sábado, 10 de novembro de 2012

A UNÇÃO COM PROPOSITOS


A UNÇÃO COM PROPÓSITOS.
Is 61: 1-7

INTRODUÇÃO:
Eu quero falar nesta noite sobre a unção de Deus. Se tiver uma palavra que nos ouvimos diariamente no meio evangélico é justamente a palavra unção.
Alias quando se fala em tem muito crente que faz do culto a Deus um programa de auditório como os da televisão.
E se tornam os jurados dos programas, quando alguém prega ou canta na igreja ele já está pronto pra dar sua nota: - fulano tem unção! Não este não tem unção.
Muitas vezes confunde técnica, barulho e manipulação com unção de Deus.
Existem outros ainda que fazem uma grande confusão entre unção, dons e talentos.
 Unção significa “untar com óleo sagrado. Através deste ato, eram separados os que, pela vontade de Deus, passariam a exercer as funções veterotestamentárias: rei, sacerdote e profeta”.
No Novo Testamento, significa o recebimento do Espírito Santo 1 Jo 2:20,27.
A palavra unção  tem sido usada de modo vulgar no meio evangélico: unção da prosperidade, unção da dupla honra, unção disso e daquilo.
Algumas “unções” citadas na modernidade que, segundo alguns dizem, são manifestações do Espírito de Deus, tais como, unção do riso, unção do leão, unção da casa própria, unção de Abraão, unção do cair no Espírito, etc.,
São estranhas ao que a Bíblia chama de unção. São manifestações carnais e sem embasamento bíblico.
Basta ao crente a unção do Espírito.
Resumindo:
DOM
à Dádiva; o que nos é dado. Dentre estes os dons espirituais
TALENTO
à Dons herdados ou adquiridos
UNÇÃO
à Consagração, selo, sentença, confirmação.
DOM:  significa algo dado, dádiva, presente. O Espírito Santo é o grande doador. Ele brinda, presenteia os que se chegam a Ele.
Regra geral, tudo o que temos, até nossa vida, é DOM de Deus; é-nos dado por Ele.
 Tudo o que o homem usufrui em função do seu trabalho - prosperidade, diversões, comida, bebida, alegria - é DOM de Deus Ec 3.13; 5.19; Rm 6.23.
A fé é dom de Deus Ef 2:8. "Cada um administre aos outros o dom COMO RECEBEU..." 1 Pe 4.10.
Diferem-se da regra geral existem os  DONS ESPIRITUAIS (charisma), doutrina bem clara na Bíblia os dons espirituais são manifestações do Espírito com vistas à edificação e santificação da Igreja .
São vários os dons do Espírito e em 1 Co 12 Paulo apresenta os 9 dons principais: palavra de sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação  de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedades de línguas, interpretação de línguas.
TALENTO é algo inato. A pessoa já nasce com determinados talentos que podem ser desenvolvidos. Difere do dom, que é recebido.
UNÇÃO é a ação do Espírito Santo na vida de uma pessoa. Uns são, outros não.
Unção pode ser momentânea, naquele momento em que você recebe uma atuação mais forte do Espírito Santo, mas, biblicamente falando, a unção recebida é permanente.
 (João diz: “Porque a unção que recebestes permanece em vós”). Nesse caso, da unção permanente, há direto relacionamento com um DOM do Espírito.
 Daí tanta confusão entre unção e dom.
Ex: existe no nosso estado um político veterano por nome de Iris Resende machado que tem o dom da oratória, quando ele fala reúne  multidões para ouvi-lo.
O ex-presidente  Luis Inácio lula da silva tem o dom da oratória quando ele fala ele consegue reunir multidões e consegue convencê-los  dos seus argumentos.
Mas nenhum dos 2 falam com a unção de Deus,pode ter o dom natural  e pode ter o talento mais unção é só Deus quem dá.
Mas então o que é a unção de Deus?
De acordo com o dicionário Websterà ungir significa esfregar ou untar óleo sobre, colocar óleo sobre em uma cerimônia de consagração.
 Então ungir alguém ou alguma coisa é aplicar algo, neste caso óleo, em um objeto.
 Veja o que a bíblia diz em At 10: 38:
 – Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda à parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele. A palavra de Deus está dizendo que Deus ungiu Jesus (isto é, o seu lado humano) para o seu ministério, para o seu chamado.
Toda pessoa, homem ou
mulher que vai servir a Deus no seu chamamento precisa ser ungido por Deus, precisa ter unção.
é a unção que vai capacitar a pessoa a servir a Deus no seu ministério.
 Quando falamos em unção, não podemos misturar as coisas e achar que unção é apenas para abençoar ou um tipo de ‘benzição’ evangélica.
Algumas “unções” citadas na modernidade que, segundo alguns dizem, são manifestações do Espírito de Deus, tais como, unção do riso, unção do leão, unção da casa própria, unção de Abraão, unção do cair no Espírito, etc.,
São estranhas ao que a Bíblia chama de unção. São manifestações carnais e sem embasamento bíblico.
A unção deve ter um propósito
“porque o SENHOR me ungiu para pregar..., enviou-me a curar..., a proclamar libertação... e a pôr em liberdade...; a apregoar...; a consolar todos os que choram e a pôr ... óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória”.
Se você é um ungido deve saber qual é o propósito da unção em sua vida.
Muitos acham que estão capacitados a servir ao Senhor, porque fizeram algum curso bíblico. É claro que é importante fazer cursos bíblicos.O conhecimento é muito importante, temos que ter o conhecimento porque se não erraremos .
o próprio Jesus disse
: Errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus. Mt 22: 29.
Mas todo o conhecimento de nada adiantará, se não tivermos a unção.
Sem a unção não há poder, revelação, crescimento, benção, as coisas vão devagar.
Com a unção a igreja cresce, demônios caem, tem prosperidade, as portas se abrem, tudo é possível com a unção.
Não podemos fazer nada sem a unção de Deus, sem o poder de Deus. Jesus mesmo disse aos discípulos:
NÃO façam nada, fiquem parados até que vocês recebam PODER!
E eis que envio sobre vós a promessa de meu pai; ficai, pois na cidade de Jerusalém, ate que do alto sejais revestidos de poder. Lc 24:49.
Jesus  recebeu a unção no rio Jordão o Espírito Santo desceu sobre Jesus, João testificou disso.Mt 3: 16 – Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele
viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.
 Ei! Deus te deu unção  para que você fosse equipado para toda boa obra, para resistir ao mal, para conhecer a verdade, para pregar a Palavra, para ser capaz de orar e para ter relacionamento com Deus.
Vamos aprofundar um pouco neste assunto. Quero começar fazendo algumas interrogações:1. VOCÊ SE CONSIDERA UM CRENTE UNGIDO? VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA SER UNGIDO?Talvez você pense que apenas certas pessoas no ministério são ungidas? O pastor, os obreiros, os pregadores, os cantores...etc
Talvez você considera que apenas os Profetas do Antigo Testamento e os Apóstolos do Novo foram ungidos e nós não?
Não importa o que você tenha ou não tenha pensado sobre a unção de Deus, se você é um cristão, então você recebeu a unção.
Quem sabe  você foi ungido com óleo em um culto de oração, ou quando alguém orou por você para cura.
Talvez você tenha ungido alguém. Ou a ideia de unção seja estranha para você.
Seja qual for o caso, unção é fundamentada na Bíblia: senão vejamos:
4 TIPOS DE UNÇÃO.
à Profetas eram ungidos:
 – E a Jeú, filho de Ninsi ungirá Rei sobre Israel, e Elizeu, filho de Safate, ungirá para ser Profeta em seu lugar. 1 Rs 19.16.
Agora um novo profeta só era ungido por outro profeta maior. O maior exemplo é Elias que ungiu Eliseu profeta em seu lugar 
Mais tarde “Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.” II Rs 2:9.
 A unção que estava sobre Elias passou em dobro para Eliseu e este deu continuidade ao seu ministério profético.
O que é preciso para receber esta unção profética?
Leia depois em sua casa:  II Reis 2.1-14:
nos versos
2, 4 e 6: três vezes Elias mandou Eliseu ir embora e ele não aceitou por que queria ficar ‘na cola’ de seu mestre.
Isso nos ensina que é preciso ser discipulado, imitador, seguidor de alguém que seja profeta de Deus e te ensine.
-v.10: a condição para que Eliseu recebesse do Espírito que estava em Elias era que Eliseu o visse sendo levado por Deus. Ele tinha que ver, ou seja, estar de olho e participar.
Com isso, aprendemos que é necessário ser perseverante. Eliseu viu tudo v.12.
v.13,14: após o arrebatamento de Elias, Eliseu ‘tomou o seu manto’ e este gesto significava que vestindo as vestes de Elias seria como seu mestre.
Mas ele não só vestiu o mesmo manto como tomou as mesmas atitudes tocando o rio Jordão para que se abrisse com Elias tinha feito antes cf. v.8 e v.14.
Para quem é a unção de profeta?
A unção profética é para pessoas que querem ser usadas para pregar a Palavra.
 Se você tem anunciado o evangelho, Deus quer te ungir como profeta com autoridade para ensinar a vontade de Deus para salvação de vidas.
Para receber a unção profética é preciso aprender com outros profetas, ser perseverante, assumir o ministério e tomar atitudes proféticas.
Deus te chamou e te ungiu para profetizar. Por isso ande com outros profetas de Deus e seja persistente.
 Tome o manto profético, assuma o compromisso e tenha atitudes que mostrem que você é um profeta de Deus.
Deus quer te ungir para profetizar!
àOs sacerdotes eram ungidos:
E vestirás Arão das vestes sagradas, e o ungirás, e o santificarás, para que ministre o sacerdócio. Êx 40:12-15.
Quando um sacerdote era ungido ele devia:
v.12a: ir à porta da tenda da congregação, o lugar de culto e adoração a Deus;
v.12b: primeiramente ser lavado com água;
v.13a: vestir vestes sagradas especiais para o sacerdócio;
v.13b: ser ungido e consagrado para a partir de então ter a função de servir a Deus como sacerdote;
v.14 e 15ª; também acontece o mesmo processo com os filhos do sacerdote;
v.15b: a unção tem validade eterna, não acaba nunca.
Esse processo de santificação e consagração do Sacerdote significa para nós que:
 ir à porta da tenda da congregação àsignifica que devemos ser ungidos para servir na casa de Deus e não ficarmos acomodados;
O lavar com água à mostra que primeiro devemos nos converter e santificar, ou seja, purificar com água, simbolizada pelo batismo como o perdão dos pecados e depois então exercer o sacerdócio cristão;
As vestes sagradas à ensinam que é preciso assumir um papel diferenciado de servos de Deus;
A unção àsignifica um propósito específico como uma responsabilidade.
A repetição do processo todo com os filhos à revela que Deus quer salvar toda a nossa família At16:31.
A validade eterna da unção à mostra que uma vez separados para Deus Ele não voltará atrás.
A unção que recebemos dura para sempre e nem precisa ser repetida, embora o possa ser.
Nada pode  invalidar a unção de Deus sobre nós.
Para quem é unção de sacerdote?
A unção sacerdotal é para pessoas que desejam se consagrar em oração. Se você tem o ministério da intercessão, esse é um serviço sacerdotal.
As funções do sacerdote no velho testamento alem de ministrar os sacrifícios no templo era interceder a favor do povo.
 Consagre sua vida e se dedique a orar pelos outros e Deus te usará.
A unção sacerdotal significa que Deus quer nos consagrar para ministrar seu culto e servir a Ele com santidade.
Você tem estado na Casa de Deus? Já foi lavado com água? Já assumiu um compromisso com Deus vestindo vestes de louvor? Tem apresentado sua família no altar de Deus? Você sabia que a unção de Deus sobre sua vida dura para sempre?
Deus quer ungir você como sacerdote. Esteja sempre na Casa do Senhor, assuma um compromisso, abençoe sua família e creia nisso para sempre.
A unção de Deus santifica e consagra sua vida!
àOs Reis eram ungidos:
Convide Jessé para o sacrifício, e eu te farei saber o que hás de fazer; e ungir-me-ás a quem eu te designar. Então quando o moço Davi chegou, Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu no meio de seus irmãos; daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. 1 Sm 16.3.13.
Um rei  devia ser ungido como sinal de autoridade antes de iniciar de fato o seu reinado. Um rei que subisse ao trono sem antes ser ungido, seria considerado um usurpador da coroa.
 A unção é o que dava legitimidade e autoridade ao rei.
Davi foi ungido por Samuel para ser rei em lugar de Saul que havia abandonado ao Senhor.
Mas quando Davi foi escolhido por Deus e ungido por Samuel, nos somos induzidos a pensar que Davi saiu dali e já se tornou rei.
 Não foi assim. Na verdade demorou e muito para Davi se assentar no trono de Israel. Na verdade Davi foi ungido 3 vezes para então se tornar rei plenamente.
1ª unção: I Sm 16.13, unção profética
A primeira vez que Davi foi ungido rei representa um chamado de Deus para sua vida. Foi um ato profético para o levantar como um grande rei.
Esta unção o preparou para os desafios que enfrentaria pela frente até chegar definitivamente ao trono.
Logo em seguida à esta unção Davi que ainda era jovem começou a usar esta unção:
àFoi ser escudeiro real I Sm 16:21.
àTocou harpa para libertar Saul I Sm 16.23.
àMatou o leão e o urso defendendo as ovelhas I Sm 17:34,35.
àVenceu o gigante Golias I Sm 17:49-51.
àDerrotou centenas de filisteus I Sm 18:7.
A partir do momento em que foi ungido, Davi não ficou parado, começou a lutar e vencer exercendo o poder que já estava sobre ele.
 Foi crescendo gradualmente de pastor a escudeiro, depois músico, general e até ser um herói de seu povo.
Em todos os postos que galgou até ser rei sempre foi o mesmo servo de Deus com coração de pastor. Davi não se envaideceu com o sucesso. Ele foi humilde do pastor até ao trono.
Ei! Deixa te dizer algo importante! A unção de Deus pode ser de uma vez,mais o ministério é progressivo.
Quantos ungidos de Deus que não sabem esperar o tempo de Deus e acaba causando rebeliões e divisões na igreja.
Prega-se bem ou canta bem acha que pode dividir igreja abrir igreja mandar fazer carteirinha de pastor na gráfica e causar escândalos na obra de Deus.
Se Deus te ungiu espere o tempo dele, enquanto você vai crescendo progressivamente,Deus esta te preparando pra usar com unção que ele te deu.
Seja um bom diácono,um bom presbítero,um bom evangelista e você será um bom pastor também com a unção que já esta sobre você.
Esta unção mostra para nós que Deus nos unge preparando-nos para lutar e vencer. Quando somos ungidos não significa que não teremos problemas, mas sim que se o tivermos teremos a unção para nos ajudar.
A unção te capacita para lutar e vencer!
2ª unção: II Sm 2.4, unção de autoridade real
Treze anos depois Davi foi ungido pela segunda vez. A segunda unção de Davi foi uma confirmação de que era o escolhido de Deus.
Após a segunda unção, Davi assume o reinado apenas sobre Judá e enfrenta muitas adversidades dos inimigos externos, do próprio povo de Israel e em sua própria família quando seu filho Absalão se levantou para derrubar Davi do trono II Sm 15.10-14.
A segunda unção serviu para renovar a autoridade sobre Davi como rei.
Foi um tempo de experiência enquanto reinava sobre Judá para depois então, estando preparado reinar sobre todo Israel.
Às vezes queremos receber tudo de Deus de uma só vez e não é assim.
 É preciso uma caminhada de lutas e conquistas. Deus vai nos abençoando a cada dia e enquanto isso nos prepara para recebermos o melhor que Ele tem para nós.
Se formos fiéis no pouco recebemos o muito Lc 16:10.
A unção de Deus te dá autoridade par vencer!
3ª unção: II Samuel 5.3, unção sacerdotal.
Depois da segunda unção se passaram sete anos e meio II Sm 2:11 e Davi foi ungido pela terceira vez.
 Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente seria rei de seu povo.
A terceira unção de Davi é uma prova da sua fidelidade para com Deus e o Senhor o honrou.
Após esta unção ele conseguiu trazer a Arca da Aliança ao monte Sião e restabelecer o culto ao Senhor II Sm 6:15.
 Com este ato, Davi alcança mais que autoridade política, consegue ter influência espiritual sobre seu povo.
Esta unção foi de autoridade espiritual. Por isso Davi toma este papel de adorador e sacerdote no meio de seu povo, pois sabia que tinha autoridade espiritual.
Um rei para ser completo devia ter estas três qualidades, profética, real e sacerdotal.
Por isso  quando os magos foram ate Belém  a procura do menino Jesus  eles levaram  ouro, incenso e mirra, pois  Jesus é rei, profeta e sacerdote.
O rei tem autoridade para fazer cumprir a vontade de Deus. Davi compreendeu isso e por este motivo se tornou o maior rei de toda a história de Israel.
Deus quer nos ungir com autoridade espiritual para ministrar às vidas. Precisamos aprender a exercer o poder espiritual que temos através da unção de Deus.
Com a unção de Deus você tem autoridade para fazer o que sem ela você não poderia fazer.
A unção te dá autoridade espiritual!
Para quem é a unção do rei?
A unção real é para pessoas que precisam de autoridade para vencer. A unção te autoriza a ser vitorioso e a conquistar o propósito de Deus para você.
Quem nos unge é o rei dos reis e Senhor Assim como em Davi, a unção de Deus se renova sempre em nossas vidas para nos ensinar a enfrentar os obstáculos e fortalecer para o crescimento de sua obra.
Deus pode te ungir quantas vezes for necessário para te capacitar para exercer seu ministério.
 Quantas vezes você já foi ungido por Deus? O que aconteceu? A cada unção é uma nova conquista!
àOs doentes eram ungidos:
 Eles expulsavam os demônios e muitos doentes eram ungidos e curados. Mc 6:13.
A unção da cura é para pessoas que precisam ser curadas ou perdoadas por Deus.
 Esta unção é um símbolo de que o Espírito Santo nos unge para nos perdoar todos os pecados e nos curar de todas as enfermidades Sm103:3.
Jesus mandou ungir aos enfermos Tg 5:14,15.
Você já passou pelo sangue de Jesus? Você já foi ungido e curado por Deus? Ou suas mãos, pés, ouvidos e cabeça ainda estão enfermos espiritualmente?
O Senhor quer curar seu jeito de ouvir, andar, agir e pensar!
A unção de Deus perdoa e cura você!
5àOs Objetos eram ungidos:
 Então Moisés trouxe óleo ungido e ungiu o Tabernáculo e tudo o que estava dentro dele, e os consagrou. Lv 8:10.
Vemos que no A. T. a pratica de ungir objetos, lugares, etc era para separar deixando essas coisas ungidas para uso exclusivo de Deus.
 No NT não temos conhecimento dessas praticas, somente que deve ser usada para ungir enfermos.
 Mas vemos hj em algumas igrejas a pratica de ungir a pessoa por outros motivos não sendo o de enfermidade, a pratica de ungir objetos como lenço, ate galinha já ouvir de gente que ungiu.
 PARA QUAL PROPÓSITO ELES FORAM UNGIDOS?Os Profetas eram ungidos para poderem proclamar a Palavra de Deus.
Os Sacerdotes eram ungidos para serem capacitados para suas responsabilidades na adoração e ao Sacrifício.
Os Reis eram ungidos para poderem governar.
As Pessoas eram ungidas para serem curadas
Os objetos eram ungidos para serem separados para o uso santo.
 Como você pode ver, a unção é um conceito bíblico e tem uma ocorrência comum.
Ei!  A unção ocorre com propósitos:
Para proclamar, para adorar, para sacrificar, para governar, para curar e para tornar algo pronto para o uso santo.
Na verdade foi por isso que Jesus foi ungido, para cumprir o seu ministério.
Em
Lucas 4.18.19. Jesus usou a passagem de Isaias 61.1.2
quando disse: Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para pregar as boas novas aos pobres.
 Ele me ungiu para pregar liberdade aos presos e dar visão aos cegos, libertar os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
Agora você sabe que a unção é bíblica e que ela foi feita por várias razões, e
 que Jesus foi ungido.
Você pode perguntar o porquê isso é importante. É importante porque ajuda-nos a entender melhor nossa necessidade da unção.
A UNÇÃO É QUE FAZ A DIFERENÇA!
Um ministério para ser eficaz precisa da unção.
1°- UMA PESSOA UNGIDA SÓ FAZ O BEM.
Jesus só fazia o bem. Uma pessoa com a unção, faz o que é honesto, santo e certo.
Jesus continua fazendo o bem, temos que fazer o bem, o que é bom.
Jesus libertou o Gadareno, curou o cego, supriu necessidades, abençoou famílias, perdoou pecados e trouxe ensinamentos para o povo.
Uma pessoa com a unção faz o que agrada a Deus.
Tudo o que vai fazer é para glorificar a Deus.
Uma pessoa com a unção não é egoísta, pensa no próximo.
2° DEUS É COM ELE.
 Deus era com Jesus, Quando Deus é com uma pessoa não tem pra ninguém, não tem demônio, não há nada que possa com ela.
àDeus era com Moisés e o mar se abriu. Ex 14: 21-22.àDeus era com Josué e o sol parou. Js 10: 12-14.
àQuando Deus é com uma pessoa ninguém pode para-la.
Paulo disse: que se Deus é por nós, quem será contra nós!
Rm 8:31.

3° VIRA UMA TESTEMUNHA DE JESUS.
- Deus confirmará o ministério com sinais, com provas, com evidencias.
Testemunha do que Ele fez.
At 1: 8.
 Quando uma pessoa ungida fala o Espírito Santo caí sobre um lugar, sobre as pessoas.
At 10: 44.
Que a unção do Senhor esteja sobre a sua vida, que Deus derrame abundantemente sobre você a unção.
Ore e peça a Deus a UNÇÃO, e Ele certamente te dará
OS CRENTES FIÉIS SÃO UNGIDOS. "Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações" 2 Co 1.21, 22.
CONCLUSÃO:
Você foi ungido por Deus. Você foi limpo por Deus e cheio com o Espírito Santo. Ele não está apenas em você, ele está sobre você.
 Assim como ele veio no dia de Pentecostes sobre os discípulos e os capacitou para o serviço do Reino ele também te capacitou.
 Espero que com um melhor entendimento do que Deus te deu em Cristo e pelo Espírito Santo, você possa viver melhor para Deus. Possa
orar mais, amá-lo mais, confiar mais nele e viver em esperança e cheio de alegria e paz.
A unção de Deus é com propósito, procure saber com que propósito Deus tem te ungido e você será um instrumento nas mãos de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário