quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PENSOU QUE FOSSE DAR, MAS NÃO DEU!


PENSOU QUE FOSSE DAR, MAS NÃO DEU!

Mt 25:1-13



INTRODUÇÃO:

O capitulo 25 do evangelho de Mateus nos fala da parábola das dez virgens, Jesus contou esta parábola com o objetivo de esclarecer o que significa estar pronto para sua volta.

E nos ensinar como devemos viver nesta vida até que ele venha. Esta parábola fala de um casamento:

 Naquela época, no dia do casamento, o noivo ia ate a casa da noiva para a cerimônia, então, os nubentes e um grande numero de convidados dirigia-se a casa do noivo.

Ali era realizada uma festa que geralmente durava uma semana inteira.

As dez virgens eram damas de honra que esperavam a chegada do noivo na casa da noiva, para juntar-se aos convidados a fim de participar da festa.

Na parábola de Jesus havia 10 virgens, olhando aparentemente elas eram bem semelhantes entre si.

As 10 eram virgens, as 10 tinham lâmpadas em suas mãos, as 10 esperavam noivo, as 10 dormiram as 10 ouviram o brado: - eis aí o noivo!

Só que 5 eram prudentes e 5 eram loucas,as prudentes levaram azeite em suas lâmpadas e as loucas não levaram.

Devido à demora do noivo, as cinco virgens loucas ficaram sem óleo para suas lâmpadas.

Quando o noivo chegou elas pediram azeite emprestado para as virgens prudentes, mas, elas não podiam emprestar porque faltaria para elas também.

Elas saíram para comprar, mas, quando conseguiram comprar o óleo necessário já era tarde demais, não puderam mais participar da festa.

Isto significa que quando Jesus voltar para buscar sua igreja, sua noiva; devemos-nos estar prontos, preparados, não Pode faltar óleo nas nossas lâmpadas nesta ultima hora da igreja de Jesus na terra.

Ei! A nossa preparação espiritual para a volta de Jesus não pode ser comprada ou emprestada no ultimo minuto.

O nosso maior objetivo é nos encontrar com Jesus. Você pode ter mil planos na sua vida e se preparar para torná-los realidade.

Isto não é pecado! Se formar na faculdade, casar-se, comprar casa, carro, prosperar na vida, tudo isto é bom! Eu quero! Tu queres! Nos queremos! E devemos correr atrás destas coisas também.

É até possível que nesta vida você realize grande parte desses sonhos, mas o encontro com o Noivo é inevitável e deve ser o maior alvo daquele que conheceu Jesus.

 Jesus disse: - pois que aproveita o homem ganhar o mundo todo se perder a sua alma? Ou o que dará o homem em recompensa da sua alma? Mt 16:26

 De que vale ganhar tudo nesta vida, e depois morrer e passar a eternidade no inferno.

Se prepare! Não deixe o azeite da tua lâmpada faltar! Por que um dia todos nós iremos nos encontrar com Jesus.
Agora, escute! O Reino de Deus é a Igreja, e na Igreja de Jesus há uma parcela de pessoas que está se preparando para o encontro com o Senhor.

 Mas há outra parcela que não está ligando pra isso. Acha que poderá encontrar com o Senhor de qualquer maneira.
Precisamos de azeite em nossas lâmpadas, precisamos nos encher do Espírito Santo. Porque é Ele quem nos guiará e iluminará nosso caminho, ajudando-nos a transpor barreiras, vencer provas e tentações.

 Mas tem gente achando que o que já tem é suficiente.
Era exatamente assim que pensavam aquelas cinco virgens loucas. Elas achavam que o azeite que tinham fosse dar, mas não deu.

É exatamente isto que eu quero falar nesta noite baseado no tema: pensou que fosse dar mais não deu! Existem exemplos na bíblia de personagens que pensaram que ia dar mais não deu: senão vejamos:
Pessoas que pensaram que ia dar, mas não deu:
 1° Raquel:

 Raquel a esposa amada de Jacó estava para dar à luz, precisava chegar a Efrata, mas concebeu quando faltava pouco para chegar.

Pensaram que daria pra chegar ao lugar, mas não deu. A parteira disse para Raquel não temer, pois ainda teria aquele filho, e ela pensou que viveria para vê-lo, mas morreu. Gn 35:16-19

Quando a criança estava nascendo Raquel lhe deu o nome de Benoni à que significa filho da minha dor.

Ela pensava que viveria para ver o filho por isso lhe deu este nome, só que Jacó depois da morte de Raquel  mudou o nome da criança para Benjamim à que significa filho da  minha destra.

  2° Os egípcios

 Depois de Deus enviar as 10 pragas sobre o Egito, faraó deixou o povo hebreu sair da terra da escravidão.

Só que Deus endureceu o coração de faraó e ele se arrependeu, e ajuntou seus exércitos e perseguiram Israel pelo meio do deserto. Ex 14:4-8.

O povo hebreu ficou encurralado entre o mar vermelho e o exercito de faraó que vinha atrás perseguindo eles.

Foi quando Moises orou a Deus, e Deus ordenou á Moises que estendesse a vara sobre o mar e ordenasse ao povo que marchasse.

- porque clamas Amim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Ex 14:15.

Moises estendeu a sua mão sobre o mar e Deus enviou um vento oriental durante toda aquela noite, e mar se tornou seco e as águas se dividiram em duas.

O anjo do Senhor que ia adiante do povo de Israel passou para trás deles a coluna de nuvem passou para trás e ia entre o campo dos egípcios e campo de Israel.

 A bíblia diz que a nuvem era escuridade para os egípcios e claridade para o povo hebreu, de modo que durante toda a noite eles não conseguiram alcançar o povo de Deus.  Ex 14:19-20.

Mesmo assim quando eles viram o mar se abrindo e todo o povo de Israel passando, eles pensaram que dava para eles atravessar o mar e alcançar o povo de Deus.

Depois que o último hebreu atravessou o mar Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, este se fechou, afogando os egípcios com seus cavalos e cavaleiros.

Faraó pensou que fosse dar, mas não deu Êx 14:27-28.
3°Geazi o discípulo de profeta



Geazi significa "Vale da Visão".

Geazi foi discípulo de Eliseu e seria o seu sucessor. Eliseu foi discípulo do grande profeta Elias.

 Elias treinou seu discípulo para que este desse prosseguimento ao ofício profético em Israel. Certamente, agora, Eliseu estava fazendo o mesmo com Geazi.

Geazi seguiu Eliseu por vários anos, presenciou vários milagres realizados por Eliseu, mas infelizmente Geazi fracassou.

Em varias partes da historia de Geazi ele pensou que ia dar mais não deu.

No episodio da mulher Sunamita que o seu filho havia morrido ela foi até monte Carmelo ao encontro do profeta Eliseu em busca de um milagre.

Primeiro Eliseu vendo ela de longe enviou Geazi pensando que ia dar pra Geazi resolver o problema mais não deu.

A sunamita nem teve coragem de abrir o coração e contar para Geazi o que estava acontecendo:

Veja o que aconteceu: - agora, pois, corre-lhe ao encontroe dize-lhe: vai tudo bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: vai tudo bem.

2 Rs 4:26

Na verdade nada estava bem, pois o filho dela estava morto mais ela não quis falar com Geazi, pois não via nele ajuda nenhuma, ou seja,pra Sunamita Geazi não podia fazer nada

Eliseu pensou que ia dar mais não deu.

Depois que ela chegou até o profeta falou com ele, contou o que se passava, Eliseu chamou seu discípulo, entregou pra ele o seu bordão e mandou-o correr a te a casa da Sunamita e colocar o bordão sobre o pescoço do menino.

Geazi foi adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino para que viesse a ressuscitar. Pensou que fosse dar, mas não deu II Rs 4:31.
Quando não há a unção de Deus nada acontece. Geazi não tinha a unção de Deus,

Podia até estar com o bordão do profeta mais não tinha a unção de profeta.

 Ei! Não adianta ir pra seminário, fazer curso de teologia, ler livros, aprender técnicas de manipulação de massas.

Não adianta ter carteirinha de pastor, de missionária, ter nome de profeta e não ter unção de profeta.

Você ate pó pensar que vai mias não vai dar em nada, sem unção de Deus, sem presença de Deus na vida nada podemos fazer

Jesus disse: "sem mim nada podeis fazer" Jo 15:5.

Depois no episodio da cura de Naamã de novo Geazi pensou que ia dar mais não deu.

 O grande general Naamã foi curado por Eliseu e ele havia levado diversos presentes para o profeta mais Eliseu recusou os presentes de Naamã.

Quando Geazi viu que Eliseu recusou os presentes que Naamã lhe ofereceu, não lhe passou pela mente que o profeta estava agindo conforme a vontade de Deus.

 Geazi  na sua visão, pensou que o milagre tinha um preço, precisava ser valorizado. Naamã não era digno de receber um favor de Deus sem dar nada em troca.

Geazi achou que Naamã devia algo, não bastando somente  a gratidão que expressara.

Com esse tipo de pensamento, Geazi deixou a ganância falar mais alto. Com isso, ele pecou.

Geazi achou que as escondidas ele podia tomar algo de Naamã sem que Eliseu ficasse sabendo

2 Rs 5:20

Pensou que ia dar, mas não deu.

Pra piorar Geazi mentiu usando o nome do profeta Eliseu 2 Rs 5:22, disse que o profeta Eliseu tinha enviado ele para pegar algo das mãos de Naamã.

O pior foi que Geazi pensou que ia dar pra mentir pro profeta 2 Rs 5:25-27

Nos dias atuais, há muitos Geazis espalhados por este mundo. Pregadores que se julgam o canal de bênção de Deus para o povo.

 Basta ligar a televisão e os Geazis aparecem aos montes. Para eles, a Graça de Deus não é de graça, antes, tem preço.

 E é bastante salgado, pois pessoas chegam a entregar todo o seu dinheiro e bens para poderem “obter o favor de Deus”.

Elaboram campanhas e mais campanhas, sempre prometendo que Deus vai abençoar, vai curar, vai livrar, vai dar prosperidade, e mais um monte de coisas.

 Tais campanhas sempre envolvem dinheiro, seja por “ofertas” ou por compra de produtos milagrosos ou elaborados por uma “sumidade” espiritual.

São ministros da barganha. Deus não está envolvido nisso, pois com Ele não há barganha.

O número de Geazis que você conhece é maior ou menor do que o número de Eliseus?  Ei! Veja só como são as coisas! Geazi cobiçou os bens que Naamã tinha consigo, e o que conseguiu foi contrair a lepra da qual Naamã fora curado.

No Reino de Deus não há lugar para brincadeiras com a glória de Deus. Tudo o que envolve nome de Deus tem que ser tratado com reverência, e jamais se pode querer aquilo que a Ele pertence. A gloria pertence somente a Deus.

Geazi pensou que ia dar mais não deu. Eliseu sucessor de Elias foi um grande profeta, mais Geazi ficou conhecido como o leproso castigado por Deus.

Mas eu quero falar agora o contrario do que estamos falando.

Pessoas que pensaram que não ia dar, mas deu:

Existem na bíblia também pessoas que pesaram que não fosse dar em nada, mas deram, e foram uma benção nas mãos do Deus todo poderoso
 Abraão e Sara

 Eles Pensaram que não ia dar para terem filho, mas deu.

Ao que se prostrou Abraão com o rosto em terra, e riu-se, e disse no seu coração: "A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara que tem noventa anos?" Gn 17:17.

Sara, então, riu-se consigo, dizendo: "Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?" Gn 18:12.
2°Gideão

Ele  pensou que por ser pobre e o menor na casa de seu pai, não ia dar certo livrar Israel dos midianitas, mas deu. Replicou-lhe Gideão:

"Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai" Jz 6:15.

Tornou-lhe o Senhor: "Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem Jz 6:16.
3° Geazi

Até Geazi em uma ocasião pensou que não ia dar certo para Samaria vencer os inimigos que a haviam cercado com carros e cavalos a casa de Eliseu.

Mas Eliseu orou para que Deus lhe abrisse os olhos e visse os cavaleiros e carros de fogo em redor do inimigo. Pensou que não ia dar, mas deu II Rs 6:15-17.
3°Marta e Maria

Elas  pensaram que não tinha mais jeito quando seu irmão morreu, e as duas fizeram a mesma lamentação pra Jesus. Jo 11:21, e o 32

 Elas pensaram que não ia dar, mas deu. Jesus disse para elas :- eu sou a ressurreição e a vida quem crer em mim ainda que esteja morto viverá  Jo 11:25.

Eu sou esta no verbo presente não é passado nem futuro é agora, vocês pensam que não da mais da sim Jesus não é Deus que foi ou Deus que vai ser ele é o Deus que é.
4°Felipe e André.

Eles pensaram que poucos pães e peixes não iam dar para uma grande multidão, mas deu Jo 6:9.
5° Golias

 Achou que não ia dar pra Davi, mas deu, com um pequena pedra venceu o grande gigante. I Sm 17:43.
6°As pessoas no velório da filha de Jairo.

Elas  riam-se de Jesus, achando que a menina não teria chance. Pensaram que não ia dar, mas deu Lc 8.52-55.
Assim acontece conosco muitas vezes. Pensamos que aquilo que tanto queremos não dará certo. Mas com Deus dá.

As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus, mesmo quando duvidamos.

 Se Deus tem um propósito em nossas vidas, se Ele prometeu, Ele vai cumprir, por mais que nos achemos tão pequeninos.
Mesmo quando nosso inimigo não acredita que vamos conseguir, e mesmo quando ele fala que não vai dar, com Cristo certamente vai dar.
CONCLUSÃO

Quando é que dá certo?
Quando há unção de Deus
Quando é para a glória de Deus
Quando Deus tem um propósito
Quando é que não dá certo?
Quando não há unção de Deus
Quando não dá glória a Deus
Quando não há um propósito em Deus
agora, você precisa ter uma experiência pessoal com Deus. Não é a experiência de homens que fará diferença em sua vida, mas você deve ter sua própria experiência.

Não é a experiência do seu pastor, do pregador renomado que você admira, do cantor gospel que você gosta, não! A experiência tem que ser sua.
As cinco virgens loucas queriam o azeite das prudentes, mas elas responderam:
"vá aos que vendem e compre".

Você tem que ir para a fonte, que é Jesus, e não no seu irmão.

Tem muito crente querendo viver do azeite dos outros! Tá errado o noivo vai chegar e vai faltar azeite para sua lâmpada.

 Busque uma intimidade maior com Deus em oração. Só você e Deus, porque é isso que Ele quer de você.

Não fique pensando que da, e se acomode, pois pode ser que não dê, então enquanto tempo busque mais a Deus, ore mais,jejue mais,leia mais a bíblia.

Encha cada vez mais a sua botija de azeite por que se o noivo tardar não pode faltar azeite para a sua lâmpada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário