terça-feira, 16 de julho de 2013

NÃO TROQUE SUA VINHA POR UMA HORTA!


 NÃO TROQUE SUA VINHA POR UMA HORTA!
1 Rs 21:1-7, MC 12:12.
INTRODUÇÃO:
Desde que o mundo é mundo o homem compra e vende, vende e compra.
Vende-se; todos nós já vimos uma tabuleta com esta inscrição  seja por sobre um veículo, nas páginas de um jornal, em frente a uma casa ou terreno, etc., etc.
Este negocio de comprar e vender esta por toda parte Em todos os lugares. Por todos os meios. Para todas as pessoas. Em todo o tempo.
É só ligar a TV ou acessar a internet que já tem gente querendo vender ou comprar algo de nós.
Existem algumas coisas que nunca deveríamos comprar. Outras, que jamais deveríamos vender.
Com certeza, temos tristes lembranças em ambas as direções. Tanto em vender como comprar.
Quem já não se arrependeu de alguma coisa que vendeu? Do mesmo quem nunca se arrependeu de algo que comprou?
 Quando Jesus esteve neste mundo ele falou do excesso de negócios que eram realizados no tempo de Noé.
 - Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e dava-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos.
O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.  Lc 17.26-30.
Foi uma profecia  numa antevisão dos últimos dias, os quais certamente já começamos a viver.
O texto do qual vamos falar hoje fala de Nabote, Nabote era vizinho  do rei Acabe,um dos reis mais perversos que já houve em Israel.
 Nabote possuía uma vinha ao lado do palácio que Acabe rei de Samaria, tinha em Jezreel.
Era um magnífico terreno, que Nabote herdara de seus antepassados e conservava com alegria.
A propriedade situava-se próxima ao palácio do rei, que a observava com freqüência. Primeiramente, ele observou. Depois, apreciou. E, finalmente, cobiçou.
 Certo dia o rei Acabe encontrou-se com Nabote e lhe propôs um negócio:
Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está perto, ao lado da minha casa. Dar-te-ei por ela outra, melhor; ou, se for do teu agrado, dar-te-ei em dinheiro o que ela vale.
Só que não havia uma placa na frente da vinha – VENDE-SE. O jizreelita ignorou as vantagens reais e foi direto ao assunto:
Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu dê a herança de meus pais. Em outras palavras -  rei Acabe! Minha vinha não está à venda.
A vinha de Nabote era uma herança e pessoas sábias não vendem sua herança.
 Nabote detectou pelo menos 4 pontos negativos na proposta do rei Acabe.
Número um: a lei mosaica proibia o rei de comprar propriedades particulares.
Número dois: o rei propôs trocar uma vinha por uma horta e isso é potencialmente um mau negócio.
Número três: o rei compraria por dinheiro e embora não dissesse por quanto, Nabote sabia que o dinheiro se vai facilmente, enquanto as heranças são permanentes.
Número quatro: Uma herança que vinha há gerações precisava ser mantida e Nabote certamente pensou em seus filhos e netos, que mereciam desfrutar daquilo que ele mesmo experimentava.
Quando o rei declarou a sua esposa Jezabel que Nabote rejeitara sua proposta a ímpia e temperamental rainha planejou a morte do dono da vinha
Sem escrúpulos, sem temor a Deus, sem piedade e sem misericórdia, Jezabel articula um plano onde Nabote seria vitimado por uma terrível calúnia.
Usando o nome e o sinete de seu marido, ela escreveu cartas aos anciãos e aos nobres da cidade e que habitavam com Nabote, onde dizia o seguinte:
- Apregoai um jejum e trazei Nabote para frente do povo. Fazei sentar defronte dele dois homens malignos, que testemunhem contra ele, dizendo:
Blasfemaste contra Deus e contra o rei. Depois, levai-o para fora e apedrejai-o, para que morra.
Os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que nela habitavam fizeram como Jezabel lhes ordenara segundo estava escrito nas cartas que lhes havia mandado. Apregoaram um jejum e trouxeram Nabote para frente do povo. Então, vieram dois homens malignos, sentaram-se defronte dele e testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei.
E o levaram para fora da cidade e o apedrejaram, e morreu. Então, mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado e morreu. Tendo Jezabel ouvido que Nabote fora apedrejado e morrera, disse a Acabe: Levanta-te e toma posse da vinha que Nabote, o jizreelita, recusou dar-te por dinheiro; pois Nabote já não vive, mas é morto.
Tendo Acabe ouvido que Nabote era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela. 1 Rs 21:9-16.
Só que quem conhece a historia sabe que quando Acabe estava tomando posse da vinha de Nabote Deus enviou ate ele o profeta Elias.
E este disse a Acabe: assim diz o Senhor: porventura não mataste e tomaste a herança? Assim diz o Senhor: no lugar onde os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberam o teu sangue, o teu mesmo. 1 Rs 21:19.
E sobre Jezabel Elias profetizou dizendo: - os cães comerão a carne de Jezabel junto aos muros de Jezreel.  1 Rs 21:23.
  Algum tempo depois estas profecias se cumprirão Acabe e Jezabel foram punidos por Deus, pela tragédia que causaram.
Nabote pagou com sua vida o preço de sua fidelidade. Mas deixou lições de vida e fidelidade para as gerações futuras; vejamos o que devemos aprender com a historia de Nabote.
1° ACABE É UM SIMBOLO DE SATANAS
Se nós trouxermos a historia da vinha de Nabote para o sentido espiritual veremos que; Acabe é um símbolo de Satanás, que não deseja que os santos filhos de Deus desfrutem a herança que o Pai celestial lhes tem dado.
Às vezes o Inimigo  da nossa alma propõe para nós a troca da herança e sempre por algo interior. Ou então oferece bastante dinheiro para adquiri-la.
Acabe tinha todo o luxo em sua residência fixa, seu palácio em Samaria, mas possuía também outro palácio em Jezreel e de todas as formas ambicionava a vinha de Nabote para fazer dela uma horta.
 A obsessão que Acabe tinha era tão grande que ele estava disposto a pagar qualquer valor ou dar outra melhor (do ponto de vista dele).
A vinha de Nabote representa aquilo que nos proporciona prazer, alegria; é nossa herança, pode ser nossa casa, nosso carro, nossas amizades, talentos.
Mas essa vinha representa também nosso ministério, nossa salvação, nossa comunhão com o Senhor Jesus, nossa família, nossos valores espirituais e isso não deve ser vendido nem trocado por nada.
Quem tem uma vinha é invejado é cobiçado. Ei! Cuidado! O diabo esta de olho na usa vinha!
A bíblia diz: - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ap 2:11.
Deus nos mostra através de sua Palavra que o diabo é o ladrão e ele veio para roubar matar e destruir.  Jo 10:10.
Muitos acham que estão salvos, e não há mais perigo. Mas o ladrão veio para roubar a salvação, a bíblia diz:
- Aquele, pois, que cuida esta em pé, se cuide para não cair. I Co. 10: 12.
à qual é a nossa herança que o diabo quer tomar?
A palavra de Deus é a nossa primeira herança. Definitivamente não podemos substituí-la.
A palavra de Deus é nosso leite, nosso pão, nossa espada, nossa lâmpada, nosso martelo e nosso espelho.
Não venda e nem troque a palavra de Deus por nada! Quantos por ai já trocaram a palavra de Deus por outras coisas.
A pregação bíblica foi trocaram pelo show gospel,  o estudo da palavra pelo louvorsão, a escola bíblica dominical pelas teatro.
Estão trocando a vinha por horta. Ei! Faça como Nabote! Não troque a sua vinha por nada! Dinheiro nenhum pode substituir o que Deus deixou para nós como herança.
A sua palavra! A sua palavra!
Mas, porque o diabo quer roubar a Palavra da sua vida?
Em Lc 4:3-4. Quando Jesus subiu ao monte para orar ali ele foi tentado pelo diabo, e veja o que o diabo disse para ele após ele ficar 40 dias de jejum:
- E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.
O que o diabo queria era tentar Jesus em sua carne a mostrar o seu poder como Filho de Deus. O Diabo disse para Jesus transformar as pedras em pão.
Se voce prestar bastante atençao vera que em nossas vidas, muitas vezes  somos tentados a fazermos a mesma coisa. Quantas pessoas ja disse pra voce:
 - Se teu Deus realmente existisse você não estaria passando dificuldades... E assim por diante.
Mas Jesus, sabia onde o diabo queria chegar respondeu com o que está escrito em Dt 8:3:
- E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem
Quando Jesus contou a parábola do semeador  no evangelho de Lc 8:9-15. Ele falou de 4 tipos de semente:
A semente que caiu a beira do caminho, a semente que caiu sobre a pedra, a semente que caiu entre os espinhos e semente que caiu em boa terra.
A semente aqui na parábola Jesus mesmo explicou que é a palavra de Deus que o semeador sai a semear. Lc 8:11.
No versículo 12 ele fala da semente que caiu a beira do caminho.
- E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo. Lc 8:12.
Ei! Quantas pessoas estão a beira do caminho, isto é, ouvem a palavra de Deus, mas deixam o diabo roubar a Palavra que ouviram de seus corações.
 E sem Palavra não tem fé, sem fé não cremos e se não cremos não temos salvação.
O diabo sabe do Poder que tem a Palavra de Deus, somente a Palavra nos transforma, nos santifica, nos faz ficar longe do pecado, nos traz um novo coração.
Jesus é a Palavra que nos foi manifestada. Nao deixe o diabo roubar a palavra do seu coraçao!
Não deixe Satanás roubar da sua vida a Palavra, lute para que esta Palavra que é Jesus seja enraizada em seu coração e em sua mente.
 E quando chegar a época da adversidade você possa ter poder em Cristo Jesus para andar sobre as águas, para saltar muralhas.
Outra grande herança é nossa salvação. Nada pode ocupar o seu lugar. Ela é totalmente inegociável.
A salvação nos assegura o direito de entrarmos no Céu e lá vivermos eternamente. A salvação alterou nossa condição de miseráveis pecadores e nos conferiu o status de príncipes espirituais.
Existe uma corrente doutrinaria que tem como sua máxima: Uma vez salvo,  salvo para sempre.
Mas será que isto é correto será que é impossível a perda da salvação?
Este é um dos assuntos bíblicos, que causa muita polêmica entre os estudiosos.
Na verdade analisando alguns textos bíblicos, da nos a entender de que realmente é impossível perder a salvação.
Entretanto, analisando outros textos também se chega à conclusão de que é possível perder a salvação. Porventura a Bíblia estaria se contradizendo?
De maneira nenhuma! Se analisarmos com cuidado os textos Bíblicos, vamos chegar à conclusão de que as duas posições estão corretas, a diferença está na forma de como se pode ou não perder a salvação.
Vamos iniciar dizendo que todo aquele que busca a Jesus para a salvação, jamais é rejeitado por Ele.
Jesus nunca virou e nunca virará as costas para ninguém que o busca. Foi Jesus mesmo que disse: - Todo o que o Pai me dá, virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Jo 6:37
Muitos se valem deste texto para afirmar que não se perde a salvação porque Jesus disse que nunca lança fora quem o busca.
 Porém, é preciso entender que o que realmente Jesus esta dizendo aqui é que ele nunca deixa de atender quem o procura.
Quando alguém aceita Jesus como seu único e suficiente salvador. Quando a salvação é obtida, ela é eterna, ou seja, é para sempre.
Não existe a possibilidade de alguém se salvar por um determinado período de tempo, ou seja, ficar salvo por um ano, ou dez anos ou um mês e depois Deus diz:
- Pronto! Você já gozou a salvação por dois anos agora você perde o direito e se torna perdido novamente. Isto não existe!
A salvação uma vez obtida,  é garantida por Jesus eternamente .Nestes aspectos podemos afirmar que a salvação é eterna e não é possível perdê-la.
Agora, existe algo tremendo na palavra de Deus que é livre arbítrio, resumindo:
Deus criou o homem com o livre arbítrio, ou seja, o homem tem a liberdade de escolher o que ele quer.
Quando Deus deseja que o homem o adore, deseja que o homem o adore por livre e espontânea vontade. Deus não criou robôs e nem fantoches para que pudessem ser manuseados.
É por essa razão que Deus colocou no jardim do Éden uma árvore e proibiu que Adão comesse daquele fruto.
O homem precisava ser testado em seu livre arbítrio e em sua obediência a Deus.
É por essa razão que hoje os homens são convidados a receber a Jesus como Senhor e Salvador sem que haja imposição.
 Ninguém coloca uma arma na cabeça da pessoa e diz: - aceita Jesus ou você morre!
Cada um tem a liberdade de escolha.
Deus  sendo dono do universo, criador de todas as coisas respeita a decisão do homem e não impõe nada sobre ele.
Interessante que Deus manda em todas coisas, Deus diz para o vento: assopra e vento sopra; deus diz para chuva: caia sobre a terra e chove: Deus ordena todas as coisas no universo.
Mas quando Deus chega diante do homem Deus pede! - dá-me filho meu o teu coração e os teus olhos observem os meus caminhos. Pv 23:26.
Deus vai onde quer e entra onde quer, mas o coração  do homem Deus não invade,Deus bate na porta e pede pra entrar:
- Eis que estou a porta e bato,  se alguém abrir a porta eu entrarei cearei com ele e ele comigo. Ap 3:20.
Será que a salvação se perde?Veja um ilustração  interessante sobre a salvação.
Se nós possuímos um imóvel, totalmente legalizado com escritura definitiva, devidamente registrada em cartório.
 Certamente temos a posse desse imóvel e ninguém pode roubá-lo de nós, pode até tentar roubar, mas os documentos nos garantem a posse.
Perguntamos: é possível que venhamos a perder esse imóvel? Sim, é possível, e de que forma?
Uma das formas é negligenciarmos com nossas obrigações. Se não pagarmos os impostos regularmente, com certeza o governo irá tomá-lo de nossas mãos.
Outra maneira seria dá-lo como hipoteca e não pagarmos nossas dívidas. Também nesse caso perdemos o imóvel.
Também existe a possibilidade de o abandonarmos ou doá-lo a alguém, ou seja, abrimos mão do imóvel porque não o queremos mais.
Ei! A mesma coisa acontece com a salvação. Embora pareça impossível, existem casos em que alguém que tenha caminhado lado a lado com Jesus.
Mas, depois de algum tempo desista e não deseje mais nem sequer que se fale de Jesus.
Diante dessa afirmação, os defensores do ensino do uma vez salvo, salvo para sempre vão dizer esta pessoa nestas condições, na verdade, nunca esteve salva.
Mas, quem somos nós para julgar se alguém está ou não salvo? A bíblia nos garante que se alguém buscar a salvação em Jesus a recebe.
 E quem pode garantir que essa pessoa não possa depois negligenciar e abandonar a salvação?
Essa afirmação tem como base vários textos que encontramos na Palavra de Deus. Vejamos:
1 Pe 5:8 - Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
O diabo não pode roubar nossa salvação, mas fica ao redor esperando uma oportunidade até que alguém lhe dê uma brecha para que ele possa trabalhar até a destruição.
Ap 2:5. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Jesus mandou esta mensagem através de João que estava isolado na ilha de Patmos para a igreja de Éfeso.
Esta igreja havia abandonado a prática inicial das primeiras obras quando recebeu a salvação e agora está sendo alertada para se arrepender sob pena de perder a salvação.
Ap 2:11 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
a  mensagem agora é pra igreja de Esmirna. A  igreja de Esmirna não tinha defeitos, era perfeita.
 Porém, Jesus avisou que ela seria perseguida e sofreria afrontas, mas alertou que se ela falhasse na perseverança receberia o dano da segunda morte, ou seja, o inferno.
Ap 2:16: Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Esta é a mensagem para a igreja de Pérgamo, uma igreja que tolerava atos de idolatria. A advertência é para que se arrependa, caso contrário seria destruída pela palavra de Jesus.
Se formos analisar todas as 7 igrejas do apocalipse um dia receberam de Deus o certificado da salvação,mas agora, devido as mudanças de comportamento todas elas são advertidas a mudar rumo caso contrário irão perder a salvação:
Ap 2:21-22,  Ap 3:5, Ap 3:19-21.
Se você Observar estes textos verá que em todas as situações que estão sendo apresentadas, a perda da salvação depende exclusivamente da atitude do homem. Ninguém rouba a salvação se o homem não der essa chance.
Portanto o homem não perde a salvação por ação de terceiros, mas pode perdê-la negligenciando a Palavra de Deus.
Ap 3:11. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
ate a igreja de Filadélfia que é igreja perfeita e sem defeitos e que simboliza a igreja do arrebatamento e advertida para que se cuide a fim de que ninguém lhe roube a coroa. Isto significa que mesmo essa igreja perfeita pode perder a coroa se não perseverar em sua santidade diante de Deus.
Pense da seguinte forma:  um dia,  você recebeu a Jesus como seu salvador, e desde então você lê a bíblia,  ora, eu freqüenta a igreja, e  tenta se comportar de forma correta.
Se eu te perguntar se você esta salvo, certamente você responderá que sim, pois todas as evidências mostram que você esta salvo.
Agora suponha que você pare de freqüentar a igreja, e já não ore e nem mais leia a bíblia com freqüência, e também comece a praticar atos errados que antes não praticava.
Eu novamente lhe pergunto você está salvo ou não? Possivelmente você responderia que não.
Então qual é a conclusão? Eu perdi a salvação? Alguém me roubou a salvação ou ela foi negligenciada? Ou continuo salvo mesmo vivendo longe de Deus?
Se por acaso a possibilidade da perda da salvação não existisse, então a Bíblia não estaria repleta de exortações para a vigilância, para o arrependimento, para a perseverança, para a uma vida de santificação.
Bastaria receber a Jesus como salvador e continuar a nossa vida cotidiana sem a preocupação de uma obediência e submissão total e incondicional à Palavra de Deus.
Agora é claro que o nosso Deus sempre oferece oportunidade para o arrependimento. É exatamente isso que vimos em todas as mensagens de Jesus às  7 igrejas do apocalipse.
Se aquele que se desviou não voltar, certamente morrerá perdido, e não será por falta de oportunidade.
A maior herança que recebemos de Deus é a nossa salvação; não perca ela de jeito nenhum! Não venda ela por preço algum?
 Nabote recusou vender sua herança, pois sabia o valor que ela tinha.  Ele reconhecia  o sacrifício de seus pais por ter cuidado daquela vinha para que ele pudesse desfrutar com alegria de sua herança.
3° A horta simboliza coisas passageiras, a vinha simboliza coisas duradouras
Infelizmente muitos negociam ou trocam suas bênçãos espirituais  que receberam de Deus.
Trocam por dinheiro, posição social, amizades, prazeres mundanos....
Sabe o que é isso? Horta! A vinha simboliza coisas duradouras, mas, a Horta simboliza coisas passageiras.
Eu já morei na zona rural quando era criança, e me lembro muito bem que meu pai plantava hortaliças.
As hortaliças não duram muito tempo: um pé de alface, de couve, de repolho só produz uma vez.
A pessoa prepara o canteiro, planta a semente, depois ela nasce a mudinha, que tem que ser replantada e só produz uma vez e pronto.
A vinha, ou seja, um pé de uva se bem cuidado pode obter-se dele varias colheitas.
Uma Vinha segundo a viticultura se bem cultivada permanece ativa por muitos anos cerca de 30 a 60 anos. E dá muito vinho, porém, uma horta acaba-se rapidamente.
E esta era a intenção de Acabe: acabar com a vinha de Nabote, para satisfazer caprichos pessoais: plantar uma horta.
Para  Ele não importava os sentimentos do dono da vinha.
Acabe queria a vinha de Nabote para plantar nela uma horta, trocar uvas por cebola, alface, repolho, couve...
Ei! E isto que o diabo quer negociar com você: trocar sua vinha por uma horta.
Ele quer tirar de você as bênçãos de Deus que são eternas e te dar coisas passageiras.
Não se esqueça que as coisas que este mundo oferece, são coisas passageiras. A bíblia diz:
- Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não esta nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida não são do pai, mas do mundo.
E o mundo passa com suas concupiscências, mas aquele que faz a vontade do pai permanece para sempre. Jo 2:15-17.
Conclusão:
 Para encerrar a herança que nos recebemos de Deus inclui a fé, o batismo com o Espírito Santo, os dons espirituais e a esperança da volta de Cristo.
Estas coisas  não tem preço,não deixe Acabe te enganar não negocio com o diabo! Não troque sua vinha que Deus te deu pela horta que o diabo quer te oferecer.
Ei! Não negocie sua salvação, sua chamada,  sua vocação,  seu ministério.
Deus esta a procura de Nabotes! Homens e mulheres que preferem morrer a entregar para Acabe aquilo que recebeu de Deus.
Ei! Os Nabotes não podem morrer! . Precisamos tê-los entre nós. Que Acabe se acabe, e Nabote permaneça.
Na Nossa vinha tem produtos celestiais que a horta de Acabe não cultiva.
Toda a fortuna de Acabe não é suficiente para comprar um metro de terra da nossa fazenda-herança, que é incorruptível e incontaminavel e não se pode murchar, como afirma a Escritura.
 Povo de Deus fique em estado de alerta. Nossa herança não está à venda. Por favor, se alguém encontrar essa placa por aí, ajude a retirá-la.
 Não seja como Esaú que vendeu o direito de sua primogenitura por um prato de lentilhas. Gn 27.
Zele da sua herança que Deus te deu; zele da sua vinha. Releia a parábola dos vinhateiros: Mc 12:1-11.
A pedra (Jesus) que os edificadores rejeitaram; Esta foi posta por cabeça de esquina; Isto foi feito pelo Senhor. E é coisa maravilhosa aos nossos olhos?  
Ei! Não despreze sua vinha. Zele por ela! Regue com água purificada, evite escassez de água, leia a palavra de Deus.
Evite poluição que é a conformidade com o pecado. Evite a terra seca e desnutrida, o nutriente para sua vinha é a palavra – a bíblia sagrada.
Evite as raposinhas que é o pecado oculto que fazem mal às vinhas destruindo  as flores e  seiva Ct 2:15.
Ame a Jesus acima de todas as coisas. Pois ele é a videira verdadeira: - eu sou videira verdadeira, e meu pai é o agricultor, todo ramo que em mim não da fruto, ele corta e todo o que da fruto ele limpa para que dê mais fruto. Jo 15:1-2.
E não deixe o Acabe tomar a sua vinha pra fazer dela uma horta.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

VOTO OU VETO

VOTO OU VETO
O instituto do voto vem sendo exercido desde há muito em nossa Pátria, seguindo uma prática milenar e universal.
O voto faz subir quem está em baixo e manter em cima quem já subiu.
Mas faz com que alguns desçam, para ceder o lugar aos que foram levados (e elevados).
O voto prestigia o honrado, mas também pode glorificar o desonesto e corrupto.
O voto é anônimo, por ser secreto. Mas conta, por ser válido.
Pelo voto já brilharam no Parlamento algumas das mais ilustres figuras da República. Aliás, desde o Império. 
Pelo voto foram eleitos estadistas notáveis no passado e quase nenhuns, no presente. Quanto ao futuro, só Deus sabe.
O voto já humilhou o Congresso com a ascensão de figuras intelectualmente grotescas, moralmente esdrúxulas  e religiosamente animalescas.
O voto elegeu um Rui, e também muitos ruins. Já elevou um Nabuco e também vários sabugos. Já elegeu Quadros e também quadrados. Deu asas a grandes mestres bem como a quase-analfabetos. 
Como se fosse um estádio, o voto já enviou uma coleção de atacantes e até goleiros.
Como se fosse uma penitenciária, já elegeu indivíduos comprometidos com a prática de roubo e congêneres.
Como se fosse um ringue, o voto já enviou ao Parlamento vários especialistas em socos e pancadas.
Quando alguns poucos eleitores se revoltam com os desvios legitimados do voto, apelam para o instituo do veto, que os tribunais validam, já faz um bom tempo.
Cada eleição tem duas marcas: a do voto e a do veto. O voto depende de presença, o veto se faz com ausência. A pessoa aparece, mas o voto, não. Ou se torna incolor ou muda de direção.
O voto adiciona, o veto subtrai.
O voto atinge o alvo. O veto busca alternativas. Mas, tanto há votos sábios quanto vetos tolos. E vice-versa.
Daqui a alguns meses milhões de brasileiros voltarão às urnas. A maioria, para votar. Muitos outros, para vetar.
Alguns não receberão votos porque já foram vetados pelo STF. Outros não se elegerão, porque receberão vetos e não votos.
A obrigatoriedade do voto no Brasil conclama os seus cidadãos para uma das duas alternativas: voto ou veto.
Por causa de um par de sapatos, ou quatro pamonhas, ou uma cesta básica, alguns serão votados.
Outros, por causa de propostas indecorosas, sobretudo no tocante â Família, serão vetados. Serão punidos com o voto do veto, posto que seus famigerados intentos não cessam de ameaçar o veto do voto.
As eleições chegarão. Decisivas para o Brasil, que sofre a ameaça de perder de uma vez por todas sua tradição de amor à Moral, honra à Família e devoção a Deus.
Prepare-se desde agora e decida com firmeza. Dar o voto a um sempre significará vetar o outro. Vejam em quem votar e saibam a quem vetar.
Deus salve nossa Nação!
EXTRAIDO DO BLOG DO PASTOR GESIEL GOMES

quarta-feira, 10 de julho de 2013

DEIXANDO A RELIGIOSIDADE PARA VIVER A ESPIRITUALIDADE

Deixando a religiosidade para conhecer a espiritualidade
Gn 32:22-32.
Introdução:
Jacó era filho Isaque e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e neto de Abraão. Sua história ocupa vinte e cinco capítulos do livro de Gênesis.
Quando Rebeca estava grávida ela sentiu algo diferente no seu ventre, ela então orou a Deus e Deus lhe disse que havia 2 nações dentro do seu ventre, e o menor haveria de dominar sobre o maior.
Quando Rebeca deu a luz e nasceu gêmeos o primeiro a sair de seu ventre era todo peludo e colocaram lhe o nome de Esaú que significa: - peludo.
O segundo nasceu agarrado nos pés do primeiro como que querendo tomar lhe o lugar e puseram lhe o nome de Jacó que significa: - aquele que segura pelo calcanhar.
Os dois cresceram e Esaú se tornou perito caçador ao passo que Jacó era homem caseiro.
A bíblia diz que isaque amava mais a Esaú do que a Jacó ao passo que Rebeca amava mais a Jacó do que a Esaú. Gn 25:24-28.
Aquele era o período patriarcal onde o chefe de família governava toda a casa e pelos costumes e leis daquela época o filho mais velho, o primogênito na falta do pai se tornava o patriarca o chefe da família.
Pelos costumes da época então o direito de primogenitura era de Esaú e não de Jacó, mas, havia a profecia de Deus dizendo: o menor dominara sobre o maior.
Em certa ocasião Esaú voltava da caça esmorecido de fome, quando de longe sentiu o cheiro do guisado de lentilhas que Jacó fazia em sua tenda.
Aproximando se da tenda de Jacó ele pediu um pouco daquele guisado; e Jacó astutamente lhe disse: - te darei se primeiro me vender o seu direito de primogenitura.
Esaú desprezando o seu direito responde: - de que me adianta a primogenitura se estou esmorecido de fome.
E desprezou aquilo que era seu por direito, lá na frente em Hb a bíblia vai chamar Esaú de leviano e profano. Gn 25:29-34.
Anos depois, quando Isaque já estava idoso e cego, ele chama Esaú e manda que ele busque uma caça para que ele coma e abençoe-o antes de morrer.
Rebeca ouve esta conversa e mesmo conhecendo a promessa de Deus ela resolve querer ajudar a Deus.
Ei! Deus não precisa da nossa ajuda; é-nos que precisamos ser ajudados por ele.
Ela chama seu filho Jacó e traça um plano para roubar a bênção que seria de Esaú.
Enquanto Esaú esta a procura da caça, Rebeca prepara um carneiro, faz Jacó cobrir o corpo com a lã do carneiro para se parecer com Esaú e engana o velho pai Isaque.
Quando Esaú chega com a caça a bênção que seria para ele já foi entregue para seu astuto irmão Jacó.
A única coisa que restou da boca de Isaque foi maldição e a profecia de que a descendência de Esaú seria dominada pela descendência de Jacó.
Esaú chora mais já e tarde demais e ai ele faz a promessa de que quando seu pai morrer ele vai matar o seu irmão trapaceiro.
Sua mãe Rebeca temendo a morte de seu filho amado Jacó aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Gn 29.
Nunca mais Rebeca torna a ver seu filho Jacó; isto fica de lição para nos que jamais devemos amar um filho mais do que o outro.
E também jamais devemos querer dar uma mãozinha para Deus, se Deus falou ta falado! Se ele prometeu ele vai cumprir! Não  se desespere! Espere o tempo de Deus na sua vida!
Jacó com idade de 76-78 anos sai da casa de seu pai e vai para Padã-Arã. (região da atual Síria) Lá casa-se com duas jovens, Léia e Raquel.
Após trabalhar 14 anos pelas esposas e mais 6 anos pela família, Gn 31.41 Deus diz para retornar a sua Terra. Gn 31.3 .
Ele parte com suas duas esposas, duas criadas, onze filhos, seus criados e respectivos rebanhos.
 Jacó faz um pacto com Deus pedindo ajuda para voltar para a terra prometida são e salvo.
No meio da viagem a caravana de Jacó chega ao Jaboque um pequeno afluente do rio do Jordão.
Foi neste lugar que ocorreu a luta de Jacó com o Anjo do Senhor ocorreu na região do vau (local em um rio, cuja profundidade permite a passagem a pé) do rio Jaboque. 
Jacó então fica sabendo que o seu irmão Esaú vinha ao  encontro com um
exército de 400 homens.
Ele resolve então mandar a família atravessar o rio e fica ali em comunhão com Deus a  veja o que a bíblia diz:
- Ficando ele só (...) lutava com ele um homem, até o romper do dia. Vendo a este que não podia com ele, tocou-lhe a articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem.
Disse este: não te deixarei ir, se não me abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas?'. Ele respondeu: Jacó.
Então disse: Já não te chamarás Jacó, e, sim, Israel: pois como príncipe lutastes com Deus e os homens, e prevaleceste'. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas?. Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome?. E o abençoou ali.
O texto no qual vou pregar fala luta de Jacó em Peniel, também chamado vau de Jaboque. Gn 32.31 diz assim:
- Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma perna. 
1° atravessando o vau de Jaboque
A história  de Jacó é uma historia que muitos já ouviram, ate as pessoas não crentes conhecem a historia de Jacó.
Um homem extremamente sagaz, que cometeu vários erros no passado, mas agora, arrependido, transformado  e abençoado por Deus esta voltando para sua casa.
A volta de Jacó para sua casa foi um momento muito difícil.
Jacó conforme nos vimos havia enganado seu irmão Esaú, havia agido com má fé,Jacó precisava conserta-se com seu irmão.
E ele resolveu que era o momento de tentar tudo ou nada: ou viveria ou morreria; qualquer que fosse o resultado, Jacó tinha que mudar aquela sua situação.
Ele foi pelo caminho do deserto, e ali teria que passar pelo caminho que se chama vau de Jaboque ou Peniel.
 Jacó por si mesmo não teria atravessado Jaboque, ele sabia que a situação não era a melhor pra ele, mas não tendo como fazer, resolveu enfrentar a batalha.
Jacó decidiu que era a hora de, definitivamente, dar uma saída para aquele problema que o atormentava junto a Esaú, seu irmão.
O que significa para nos atravessar o vau de Jaboque? Atravessar  o vau Jaboque significa deixar a religiosidade e conhecer a espiritualidade.
O que é religiosidade? Religiosidade é a qualidade de ser religioso, de ter uma religião.
Religião é uma palavra que vem do latim "Religare" e significa "ligar novamente".
A religiosidade é uma qualidade do indivíduo que é caracterizada pela disposição ou tendência do mesmo, para perseguir a sua própria Religião ou a integrar-se às coisas sagradas.
Em um português mais claro, religiosidade é  um conjunto de normas criadas pelo homem, e muitas delas para a própria conveniência, dando-lhe conotação de obrigatoriedade. Mc:7: 7 , Tt 1:14. 
Na verdade a religiosidade é a contaminação da fé com criação de pontes materiais e palpáveis, dogmas e rituais humanos criados com a pretensão de se tentar chegar a Deus, como se Deus nos fosse onisciente, onipresente e onipotente.
O religioso é aquele que não crê  nas promessas e no sobrenatural de Deus, mas tem fé somente naquilo que vê e faz.
Acredita mais em símbolos e dogmas do que no Deus verdadeiro.
O religioso acredita muito mais em imagens de esculturas criadas pelo homem do que no Deus criador da terra.
Infelizmente a religiosidade tem invadido muitas igrejas que se dizem evangélica, contaminado a fé dos crentes, como um pequeno tumor que cresce e toma conta do corpo todo levando a morte.
Certas igrejas se apegam a idolatria e coloca Deus em 2° plano outras se apegam a caridade e as obras como meio de salvação e ignoram Jesus como único e suficiente salvador.
A religiosidade nos prende – a verdade nos liberta Jo 8:32.
A religiosidade nos leva a sermos conformados- mas a bíblia nos ensina que o nosso Deus é o Deus do impossível.
A religiosidade nos enfraquece- mas a bíblia nos ensina que a nossa fé é incondicional e nos fortalece: - tudo posso naquele que me fortalece Fp 4:13.
Mas, voltando ao vau do Jaboque, Jacó estava passando por Jaboque, Jaboque ou Peniel no contexto da pregação  de hoje é lugar de luta, lugar de adversidade.
Vejamos as lições  podemos aprender com Jacó  no Jaboque.
1° lição àToda vez que você tiver de passar no vau Jaboque, relembre as promessas de Deus.
Foi o que Jacó fez: Gn32.9: - Disse mais Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o Senhor, que me disse volta para tua terra e para tua parentela, e eu te farei bem.
Jacó no momento de aflição e adversidade no vau de Jaboque relembrou-se da promessa que Deus lhe fez.
A coisa mais simples da vida é a gente se esquecer de algo. Eu quero lhe dizer que no dia da tua adversidade, esquecer é ainda mais simples.
Porque o nosso foco é olhar para o problema que estamos passando, olhar para a luta, para a adversidade que vem contra nós e, assim, com muita facilidade nos esquecemos das promessas que Deus nos fez.
Se nós nos lembrássemos de tudo o que Deus nos prometeu, sofreríamos menos. Porque as promessas de Deus sempre são promessas de vitória.
Deus nunca prometeu desgraça para ninguém. Ei! Você já teve uma promessa de Deus no decorrer da tua vida?
Então, preste atenção: não abra mão dessa promessa, porque Deus não abriu mão dela. Não a jogue a promessa de Deus no lixo, porque Deus não a jogou.
Se ele prometeu que vai te abençoar, não tem capeta, não tem demônio, não tem inferno, não tem homem que vai impedir as promessas de Deus!
Não enterre vivo o sonho que Deus não matou.  É a hora de você que está passando pela dificuldade do Jaboque dizer: há uma promessa de Deus para mim. Deus não mudou a promessa dele para a minha vida.
 Feche seus olhos e procure se lembrar agora de apenas uma promessa que Deus fez para você e que ainda não se cumpriu. Ouça: Ele não mudou, vai cumprir!
Deus não é igual o homem que promete e não cumpre: - Deus não é homem para que minta nem filho do homem, para que se arrependa, porventura tendo dito, não o fará? Ou havendo falado não cumprirá? Nm 23:19.
Paulo disse: - pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele esta o sim,portanto é por ele o amem, para a gloria de Deus por nosso intermédio. 2 Co 1:20.
Aprenda com Jacó no vau de Jaboque na hora da adversidade relembre as promessas de Deus.
2°: lição que aprendemos com Jacó no vau de Jaboqueà  aprenda a reconhecer quem você é.
Não se engane. Às vezes a gente é muito pavão, que quando abre as penas é muito bonito, mas quando ele olha para o pé...
Ei! Não se esqueça de quem você é.
Jacó na sua oração no vau do Jaboque disse:: não sou digno da menor de todas as beneficências...
Em outra versão diz: - menor sou eu que todas as tuas beneficências. Gn 32.10.
Às vezes Deus permite a adversidade é para você entender quem você é diante de dele.
Você pode ate querer se comparar com outra pessoa, com seu vizinho, com seu colega de trabalho, com seu irmão de igreja, Mas nunca  tente se comparar com Deus.
Toda vez que você se comparar com Deus vai ver que você não é nada.
Diga: Deus, não me permita esquecer quem eu sou.
Reconheça que você é pequeno e Deus é grande! Somos-nos de baixo e Deus é de cima, nos somos limitados e Deus é onipotente, onipresente e onisciente! Somos-nos fracos e Deus é forte! Nos não podemos nada a e Deus pode todas as coisas!
Jacó no vau do Jaboque reconheceu: sou menor que toda sua beneficência; parafraseando: sou menor do que toda bondade que Deus tem feito pra mim!
Ele é maior!   
Jesus Cristo: o mundo nunca viu alguém maior e mais perfeito! Maior do que tudo que o judaísmo já conheceu. Maior do que Moisés, Arão, Davi, Salomão ou Jonas. Mt 12.41-42.
Ei! Agarre-se com o melhor, o maior, isto é, a graça de Deus manifestada em Cristo Jesus.
Não confie em você mesmo, não confie na sua habilidade nem na sua força, não confie em pessoas, nem em Maria ou algum protetor ou santo, nem na sua instituição ou organização.
Não confie na política, na economia ou na ciência. Não confie em seu guru nem em sua religião. Não! Olhe antes para a cruz, pois: Jesus é maior!
 Em Jesus temos uma esperança melhor: - pois a lei a nenhuma coisa aperfeiçoou, e desta sorte é introduzida uma esperança melhor, ela qual nos aproximamos de Deus.  Hb 7.19.
Resumindo: Jesus é  o maior! É justamente esse fato que a Bíblia, a infalível e viva Palavra de Deus, pretende nos apresentar.
3° lição que aprendemos com Jacó no vau de Jaboqueà orar com um objetivo definido
Veja a oração de Jacó: - livra-me peço-te, da mão de meu irmão Esaú, por que eu o temo, acaso não venha ele a matar-me, e mãe com os filhos: Gn 32:11.
Alem de estabelece prioridades na oração temos que ter a oração como prioridade.
Depois que Timóteo se tornou pastor em Éfeso, Paulo escreveu uma carta com varias instruções para o seu ministério.
Mas o que me chama atenção foi que Paulo começou instruindo Timóteo com a disciplina da oração, ele começa com as palavras “Antes de tudo…”
Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. 1 Tm 2:1-2.
Note como priorizar a oração foi conselho de Paulo  a Timóteo.
Com efeito, Paulo escreve: ”Antes de tudo, eu exorto. Eu te suplico Timóteo, antes de deitar em sua cama.
Antes de tomar seu banho para começar seu dia. Antes de tomar o caminho para o seu trabalho. Antes de qualquer compromisso. Antes de tudo, ore, ore, ore.
Mesmo antes de Paulo escrever a Timóteo, nós podemos ver como a oração foi importante no crescimento estrondoso da Igreja Primitiva em Jerusalém.
No princípio, de acordo com At 2:42, os primeiros cristãos eram comprometidos com quatro elementos essenciais: - E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
A igreja de Jerusalém era estabilizada e sustentada pela oração.
Pouco tempo depois de começar a nova igreja em Jerusalém, Pedro e João estavam com seus dias cheios.
Ainda assim, o texto nos fala que eles: - subiam ao templo para a oração da hora nona. At 3:1. Três horas da tarde era a hora de oração para os judeus.
Os apóstolos tiravam um tempo no meio da tarde para comparecer à reunião com o propósito de orar.
Ei! Quando o seu dia estiver seguindo seu próprio curso e tomando sua própria direção, interrompa-o com uma oração.
Quando seu dia caminhar em direção a uma crise, pare para orar.
Quando sua manhã começar a se afundar, para por alguns instantes em solidão, procure a mente de Deus e peça sua instrução em oração.
Quando seu humor começar a azedar, pare para uma atitude de ajuste movida pela oração. Não espere, ore imediatamente.
At 7 conta de um dia trágico na vida da igreja primitiva. Inimigos do evangelho arrastaram Estevão, um diácono, até uma corte simulada e condenaram à morte por apedrejamento.
 À medida que as pedras o atingiram, Estevão  orava: - Senhor, não lhes imputes este pecado! At 7:60.
Perto dele, um homem segurava o manto dos executores brutais de Estevão. Seu nome era Saulo, mais tarde chamado de Paulo.
Saulo tinha visto em primeira mão os resultados da oração em operação, um movimento que ele não pode destruir.
A oração de Estevão o assombrou. Enfurecido, talvez pela convicção, Saulo multiplicou seus esforços para destruir as casas cristãos que encontrasse.
Mas o Senhor o desabilitou no caminho de Damasco e fez dele um campeão do mesmo movimento que ele tentou destruir, o movimento construído e sustentado pela oração.
Não é surpresa, então, que ele tenha dito a Timóteo: “Antes de tudo, ore!” ei! Dê prioridade na sua vida para oração.
Mas também priorize o que você vai dizer ou pedir em sua oração.
Tem crente que quando vai orar começa pelo carro e acaba no papagaio. Os pedidos não têm conexão. É preciso estabelecer prioridades.
Quando você for ao culto, estabeleça uma prioridade. Jacó tinha dezenas de prioridades, mas naquele momento a que ele precisava era escapar da mão de Esaú.
Estou tentando te dizer para ser inteligente na oração, não seja néscio, não seja bobo, não seja despreparado.
Se precisar, pegue o papel antes de orar e anote seus pedidos por ordem de prioridade.
Quando você se apresentar diante de Deus apresenta os pedidos de acordo com a prioridade. Mas antes de pedir sapato, peça a cura do pé.
Tem irmão que não tem garagem, mas pede um carro zero. Não tem carteira de motorista e ta pedindo um carro. Ei! Organize a sua oração! Estabeleça prioridades. Quando a gente estabelece prioridades não somos pegos de surpresa. Vou te ensinar a estabelecer prioridade.
Peça primeiro  por aquilo que está atrapalhando a sua vida: saúde, família, felicidade. Coloque isso de acordo com a necessidade. Estabeleça uma prioridade de oração.
4°:  lição que aprendemos com Jacó no vau de Jaboqueàno dia da sua luta ninguém vai te acompanhar.
Ei! Jaboque  é lugar solitário. A Bíblia diz: - Jacó, porém, ficou só Gn 32.24.
A Vitória nem sempre é lugar solitário, mas luta é. Você precisa aprender a dividir os louros e curtir sozinho as pancadas;
 Tem que aprender que precisa dividir a glória, mas tem que passar sozinho pelo calvário.
Jesus nos deu sua glória, mas ninguém quis passar com Ele pelo calvário. No calvário ele ficou só; os discípulos o abandonaram, seus amigos o deixaram.
E ate Deus o pai virou as costas para ele: Sl 22:1. Não porque Deus desprezou seu filho, mas, por que pelo calvário ele deveria passar só.
 Ei! Não culpe ninguém por sua solidão, o calvário é seu.
Não culpe ninguém pela sua angústia, o Jaboque é seu. Esta tua luta tem teu número e a tua cara.
O teu Jaboque tem teu biótipo, foi feito de encomenda pra você, personalizado.
Jaboque não é lugar de auditório, é lugar de conversa a sós. Para você aprender melhor, tem horas que Deus quer te dar uma aula particular.
Jaboque como já foi dito simboliza deserto e deserto fala de luas e aflições, e deserto é lugar de solidão,  Lembre-se também que Jesus foi sozinho para o deserto onde foi tentado pelo diabo.
No dia da adversidade aprenda que, o que vale, não é o que você tem, mas o que você vai ter.
Jacó disse: - Leva minha família, meu gado, tudo o que tenho... O que tem de gente indo contra a história de Jacó, dizendo: traz o que você tem para levar o que Deus te dará.
Dinheiro não compra cura. Deus não quer isso. Ele quer você sozinho. Ele não quer seu dinheiro. Deus quer conversar a sós.
5°: lição que aprendemos com Jacó no vau de Jaboqueà No dia da sua luta diga para Deus o seu nome.
A bíblia diz: - Jacó porem ficou só e lutava ele com um homem até o romper do dia. Gn 32.24.
Entenda algo importante aqui; jamais pense  que Jacó venceu o anjo por que aquele anjo não tinha poder, e jamais pense que Jacó era poderoso de mais.
 A história desta luta era que Deus estava querendo ensinar  algo importante para
Naquela noite no encontro de Jacó com Deus, no dia da adversidade, Deus perguntou quem ele era.
Ei! Aprenda algo aqui nesta noite: toda oração sábia começa com confissão de soberania, de crença, de pecados.
Em Gn 32:26, Deus perguntou qual era o nome de Jacó. Deus sabia o nome dele, mas Deus queria era que Jacó dissesse que ele era:
Quando Jacó respondeu: - meu nome é Jacó; ele estava na verdade dizendo:- eu sou um usurpador, sou um miserável, eu enganei meu pai, enganei meu irmão, enganei meu sogro...
Era isto que Deus queria ouvir Jacó confessar.
Deus hoje esta perguntando seu nome? Não é se você se chama: João, Jose, Francisco, Maria, Sebastiana... Não é isto que Deus esta te perguntado. Deus quer saber quem você é:
Pastor Deus sabe tudo! Sabe sim! Mas ele quer ouvir da sua boca.
Feche seus olhos e conte pra Deus quem você é pra Deus.
6°: lição que aprendemos com Jacó no vau do Jaboqueà no dia da luta lute como príncipe e sua vida será mudada.
O vau de Jaboque foi o lugar onde Jacó teve um encontro com Deus. Agora, nunca é tranqüilo encontrar-se com Deus, pois esse encontro implica luta.
Nossa natureza pecaminosa se rebela diante da santidade do Todo Poderoso. Talvez seja por isso que as pessoas prefiram ser religiosas a se encontrar com Deus.
Ei! Em um encontro com um deus de pedra não acontece nada, não muda nada. Mas um encontro com o verdadeiro Deus muda tudo.
 E isso transtorna nossa vida, nos esmaga. É por isso que muita gente não quer envolvimento com Deus.
Prefere continuar fugindo; mas um dia o encontro será inevitável; se não para a salvação, será para o juízo final.
Quando aquele anjo do Senhor apareceu para Jacó iniciou-se ali uma luta o anjo queria ir embora, pois o dia já estava rompendo.
Jacó porem  segurou o anjo e disse: - não deixarei ir enquanto tu não me abençoares.
Gn 32:26.
A anjo tocou na coxa de Jacó  e deslocou a juntura da coxa da perna, mais ele não  soltou o anjo.
No encontro de Deus com o homem, o homem sempre é desconjuntado. -Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com Deus .Gn 32:25.
Diante de Deus não podemos ficar em pé, somos quebrados por sua majestade.
 Se você se acha tão grande, tão importante saiba que diante de Deus nossa impotência é revelada.
 Isaias quando teve a visão de Deus sentado no seu trono, teve a sensação de morte: - Ai de mim que estou perecendo, pois sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor Deus dos exércitos. Is 6:5.
Saulo de Tarso, ao contemplar a glória de Deus caiu do cavalo e ficou prostrado no chão como morto.
Aquele que se achava tão intelectual, religiosamente sabido, que havia prendido tantos homens e mulheres, agora precisa de alguém para lhe puxar pela mão e lhe dar comida na boca.
Foi desconjuntado quando teve seu encontro com Deus.
Quando Jacó percebeu o caráter Divino de quem lutava com ele, percebeu que sua vitória seria não deixá-lo ir, mas agarrá-lo.
-Disse este: Deixa-me ir, pois já rompe o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se não me abençoares. Gn 32:26.
Precisamos nos agarrar com o Senhor usando todas as nossas forças.
A partir daquele dia Jacó ficou marcado. Toda luta gera marca. Jacó lutou com Deus e saiu marcado.
Toda pessoa que tem um encontro verdadeiro com Deus tem sua vida marcada para sempre.
Mesmo que a pessoa se afaste para longe do evangelho, a marca do Senhor ainda permanece no coração.
a religiosidade não deixa marcas em ninguém a espiritualidade nos quebra e nos faz ficar marcados para sempre.
 -Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa v.31.
Paulo, o apóstolo escreveu aos Gálatas dizendo: -Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Cristo”  Gl 6:17.
Quando temos um encontro com Deus, nossas vidas ficam marcadas, e todos reconhecem isso.
Não precisa dizer: Eu tive um encontro! Porque todos olham e sabem que algo especial aconteceu em sua vida.
 O encontro com Deus marca nossas vidas. Mas quando o encontro com Deus não aconteceu, não adianta mudar a roupa, carregar a Bíblia, ter aparência de piedade, gritar….nada disso convence alguém.  Istoé só religiosidade.
 A marca é colocada por Deus. Todo mundo conhece um crente espiritual marcado por Deus.
É o que crente ora, jejua, lê a bíblia, da bons conselhos, todo mundo procura ele pra pedir  uma oração, um conselho, uma ajuda.
O crente que só é religioso gosta de aparecer, quer ser santarrão, gosta de corrigir os outros, é fofoqueiro, quer ser fiscal de Deus.
- você viu a saia da Irma fulana? Você o cabelo da Irma beltrana! Você viu a pintura nos no rosto da Irma siclana?
 Só olha para aparência e nunca vive o que prega.
A Bíblia mostra que quando Jacó confessou quem ele era, Deus disse para Jacó que o nome dele não seria mais Jacó porque ele havia lutado como príncipe.
Conforme você lutar, você será recompensado. Agüenta como um príncipe. Lute como um príncipe.
Depois da luta com Deus o caráter é modificado. Deus disse para Jacó que o nome dele seria Israel.
Na antiguidade, o nome de um homem não era simplesmente um nome, mas trazia a representação do seu caráter.
Por isso o nome de Jacó foi mudado, agora para Israel, pois foi transformado pelo poder da graça.
Terminava ali a história de um suplantador e começava a vida do pai de uma grande nação.
Jacó significa aquele que agarra o calcanhar, mas Israel significa príncipe de Deus.
Ei! Depois que você passar o vau de Jaboque, depois dessa luta, seu nome vai ser mudado.
Seu  nome será vitorioso, vencedor, campeão. Seu nome vai ser escolhido de Deus, vai ser menina dos olhos de Deus.
Agüente  mais um pouquinho só que você vai sair dessa. Pode ter certeza!
Conclusão:
Veja o que acontece com Jacó quando ele sai do vau do Jaboque: - E saiu-lhe o sol, quando atravessou Peniel. Gn 32:31.
A luta de Jacó com o anjo do Senhor ocorreu durante toda a noite. Uma linda simbologia que nos traz uma mensagem de conforto.
Noite é tempo de escuridão, de dificuldade. A adversidade, a luta pode durar uma noite inteira, mas ao amanhecer virá a benção do Senhor.
Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Sl 30:5.
Ei! Não desista antes de o sol sair. Agüente, o sol vai sair e você vai ficar cheio da graça do teu Deus.
Agüente só mais um pouquinho a adversidade da solidão, a adversidade da luta, a adversidade da incompreensão e de tudo o que vier contra você, porque o sol vai nascer.
A Bíblia diz em Malaquias 4.2: - Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça.
A religiosidade se alcança com dogmas, costumes, rituais, a espiritualidade se alcança através de um verdadeiro encontro com Deus.
Deixe a religiosidade hoje e viva uma vida de espiritualidade na presença de Deus.
Que possamos dizer como Jacó depois de passar pelo vau de Jaboque: - vi Deus face a face e a minha vida foi mudada Gn32:30.