quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O QUARTO HOMEM NA FORNALHA DE FOGO


O QUARTO HOMEM NA FORNALHA DE FOGO
Dn 3:14-25



Introdução:
Os dias do cativeiro
No ano de 605 a.c Nabucodonosor se tornou o rei do grande império da Babilônia, um dos maiores impérios que já existiu.
No mês de setembro daquele mesmo ano Nabucodonosor devastou a terra da palestina, cercou Jerusalém e tornou Judá seu estado vassalo.
Nabucodonosor deportou para a babilônia parte dos Judeus, tomou de Jerusalém os homens mais sábios e  deixou em Jerusalém uma pequena parte que eram aos seus olhos os pobres, que para a Babilônia não iriam contribuir com nada, que para Nabucodonosor eram desprezíveis.
 Outra parte ele faz alojar-se as margens de um rio e outra parte que ele considerava mais nobre, dotados de maior inteligência, Nabucodonosor leva para dentro do palácio, para que pudessem lhe ensinar tudo sobre Israel.
 Isso era uma estratégia de Nabucodonosor para que pudesse conhecer quem era o povo que teria dominado.
Para os que ficaram deixados para trás, desprezados em Jerusalém Deus deixa um profeta chamado Jeremias, nome hebraico que significa “O Senhor é alto”.
Já para os que foram deixados a beira do rio Quebar, Deus lhe dá um profeta chamado Ezequiel, que traduzido é “Deus fortalece”.
 E para os que estavam dentro da casa de Nabucodonosor, Deus lhe dá outro profeta chamado Daniel, que quer dizer “Deus é meu juiz”.
Deus sabe que onde quer que estejamos ele nos enviará um profeta, para que possamos nos conduzir a Ele e jamais perdermos o alimento da palavra.
 Guarde isso em seu coração e saiba que onde estiver um servo de Deus existe uma palavra de Deus para ti.
Estes eram os três profetas do cativeiro babilônico Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Mas eu quero falar nesta noite sobre os 3 amigos de Daniel.
OS TRES AMIGOS DE DANIEL
Com a parte do povo que estava dentro do palácio de Nabucodonosor, estavam outros.
 Entre eles três jovens que também eram amigos de Daniel, cujos nomes eram Ananias, Mizael e Azarias.
O rei Nabudonosor ordenou a Aspenaz que separasse alguns jovens de Israel da linhagem real e dos nobres
Jovens em que não houvesse defeito algum, formosos, de boa aparência,  sábios e instruídos em toda ciência que tivessem habilidade para viver no palácio.
Estes jovens tinham que ser preparados ensinados nas letras e na língua dos caldeus, e foi ordenado que fossem preparados por 3 anos só se alimentando da comida e do vinho do rei e só depois pudessem servir no palácio diante do rei Dn 1:3-6
Dentre todos os jovens se destacam Daniel e seus 3 amigos Ananias, Mizael e Azarias.
Estes jovens receberam nomes babilônicos, talvez uma estratégia de mudar a identidade dos homens de Deus,.
 Mas, aquilo que Deus fez ninguém pode desfazer. Nabucodonosor deu lhes nomes de divindades babilônicas
 Chamou a Daniel de Beltessazar, que quer dizer “Bel protege o rei”,
 A Ananias chamou de Sadraque, que quer dizer, “Amigo do rei”
 A Mizael chamou de Mesaque, que significa “Quem é como Aku?” (deus da lua).
 E a Azarias chamou de Abedenego, que significa “servo de Nabu”.
Daniel e os seus 3 amigos puseram no coração não se contaminar com  a comida e a bebida do rei que era oferecida aos ídolos
Deus deu graça Daniel e seus amigos diante do chefe dos eunucos, que resolveu fazer um teste de 10 dias dando como alimento a Daniel e sue amigos apenas legumes e água.
Ao cabo de 10 dias a aparência deles era muito melhor do que daqueles que comeram a comida do rei.
Como resultado da fidelidade deles Deus deu a eles sabedoria e entendimento em todas as letras e a Daniel entendimento para revelar sonhos e visões. Dn 1:17-18
A ESTATUA DE NABUCODONOSOR
No capitulo 2 do livro de Daniel Nabuconosor sonhou com uma grande estatua.
Mas no capitulo 3 o rei Nabucodonosor enche seu coração de soberba e manda construir  uma estátua sua, e de ouro, simbolizando sua grandeza e soberania.
E mandou que na data marcada ao som dos instrumentos musicais toda a nação e províncias se curvassem diante desta estatua e a adorasse, para que  todos sabendo quem era Nabucodonosor o grande rei.Dn 3:1-6
 Assim, foi feito um decreto e selado com o selo do rei, mas ainda havia outra clausula constante no decreto do rei.
Era que todos os que não se curvassem diante da estátua e não a adorassem, seriam jogados em uma fornalha de fogo ardente, e ali morreriam queimados pela desobediência ao decreto do rei Nabucodonosor.
Estes três jovens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego decidiram em seus corações que não se curvariam diante da estátua do rei Nabucodonosor.
 Pois, seus joelhos somente se dobravam diante do Deus de Israel, que realmente era e é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis.
A FORNALHA DE FOGO ARDENTE
Todos nós sabemos o que aconteceu.  Os três jovens decidiram não se curvar diante da estátua.
 O rei Nabucodonosor ficou completamente irado, e a bíblia diz que o semblante de seu rosto chegou a mudar tamanha era a sua ira.
 Mandou chamar os três jovens e lhes deu uma segunda chance, para que não fossem mortos conforme o decreto previa.
Para a surpresa do rei Nabucodonosor veja o que eles disseram: - não necessitamos de te responder sobre este negocio.
Eis que o nosso Deus, a quem nos servimos, é que pode livrar; ele nos livrara do forno de fogo ardente e da tua mão o rei.
E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estatua de ouro que levantaste. Dn 3:16-18.
 E então o rei toma uma decisão.
 Ele manda que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais, pois três jovens judeus seriam carbonizados na grande fornalha de fogo ardente.
Mas mal sabia ele que ele mesmo é que começou a provocar o quarto jovem a se apresentar na fornalha.
 Primeiro insultando o Senhor Jeová, e em segundo mandando que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais.
Não bastasse a ignorância do rei em decretar tamanha besteira, ele ainda manda que amarrassem os três moços para serem jogados dentro da fornalha.
 E assim os soldados o fazem, posteriormente sendo os três jogados para o interior da fornalha de fogo ardente.
Mas algo estava para acontecer. Algo jamais visto ou contado na história até aquele dia.
Primeiro os homens que foram designados para jogar os 3 jovens no fogo morreram só de aproximar da fornalha de fogo.
Depois quando o rei se assenta para assistir a cena de ver os 3 servos de Deus serem consumidos pelo fogo,ele leva um grande susto.
O rei começa a tremer e chama os seus soldados: - ei! Explica-me algo aqui que eu não estou entendo! Não lançamos nos 3 homens atados dentro do fogo?
Os soldados respondem: e verdade ó rei, foram 3 homens que jogamos amarrados no fogo.
Então o rei se levantou assustado e disse: mas eu estou vendo 4 homens soltos, passeando dentro do fogo, e aspecto do 4° homem é semelhante ao filho dos deuses. Dn 3:24-25.
Como Nabudonosor era um homem idolatra que não conhecia a Deus ele usou a expressão o seu aspecto é como um filho dos deuses.
Mas nos sabemos que o 4° homem na fornalha de fogo ardente é Jesus de Nazaré o filho do Deus Vivo.
Então o rei chama os três jovens e eles saem do meio da fornalha e a bíblia diz que nem cheiro de fumaça havia neles.
  O rei naquele dia faz outro decreto dizendo que não  há outro Deus como o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e que toda a nação da babilônia deveria saber que somente Jeová é Deus.
A FIDELIDADE
Mas o que teria levado os três jovens a se manterem firmes e não se dobrarem diante da estátua?
O que teria feito com que os três encarassem o rei Nabucodonosor? O que teria substituído o medo da morte pela coragem?
Aqui começa nossa mensagem. Quando os três jovens eram ainda meninos em Israel, eles ouviram histórias das maravilhas que Jeová havia feito no meio do povo. E nos olhos de seus pais ouviram e viram a fé em um Deus que pode fazer o impossível e mesmo que Ele não o fizesse Ele continuaria sendo um Deus de maravilhas.
A morte era para eles uma questão de honra. Eles precisavam continuar firmes e inabalados na promessa que lhes foi dada quando nasceram através de seus nomes. Pois nesses nomes estava estampado o que realmente era Deus para eles e quem era esse Deus na vida deles.
Eles decidiram se manter firmes naquilo que era grandemente poderoso para os livrar ou não. Mas não iriam trair o SEU Senhor.
EI! Existem somente duas qualidades de pessoas que Deus procura somente duas e nada mais.
Uma delas é adoradores e não adoração Jo 4:23-24, Deus não esta a procura de adoração pois já tem quem faz isso por ele, os anjos,os arcanjos, os serafins e os querubins já adoram a Deus nos céus.
O que Deus esta a procura é de adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
  A outra qualidade de pessoa que Deus procura é os fieis Sl 101:6, eu ainda não encontrei na bíblia Deus procurando outra coisa. Somente adoradores e fieis.
Ei! Será que Deus encontrou aqui nesta noite? Onde estão adoradores e os fieis na casa de Deus?
A CHEGADA DO QUARTO HOMEM
Ao decidirem fazer o que é certo, Ananias, Mizael e Azarias mostraram o poder de Deus em suas vidas.
 E assim fizeram com que o quarto jovem descesse para o meio da fornalha antes mesmo que eles fossem jogados.
 Quando foram lançados no fogo o quarto homem os acolheu pela mão e com certeza os confortou dizendo para que não tivessem medo.
-Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão, quando passares pelo fogo,não te queimaras, nem a chama arderá em ti. Is 43:2
Agora veja o que faz com que o quarto homem venha para o meio da fornalha nos receber.
Lembrando que é necessário que ele esteja lá antes de nossa chegada, e para isso é necessário que nos portemos como os três jovens.
Em seus nomes estava a fé na promessa do Deus que serviam, pois Ananias tinha em seu nome o significado “Jeová é misericordioso”, já Mizael, quer dizer “Quem é como Jeová?, e Azarias, significa “Jeová ajudou”.
Quem tem o Deus Jeová que é misericordioso, quem tem o Deus que é como Jeová e quem tem o Deus que é como Jeová o ajudou não fica sozinho na fornalha.
Alguém ate pode te jogar em um fornalha ardente ou você até pode passar pela fornalha, mias o quarto homem  está contigo nesta fornalha.
Faça você também  com que o quarto jovem venha para a sua fornalha e assim todos saberão que tu és fiel e adorador do único e inabalável Deus que pode todas as coisas.
Conclusão:
Muitos de nós estamos vivendo de fornalha em fornalha e a cada vez que passamos por uma, saímos mais debilitados e consumidos pelo fogo, e o cheiro da fumaça esta nos matando sufocados.
Muitos crentes não têm mais o cheiro da unção, mas somente o cheiro de roupas e carnes queimadas.
 Ei! Eu te pergunto: onde estão os servos de Deus que podem mudar esta história? Onde estão os três jovens que podem mudar os decretos dos reis deste mundo? Estariam mortos? Extintos? Exterminados?
Precisamos de pessoas que levem em seus corações quem é realmente o Deus quem servem, precisamos de Ananias, Mizael e Azarias, urgentemente.
Eu convoco a todos a buscarem  a Deus e serem Ananias, Mizael e Azarias, nos dias de hoje.
Quem dentro de cada igreja se levante homens e mulheres que façam com que o quarto jovem venha manifestar sua presença poderosa.
 Para que o cheiro da morte vá embora e o cheiro da unção invada novamente o altar do Senhor.



7 comentários:

  1. Eu vi o 4º Homem... ele estava comigo no dia 15/06/2011 quando na sala de cirurgia para retirar um câncer do intestino. Me lembro muito bem que antes de ser anestesiada, eu o vi num canto da sala e, glórias a Deus, tudo correu bem e hoje estou muito bem.

    ResponderExcluir
  2. o quarto homem da fornalha está comigo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. o quarto homem da fornalha está comigo!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, quem foi para fornalha foram :Mizael; Ananias e Azarias, por não se curvarem ao rei e não terem de contaminados com a cultura idólatra da Babilônia. Belo estudo.

    ResponderExcluir
  5. Vejo o Quarto homem da fornalha todos os dias, desde quando ele sopra em minhas narinas ao me despertar pela manhã, até quando ele retira ao desfalecer minha matéria para que eu possa dormir, e pela manhã me ressussita novamente, Aleluia!

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz!
    Ótima mensagem
    Que Deus continue usando vcs a cada dia em nome de Jesus!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir