segunda-feira, 18 de junho de 2012

PARA ONDE DEVEMOS OLHAR EM TEMPOS DE CRISE


PARA ONDE DEVEMOS OLHAR EM TEMPOS DE CRISE

Is 6:1-8

Introdução:

  O profeta Isaías,  viveu entre 765 AC e 681 a.c  durante os reinados de Uzias,Jotão, Acaz e Ezequias .

Isaías, cujo nome significa "Jeová salva" ou "Jeová é salvação" exerceu o seu ministério no reino de Judá

Interessante que o livro do profeta Isaias tem 66 capitulos o mesmo numero de livros da biblia sagrada. Sendo que na biblia 39 fazem parte do velho testamento e 27 livros  fazem parte do novo testamento.

a profecia de Isaías, em sua primeira metade, transmite mensagens de punição e juízo para os pecados de Israel, Judá e das nações vizinhas, o que se verifica até o final do capítulo 39.

A outra metade do livro contém palavras de perdão, conforto e esperança.

Pode-se afirmar que Isaías é o profeta que mais profetiza sobre a vinda do Messias,por isso mesmo é conhecido como profeta messianico.

Por isso, um dos capítulos mais marcantes do livro seria o de número 53 que menciona o martírio que aguardava o Messias:

"Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados". Is 53:5

Mas , vamos estudar hoje o capitulo 6, que fala da chamada de Isaias após a morte do rei Uzias

Judá  nos dias do profeta Isaias foi assolado por quatro crises:

1 crise política à depois de 52 anos de governo Uzias morreu, o vazio do trono trouxe entre outras coisas insegurança à nação e um futuro incerto para a política.

A alternância de poder em Judá  foi um desastre, levantaram se em Judá  muitos homens que o oprimiam o povo e fizeram desviar a nação da presença de Deus

2° crise econômica à em Judá os ricos ficavam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, cada vez mais miseráveis.

Os reis edificavam seus palácios com sangue, Judá entrou em crise por causa dos impostos abusivos que eram cobrados, o povo trabalhava mais o lucro fugiam das suas mãos, isso trouxe uma riqueza para a minoria  que juntava casa a casa e campo a campo, jogando o povo na miséria.

O poder legislativo de Judá decretava leis injustas para negar o direito dos aflitos despojando as viúvas e roubando os órfãos, veja o que diz:

 Is 10:1-2: - ai dos que decretam leis injustas e dos escrivães que escrevem perversidades.

Para prejudicarem os pores em juízo, para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, e para despojarem as viúvas, e roubarem os órfãos!

3° crise moral à o povo de Judá se corrompeu, perdeu seus absolutos, abraçou uma ética flácida e situacional, perderam a noção de moralidade; veja o que diz:

Is 5:20: - ai dos ao mal chamam bem e ao bem mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce amargo!

4° crise espiritual àa pior crise que Judá enfrentou nos dias do profeta Isaias foi a crise espiritual.

Judá era como filhos rebeldes eram piores do que um animal irracional,  Isaias dizia: - o boi conhece o seu dono, mas Judá não conhecia o Senhor. Is 1:3

Judá estava doente, com feridas do pé a cabeça, apesar da fraqueza de Judá, o povo ainda mantinha as aparências faziam suas festas e oferecia sacrifícios ao Senhor, mas Deus estava cansado deste culto hipócrita que Judá estava oferecendo a ele.

Nos dias atuais estamos enfrentando as mesmas crises que havia nos dias do profeta Isaias senão vejamos:

1°crise política à como nos dias de Judá, estamos vivendo uma crise política profunda, a corrupção esta instalada em todas as esferas do poder em nosso pais.

No legislativo, no judiciário e no executivo, e só ligar a TV e ver os noticiários que você vera esta realidade.

A corrupção e o assunto de todos os dias; mensalão, mensalinho, escândalo das ambulâncias, cachoeira..etc. CPI e CPMI são organizadas quase todos os dias e tudo acaba em pizza e ninguém é punido por nada.

Aqueles que foram eleitos para legislar, governar e julgar estão muitas vezes mancomunados com os esquemas de corrupção, roubando o dinheiro que deveria alimentar os pobres e trazer progresso para a nação.

Ei! Estamos vivendo uma crise política! Os políticos são hoje a classe mais desacreditada da nação.

2°crise econômicaàapesar da estabilidade financeira que existe nos últimos anos no nosso pais, apesar da situação financeira de muitos ter melhorado em comparação com alguns anos atrás. Estamos-nos sim vivendo uma crise econômica!

Ainda existem milhares de brasileiros passando fome  e vivendo em completa miséria,ainda existem milhares de pessoas que não tem acesso as escolas, a saúde e ao mínimo necessário para viver uma vida de dignidade

Enquanto os impostos são abusivos, os salários achatados, os lucros para os trabalhadores são minguados, as grandes instituições nadam em lucros estratosféricos.

Enquanto poucos moram em mansões e condomínios de luxos, muitos ainda não têm direito a casa própria, enquanto poucos andam de carros importados, muitos são humilhados pelo péssimo transporte coletivo.

  Ei! Estamos vivendo uma crise econômica! O nosso pais é o pais desigualdades.

3° crise moral à vivemos nos dias atuais uma grande crise moral, o Brasil esta na lama da imoralidade:

 Políticos corruptos, campeão mundial de consumo de cachaça, as drogas estão dominando todas as camadas da sociedade.

Somos o pais da maior parada gay do planeta, o pais de 2 milhões de abortos por ano, o pais  do carnaval, do samba.

 O reino da pinga, o império da desonestidade, da mentira,  o pais das mães adolescentes, do crime organizado, da violência, dos sequestros relâmpago

Ei!Estamos vivendo uma crise moral! Que Deus tenha misericórdia de nós e da sua igreja nesta nação!

4° crise espiritual àserá que nos como Judá estamos também vivendo uma crise espiritual. E pior do que a crise política, econômica e moral é a crise espiritual.

Aqui no Brasil o povo adora um ídolo pescado no rio Paraíba do sul e diz que é a sua padroeira

Existem milhares de pessoas seguindo a espíritos enganadores, participando de rituais de macumbaria, feitiçaria , e espiritismo.

Mas o pior é que crise espiritual atinge também as igrejas conhecidas como evangélicas, existem igrejas que se dizem evangélicas mais estão pregando um outro evangelho, um evangelho: sincrético,místico, semipagão.

É o evangelho do sal grosso, da teologia da prosperidade que transforma a igreja em um mercado em um balcão de negócios.

Uma igreja sem doutrina, sem moral, sem compromisso, onde o que vale é a sua oferta e não a sua transformação de vida.

Uma  igreja que tem conhecimento, mas não tem fervor, tem doutrina, mas vive de ignorância.

Ei! Estamos vivendo uma crise espiritual! Desapareceu do nosso meio as profecias, as revelações, o batismo com Espírito Santo.

Deixamos-nos de lado os cultos de oração, as vigílias, deixamos de pregar sobre a volta de Jesus, o arrebamento da igreja, o batismo com Espírito Santo, caiu da moda pregar sobre o céu a moda hoje é a pregação de autoajuda, é pregar sobre prosperidade financeira, o centro da nossa mensagem é o homem e não Deus

Precisamos massagear o ego dos nossos ouvintes dizendo:

-Receba a sua vitoria! 5 maneiras para ser um vencedor!  Como ser bem sucedido nisto ou naquilo!

Deixamos de pregar as verdades do evangelho e estamos vivendo uma geração de crentes vazios sem compromisso com Deus, pessoas que não estão sendo preparadas para morar no céu.

O profeta Isaias viveu em um tempo de crises, mas Deus deu uma grande visão para Isaias e através desta visão mostrou a ele como reagir em tempos de crise.

Vejamos o que Deus ensinou para Isaias para que possamos aplicar as mesmas lições para nós que também estamos vivendo em tempos de crise.

1°NA CRISE PRECISAMOS OLHAR PARA CIMA  v,v 1-

 Em meio as grandes crises que Judá estava atravessando Deus  da uma visão pra Isaias e ele contempla o trono de Deus, quando Isaias olhou para cima  Isaias viu pelo menos 3 coisas importantes; vejamos:

A 1° coisa que Isaias viu na sua visão foi que Deus estava assentado no seu trono; sabe o que nos aprendemos aqui?

É que as nossas crises não apanham Deus de surpresa, as nossas crises não abalam o trono de Deus, ei! Deus reina! Ele não foi pego de surpresa!

Os céus governam a terra, deus dirige a historia, quem dirige o destino dos reinos deste mundo e dos poderosos é  o nosso Deus.

A grande mensagem de Isaias  é esta: -Deus esta assentado no seu trono!

Não importam as crises, não importa a fúria do diabo, não importa a ação do inferno, Deus esta no comando de todas as coisas.

E no momento certo ele vai colocar todos os seus inimigos debaixo dos seus pés, ei! Não se desespere a crise só dura até o momento que aquele que esta no controle de tudo quiser que ela dure.

Isaias poderia estar preocupado com as crises dos seus dias ou com a morte do rei Uzias, mas Deus lhe da à visão do seu trono onde ele esta assentado, para mostrar a Isaias que ele esta no comando de todas as coisas.

Quem sabe você esta enfrentando também uma grande crise na sua vida e por isso você esta desesperado, minha palavra pra você hoje é: tranquilize-se!

Deus esta assentado no seu trono, ele esta no controle da situação! No momento certo ele te Dara a vitoria e a crise ira passar e você ira cantar o hino da vitoria!

Ex: Jesus e os discípulos atravessando o mar da galileia: de repente levantou se uma grande tempestade e o mar se revoltou e Jesus dormia tranquilamente na polpa do barco.

Alguém disse: vamos morrer! E Jesus esta dormindo e vai morrer também  juntamente conosco!

Ei! Quem foi que disse que com Jesus a gente morre? Se Jesus esta no barco a situação esta sob o seu controle.

Alguém despertou à Jesus ele se levantou na polpa do arco e bradou aquieta-te vento, acalma-te mar e na mesma hora fez se bonança. Mt 8:23-26

A 2° coisa que Isaias viu quando olhou para cima foi a santidade de Deus; os serafins com 6 asas, com 2 cobriam o rosto, com 2 cobriam os pés e com 2 voavam diziam uns para os outros: - Santo,Santo, Santo é o Senhor dos exércitos

Quando a bíblia diz santo, ela define, quando diz santo, santo ele enfatiza, mas quando diz santo, santo, santo ela coloca no grau superlativo ou seja no grau mais alto

Deus é 3 vezes: santo é o Pai, santo é o Filho e santo é o seu Santo Espírito.

Ei! Em meio às crises deste mundo não podemos esquecer a santidade de Deus, e esquecer a santidade de Deus é mergulhar nas crises que atingem este mundo.

É por isso que a bíblia diz que devemos ser santos como ele é santo:  1 Pe 1:16

Todas as coisas são governadas pela santidade de DEUS!  Tire dois atributos de Deus, a sua Santidade e infinidade, e você criará o Diabo!

 Deus não faz nada sem santidade! O Diabo não faz nada com santidade! Êx 15:11; I Sm 2:2

Ei! Entenda o seguinte: ser santo é ser separado do pecado, para Ele! Assim Ele requer dos seus filhos. I Pd 1:16 -Sede santos, porque eu sou santo!

Deus é santo em tudo que Ele faz, então, nós devemos ser santos em tudo que fazemos também. Deus é santo em tudo que Ele pensa, então, nós devemos ser santos em tudo que nós pensamos.

Hoje quase não se prega a respeito de santidade, falar de santidade não atrai multidões não traz popularidade, não enche igreja,mas a única forma de vencer a s crises da vida e sabendo que Deus é santo e que nos também devemos ter uma vida de santidade.

Deus esta a procura de um povo santo, um povo separado exclusivamente para ele Tt 2:11 – o qual deu a si mesmo por nós, para remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu, especial e de boas obras.

3° coisa que Isaias viu quando olhou para cima é que seres mais exaltados do que nós adoram a Deus reverentemente

Isaias viu em sua visão os serafins adorando a Deus com grande reverencia; a gloria e a santidade de Deus era tamanha diante deles que com 2 asas eles cobriam o rosto e com 2 cobriam os pés

E adoravam incessantemente dizendo: santo, santo, santo e o Senhor dos Exércitos.

Se os serafins adoravam a Deus com reverencia, então Deus estava ensinando para Isaias que em tempos de crise não há outra coisa a fazer senão adorarmos o nosso DEUS.

Deus esta a procura de verdadeiros adoradores e verdadeiros adoradores são aqueles que o adoram em Espírito e em verdade Jo 4:23-24

Verdadeiros adoradores são aqueles que adoram a Deus mesmo em meio as crises da vida

Alem de adorar dizendo que Deus é Santo eles diziam que ele é o Senhor dos Exércitos, ou seja, na crise o Senhor dos exércitos pelejara por nós.

2° NA CRISE PRECISAMOS OLHAR PARA DENTRO DE NÓS MESMOS v,v 5-7

Depois que Isaias viu o trono de Deus, a majestade de Deus, agora Isaias olha para dentro de si mesmo.

Antes de contemplar a gloria de Deus Isaias olha a crise em sua volta e distribui uma serie de ais:

Ai dos gananciosos Is 5:8, ai dos beberrões Is 5:11, ai dos injustos Is 5:18, ai dos corrompidos moralmente Is 5:20, ai dos soberbos Is 5:21, ai dos farristas Is 5:22

Agora Isaias olhando para si mesmo diz: - ai de mim, que vou perecendo! Porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os m,eus olhos viram o rei,o Senhor dos exércitos. V,v 5

No meio da crise temos a tendência de só ver as falhas dos outros ou a mania de querer culpar os outros pelos nossos fracassos e pelas nossas crises.

Mas Deus ensinou Isaias a não ficar dizendo ai dos outros, mas a olhar para si mesmo e dizer:- ai de mim.

Este ai de Isaias e um ai de dor, de lamento, de angustia, de tristeza profunda.

Ele esta confessando que é um homem pecador e que tem lábios impuros, somente quem tem um verdadeiro encontro com Deus consegue enxergar sua própria pecaminosidade.

No meio da crise não procure culpados, olhe para dentro de si mesmo e reconheça suas falhas, sua fraquezas, seus pecados.

Quando Isaias disse:- ai de mim por que tem lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; ele estava fazendo confissão de pecados

Ei! não há perdão onde não há confissão Pv 28:13 diz: - o que encobre sua transgressões jamais prosperara, mas o que as confessa e deixa alcança misericórdia.

Hoje pregamos a fé sem arrependimento, a salvação sem conversão, isto é um erro

Deus é Deus de perdão, você pode ser transformado hoje, seu vocabulário pode mudar, seu coração pode mudar, uma fonte de vida pode brotar do seu interior.

Ei! Você pode ter uma mente pura, um coração puro, um namoro puro, um casamento santo.

Zaqueu achou paz para o seu coração, a mulher prostituta foi perdoada, Bartimeu teve os olhos abertos, o leproso foi purificado, o ladrão da cruz foi recebido no paraíso.

Jesus Cristo pode te libertar também, ele pode perdoar o seu pecado e te fazer um nova criatura na presença dele.

 Tudo o que você tem que fazer é olhar para dentro de você e reconhecer que você precisa dele, como Jesus mesmo disse: - o são não precisa de medico.

Quando fazemos nossa parte Deus faz a dele, veja o que aconteceu com Isaias quando confessou que era homem de lábios impuros.

- mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

E com ela tocou a minha boca e disse: eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.

3° NA CRISE PRECISAMOS OLHAR PARA FORA v,v 8

Existe algo importante a ser considerado aqui. É que o envio de Deus nunca precede a restauração espiritual

A vida com Deus é mais importante do que a vida para Deus, a vida vem antes do trabalho, à consagração vem antes do ministério.

Só depois que Isaias viu a Deus e foi perdoado é que ele pôde ouvir o desafio de Deus para fazer a sua obra.

Deus trabalha em nós antes de trabalhar através de nós, a adoração vem antes da missão, a santificação vem antes do serviço.

Antes de ser enviado para Samaria, Judeia, Jerusalém e até os confins da terra primeiro tem ficar no cenáculo para receber a virtude do Espírito Santo. At 1:8, Lc 24,49

Existe muita gente que esta indo antes de se preparar e existe os que estão indo antes de ser enviado e por isso acabam fracassando, primeiro fique em Jerusalém até do alto ser revestido do poder.

Outra coisa a considerar é que o chamado de Deus é dirigido àqueles que foram perdoados.

O Deus que salva é o mesmo que chama para o serviço, Deus não nos salvou para a indolência, mas para o serviço.

Eu não creio que ninguém foi salvo só pra esquentar banco, só pra fazer numero na igreja, só pra ser mais um numero no rol de membros de uma denominação.

Somos todos membros do corpo, somos todos ramos da videira, somos todos ovelhas do mesmo pasto, somos todos ministros da reconciliação.

Você até pode dizer:- mas eu não sei pregar, não sei cantar, não tem condições de ser um pastor de igreja, sou somente crente de banco.

Mas  você pode orar, você pode ofertar, pode contribuir com a obra missionária, você pode evangelizar alguém,pode ajudar na obra social da igreja,pode cantar no coral, pode falar de Jesus pra alguém...etc

Uma coisa eu sei! Crente de banco é só o parafuso e a madeira.

Ei! não chegue diante de Deus de mãos vazias, no V.T quando Deus falou a respeito das festas de Israel e ele orientou:

 - Três vezes no ano, todo homem entre ti aparecerá perante o Senhor teu Deus, no lugar que Ele escolher, na festa dos Paes asmos e nas festas das semanas e na festa dos tabernáculos, PORÉM NÃO APARECERÁ DE MÃOS VAZIAS PERANTE O SENHOR .

Cada qual,conforme o dom da sua mão conforme o que o Senhor ,teu Deus tiver dado  Dt  16:16-17

Não havia desculpas para vir de mãos vazias Deus mesmo disse: quem for muito pobre e  não tiver um novilho traga um cabrito, quem não tiver um cabrito traga uma ovelha se não tiver uma ovelha traga um casal de rolinhas Lv 5:7

Mas ninguém de mãos vazias podia se apresentar diante de Deus, Deus não te salvou só pra te levar pro céu, mas ele te salvou pra ser um vaso de honra nas mãos dele.

Conclusão:

Ao ser chamado para fazer a obra de Deus Isaias se coloca nas mãos de DEUS: - Eis me aqui envia-me a mim.

A brasa viva tirada do altar queimou os seus lábios, e o fogo de Deus começou a arder no seu peito. Ele se dispôs, ele atendeu, Isaias é profeta messiânico suas profecias alem de falarem da vinda do messias.

Também são denuncias contra os pecados da sua época

Ei! Hoje também não é diferente vivemos tempos de crise, crise na família, crise na política, crise na igreja, crise espiritual... Etc

Mas Deus esta chamando você para ser uma benção na sua casa, na sua família, na sua cidade, na sua escola, na sua igreja.

Deus esta chamando você pra colocar as mãos no arado: o clamor de Deus vindo dos céus ainda é o mesmo dos dias de Isaias: A QUEM ENVIAREI, E QUEM HÁ DE IR POR NÓS?

Qual é tua resposta? Qual é tua disposição? Qual é sua reação diante do clamor de Deus?

Diga como Isaias: EIS ME AQUI ENVIA-ME A MIM




Nenhum comentário:

Postar um comentário