sexta-feira, 27 de março de 2009

Esboço 1

Como manter a piedade em ambientes impiedosos
Dn 6:25-28

Intro:
Por causa da presença do Diabo neste Mundo, que trabalha 24hs por dia para desviar a nossa mente e coração da presença de Deus, nunca é fácil manter um testemunho vibrante de justiça e piedade.
E há ocasiões que isso se torna ainda mais difícil uma destas ocasiões é quando estamos fora do ambiente que nos é familiar.
Ser crente dentro da igreja é muito fácil. Dar um bom testemunho mostrar-se fiel dentro da Igreja é fácil demais.
Eu queria ver isso era lá de fora, longe do olhar do pastor e dos irmãos. Talvez até num ambiente que é contrário á fé cristã.
No texto lido esta noite dez mil cativos haviam sido levados para a Babilônia. Neste grupo havia um rapaz de mais ou menos quatorze anos de idade. Este jovem havia de se tornar uma das pessoas de maior influência de sua época.
Até hoje poucas pessoas tem influenciado tantos jovens como Daniel.
Daniel era um crente termostato e não termômetro: O Termostato (é usado em geladeiras e freezers) controla a temperatura; e o termômetro é usado somente para medir a temperatura.
O crente termômetro não faz nenhuma tentativa de mudar a situação.
Daniel venceu pelo menos três testes. No capítulo 1, Daniel venceu o teste físico (Dn 1:5-8).
No capítulo 2, Daniel enfrentou o teste mental da interpretação do sonho do rei (Dn 2:16-19).
No capítulo 3, Daniel enfrentou o teste espiritual, mas agora ele não era mais o jovem de 14 anos e sim um idoso de 80 anos de idade.
Daniel havia aprendido que o sucesso depende da nossa escolha e não do acaso. Já havia passado três reinados, e Daniel permanecia firme dando um bom testemunho.
O crente fiel ele permanece. Pode cair o rei, o sistema, o reinado, tudo passa, mas o que teme a Deus este permanece (I Jo 2:17).
Mas afinal de contas, Daniel deu três passos para sustentar o seu bom testemunho.

1. Ele salvaguardou a sua reputação Dn 6:3-4
Daniel tinha uma preocupação com o seu caráter. No meio dos ímpios ele dava um bom testemunho, a ponto dos outros príncipes invejá-lo, pois o rei pensava em colocá-lo sobre eles.
E você, tem guardado a sua reputação? O que os seus vizinhos, colegas de trabalho e de escola tem dito sobre você?

2. Ele conservou suas prioridades
Acontecesse o que fosse a prioridade de Daniel era estar em oração com Deus (Dn 6:10).
Sabe porque a igreja hoje não consegue manter a piedade neste mundo impiedoso?
E porque a nossa oração, a comunhão com Deus não é a nossa prioridade. “Deus é se sobrar tempo; orar é só se der tempo; ler a Bíblia é depois; vir no culto é de vez em quando”; temos em nossa vida o trabalho como prioridade, nosso lazer, nosso descanso, e Deus fica em último lugar...
Mas veja como Jesus nos ensinou em Mt 6:33-34.

3. Daniel servia a Deus continuamente (Dn 6:18-19)
A afirmação que foi estampada em sua vida foi confirmada na sua experiência.
Não havia em Daniel nenhuma lesão porque confiou em Deus
(Dn 6:23).

Conclusão:
A grande verdade, é que a decisão determina o destino. Quando deixamos Deus ter o primeiro lugar na nossa vida, ele nos ajuda a sermos fiéis em ambientes infiéis.
Temos que ser como a garça, mesmo em ambientes sujos como os mangues, ela permanece branca e limpa.
Jamais conseguiremos ser piedosos sozinhos, mas se fizermos nossa parte, Deus nos ajudará a vencer neste mundo de pecado e impiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário