quarta-feira, 3 de agosto de 2011

COVARDES, DESATENTOS E VALENTES

COVARDES, DESATENTOS E VALENTES


Jz 7.1-21

Introdução:

A mensagem sobre a qual quero falar hoje tem por objetivo nos levar perto daquilo que o Senhor quer que sejamos.

Minha intenção é que através desta palavra você possa experimentar mais de Deus

O texto lido nesta oportunidade conta a história de Gideão, e a historia de Gideão e do povo de Israel se assemelha com a nossa historia nos dias de hoje

Gideão viveu na época dos juízes uma época de altos e baixos na vida do povo de Israel

Naquela época não havia rei em Israel e segundo a bíblia cada um fazia o que achava certo

Quando o povo se afastava da vontade de Deus, DEUS permitia os inimigos derrotar o povo e castigá-los

Mas o povo de Israel se arrependia e clamava a Deus e deus levantava libertadores que libertava o povo da mão dos seus opressores, este período durou aproximadamente 365 anos e 14 juízes julgaram a nação neste período

Nos dias de Gideão o povo fez o que era mal perante o Senhor e Deus levantou os Midianitas que por 7 anos oprimiram Israel destruindo o fruto das suas colheitas

O povo clamou a Deus e ele levantou Gideão para livrá-los depois de fazer provas com Deus Gideão reuniu um exercito de 32 mil homens para lutar contra os Midianitas

Na historia de Gideão existem 3 grupos de pessoas e se nos olhamos para a igreja dos dias atuais veremos que existem também três grupos de pessoas na igreja

Quando falo de igreja, não estou falando de nenhuma igreja especificamente, mas estou falando de todos aqueles que vão buscar a presença de Deus, independente de sua denominação.

E há dentro da igreja três grupos de pessoas: os covardes, os desatentos e os valentes.

Ei! Que Deus possa abençoar que após ouvir esta palavra se você fizer parte dos 2 primeiros grupos (covardes e desatentos) você possa sair e passar para o grupo dos valentes.

Boa coisa é estar entre os valentes, coisa miserável é estar entre os covardes

Vamos analisar estes 3 grupos: covardes, desatentos e valentes



1° GRUPO  OS COVARDES

Veja o que diz:Vs. 2 e 3 → E o SENHOR disse a Gideão: “Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos. A fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou, anuncie, pois, ao povo que todo aquele que estiver tremendo de medo poderá ir embora do monte Gileade”. Então vinte e dois mil homens partiram, e ficaram apenas dez mil.

A primeira lição que aprendemos neste texto é que Deus não trabalha com multidões, Ele também não trabalha com quem faz as coisas por obrigação.

Havia ali com Gideão 32.000 pessoas, das quais 22.000 estavam ali por obrigação. Não estavam porque amavam a Deus, ou a nação de Israel, mas estavam ali porque era obrigação deles.

Esta maioria de pessoas que estavam ali só por obrigação foi logo de cara descartada por Deus

Quando Deus mandou Gideão mandar voltar pra casa os covardes 22.000 homens retornaram na hora

Quantas pessoas na igreja fazendo as coisas só por obrigação! – eu vou à igreja porque eu sou obrigado

- eu sou obreiro e se eu não for o pastor tira meu cargo! – eu vou à igreja porque minha mulher é crente e se eu não for ela larga de mim! – eu vou porque meu pai vai mais só vou por que sou obrigado! Por minha conta eu nem ia!

Ei! Deus não quer nada forçado! Por obrigação, o apostolo Paulo dizia:

- contudo, quando anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação. Ai de mim, se não anunciar o evangelho!

Se o faço de boa vontade, terei recompensa; mas se de má vontade, apenas desempenho um cargo que em foi confiado 1 Co 9:16-17

Ei! Deus quer pessoas para fazer sua vontade, mas pessoas dispostas e corajosas. Sabem por quê?

Porque é ruim trabalhar com covarde, ele puxa para trás, tem medo, desanima a turma, diz que as coisas não vão dar certo, é pessimista, está sempre cansado e dá no pé nas horas mais impróprias da batalha, quando o líder está precisando dele.

Os doze espias de Moisés são um exemplo típico disto: olha o que dez covardes disseram: ...Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles. Nm. 13:31-33

Agora veja a que ponto a covardia leva as pessoas, quando eles dizem que diante dos gigantes pareciam gafanhotos, era o mesmo que dizer que os gigantes tinham mais se 20 metros de altura o que claro não era verdade

O covarde aumenta o tamanho do problema e ainda contaminam os outros

Nos dias de hoje, também há covardes no meio da igreja, mas quero te convidar a proferir agora estas palavras: “eu rejeito a covardia”.

2° GRUPO  OS DESATENTOS

Veja o que diz:: Vs. 4-6 → Mas o SENHOR tornou a dizer a Gideão: “Ainda há gente demais. Desça com eles à beira d’água, e eu separarei os que ficarão com você. Se eu disser: Este irá com você, ele irá; mas, se eu disser: Este não irá com você, ele não irá”. Assim Gideão levou os homens à beira d’água, e o SENHOR lhe disse: “Separe os que beberem a água lambendo-a como faz o cachorro, daqueles que se ajoelharem para beber”. O número dos que lamberam a água levando-a com as mãos à boca foi de trezentos homens. Todos os demais se ajoelharam para beber.

300 homens foram vigilantes a medida que bebiam água estava olhando para frente atentos com o que poderia vir pela frente contra eles

Mas que beberam água lambendo como um cachorro são aqueles que não são vigilantes são os desatentos e representam o 2° grupo do qual estamos falando

O 2° grupo é composto por pessoas que se dispuseram a ir para a luta, mas estão desatentos, não estão vigilantes e continuamente são enganados pelo diabo e caem em pecado ou em tentação

Quem sabe você faz parte deste grupo dos desatentos, você ate vem na igreja participa dos trabalhos, ajuda na obra de Deus, mas infelizmente você esta desatento

O pregador prega, mas você esta cochilando, acontece milagres no meio do povo de Deus mas você esta voando, você não vigia não presta atenção no que acontece ao seu redor

Como aqueles 9.700 homens de Gideão você esta bebendo água sem tomar cuidado com o que ocorre ao seu redor

Ei! Eu tenho uma palavra pra você que se identifica este grupo de pessoas: Deus quer te usar, mude seu modo de viver.

Jesus não pode usar os discípulos enquanto eles não estavam despertos: Jesus então voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, disse ele a Pedro, “você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mc. 14.37-38

Ei! Deus quer usar você! Mas se você tem uma vida cristã de altos e baixos, Ele não vai poder fazer isto.

Nesta oportunidade eu te convido a deixar o grupo dos desatentos

Porque o desatento não enxerga o que precisa ser feito, não se dá conta das coisas que estão acontecendo ao redor e perde a bênção

Por isto apartir de hoje deixe de ser desatento e seja um crente vigilante, a vigilância é algo tão importante que Jesus colocou ela à frente da oração ele disse: - vigiai e orai

3° GRUPO  OS VALENTES

Veja o que diz: V v. 7 → O SENHOR disse a Gideão: “Com os trezentos homens que lamberam a água livrarei vocês e entregarei os midianitas em suas mãos. Mande para casa todos os outros homens”.

Ei! Deus quer que você faça parte deste grupo. Este é o mais especial.

É aquele que conhece mais a Deus e é conhecido por Ele.É a nata, a elite, a fina flor, a menina dos olhos de Deus.

Não são muitos, são poucos, mas são suficientes, dos 32 mil que saíram com Gideão só 300 faziam parte do grupo dos valentes

Quando Jesus mandou João escrever à Igreja de Sardes, no Apocalipse, Ele falou a respeito de pessoas neste grupo especial: “No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos”. Ap. 3.4

Deus não precisa de multidões! Ele precisa de homens e mulheres valentes, corajosos para fazer a sua vontade

Valente não é ser brigão, encrenqueiro, valentão no sentido do que o mundo entende por valente

Valente para Deus é aquele que faz a sua vontade e não se envergonha de dar bom testemunho dele em qualquer lugar

Valente para Deus é aquele que não cede os prazeres que o mundo oferece mais permanece obedecendo a palavra de Deus nem que por isso seja ridicularizado e zombado pelo mundo

Deus esta a procura de homens valentes! Valentes como Gideão e os seus 300 homens que venceram um grande exercito inimigo não com espadas nem lanças mais com tochas e trombetas nas mãos

Não é na nossa força que vencemos mais é na força do Senhor nosso Deus então não temos o que temer

Deixe de lado todo o medo de que não vai ser capaz, toda a insegurança, toda a timidez, todo o desânimo, todo o pecado, toda a reclamação e murmuração e faça parte do exercito dos valentes de Jeová

Seja um valente do Senhor.

Gideão e seus 300 venceram com tochas, vasos e trombetas, agora, imagine a vergonha do exercito inimigo ser derrotado sem armas

E isto que Deus faz na vida dos valentes, ele derrota os nossos inimigos e os deixa envergonhados diante de nós

Pule fora do grupo dos covardes, pule fora do grupo dos desatentos, salte para o grupo dos valentes, pois ainda tem vaga

Você vai experimentar coisas que você nunca imaginou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário