fazendo sua mão ficar leprosa p/ Moises entender que o Deus que chama é Deus capacita.
Quando Deus disse a Moises de dentro da sarça: eu sou o que sou. Deus estava dizendo eu é que vou te usar na terra do Egito, poder em suas mãos pertence a mim!
Jeremiasàquando Deus lhe chamou ele disse que era só uma criança e não sabia falar. Jr 1:5-6
Foi preciso Deus dar uma visão para Jeremias p/ ele entender que Deus usa quem ele quer, na hora que ele quer e da maneira que ele quiser.
Deus mostrou pra Jeremias uma vara de amendoeira, a amendoeira e planta que floresce mais cedo na floresta.
Deus estava dizendo que ele pode usar também Jeremias mesmo ele ainda se achando uma criança por isso ele lhe disse: viste bem, pois eu velo sobre a minha palavra para a cumprir Jr 1:12
Jonas à quando Deus lhe chamou e lhe enviou para Nínive ele fugiu para Tarsis, dizendo que aquele povo era inimigo do povo de Deus e não merecia a misericórdia de Deus. Jn 1:1-3.
Foi preciso Deus enviar uma tempestade e depois um grande peixe para engolir Jonas e ensinar para ele que quando Deus convida e chama ele também pode nos fazer passar por momentos difíceis para nos atendermos seu chamado.
Três dias e 3 noites Jonas viajou no ventre do peixe até chegar em Nínive e fazer a vontade de Deus
Gideãoà quando Deus lhe chamou disse que sua tribo era o menor de Israel e ele que era o menor da sua casa. Jz 6:15
Foi necessário Deus dizer a Gideão: por que eu serei contigo tu feriras os medianitas como a se fossem um só homem.
Na parábola de Jesus os convidados todos preferiram fazer outras coisas  a atender o convite do rei de  ir à festa.
Vejamos que as desculpas embora verdadeiras não eram justas.
 Porque quem ia experimentar a junta de bois e quem ia ver o campo poderiam fazer isto depois, pois o banquete não era na hora do serviço v.v 17. E o que se casou não teria problema nenhum se levasse a esposa.
Ei! O negocio aqui é estabelecer prioridades, tempo é questão de prioridade.
Muitas vezes vemos pessoas que têm o banquete diante dos olhos, é só pegar e comer, mas não provam.
Há crentes que vem na Igreja todo dia e continuam na mesma vida, insatisfeitos, infelizes, com fraquezas mundanas  e com fome.
Ei! O banquete está servido! A mesa está posta e todos são bem vindos.
Há também crentes que se alimentam de tanta coisa, ‘fest food’ espiritual e ficam anêmicos e com a barriga cheia.
Não têm forças para trabalhar no Reino de Deus e não acham atrativo o pão e água que é Jesus.
Ei! Você precisa ficar andando atrás de profetas pra saber tudo que você tem que fazer ou deixar de fazer, você tem a palavra de Deus é pão quentinho e água fresca pra sua alma.
Desculpe-me a sinceridade mais tem uns crentes que são tão meninos na fé: que tudo que vai fazer tem que pedir um profeta pra orar pra ele que é pra ver o que Deus vai me falar.
E depois sai dizendo: Deus falou pra mim fazer isso! Deus falou  que não é pra fazer aquilo!
Deus falou que Chiquinha é que a minha rebeca! É! Só que e se Chiquinha não te quiser!
Deus falou que é pra mim lagar do meu marido e casar com Joãozinho por que Joãozinho é que é meu! Ei! Isso é profecia do capeta. Cuidado!
Ei! Se Deus quiser falar com você em profecia ele vai usar alguém aqui na igreja, ou no circulo de oração, ou em culto qualquer ou ate enviar onde você esta, mas em primeiro lugar Deus fala é através da sua palavra.
Pare de andar atrás de profetas ou você acabar se decepcionando e depois vai querer culpar a Deus pelo que os outros falou, e  que Deus não falou.
Deixa de preguiça e vai ler a bíblia nela esta tudo o que você deve fazer ou deixar de fazer.
Pastor! O senhor é contar profecia? O senhor não acredita em profecia? Pelo contrario a maioria das coisas que tem acontecido na minha são cumprimento de profecias que homens e mulheres de Deus profetizaram para mim.
Eu creio em um Deus que fala através de profecias, revelações, visões e sonhos, o que eu não acredito é neste misticismo evangélico que muitas pessoas vivem nele.
Que até pra lavar uma mala de roupa acha que Deus tem que usar profeta pra falar: não minha serva hoje não é pra lavar!
Você como um crente um servo de Deus, tem que buscar na palavra de Deus a direção para sua vida.
A mesa esta pronta e o banquete é farto pare de comer besteiras por ai e se alimente da palavra.
 Você sabe perfeitamente que se levarmos nossos problemas para Deus em oração Ele nos ouvirá.
E às vezes não fazemos isso, ficamos atrás dos outros e continuamos reclamando de sofrer.
Repita comigo assim: há um banquete de Deus preparado para mim, não há desculpas para eu não participar dele.
A Escola Dominical é um verdadeiro BANQUETE de Deus para alimentar seu povo. A Santa Ceia é um BANQUETE DE DEUS, o Estudo Bíblico terça feira é um BANQUETE DE DEUS, o circulo  de oração é um BANQUETE DE DEUS e outros cultos também.
Ei! A mesa já esta posta se alimente dela nesta noite!
3- A Alternativa:
 “Sai depressa! Para as ruas e becos da cidade e traze aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos” v,v 21,23
Como diz o ditado: ‘se não quiser tem quem quer’. Enquanto uns faz pouco caso, outros dão muito valor.
Jesus certa vez encontrou com uma mulher estrangeira que lhe gritava por socorro sua filha estava terrivelmente endemoninhada.
 Jesus não lhe deu muita atenção, mas como ela insistiu Jesus lhe respondeu como diria um judeu: não fui enviado ovelhas perdidas da casa de Israel.
 E que ‘não é bom tomar o pão dos filhos e dá-lo aos cachorrinhos’ Mt 15.21-28. 
A mulher mesmo sendo chamada de cachorrinha se humilhou e respondeu: “Sim Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos” 
Ei! Aquela mulher recebeu a bênção e foi chamada para o Reino de Deus. A bíblia diz que quando ela chegou em casa sua filha estava liberta.
Ela pediu migalhas, mas comeu o Pão da Vida  Jesus disse: eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim de maneira alguma terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6:35.
A palavra Igreja no grego bíblico é ekklesia que significa CHAMAR. Nossa tarefa como chamados do Senhor: é convidar outras pessoas.
Com certeza muitos foram chamados para o culto e muitos podiam estar aqui e não estão. Qual será a desculpa que darão ao Senhor?
Enquanto isso no mundo lá fora há muitos, até dentro de nossas casas, que estão famintos e sedentos da verdade.
CONCLUSÃO:
Note que Deus dá duas ordens no texto:
àCONVIDADOS: v.17 “vinde porque está tudo pronto”.
àSERVOS: v.21 “Sai depressa!”
O convite é diferenciado. Os não servos são chamados para receber e os servos para trabalhar. Festa é bom, mas dá muito trabalho!
Deus quer transformar CONVIDADOS em SERVOS e os SERVOS em FILHOS de Deus.
“ veio para o que era seu e os seus não o recebem
Mas a todos quantos creram em Seu nome deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,
a saber, aos que crêem em seu Nome”
 Jo 1:11-12.
Deus tem um banquete para nós e quer nos dar vida em Abundância, Ele quer estar ao nosso lado em Sua mesa.
Chega de arrumar desculpas para Deus e para os homens. Chega de migalhas, Deus nos quer como filhos assentados na mesa com Ele em seu banquete.
“Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo” Ap 3.20.
Este texto não foi dito para incrédulos e sim para a Igreja. Já teve a experiência de se sentar à mesa e comer sozinho? Certamente.
Mas acompanhado é melhor. Por isso o Senhor tem nos chamado para assentar com Ele.
Quando Jesus diz: “cearei com ele e ele comigo”  é porque devemos experimentar das maravilhas de Deus, mas deixar Jesus experimentar também dos frutos do Espírito Santo em nossas vidas.
O relacionamento com Deus é recíproco. Nós provamos sua vida abundante que ele nos oferece, e ele prova nossa fé Nele.
Aceite o convite de Deus. Você quer ter mais experiências com Ele? Venha provar de suas maravilhas, O BANQUETE JÁ ESTA PRONTO! Agora, chame outras pessoas também.
Eu quero terminar com algumas perguntas reflexivas para você:
àVocê está com fome, com sede, insatisfeito? Você tem vivido de migalhas apenas?
A mesa esta preparada o banquete esta pronto
àQuais são as suas desculpas?
àVocê já comeu o Pão da Vida?
àComo Servo você tem chamado a outros?
Deus quer você assentado com ele na sua mesa ouça a voz dele batendo a porta do seu coração: se alguém abrir a porta eu entrarei cearei com ele e ele comigo.
 OBS: ADAPTADO DA INTERNET

Um comentário: