terça-feira, 6 de março de 2012

7 PASSOS DO BOM SAMARITANO

Os 7 passos do bom samaritano
                                                                                                 Lc 10:30-37


Introdução:
O texto sobre o qual quero falar hoje fala da parábola do bom samaritano
A parábola do bom samaritano é uma das parábolas mais conhecidas da bíblia, na verdade Jesus contou cerca de 60 parábolas, cerca de um terço de tudo o que Jesus falou foi através de parábolas
Mas o que é uma parábola?
A palavra parábola vem do grego``parabolé´´  que  significa  ``por ao lado de´´  com o sentido de comparar a fim de servir especificamente como ilustração de alguma verdade ou ensino
Parábola é uma espécie de alegoria apresentada sob forma de narração, relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou varias verdades
Exemplificando parábola é uma estória curta que se conta usando detalhes do cotidiano p/ ilustrar verdades espirituais
O propósito de Jesus em falar por parábolas era provocar nos seus ouvintes reação p/ forçá-los a tomar decisões e mudar de atitude
Jesus não contava parábola para entretenimento, Jesus não era um contador de estórias, o propósito de Jesus ao ensinar através de parábolas era levar os ouvintes a ação
A parábola não mostra a lição explicitamente, apenas sugere, a verdade se implicitamente, quem ouve uma parábola de Jesus tem que raciocinar, quem ouve tem  que se esforçar pra entender o significado da parábola
Ei! Escute! Os acomodados nunca vão perceber o significado das parábolas de Jesus, ouvem mais não entendem
Por isso os discípulos perguntaram: - e aproximando-se dele os discípulos, disseram-lhe: por que falas por parábolas?
E respondendo, disse-lhes: porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não é dado Mt 10:10-11
Mas voltemos a parábola do bom samaritano, Jesus contou esta parábola para um doutor da lei que lhe perguntou – o que farei para herdar a vida eterna? V;v 25
Jesus lhe responde perguntando:- o que diz a lei? Como lês? O doutor da lei cheio de orgulho cita a lei pra Jesus: - amaras  ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda atua alma, e de todas as suas forças, e todo o entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo v,v27
Jesus então lhe diz: então vai faz isso e viveras v,v 28. O doutor da lei sem hesitar pergunta: - quem é o meu próximo?
Quem sabe o doutor da lei quisesse que Jesus lhe respondesse que o próximo seria os da sua mesma religião, o que disesse que o seu próximo era somente os judeus
Jesus da uma lição no doutor da lei contando a parábola do bom samaritano: releia o texto Lc 10:30-37
É interessante se observarmos como cada personagem desta historia via aquele homem ferido
O doutor da lei via o homem ferido como um tópico para discussão
Os salteadores como alguém pra explorar, para roubar
O sacerdote como um problema a ser evitado
O levita, assistente do templo, um objeto de curiosidade, e também como um problema a ser evitado
O samaritano viu o homem ferido como um ser humano digno de cuidado e amor
Este bom samaritano, considerado pelos judeus e religiosos da sua época como um impuro, um imundo, alguém que deve ser desprezado; simboliza Jesus: o bom samaritano que foi desprezado, humilhado, caluniado
Mas nos encontrou no meio caminho, feridos pelo pecado, sarou nossas feridas com o balsamo do seu sangue e pagou pelos nossos pecados
É sobre este samaritano que eu quero falar hoje, ou melhor, quero falar sobre os 7 passos do bom samaritano

1º Passo - O samaritano sentiu compaixão do homem caído.
 ei! Não se trata de sentir pena de alguém que está sofrendo. Quem sente pena nada faz;
 Mover-se de íntima compaixão é ter o amor despertado. Trata-se de alguém que ama e que quando tem uma oportunidade de demonstrar amor, não desperdiça essa oportunidade;
Jesus  Cristo, à semelhança do Bom Samaritano, ao nos ver caído em nosso estado pecaminoso, moveu-se de íntima compaixão, uma vez que seu coração transbordava de amor pela humanidade. Por isso Ele agiu
O amor do bom samaritano demonstrado por aquele homem ferido simboliza o amor de Deus demonstrado por mim e por você, e este amor de DEUS é retratado por Paulo em 1 Co 13
O amor é paciente, o amor tudo espera, o amor tudo suporta, o amor não retrocede, não cede diante das dificuldades, o amor de Deus é amor que topa os desafios, é o amor que enfrenta
O amor do bom samaritano é o amor de Deus, e o amor de Deus não é como o amor do mundo que muda com tempo, que passa com os anos o amor de Deus não é assim
Ele não muda com o tempo
Ele não muda com o clima
Ele não muda com a pele
Ele não muda com as cores do cabelo
 O mesmo amor da primavera é o amor do verão, do outono e do inverno
O mesmo amor da juventude é o amor da velhice
O amor de Deus não se desfaz com as adversidades, não desfaz diante das dificuldades, ele resiste a te a ultima hora, ele vai ate o fim
O amor de Deus é o amor verdadeiro!
 
2º Passo - O samaritano desceu de sua cavalgadura

ei!  O orgulhoso não desce, sente nojo, se preocupa com o que as pessoas irão pensar sobre aquela atitude;
 Não basta apensa dar uma ordem para que alguém faça, o importante é fazer;
se o bom samaritano da parábola simboliza Jesus então  Cristo, também, desceu...
 Atravessou todas as camadas inferiores deixando para trás toda a glória que O cercava... "Verbo se fez carne e habitou entre nós..."
Jo 1:14
Para mim o maior milagre de todos foi a encarnação de Jesus e também o maior gesto de humildade da historia
A carne se tornar espírito é o milagre da progressão agora, o espírito se tornar carne é o anti-milagre da regressão
Paulo escreveu sobre isto em Fp 2:5-11 – tende em vós o mesmo sentimento que houve em cristo Jesus
O qual subsistindo na forma de Deus não...
O samaritano desceu da cavalgadura para salvar o homem ferido no caminho de Jerusalém, Jesus desceu do céu e se fez carne e morreu por nos na cruz pra nos salvar
Agora como Deus não pode nascer e nem morrer, pra nascer e morrer Jesus teve que se fazer carne como nos, isto foi o processo da encarnação
3º Passo - O samaritano aproximou-se dele com atitude
 É comum, em situações assim, alguém aproximar-se apenas para conferir se está vivo; para poder fazer alguma crítica; para obter informações mais precisas a fim de depois ter o que comentar...
 O samaritano aproximou-se decidido a fazer alguma coisa por aquele homem;
 À semelhança dele, Cristo desceu à terra com uma atitude definida. Ele sabia para o que tinha vindo; veio disposto a pagar o preço e a proceder ao resgate do homem caído
Todos e tudo conspiraram para que ele não cumprisse sua missão de morrer por nos na cruz
O diabo o tentou, Pedro o repreendeu, as pessoas queriam vaze-lo rei em Jerusalém,  Pilatos queria libertá-lo
Mas sua atitude estava definida, e ele foi até o fim por mim e por você
4º Passo -
O samaritano untou-lhe as feridas
 Aquele homem era prevenido, ele tinha óleo em sua bagagem e, com esse óleo untou as feridas a fim de proporcionar alívio imediato;
ei!  Quem ama tem sempre em sua bagagem um bálsamo para aplicar às feridas daqueles que sofrem as dores causadas pelo pecado e pelos traumas da vida, seja através de uma palavra, de um gesto, de um abraço...
Cristo tem o sublime bálsamo, o Espírito Santo, que mediante a aplicação por sua Palavra, alivia o sofrimento do coração desesperado e ferido por Satanás
Interessante que ele usou azeite e vinho para curar as feridas daquele homem, o azeite é um símbolo do Espírito Santo ao passo que o vinho simboliza o sangue de Jesus
Se tiver algo que o bom samaritano tem para nos é azeite e vinho, o espírito santo consolador e o seu sangue remidor
5º Passo - O samaritano colocou-o sobre sua cavalgadura

 Que atitude digna de louvor. Aquele homem era um desconhecido, estava machucado, mal conseguia ficar sentado...
Mas o Bom Samaritano o colocou sobre sua cavalgadura e seguiu a pé, provavelmente ao seu lado, para impedir que ele caísse pela estrada a fora;
Nós não merecíamos tanto amor... Mas, foi exatamente isto que o Senhor Jesus fez por nós!
 
"E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus" - Ef 2:6
Ei! Quantas vezes estamos feridos no caminho, sem forças para andar e ele nos carrega em seus braços
As vezes ninguém nos ajuda, somos desprezados por todos,passam por nos de lado como o sacerdote e o levita,mas Jesus nos carrega em seus braços de amor
6º Passo - O samaritano levou aquele homem a uma estalagem
 Ele não o abandonou na entrada da cidade como se já tivesse feito um grande favor;
Ele o levou a um lugar onde pudesse se recuperar, com tratamento médico-hospitalar, com conforto e proteção contra o frio;
 A Igreja é a estalagem para onde Cristo nos leva. Todo os que aceitam a Cristo como Salvador sente necessidade de congregar
Se existe um lugar onde somos curados por Deus e na estalagem, ou melhor, dizendo na igreja
A igreja é o centro cirúrgico de Deus, a igreja é a oficina de Deus
Quantos já foram: curados aqui, libertos aqui, transformados aqui, renovados aqui, ungidos aqui, abençoados aqui
 Ei! Foi o bom samaritano, Jesus de Nazaré! Que trouxe você pra estalagem a igreja dele, permaneça firme nela, pois breve ele vem buscar esta igreja
7º Passo -
O samaritano pagou a hospedagem e garantiu pagar a diferença quando voltasse
 Dois dias ficaram garantidos e a promessa de que qualquer gasto extra seria reembolsado quando ele retornasse;
 Se um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia, dois dias porventura não representam os dois mil anos que já se passaram desde que Cristo passou por aqui?
A qualquer hora Jesus esta voltando! A promessa de sua vinda é confirmada nesta parábola

Maranata, Ora vem Senhor Jesus


6 comentários:

  1. Adorei ler e conhecer um pouco.
    Deus lhe abençoe e te ilumine Pastor Tales.
    Cada dia mais e mais, Para honra e glória do santo nome dele.
    Amém.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha Pastor ótimo vou pregar hoje sobre missões

    ResponderExcluir
  3. Muito útil no desenvolvimento de um estudo ou pregação. Que Deus abençoe teu ministério.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom.mesmo. Deus lhe abênçoe pastor.

    ResponderExcluir