sexta-feira, 13 de abril de 2012

O VÉU DO TEMPLO

O véu do templo
                                                                                             Mt 27. 51-54
INTRODUÇAO:

Não existe e nunca haverá uma história que interesse tanto a humanidade quanto a historia de um Homem que era membro de uma comunidade judaica
Sua existência terrena não passou de 33 anos dos quais só os três últimos anos se tornaram públicos.
Este homem foi a maior revelação de Deus para a humanidade e o seu nome é Jesus, que deriva da forma grega do vocábulo Joshua ou José, que significa
"Jeová é Salvador"
A morte de Cristo é para nos os crentes o âmago de toda fé, todo entendimento, toda pregação, todo viver, todo serviço e todo morrer cristão.
“Cristo morreu pelos nossos pecados” (I Co 15:3). (…) A morte de Cristo trouxe salvação para mim? Eu vi minha culpa e meu pecado colocados em Cristo no Calvário, julgados e punidos na sua pessoa?
… E  se por acaso a resposta for não, podemos aproximar-nos dele agora. “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados… e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” Mt 11:28
Um dos maiores acontecimentos do cristianismo é a morte de Cristo
Jesus veio a este mundo e ele era o Filho de Deus, o verbo de Deus encarnado.
O seu ministério durou aproximadamente 3 anos e meio, neste período ele curou os enfermos, abriu os olhos dos cegos,levantou os paralíticos, ressuscitou os mortos, alimentou as multidões, caminhou por sobre as águas...
E acima de tudo pregou o evangelho da salvação, ele reuniu seguidores e preparou seus discípulos.
Mais Jesus foi traído e entregue nas mãos das autoridades, foi preso, caluniado, açoitado e foi entregue por Pilatos para ser crucificado na cruz
Depois de ter sido açoitado pelos soldados romanos, Jesus carregou a cruz pelas ruas empoeiradas de Jerusalém ate o monte do calvário.
  a bíblia Jesus foi pendurado na cruz e ficou ali desde manha ate por volta da hora 9° quando expirou e morreu
 Quando ele expirou e disse suas últimas palavras: Eli, Eli, Lamá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparastes?
Pelo menos 4 coisas aconteceram no momento da morte de Jesus:
  1à o véu do templo se rasgou
2àa terra tremeu
3à fenderam se as pedras
4àmuitos mortos ressuscitaram
a própria
 natureza protestou contra este flagelo ao filho de Deus, a natureza não podia compreender como o autor da vida estava ali morrendo, como poderia a morte matar a vida?
Mas eu quero falar nesta noite é do véu do templo que foi rasgado de alto a baixo
Este era o véu do templo que separava o lugar Santo, dos Santos dos Santos
 Ninguém podia entrar no Santo dos Santos, onde habitava a presença de Deus, onde estava a arca da aliança, a arca do concerto, presença de Deus
Tinha que passar pelo véu da separação
Só o sumo sacerdote tinha a permissão de ingressar, em um dia do ano, no Dia da Expiação.
Ex 30. 10; Lev 16. 34

naquela época o povo tinha de trazer os sacrifícios até a porta do tabernáculo que ficava 9m de distancia do véu.
 Eles podiam espreitar pela porta, mas não podiam contemplar nada por DENTRO
ei! Espiritualmente existem que até hoje são assim só conhece o templo por FORA e não conhece por DENTRO
Conhece a Deus só de ouvir falar, só pela pregação, só pelo louvor, mais não tem intimidade com ele, estão dentro, mas parecem que estão de fora.
Quem esta de fora não ouve a voz de Deus, quem esta de fora não vê a gloria de Deus, quem esta de fora não desfruta dos milagres de Deus, quem esta de fora não sente a presença de Deus.
Ei! Eu te convido esta noite para estar dentro da vontade e do mover de Deus neste lugar

Quais as Características do Véu da Separação

 Na bíblia em Ex 26:31-34 Deus ordena a Moises a fazer o véu do templo para ser usado como separação, veja como era o véu:
à O véu do templo era espesso (grosso ) e resistente
à Tinha a largura de uma mão ( um palmo ) de espessura
à Tecido com 72 dobras torcidas ( cada dobra feita com 22 fios)
à Media cerca de 18 mt de altura por 9 de largura
à Pendurado cerca de 9mt da entrada do Tabernáculo
 Dentro do TEMPLO, este véu separava o Lugar Santo, do Santo dos Santos.
Na hora que o sumo sacerdote se aproximava do véu, acho que ele tremia.
Eles tinham recebido explicações quanto ao que ocorria lá dentro. Jamais podia se apresentar no templo de qualquer jeito
Hoje nós entramos na casa de Deus de qualquer jeito:  em pecado, bagunçando, falando alto, mascando chiclete, sujando com papel de balas, de qualquer maneira , por mero costume,
naquela época se alguém cometesse uma única profanação em Sua presença, seria fulminado.
A santa presença de Deus não podia tolerar pecado de nenhum tipo.
I Pe 1.16 – Sede santos , porque eu sou santo
O sacerdote entrava uma vez por ano pra oferecer sacrifícios com 1 corda amarrada nos pés e com sinos amarrados na cintura Ex 28:33-35
conforme ele ministrava o sacrifício os sinos batiam e faziam barulho, era um sinal de que o sacerdote não estava em pecado e Deus estava recebendo o seu sacrifício
Sabe o que eu aprendo aqui? É que quando a igreja não esta em pecado ela produz barulho, é um barulhão danado de gloria Deus e aleluia! Agora, quando a igreja esta em pecado, ela esta morta, e quem esta morto não pode fazer nenhum tipo de barulho
Quando o sacerdote passava o véu e não se ouvia nenhum barulho era porque ele estava em pecado e Deus o matava ali mesmo, as pessoas não podiam entrar ali pra tirar o defunto então elas puxavam ele pela corda que estava amarrada nos pés



O acesso à glória de Deus era sonhado e desejado pelo povo, mas o véu separava este acesso que somente o sumo sacerdote tinha uma vez por ano.
Ei , Israel não teve o que você tem , eles só podiam ficar imaginando a majestade da glória de Deus que habitava o interior.
Você é um privilegiado
Nem Abraão, nem Moisés, nem Davi, nem Salomão, nem Daniel - Entraram através do véu
Eles não puderam entrar no templo - Você pode ENTRAR no templo, no santuário, na presença de Deus
nos dias do velho testamento havia o átrio dos gentios, das mulheres e dos homens, o recinto do sacerdote, do sumo sacerdote
Eles podiam SOMENTE entrar no pátio, no átrio – E mesmo assim eram felizes -  LER
àSl 65. 1-4
O Salmista Davi dizia :
- Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. Sl 23:6
E ele nem podia entrar no Santo dos Santos, onde estava a arca símbolo da presença de Deus, mas mesmo assim dizia:
 - ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR. Sl 122:1
Ei! Nesta noite nós temos motivos de sobra pra se alegrar, nós podemos entrar, entre nesta noite na presença de Deus!
                                            O que nos encontramos na casa de Deus?

1 à Na casa do Senhor encontramos alimento sólido para a nossa alma
2
à Na casa do Senhor encontramos a renovação do nosso homem interior
3
à Na casa do Senhor encontramos paz para nossa alma
4
à na casa do Senhor encontramos milagres para a nossa vida
Sl 27:5 - Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-á sobre uma rocha.
Ei! Deixa eu te dizer uma grande verdade: nós temos acesso ao Santo dos Santos, a sala do trono do próprio Deus Todo-Poderoso.
 A porta já não está mais fechada para nós. Qualquer um agora pode ver por dentro e entrar. Acesso irrestrito foi tornado possível.  A mão de Deus rasgou (de alto a baixo) a cortina que separava os pecadores de Deus
Hb 9. 1-15


 
JESUS CRISTO RASGOU ALGUMAS CORTINAS DIVISÓRIAS COM A SUA MORTE

1º - Divisão entre sacerdotes e adoradores – você é livre para adentrar no templo e adorar ao Senhor
2º - Divisão entre judeus e gentios – agora eu e você somos filhos de Deus
3º - Divisão entre a religiosidade judaica e o culto sincero – Pai estou aqui perdoa-me
hoje nenhum mediador humano é necessário.  Pra entar na presença de Deus você não precisa do padre nem do pastor,Jesus abriu o caminho para o acesso direto a Deus.
 Ele se tornou o único Mediador necessário entre os homens e Deus.
1 TM 2:5
- Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Cl 1:20 - E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
 A morte de Jesus abriu o caminho para você ter uma íntima, santa, pessoal, perdoada e alegre comunhão com Deus.
Durante séculos o povo de Deus implorou e suplicou por atravessar o véu.
à Desejaram ardentemente ver a bênção dos nossos dias.
à O acesso do qual agora desfrutamos é exatamente o acesso que Moisés tanto desejou. Lembra quando Moises orou e pediu: Senhor mostra- me sua gloria. Deus mostrou sua bondade mais não sua gloria Ex 33:18
à É o mesmo acesso que o coração de Davi podia ver, mas não podia obter.
à É o acesso que Daniel nunca possuiu, apesar de orar ao Senhor três vezes por dia. Os nossos antepassados viram este acesso acontecendo em nossos dias, e se alegraram por nós.
CONCLUSAO:
Ei! Não ignore o seu grande presente de acesso.
Hb 10. 19-22 – tendo pois, irmãos,ousadia pra entrar no santuário,pelo sangue de Jesus
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é,pela carne
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa.
NÓS SOMOS PRIVILEGIADOS Jesus MORREU NA CRUZ E O VEU SE RASGOU ABRINDO UM NOVO E VIVO CAMINHO PARA MIM E PARA VOCÊ!




6 comentários:

  1. Paz do Senhor - Reflita melhor sobre o Cap. 28 de Êxodo vers. 34 e 35 - sobre o comentário que fez da corda amarrada nos pés do sacerdote.

    ResponderExcluir
  2. Com relação a corda não exitem referencias bíblicas ou fontes que comprovem a veracidade da mesma, sendo, portanto uma lenda.

    ResponderExcluir
  3. De qualquer forma e relevante acreditar mesmo que não podemos afirmar pois que iria tirar o sacerdote la de dentro se ele morresse já que o outro deveria esperar um ano para entrar no santo dos santo?é só um duvida.

    ResponderExcluir
  4. Meus irmãos ,antes do sumo sacerdote entrar no santuário (santíssimo ) ele fazia expiação por si mesmo por isso que não existia corda para puxar o sumo sacerdote morto diante do propiciatorio

    ResponderExcluir
  5. essa da corda amarrada aos pés realmente é aquela velha tática de continuar repetindo oque pregadores falam.

    ResponderExcluir