terça-feira, 27 de novembro de 2012

BENJAMIM É LOBO QUE DESPEDAÇA...


BENJAMIM É LOBO QUE DESPEDAÇA...
                                                                                                                                            Gn. 49:27
INTRODUÇÃO:
O texto sobre o qual vamos falar nesta oportunidade nos fala das bênçãos de Jacó no final da sua vida para os seus 12 filhos.
Interessante que Jacó  abençoou cada um dos seus filhos e depois fez uma predição do futuro deles.
Você sabia que o passado afeta o nosso presente e também o nosso futuro, nossas ações de hoje,  amanha, ao amanhecer já serão parte do passado e já começarão a modelar o nosso futuro.
Devemos escolher as ações acertadas hoje, para que o nosso futuro amanha seja positivo.
A maneira como cada filho de Jacó viveu ou vivia determinou a bênção e a profecia de Jacó na vida deles. Leia depois com atenção todo o cap. 49 de Genesis.
Mas eu quero falar nesta noite da bênção que Jacó proferiu para o seu filho mais moço dizendo: - Benjamim é lobo que despedaça; pela manha comera sua presa, e a tarde repartira o despojo.
A principio nos parece que Jacó estava era amaldiçoando seu filho o chamando de lobo.
Que coisa estranha! Jacó chamar seu filho mais moço de lobo! Se você chamar qualquer pessoa de lobo é uma grande ofensa.
Mas eu quero que você esteja preparado para ouvir isso e quero afirmar: que eu sou lobo e que tem muita gente aqui me ouvindo que também é lobo.
Saul era da tribo de benjamim e também o apostolo Paulo era da tribo de benjamim. E os dois também eram lobos.
Pastor! Explica isto melhor um pouquinho! Então vejamos:
 antes de entrar no tema: “Benjamim é lobo que despedaça...”, preciso resumidamente falar do contexto da sua  historia.
1à O CONTEXTO HISTORICO DE BENJAMIM
É impossível falar de Benjamim sem falar da historia de seu pai Jacó.
Jacó era filho de Isaque, filho de Abraão um dos 3 patriarcas de Israel.
Quando rebeca esposa de Isaque estava grávida ela sentiu algo diferente no seu ventre e por isso orou ao Senhor.
Deus lhe respondeu dizendo que havia 2 nações no seu ventre e o menor dominaria sobre o maior.
Quando eles nasceram saiu o primeiro coberto de pêlos, por isso colocaram o nome dele de Esaú que significaà peludo.
O 2° saiu agarrado no pé do 1° como que querendo passar na frente por isso colocaram o nome dele de Jacó que significaà aquele que segura pelo calcanhar
Esaú cresceu e se tornou um perito caçador e Jacó se tornou caseiro, Rebeca amava a Jacó mais que Esaú, mas Isaque amava mais a Jacó.
 Um dia Esaú voltou esmorecido da caça havia passado a noite caçando e voltou faminto.
De longe ele sentiu o cheiro de guisado que Jacó preparava e se aproximou da sua tenda e lhe pediu uma porção daquela sopa.
Jacó astutamente enganou seu irmão dizendo que lhe daria do guisado se primeiro ele lhe vendesse o direito de primogenitura.
Esaú que era um profano que não valoriza as coisas, disse: de que me vale a primogenitura se estou esmorecido de fome?
E assim ele jurou e desprezou a sua primogenitura, trocando ela por um prato de lentilhas
Depois de alguns anos Isaque chama seu filho Esaú, pois,  e pede que ele prepare uma caça para ele comer e abençoar o seu filho antes da morte.
Rebeca que amava mais a Jacó e guardava no coração o que Deus lhe havia  falado que o menor dominaria sobre o maior, cometeu o erro de achar que Deus precisa da nossa ajuda para cumprir suas promessas.
Ela chamou Jacó e o fez se disfarçar com pêlos para se parecer com seu irmão Esaú, matou um cabrito para dizer que era a caça e enganou seu pai Isaque tomando a bênção que era de Esaú.
Quando Esaú chegou com a caça já era tarde a benção que era dele Jacó já havia levado, Isaque amaldiçoou seu  filho Esaú e este irado jurou que quando Isaque morresse mataria seu irmão Jacó.
Jacó com medo de seu irmão fugiu para Padã-Arã a terra de seus parentes, naquele lugar Jacó conheceu Raquel e se apaixonou por ela.
Ele propôs a Labão trabalhar 7 anos pela sua filha Raquel,e a bíblia diz que ele amava tanto Raquel que aqueles 7 anos foram como poucos dias Gn 29:20.
Só que na hora de receber a noiva ao invés de Labão lhe dar Raquel lhe deu como esposa sua Irmã  Lia.
Jacó se indignou mais Labão lhe disse que o costume ali era casar primeiro a filha mais velha, ele lhe daria também Raquel por mais 7 anos de trabalho.
E assim Jacó trabalhou mais 7 anos pela sua amada, 14 anos por Raquel.
Jacó amava Raquel muito mais do que a Lia que acabou sendo desprezada por Jacó, por isso Deus fez Lia fecunda ao passo que Raquel era estéril.
Jacó teve 10 filhos, divididos com Lia (irmã de Raquel) e suas servas,  mas o sonho de Jacó era ter filhos com Raquel. Assim, orou a Deus que atendeu o seu pedido.
                                                          2à BENONI OU BENJAMIM
Raquel viveu o milagre de conceber e teve dois filhos: José e Benjamim. Porém ao dar a luz ao segundo filho, Raquel Tevê um parto muito complicado, ficando muito fraca.
 Antes de morrer, ela pegou o recém-nascido nos braços e lhe deu o nome de Benoni, que significa “filho da minha dor”.
Jacó chorou a morte de sua amada e quando lhe disseram que Raquel já havia dado o nome à criança, Jacó teve que fazer uma escolha.
Eu penso que Jacó deve ter olhado para seu filho e pensado: que culpa tem essa criança?
Eu tenho duas chances ou eu me lembro dessa criança como sendo a razão da morte de Raquel;
Toda vez que eu olhar para essa criança eu vou me lembrar que Raquel a minha amada por quem eu trabalhei 14 anos, com quem eu sonhei ter filhos quando ela ainda era estéril, morreu ao dar a luz a esta criança;
 Ou eu  passo a ter ódio desta criança como responsável pela morte da minha amada… Ou eu mudo a história dela!
Ei! Deixa eu te dizer algo importante neste momento, eu sou um grande admirador de Jacó, por que se tem alguém na bíblia com falhas, imperfeições e defeitos é justamente Jacó.
Jacó enganou seu irmão, enganou seu pai, enganou seu sogro, mas, Jacó era um sonhador alguém que sabia lutar pelos seus sonhos.
Jacó era alguém que reconhecia suas falhas e os seus erros e reconhecia sua total dependência de Deus.
Jacó pega seu filhos nos braços e toma a decisão de mudar a historia daquele menino.
Afinal, aquele filho era fruto de um sonho, nasceu aquele por quem ele tanto havia desejado e lutado.
Eu penso que Jacó dele mesmo quando lutou com Deus no vau de Jaboque e seu nome e sua historia foi mudada, por isso Jacó preferiu mudar a história de seu filho.
Veja o que diz Gn 35:18: - e aconteceu que, saindo-lhe a alma ( por que morreu), chamou seu nome Benoni,mas seu pai  lhe chamou Benjamim.
Benoni significaà filho da minha dor. Mas Benjamim significaà filho da minha felicidade
Esta palavra aqui hoje não é pra todo mundo que esta me ouvindo, esta palavra e para aqueles que são como Benoni.
Esta palavra é para aqueles que a historia da sua vida é uma historia de dor, esta palavra é pra você Jose, Maria, Pedro, João, Sebastiana... etc.
Alias, não importa muito o seu nome.
Chamam-te de Benoni, filho da dor, te chamam de fracassado, te chamam de perdedor, derrotado, miserável, sem futuro, ovelha negra da família, alguém que nunca vai chegar a lugar nenhum.
Eu venho profetizar na sua vida e te dizer: que no nome de Jesus sua historia vai mudar!
Hoje aqui Benoni vai virar Benjamim!
A partir de hoje seu nome é: vitorioso, vencedor, campeão, servo do Deus cria dor dos céus e da terra! Benoni vai virar Benjamim! Sua historia vai ser mudada!
Ei! Jacó se  levantou e disse: ‘Não. Eu não vou aceitar esta situação! Eu sei o que eu passei por causa do meu nome, mas em Jaboque Deus mudou meu nome’.
E o meu filho não vai se chamar Benoni mais sim BENJAMIM!  Ei! Se você tem fé diga como Jacó: ‘Benoni não.
Diga para ninguém chamar esse menino de Benoni, porque hoje eu mudei o nome dele e, a partir de agora, ele é Benjamim, que quer dizer filho da felicidade.
Não importa o que você está passando, pode ser angústia, problemas, lutas… Eles irão gerar felicidade em sua existência.
3àA BENÇÃO DE JACO NA VIDA DE BENJAMIM
Benjamim era o filho caçula, ele era especial por ser o último e ter sido gerado por Raquel. Benjamim tinha que receber uma bênção.
Antigamente quando as famílias eram compostas de muitos filhos havia um carinho especial pelos caçulas, os pais diziam: é o meu caçulinha! É a minha rapa do tacho! lembra-se disso?
Jacó, antes de morrer, chama seus 12 filhos e para cada um entrega uma bênção; uma palavra que determinará o futuro deles.
Benjamim foi o último a ser chamado e recebeu a seguinte denominação: “Benjamim  é um lobo que despedaça…”.
A vida inteira  eu pensei que a bênção de Benjamim tivesse sido errada. Pensei que quando Jacó o chamou de lobo, queria dizer: -  Benjamim Você não presta, você é lobo!
O maior medo de um pastor é descobrir um lobo no meio das suas ovelhas, pois nós, como líderes na igreja, temos um preconceito contra lobos.
Muito disso é devido ao texto encontramos no evangelho de Jo 10:11-12 que fala sobre esse animal atacando o rebanho:
Eu sou o bom pastor; o bom pastor da a sua vida pelas ovelhas
Mas, o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
Então, falamos de lobos (simbolicamente), encontramos muitos  mal-entendimentos e criamos muita confusão.
Eu quero  começar dizendo, contra o pensamento popular do dia, que todo lobo não é mau. Veja o exemplo de quando falamos  do leão e sua nobreza, sempre terá alguém que lembrará do texto comparativo entre ele e o diabo.
 1 Pe 5:8; - sede sóbrios e vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão e procurando a quem possa tragar.
Só que Isto não faz do leão um ser mau para sempre. Por que a bíblia que usa a figura do leão para representar o diabo rugindo em nosso derredor.
Também usa a figura do leão para representar Jesus como rei e vencedor, a bíblia diz que Jesus é o “leão” da tribo de Judá.
“Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.” Ap. 5:5
 Ei! Entenda algo nesta palavra, os animais são simplesmente simbólicos e suas referências também são, e não literais.
O próprio Jesus nos ensinou a sermos simples como as pombas, mas prudentes como as serpentes Mt 10:16.
Diga para um membro da sua igreja que ele deve ser como uma serpente e você vera a reação dele.
“pastor o senhor perdeu o juízo? o diabo não era aquela serpente no jardim do Éden?  O senhor ta me chamando de diabo?
Então, o que Deus está querendo dizer é que devemos ser como o diabo?" Claro que não! mas o que Jesus fez foi simplesmente uma comparação entre o homem e as características marcantes de um animal. No caso aqui é a serpente.
Se lá em no livro de Genesis a serpente representou o diabo, agora Jesus esta mostrando característica boa da serpente que o crente deve ter que é a prudência.
As serpentes são tão prudentes que dorme enrolada em posição de ataque.
Sejam prudentes como elas para poder vencer os ataques do diabo.
Jesus disse: - sede prudentes como a serpente;
Portanto eu quero dizer é que:  nem todo lobo  é mau, principalmente quando estamos falando em respeito ao lobo da Tribo de Benjamim, cujas características tem tudo a ver com os verdadeiros crentes.
Quando lemos Genesis capitulo 49 vemos o patriarca Jacó proferindo as bênçãos sobre os seus 12 filhos.
Se você prestar bastante atenção você vera que cada tinha o seu símbolo marcante:
Judá é um leãozinho, Simeão espadas, Dã é uma serpente a beira do caminho, Naftali é uma cerva solta, Jose é ramo frutífero.
Agora de benjamim o seu caçula ele disse que ele é um lobo que despedaça;
"Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devora a presa e à tarde reparte o despojo." Gn 49:27.
Benjamim era e ainda é um guerreiro. Ele não brinca, mas, até o último homem, luta para ganhar.
4àCARACTERISTICAS DO LOBO DA TRIBO DE BENJAMIM
Mas  eu descobri algumas coisas sobre lobos. Existem lobos e lobos; os lobos maus e os lobos bons, cheios de qualidade. E é sobre estas qualidades que Jacó estava falando.
Existem três tipos de lobos:
1àCinzento;
2àVermelho;
3à Da Etiópia.
Classificação científica
Família àCanídeos. Ordem à Carnívoros.  Classificado como Canis lupus
Vejamos  as características de um lobo, que Benjamim  também deveria ter:
1àLobos caçam por resistência.
Lobo é um animal que tem uma forma de caçar diferente dos outros animais, o mesmo caça por resistência, e não por espreita, ele não fica escondido esperando a caça.
Se não der hoje, ele continua amanha; se não der amanha; continua depois...Ei! o lobo não desiste, ele resistente.
 Com a resistência, ele cansa o inimigo e caça a presa, adquirindo a sua refeição e vitória.
Ei! Não é a força, mas a perseverança que realiza grandes coisas. Nunca podemos desanimar diante das lutas.  Ex: a parábola do juiz iníquo Lc.18:1.
Crente que é como o lobo da tribo de Benjamim e crente perseverante, crente resistente, ele não desiste!
Se ele não alcança a vitoria hoje, ele tenta amanha, se não deu amanha, tente depois de amanha, se não de ele continua perseverando ate alcançar sua vitoria para a gloria do nome de Jesus!
Deus nunca se agradou de covardes de quem desiste o escritor aos hebreus disse:- o meu justo vivera da fé e se ele recuar a minha alma não tem prazer nele Hb 10:38.
Mas aquele que perseverar até o fim este será salvo. Mt 24:13.
Ei! Faça como lobo! Não desista, não desista! Resista que a tua vitoria vai chegar.
2àLobos têm patas apropriadas para qualquer terreno
Nas patas dianteiras  do lobo tem cinco dedos; nas traseiras, quatro. Isso dá a ele condições para andar em todos os tipos de terrenos:
Sobre rochas não escorrega; no deserto não queima com o calor; na neve não escorrega, pois suas patas fazem com que o peso seja dividido de forma equilibrada.
 Assim, o lobo consegue fazer com que a camada de gelo não quebre com seu peso. Ele se movimenta sobre ela sem perigo.
As suas unhas aderem no momento que precisam aderir e se escondem no momento em que precisam esconder-se;
O lobo é aquele que anda sobre os dedos, porque sabe distribuir seu peso sobre as patas. Existe uma fina camada de pele separando cada dedo, permitindo esse animal deslocar sobre a neve com mais facilidade.
Ei! Deixa eu te dizer algo importante sobre os lobos da tribo de Benjamim, Para os filhos de Deus não existe terreno ruim que ele não possa andar.
As barreiras os desertos, os obstáculos e tudo quanto o diabo colocar diante dos lobos da tribo de Benjamim, será com certeza superado;
Porque aquele que é guiado por Deus não fica para trás.
- Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo o seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica;
Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes, quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;
Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
Nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Rm 8:31-39
Ei! Nós temos a habilidade do Espírito e a segurança de Deus para todo terreno. Lobo é bicho pra qualquer chão!
Para o crente que é como um lobo não tem tempo ruim. Diga assim: Eu sou lobo.
Não tem terreno arenoso, não tem nada que vai me afundar, não tem água que você não ande, nem rocha que não suba, não tem neve que você escorregue.
Quando disserem: - não!Que você não vai conseguir, … Você  vai dizer você esta errado!  -Eu recebi a bênção do meu pai.
Da mesma forma que Jacó disse Benjamim é lobo que despedaça. Deus o pai também disse: que você é lobo que despedaça o inferno, o diabo, os demônios e o mundo.
3àLobos têm glândulas odoríferas.
Lobo tem Glândulas odoríferas localizadas entre os dedos que deixam um rastro de marcadores químicos por onde ele passa.
Isto ajuda o  lobo a caminhar de forma eficaz por grandes extensões ao mesmo tempo mantém os outros lobos informados do seu paradeiro. I
Isso serve para sua identificação de lobo por onde quer que passe. Todo mundo sabe! Passou um lobo por aqui!
Ei! Os crentes também tem  um cheiro forte ( é não desodorante vencido nem perfume da boticário, nem da natura)
É uma forte essência chamada o Espírito Santo. Por onde  o crente lobo passa  ele deixa o seu cheiro, facilitando a identificação de quem passou por ali.
Se no lobo é exalado pelas as glândulas; no crente é exalado pelos frutos. Mt.7.16 Jesus disse: pelos frutos conhecereis a arvore . Aleluia. O cheiro do Lobo é marcante!
Onde o lobo passa, o cheiro fica. Lobos fazem história. Ei! Você vai fazer história onde Deus te enviar?Seja no trabalho, no ministério, na família…;
4àLobos têm ouvido aguçado.
Lobo tem ouvido aguçado, ele consegue ouvir uma folha cair a 300 metros de Distância.
Com essa característica ele pode descansar tranqüilo, ou se precaver de qualquer perigo iminente.
O crente que tem características de lobo é um bom ouvinte aprende mais, julga melhor, e responde bem.
Tg.1.19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar...
Eu acredito que o lobo sabe identificar cada barulho que ele ouve isso mostra que ele não é um ouvinte esquecido.
Assim é o crente verdadeiro, ele não é um ouvinte esquecido, mas, sim um guardador da palavra.
Tg.1.25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
 Lobo ouvi bem! Deixa eu te fazer uma pergunta? Você se lembra da mensagem de domingo passado? Da lição da escola dominical? E do capitulo de ontem  da novela das oito, você  se lembra?
Da piada imunda que o colega de trabalho contou você se lembra? Ei! Você se lembra de João 3:16? O texto áureo da bíblia sagrada?
Lobo tem ouvir bem! Mas e ouvir o que presta e glorifica o nome de Jesus!
5à Lobos têm visão noturna.
Lobo tem ótima visão noturna é a mais aguçada da família dos canídeos, ele ver a presa ou o inimigo até mesmo no escuro.
Isto pode lhe  proporcionar um ataque repentino e certeiro sobre o seu alvo.
Deus tem dado aos seus filhos ótima visão, por mais difícil que seja a situação eles não serão enganados, mas verão o inimigo e saberão atacar na hora exata, acertando o alvo.
1º Co.2:15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Lobo tem visão!
Lobo da tribo de Benjamim escuta longe! É perseverante e enxerga o que ninguém enxerga; o que ninguém está vendo.
Deus vai te fazer enxergar a bênção que ninguém viu. Receba a capacidade de Deus para ver oportunidades através das dificuldades.
Toda dificuldade será uma janela para que você enxergue oportunidades e obtenha sua vitória.
6à Os lobos têm olfato apurado.
 Foi constatado que um bando de lobos conseguiu detectar um alce americano com os seus filhotes a mais de 2,5km.
O bom olfato desse animal o favorece na sua alimentação, levando o animal a fazer juízo antes de chegar ao o alimento.
Se o alimento é desejável ele descobre mesmo estando a quilômetros de distância.
O crente que tem o Espírito de Deus conseguirá com certeza fazer juízo de tudo que é posto em sua frente como alimentação.
O sentido olfativo do lobo ajuda o mesmo a fazer escolha correta na hora de se alimentar. Assim é com todos que tem compromisso com Deus, sua palavra é o nosso sentido olfativo detector.
Sl. 119:11. – escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti!
Lobo tem faro fino não se engana!
Outra coisa; Deus vai te dar capacidade para que veja e sinta o que estão fazendo de mal contra você para que se previna.
Deus vai te guardar antes que as coisas aconteçam; Ele vai te proteger antes que seus inimigos cheguem; vai te dar a vitória antes que preparem a cilada.
O olfato de lobo que veio através da promessa de Jacó a Benjamim está sobre sua vida e você vai ser guardado em nome de Jesus;
7àLobos têm pelos que não mancham.
Os lobos têm duas camadas de pelos volumosos. A primeira é resistente à sujeira; a segunda, à água.
O lobo vai andando e o pessoal joga lama em cima dele. Ele só chacoalha. Jogam água para seu pelo ficar pesado e dificultar sua caminhada.
Mas nada pega nesse lobo! Não tem praga que chegará à tua casa, à tua tenda. Arma nenhuma preparada contra ti prevalecerá.
Se te caluniarem, não te contaminarão, nem pararão sua caminhada com Deus.
Somos cobertos pela verdade e pela justiça para mantermos uma vida limpa.
Não devemos conviver com manchas e sujeira (pecado) sabendo que podemos nos livrar delas. 2º Co.7:1 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.  Ei! Lobo anda limpo!
9àOs lobos têm saliva curativa.
A saliva do lobo é como uma penicilina, um remédio. Quando ele se machuca não precisa de médico; ele lambe o ferimento e continua sua caminhada.
Ei! Escute toda ferida que alguém faz em você, a cura está em você mesmo. Toda vez que você abrir a boca, Benjamim, você também vai curar alguém; porque o que sair da sua boca é cura para as vidas.
Se da sua boca só sai fofoca e maldição você não é um lobo da tribo de benjamim, você é lobo do diabo.
Da boca do crente abençoado só sai palavra de bênção para curar feridas dele e dos outros.
10à lobo tem velocidade e grandeza
Um lobo pode cobrir ou marcar uma área de 200km de território. O mesmo tem capacidade de correr 65 km/h e manter uma velocidade de 13km/h.
Uma grande alcatéia de lobos pode tomar conta de 130 até 13 mil quilômetros. Sabe por quê? Porque lobo  gosta de coisas grandes!
Enquanto estão jogando algo em você, você está avançando para ‘o grande’ de Deus. Tem alguém aqui comprometido com coisa grande? Essa palavra é para você”.
Quem escolhe andar com Cristo mostram que realmente tem uma visão de grandeza como os lobos.
A palavra diz que temos uma terra imensa para herdarmos. Esta que moramos, não se compara a que vamos morar, e Jesus é o caminho dessa grandeza.
 Rm 8:18: - porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a gloria que em nos há de ser revelada.
Conclusão:
 Se Deus  através de Jacó abençoou o filho de sua herança com as característica positiva que o lobo tem. Chamando-o... Benjamim é lobo que despedaça.
Podemos então como filhos de Deus e descendente de Abrão e Jacó, pela fé assumir esta benção e ser mais que vencedor para glória daquele que nos amou.
Podemos até não ser lobos, mas que possamos ter na nossa vida espiritual características de lobos;
Pois foi nisto que Jacó pensou quando disse: - Benjamim é lobo que despedaça; pela manha comera a presa e,tarde repartira o despojo.
Deus te abençoe!

sábado, 24 de novembro de 2012

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

 Daniel Teodoro ganhador do 5° concurso de redação do Senado federal em pleno exercicio do seu mandato
 comissao de politica e gestão para a educação
 Daniel Teodoro vice-presidente da comissão
 DANIEL TEODORO E BRENNA DE OLIVEIRA VICE PRESIDENTE E PRESIDENTE DA COMISSÃO DE POLITICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
 PR. TALES TEODORO ACOMPANHANDO SEU FILHO DANIEL POR 5 DIAS EM BRASILIA
 27 JOVENS SENADORES CADA UM REPRESENTANDO O SEU ESTADO
 SESSÃO ESPECIAL NO SENADO FEDERAL JOVENS SENADORES
 VISITA DIRIGIDA AO PALACIO DO PLANALTO ALEFÉ ( MA) E DANIEL TEODORO (GO)
 DANIEL AO LADO DO SENADOR PAULO DAVIM DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
 DANIEL SENADOR ATUANTE NOS SEUS 3 DIAS DE MANDATO COMO JOVEM SENADOR
 DANIEL LOUVOU A DEUS COM 5 MUSICAS GOSPEL NA FESTA DE DESPEDIDA JUNTO COM A BANDA DO SENADO NO CLUBE NAVAL DE BRASILIA
RECEBIDO EM CASA COM ALEGRIA PELOS FAMILIARES E AMIGOS

terça-feira, 13 de novembro de 2012

a unção com propositos parte 2, a unçao que faz a diferença

A UNÇÃO COM PROPOSITOS 2A UNÇÃO FAZ A DIFERENÇA

1 Sm. 16:6-13; Lc 4:18-19.
INTRODUÇÃO:
Na semana passada iniciamos um estudo bíblico falando a respeito da unção de Deus com propósitos.
Falamos sobre o que é unção, falamos da diferença entre dom, talento e unção,
Só pra refrescar sua memória:
DOM à Dádiva; o que nos é dado. Dentre estes os dons espirituais
TALENTO
à Dons herdados ou adquiridos
UNÇÃO
à Consagração, selo, sentença, confirmação.
"E a unção..fica em vós" 1 Jo 2.27.
 DOM:  significa algo dado, dádiva, presente. Falando em dons existem 2 tipos de dons.
OS DONS NATURAIS àque Deus dá a todos: ex:  o dom da vida, o dom da fé: Ef 2:8, o dom  de usufruir do fruto do seu trabalho, Ec 3:13, o dom da salvação Rm 6:23,o dom da prosperidade..etc
Os dons espirituais
OS DONS ESPIRITUAIS (charisma)-àdoutrina bem clara na Bíblia os dons espirituais são manifestações do Espírito com vistas à edificação e santificação da Igreja .
São vários os dons do Espírito e em 1 Co 12 Paulo apresenta os 9 dons principais: palavra de sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação  de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedades de línguas, interpretação de línguas.
TALENTO é algo inato. A pessoa já nasce com determinados talentos que podem ser desenvolvidos. Difere do dom, que é recebido.
UNÇÃO é a ação do Espírito Santo na vida de uma pessoa. Uns são, outros não.
Unção pode ser momentânea, naquele momento em que você recebe uma atuação mais forte do Espírito Santo, mas, biblicamente falando, a unção recebida é permanente.
 1 Jo 2:27  “Porque a unção que recebestes permanece em vós.
A unção é permanente. Essa verdade contradiz com o conceito de "nova unção" .
O Espírito Santo está habitando no crente e mediante isso, o filho de Deus, não necessita de uma "nova unção".
O pastor Antonio Gilberto lembra que "Deus restaura, sim, a nossa unção recebida Dele, mas isso não significa 'uma nova unção'"
É necessário muito cuidado com esses clichês gospel, tais como "unção da conquista", "unção de ousadia", "unção do profeta Elias", "unção dos quatro seres" etc.
Por traz dessas expressões esta um falso conceito de unção, além das distorções doutrinárias. Unção, para muitos, é um poder mágico que capacita a pessoa a ser um mini-deus, é uma sede por espiritualidade desassociada de Deus. Unção significa: uns são e outros não.
Falamos também que havia  5 tipos de unção e como o tempo não nos permitiu concluir falamos que: os profetas eram ungidos,os reis eram ungidos, os sacerdotes eram ungidos....
Quero continuar hoje falando os  outros 2 tipo de 2 tipos de unção e terminar mostrando que a unção faz a diferença na nossa vida.
 àOs doentes eram ungidos:
 Eles expulsavam os demônios e muitos doentes eram ungidos e curados. Mc 6:13.
A unção da cura é para pessoas que precisam ser curadas ou perdoadas por Deus.
 Esta unção é um símbolo de que o Espírito Santo nos unge para nos perdoar todos os pecados e nos curar de todas as enfermidades Sm103:3.
Jesus mandou ungir aos enfermos Tg 5:14,15.
Você já passou pelo sangue de Jesus? Você já foi ungido e curado por Deus? Ou suas mãos, pés, ouvidos e cabeça ainda estão enfermas espiritualmente?
O Senhor quer curar seu jeito de ouvir, andar, agir e pensar!
A unção de Deus perdoa e cura você!
5àOs Objetos eram ungidos:
 Então Moisés trouxe óleo ungido e ungiu o Tabernáculo e tudo o que estava dentro dele, e os consagrou. Lv 8:10.
Vemos que no A. T. a pratica de ungir objetos, lugares... Etc. era para separar deixando essas coisas ungidas para uso exclusivo de Deus.
 No NT não temos conhecimento dessas praticas, somente que deve ser usada para ungir enfermos.
 Mas vemos hj em algumas igrejas a pratica de ungir a pessoa por outros motivos não sendo o de enfermidade, a pratica de ungir objetos como lenço, ate galinha já ouvir de gente que ungiu.
 PARA QUAL PROPÓSITO ERAM UNGIDOS; PROFETAS, SACERDOTES, REIS,DOENTES  E OBJETOS?Os Profetas eram ungidos para poderem proclamar a Palavra de Deus.
Os Sacerdotes eram ungidos para serem capacitados para suas responsabilidades na adoração e ao Sacrifício.
Os Reis eram ungidos para poderem governar.
As Pessoas eram ungidas para serem curadas
Os objetos eram ungidos para serem separados para o uso santo.
 Como você pode ver, a unção é um conceito bíblico e tem uma ocorrência comum.
Ei!  A unção ocorre com propósitos:
Para proclamar, para adorar, para sacrificar, para governar, para curar e para tornar algo pronto para o uso santo.
Na verdade foi por isso que Jesus foi ungido, para cumprir o seu ministério.
Em
Lucas 4.18.19. Jesus usou a passagem de Isaias 61.1.2
quando disse: Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para pregar as boas novas aos pobres.
 Ele me ungiu para pregar liberdade aos presos e dar visão aos cegos, libertar os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
Agora você sabe que a unção é bíblica e que ela foi feita por várias razões, e
 que Jesus foi ungido.
Você pode perguntar o porquê isso é importante. É importante porque ajuda-nos a entender melhor nossa necessidade da unção.
                        A UNÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA!Um ministério para ser eficaz, para alcançar sucesso  precisa da unção. àUMA PESSOA UNGIDA SÓ FAZ O BEM. Is 61: 1-3Jesus só fazia o bem. Uma pessoa com a unção faz o que é honesto, santo e certo.
Jesus continua fazendo o bem,  temos que fazer o bem, o que é bom.
Jesus libertou o Gadareno, curou o cego,  multiplicou os 5 paes e 2 peixinhos, supriu necessidades, abençoou famílias, perdoou pecados e trouxe ensinamentos para o povo.
Uma pessoa com a unção faz o que agrada a Deus.
Tudo o que vai fazer é para glorificar a Deus.
Uma pessoa com a unção não é egoísta, pensa no próximo.
àUMA PESSOA UNGIDA DEUS É COM ELE. Deus era com Jesus, Quando Deus é com uma pessoa não tem pra ninguém, não tem demônio, não há nada que possa com ela. àDeus era com Moisés e o mar se abriu. Ex 14: 21-22.àDeus era com Josué e o sol parou. Js 10: 12-14.
àQuando Deus é com uma pessoa ninguém pode parar
àDeus era com Davi e ele venceu o gigante Golias
àDeus era com Gideao e ele venceu com 300 homens um exercito de milhares.
àDeus era com Daniel e ele foi lançado na cova dos leões, mas naquela os leões tiveram que jejuar porque era com o seu servo e enviou um anjo com a espada desembainhada.
àDeus era com o apostolo Paulo e um terremoto atingiu a cadeia e quebrou as correntes que o prendiam e ele ficou livre e ainda ganhou o carcereiro pra Jesus.
Sabe por que a unção de Deus esta na sua vida? Por que Deus é com você, ninguém pode te vencer, ninguém pode te derrotar!
Pode levantar o capeta, pode levantar o inferno, pode levantar o mundo, mas a unção de Deus te capacita para receber a vitoria, Deus é contigo: leia : 2 Sm 22:30-34.
Paulo disse: que se Deus é por nós, quem será contra nós! Rm 8:31.
à UMA PESSOA UNGIDA VIRA UMA TESTEMUNHA DE JESUS.
- Deus confirmará o ministério com sinais, com provas, com evidencias.
Testemunha do que Ele fez: 
Mas recebereis poder ao descer sobre vos o....At 1: 8.
 Quando uma pessoa ungida fala o Espírito Santo caí sobre um lugar, sobre as pessoas.
At 10: 44.
Que a unção do Senhor esteja sobre a sua vida, que Deus derrame abundantemente sobre você a unção.
Ore e peça a Deus a UNÇÃO, e Ele certamente te dará
OS CRENTES FIÉIS SÃO UNGIDOS. "Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações" 2 Co 1.21, 22.
Mas  falando sobre a unção que faz a diferença não podemos deixar de lado o exemplo bíblico da historia da batalha de Davi e Golias. Senão vejamos.
 Há lições preciosas para aprendermos na façanha de Davi no vale de Ela.
Vejamos alguns personagens desta historia:
àSamuel o profeta de Deus que recebeu a missão de ungir um substituto para Saul 1 Sm 16:1
Davi - o  ungido que era um simples pastor de ovelhas 1 Sm. 16:13.
à Saul -  o rei, homem experiente na guerra, o profissional  só que um ex-ungido. 1 Sm. 18:6-18.
à Eliabe-  irmão de Davi fazia parte do exercito de Israel os profissionais não ungido. 1 Sm. 16:7.
àGolias e os filisteus era guerreiros os profissionais anti-unção 1 Sm.17:42,44.
Quando Samuel foi a Casa de Jessé quase que Samuel unge a pessoa errada.
Ei! Deixa eu te dizer algo importante; o erro de Samuel foi um erro que qualquer líder pode cometer, por mais experiente que seja.
Ainda bem que Deus bradou com ele e disse:...não atentes para a sua aparência, nem para a sua estatura,porque eu o rejeitei;por que o Senhor nos vê como vê o homem,pois o homem olha para aparência,mas o Senhor vê o coração. 1 Sm 16:7.
Cuidado para não você não se impressionar com a aparência de ninguém.
Fomos:
Davi não era profissional. Não fazia parte do exército de Israel. A Escritura faz questão de deixar claro, seu trabalho era em casa, cuidando do rebanho.
A  única credencial de Davi era a unção de Deus. Davi tinha visão ungida e fé inquebrantável no Senhor.
Eliabe era irmão de Davi e Estava no exército de Deus mas não era ungido...
Ei! Tem muita gente no exercito de Deus que não é ungido de Deus, e quem não é ungido de Deus tem medo do Golias,dos desafios da vida.
Onde esta a diferença entre o UNGIDO E O NÃO UNGIDO?
Vamos responder comparando Davi e Eliabe.
Os dois viram o gigante.
Os dois ouviram o gigante.

Eliabe tinha uma Fé acadêmica - técnico. Na ótica da lógica, Eliabe estava com a razão.
Eliabe fez uma avaliação técnica e viu que Israel não podia vencer.
Eliabe certamente era um homem inteligente. Ele impressionou o profeta Samuel. Mas porque ele foi rejeitado pelo Senhor?
Davi  tinha uma Fé ardente. Na ótica da fé, Davi enxergou outros recursos. A unção nos faz enxergar aquilo que os outros não são capazes de ver.
Quem não tem unção só vê gigantes, só vê derrotas,fracasso, dificuldades
Quem tem unção enxerga o invisível e vê a vitoria pelos olhos da fé, quanto maior for o gigante maior será o seu tombo!
A unção nos dá recursos desconhecidos dos outros.
A unção nos torna faminto de vitória.
Aos olhos humanos Davi não merecia qualquer consideração. Era o mais novo um adolescente.
A unção, mais do que a fé de Davi, fez ele falar: quem é este incircunciso filisteu para desafiar o exércitos do Deus vivo? 1 Sm 17:26.
A unção transforma a crença passiva em fé ativa. "O único crente ungido naquele vale era Davi.
 O homem ungido junta a sua ação aquilo que crê.
 A unção lhe dá condição de atingir o inimigo onde ele está desprotegido e surpreende-lo.
É bom lembrar que  mais tarde Davi se tornou um grande guerreiro um "profissional" porém, "ungido". Qualquer um que faz alguma coisa durante muito tempo em breve se qualificará.
Agora entenda! A unção nos faz mover-se. Deus move com os homens que se move.
Vejamos agora a ironia divina Davi se apresenta para lutar contra o gigante,levam ele ate o rei de Israel Saul.
O encontro do ex-ungido com o ungido - face a face.
Disse Saul: "Você não poderá lutar contra esse homem".  Todo ex-ungido se torna perseguidor.
A graça de Deus sobre Davi nunca lhe dera graça ante os seus sete irmãos não ungidos, os irmãos de Davi que não eram ungidos não aceitavam a unção na vida de Davi.  
A primeira coisa que Saul fez foi zombar de Davi, é o que sempre fazem os ex-ungidos.
Na mente de Saul Davi era um ingênuo. Como um menino pastor de ovelhas poderia lutar contra um gigante guerreiro
Ei! A unção te leva a fazer o que ninguém, mas tem a coragem de fazer.
Um homem com unção, por onde passa altera, marca a história da vida de muitas pessoas.
Veja a experiência de Pedro e João em Atos 3:1-10.
Pedro e João subiram ao templo para orar na hora da oração. A hora nona.
Um coxo de nascença que ficava à porta do templo pedindo fitou os olhos neles, e pediu que eles lhe dessem uma esmola.
Mas eles responderam:- olha para nos v,v 4 ele ficou olhando pensando que ia receber algo.
Mas Pedro lhe disse: - não tenho prata e nem ouro mas o que tenho, isso te dou em nome de Jesus cristo o nazareno levanta e anda v,v 6
Quando Pedro disse: olha para nós, e o coxo ficou esperando receber alguma coisa,
Ei! Os que estão olhando para nós, têm grande expectativa de que vão receber alguma coisa.
Quando você for pregar a palavra, cantar um hino de louvor, contar um testemunho ou dirigir um culto, saiba que os que te ouvem estão esperando algo de você.
Pedro disse: -Não tenho ouro e nem prata ( não tenho recursos materiais, teológicos, etc...) mas o que eu tenho (unção) ... Ele  tinha pois recebeu no dia de pentecostes At 1:8; 2:1-3.
- Mas o que tenho isto Te dou... (unção não é para  ser guardar egoisticamente) é para usar em favor dos que estão esperando receber alguma coisa.
O que é que você tem para dar nesta noite a alguém que precisa: não é ouro Enem prata ate porque talvez você nem tenha isto.
Mas uma coisa você tem: você tem Jesus, você tem unçao, você tem poder de Deus na tua vida.
Veja a experiência de Paulo e Silas em Filipos  Atos 16:14-15.
Primeiro a família inteira de Lídia se converte, At. 16:14-15..
Depois um jovem sai atrás deles com adivinhações diabólicas e Paulo discerne o espírito que falava na boca daquela uma jovem.
Quem tem  a unção de Deus tem discernimento de saber o que é de Deus e o que não é 1 Jo 2:20.
 Paulo percebeu que aquilo que parecia divino, mas tinha algo  de maligno por trás, por isso ele repreende o espírito que opera na moça e ela fica liberta. At. 16:19-26.
Essa libertação da moça, provocou a ira dos que tiravam proveito daquela situação da pobre jovem At. 16:26. Paulo e Silas são presos.
Na prisão eles oram e cantam e um milagre acontece, as portas se abrem, At. 16:27-34.
A unção tem poder para quebrar cadeias e despedaçar jugos Is 10:27
Após o terremoto, a carcereiro é evangelizado e se converte com a sua família, levando Paulo e Silas para a sua casa, lavando os vergões e servindo-os à mesa, At. 16:27-34.
Que isso? Unção de Deus. Que isso? Unção de Deus? O que é unção de Deus? Uns são outros não.
A unção faz a diferença!
 Unção é poder? Não, poder é resultado da unção de Deus.
Unção é cair, pular, gritar? Não, isto é conseqüência da unção Divina.
O que é unção? É o ato ou efeito de ungir.
É a capacitação sobrenatural de resolver as coisas, que humanamente não conseguiríamos resolver.
CONCLUSÃO:É a unção de Deus que faz a diferença em nossa vida: poisSÓ A UNÇÃO REALIZA MILAGRES 2Rs.4.29-36:
 Geazi usa o cajado de Elizeu, porem nada aconteceu  
v.31.
A unção não estava no cajado e sim em Elizeu.
Quando Elizeu chegou o milagre aconteceu 
v.32-34.a bíblia diz que até os ossos de Elizeu realizava milagres  2Rs.13.20,21. SÓ A UNÇÃO CAPACITA OS HOMENS (EX.31.1,2):a bíblia diz que diante do magnífico projeto do tabernaculo Deus levantou Bezalel.
Deus encheu Bezalel do seu Espírito, de sabedoria, de entendimento, e de ciência em todo artifício.
SÓ A UNÇÃO NOS TORNA DIFERENTE 1SM.17

Qual a diferença entre Davi e o exercito de Israel com relação a Golias?
 Unção que estava sobre Davi lhe deu coragem.
SÓ A UNÇÃO NOS GARANTE VITÓRIAS Jz.16:20,21
Sansão enquanto manteve a unção, logrou muitas vitórias:
 Ele rasgou um filhote de leão pelo meio Jz.14.
Ele pôs fogo na seara dos Filisteus Jz.15.
Ele feriu mil homens com uma queixada de jumento Jz.15.
Ele arrancou os portões de gaza e levou até o cume de Hebron Jz.16.
 Sansão porem se descuidou e perdeu a unção v.20:
 sem a unção  ele só foi humilhado. Cuidado irmão! Com unção de Deus nos pisamos no diabo e vencemos o inferno.
Mas a unção se perder e se perdemos a unção seremos palhaços nas mãos do inimigo como aconteceu com sansão.
Saul  também não deu valor e perdeu a unção.
Quando Davi  pecou ele rogou a Deus para que não lhe tirasse
a unção: - não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu Espírito Santo.
Restitui-me a alegria da salvação, e sustem-me com um espírito voluntario. Sl 51:10-11.
Podemos-nos perder tudo, bens, fazenda,  casa, carro ate a saúde o que nos não podemos perder é a presença e a unção de Deus na nossa vida.