sexta-feira, 29 de junho de 2012

3 COISAS QUE O PECADO TIRA DO CRENTE


3 COISAS QUE O PECADO TIRA DO CRENTE

Gn 38-17-18

Introdução:

Os personagens desta historia são Judá e Tamar; Judá cujo o nome significa àlouvor. E Tamar cujo nome significa à palmeira

Judá aparece algumas vezes na bíblia com boas  referencias e atitudes

Foi Judá que convenceu seus a não matarem Jose quando eles o lançaram na cisterna Gn 37:26

Foi Judá que se colocou como fiador de benjamim quando Jose sem ser reconhecido pelos seus irmãos queria prende-lo acusando-o de ter roubado dele Gn 44:14-18

Foi Judá que rogou em favor de benjamim pra preservar a vida de seu pai Gn 44:20-22

Foi da tribo de Judá que veio Jesus o salvador, ele é conhecido como o leão da tribo de Judá.

Agora, quero falar hoje do terrível pecado cometido por Judá.

Judá era o 4° filho de Jacó com sua esposa Leia; ele  tinha 3 filhos cujo os nomes era: Er, Onã e Selá

Judá casou seu filho primogênito Er com uma mulher chamada Tamar, Er porem era mau aos olhos de Deus e por isso Deus o feriu e o matou.

Como ele não tinha filhos ainda com sua esposa Tamar, Judá ordenou que se cumprisse a lei e Onã se casasse com ela para dar descendência a seu irmão.

Mas Onã sabendo que a descendência não seria dele mais do seu irmão, quando se deitava com sua esposa evitava que ela engravidasse.

Isto desagradou a Deus que feriu a Onã também e o matou; como o 3° filho de Judá Selá ainda era muito jovem ele disse a Tamar que ficasse viúva na casa do pai dela ate que Selá tivesse idade para se casar com ela,

Só que o tempo passou e Judá se esqueceu de Tamar.

Foi aí que Tamar preparou um plano pra chamar a atenção do seu sogro que a havia desprezado.

Quando ela ficou sabendo que seu sogro Judá iria passar por aquela região, tirou o seu véu de viúva e se disfarçou como uma prostituta e ficou a beira do caminho.

Quando Judá passou por ali ele não a reconheceu e quis se deitar com ela, ela astutamente perguntou o que ele lhe pagaria para se deitar com ela.

E ele disse que lhe enviaria um cabrito do seu rebanho, mas ela pediu um penhor pelo compromisso ate que ele lhe enviasse o cabrito.

Judá lhe disse: - que penhor lhe darei? E ela lhe respondeu: - o teu selo, o teu lenço e o cajado que esta em tua mão. Gn 38:16-18

Judá sem saber que aquela prostituta era sua nora se deitou com ela, e foi se embora deixando nas mãos dela; o selo, o lenço  e o cajado.

Depois de alguns dias Judá enviou pelas mãos de 1 amigo o cabrito para pegar de volta o penhor das mãos daquela prostituta, mas não a encontrou e ainda disseram que não havia nenhuma prostituta naquele lugar.

Depois de 3 meses chegou a noticia que Tamar estava grávida: - Tamar sua nora esta grávida, eis que esta cheia de adultério Gn 38:24

Judá ficou cheio de ira e mandou que tirassem ela pra fora da cidade para ser apedrejada, só que Tamar mandou dizer a seu sogro:

- do homem que peguei este selo, este lenço e este cajado é que estou grávida. Foi ai que Judá caiu em si e reconheceu os seus pecados e erros.

O diabo ainda continha a agir do mesmo modo  até os dias de hoje.
Ele faz uma camuflagem na tentação para nós enganar, ele não vem com chifres, garfo e rabinho não! Ele vem calçado com sapatos de pelúcia.

Após ter-nos enrolado em suas tramas ele quer  tirar o nosso penhor ou seja o que temos de maior valor: a nossa salvação.

Mas  eu quero  hoje falar sobre: 3 coisas que o pecado tira do crente baseado nesta historia de Judá e Tamar.

 à O que é pecado?

Pecado é transgressão, desobediência a Deus e a sua palavra, pecado é errar o alvo.

O maior efeito do pecado é tirar a pessoa do lugar; o pecado tirou adão e Eva do jardim do éden, o pecado tirou Saul do trono de Israel, o pecado tirou Davi do seu palácio.

O pecado tira o homem da presença de Deus. o pecado é o abismo que separar o homem de Deus, o pecado impede as orações do crente Is 59:1-2

Agora existe remédio para o pecado! a bíblia diz: -... Onde abundou o pecado superabundou a graça Rm 5:20

Se andarmos na luz como ele na luz esta temos paz com Deus, comunhão uns com os outros e o SANGUE de Jesus Cristo seu filho, nos purifica de todo o pecado 1 Jo 1:7

Mas, voltando ao assunto o pecado de Judá tirou 3 coisas dele, vejamos quais foram e qual o significado disso para nós hoje.

 que o pecado tira do crente àO Selo: inviolabilidade

Novo testamento o selo é um dos símbolos do Espírito Santo

O apostolo Paulo tinha duas ideias em mente quando fala de nós sermos Selados com o Espírito Santo. Uma é segurança, a outra propriedade.

Ser Selado, no sentido de segurança, é ilustrado no Antigo Testamento, quando o rei Dario colocou Daniel na cova dos leões, pôs uma pedra sobre a entrada e a lacrou com seu selo Dn 6:17 para que Daniel não saísse.

 Nos tempos antigos, como por exemplo, no tempo da rainha Ester Es 8:8, os reis também costumavam colocar com um anel sua marca ou selo em cartas e documentos escritos em seu nome.

 Depois de feito isto, ninguém podia reverter o que estava escrito ou dar ordens em contrário.

Pilatos fez a mesma coisa quando deu ordens aos soldados para guardarem o túmulo de Jesus. Ele disse aos sacerdotes:

"Aí tendes uma escolta; ide e guardai o sepulcro como bem vos parecer. Indo eles, montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra e deixando ali a escolta" Mt. 27:65-66.

A palavra "selo" usada nesta passagem é a mesma, no grego, usada em passagens que falam do selo do Espírito Santo.

Quando o Espírito Santo nos sela ou põe em nós Sua marca, nós estamos seguros em Cristo de uma maneira muito mais significativa.

Uma das coisas mais fortes que existe na vida cristã e ter a consciência de que o Espírito Santo me selou. E ele selou você também – se você for um crente.

Nada pode tocar em você. "Porque estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" Rm 8:38:39. Selo fala de segurança!

Ei! Mas este selo do Espírito significa mais que segurança, Significa também propriedade. Lemos no Antigo Testamento que Jeremias comprou uma propriedade, pagou por ela diante de testemunhas e selou o documento de acordo com a Lei e os costumes Jr.32:10. Agora ele era o proprietário.

Somos-nos selados pelo Espírito Santo, ou seja, separados para Deus, colocados à parte, distinguidos com a Sua marca, pois pertencemos a Ele. Você e eu somos propriedade de Deus para Sempre! Ef 1:13, Ef 4:30

Agora, quando o crente peca a primeira coisa que ele perde é o selo, a marca de Deus na sua vida;o Espírito Santo.

Me lembrei de Sansão que quando pecou, brincando com Deus e contando seus segredos para a prostituta Dalila, ele não percebeu que o Espírito Santo já havia saído da vida dele Jz 16:19-2 O Espírito só se retira quando a fé é abandonada; quando a voz do Espírito não mais é ouvida;quando os corações ficam endurecidos a tal ponto que não há mais possibilidade de arrependimento Rm 8.7-16.

O Espírito Santo não se retira por qualquer pecado. Ele está em nós justamente para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo, e nos levar ao arrependimento.

 Mas se continuarmos na rebeldia, sem sincero propósito de deixarmos o pecado, já não seremos membros do Corpo de Cristo:

2° que o pecado tira do crente à o Lenço ou cordão: quebrantamento/comunhão

O lenço é um objeto que tem varias utilidades, entre elas usamos o lenço para limpar as lagrimas dos olhos. Neste contexto lenço esta  falando de quebrantamento e comunhão Ez 9:4,Jl 1:13, , At20:19, Sl 126:5-6

 Em algumas traduções ao invés de lenço diz cordão: Quando falamos de CORDÃO, neste sentido nos referimos a (base/estrutura)

 Quando Tamar pede para Judá o CORDÃO isto significa no sentido espiritual  que quando pecamos

 O diabo, além de arrancar o SELO (Espírito Santo) também tira o CORDÃO (Base Bíblica/Doutrinaria) e alegria do Espírito ficamos sem  estrutura na Palavra,perdemos a comunhão com Deus.

Não deixe o pecado tirar de você o lenço, mas viva em perfeita comunhão com o seu Deus.

3° coisa que o pecado tira do crente àCajado: compromisso/ responsabilidade

Quando O povo de Israel foi comer a páscoa antes de sair do Egito eles  tinham que comer  com o cajado na mão Ex 12:11

Davi levou a funda, cinco pedras, mas não deixou o seu cajado 1Sm 17:40

Quando Jacó saiu de casa para não ser morto por seu irmão Esaú levou com ele o cajado, e agora, Jacó quando volta no mesmo caminho 20 anos depois ele trás agora o seu velho cajado Gn 32:10

A ultima coisa que Tamar pede para Judá é  o CAJADO (Autoridade) o significado para este instrumento no antigo testamento era a autoridade

Quando Deus envia Moises ao Egito para livrar o seu povo o mesmo faz diversos sinas com o cajado “Ex. 4.3”

Demonstrando assim a autoridade, da mesma maneira com que os reis da antiguidade usavam o Cetro.

Tem-se algo que Deus tem dado aos seus servos é o cajado, a autoridade de Deus esta nas mãos do verdadeiro crente  Lc 10:19, Mc 16:17-18

Quando o crente tem o cajado na mão, ou seja, autoridade de Deus na vida: ele prega e o inferno ele estremece, ele ora e as enfermidades vão embora, ele abre a boca e algo diferente acontece.

  O diabo alem de tirar de nós  o selo, quer tirar o lenço e o cajado;mas em nome de Jesus ele não vai conseguir!

Conclusão:
 cuidado com o que você está colocando em jogo pelo pecado , Judá não deu valor assim como Esaú não valorizou a sua primogenitura a trocando por um prato de Lentilhas.

 Judá ficou sem identificação, sem base bíblica, ou seja, sem a palavra de Deus para instruí-lo e sem a autoridade concedida por Deus.
Coloque na balança vale apena perder tudo isto por alguns minutos de prazer na carne?

A escolha é somente sua! Não deixe o pecado tirar de você: o selo, o lenço e o cajado.

Não deixe o pecado tirar de você: a marca do Espírito santo, a comunhão e o compromisso com Deus.






O QUARTO DE ELISEU


O QUARTO DE ELIZEU

II Reis 4.8-10



O nome Eliseu significa à "Deus é a salvação"
Eliseu foi o sucessor do profeta Elias, no reino do norte. Filho de Safat, vivendo em Abel Mehola no vale do Jordão, e pertencia a uma família rica, tinha possuído 12 pares de bois, que trabalhavam em seus campos.
Deus o escolheu como sucessor de Elias, depois de Elias  encontrá-lo atrás do arado, jogou seu manto sobre ele
1 Reis 19:16, 19.

Eliseu entendeu o significado deste gesto simbólico. Retornando a sua própria família, ofereceu um sacrifício e deu ao seu povo uma festa de despedida, e em seguida, foi e serviu a Elias 1 Reis 19:19-21.
por  10 anos Eliseu seguiu Elias, agora, antes de ser levado embora, atravessou o Jordão, e Eliseu recusou a deixá-lo.

Elias  perguntou o que ele queria. Eliseu teve a sabedoria de pedir uma porção dobrada do poder de Elias, Elias disse: - se me vires quando tomado de ti assim se fará se não, não se fará
Elias foi arrebatado, e Eliseu  o carro de fogo levando a Elias, o seu senhor, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair.

E com ele bateu nas águas do Jordão e disse: - onde esta o Deus de Elias?

 E ele bateu no Jordão, que foi aberto. Eliseu atravessou o rio 2 Rs 2:14
Uma série de acontecimentos sobrenaturais marca o ministério profético de Eliseu, milagres de conhecimento, poder e maravilhas; vejamos alguns destes milagres:

àO rio Jordão foi dividido 2 Rs 2:13-14

àAs águas amargas de jerico foram purificadas 2 Rs2:19-22

àO azeite da viúva foi multiplicado 2 Rs 4:1-7

àUm menino morto foi ressuscitado 2 Rs 4:18-37

àO veneno da panela foi tirado 2 RS 4:38-41

àA comida dos profetas foi multiplicada 2 Rs 4:42-44

àNaamã foi curado da lepra 2 Rs 5:1-14

àGeazi ficou leproso  2 Rs 5:15-27

àO ferro do machado que caiu na água flutua 2 Rs 6:1-7

àO exercito da Síria fica cego 2 Rs 6:8-23







Mas, eu quero falar nesta oportunidade sobre o quarto de Eliseu: a mulher sunamita percebeu que Eliseu era um homem de Deus; e disse a seu marido:

-Tenho observado que este que sempre passa por aqui é um santo homem de Deus

-Façamos, pois para ele um quarto, junto ao muro e ali ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; sempre que ele vier a nós para ali se retirará.

Aprendemos aqui que todo homem de Deus precisa ter um quarto, a mulher sunamita viu isto na vida de Eliseu.

Há um significado e um ensinamento muito grande em se ter um quarto, o quarto traz grande ensinamento para nosso ministério e para nossa vida ministerial.

Se nós algo que nós temos que entender  é que Deus é um Ser detalhista, e que usa de uma linguagem simbólica para revelar verdades espirituais.

Cada objeto que foi colocado pela sunamita no quarto de Eliseu traz uma lição para nós; senão vejamos.

1° : O Quarto à Lugar de intimidade,  Lugar de oração

O próprio quarto nos revela a vontade de Deus. Jesus disse em Mt 6:6: - mas tu, quando orares, entra no teu quarto, e fechando a tua porta, ora a teu pai, que vê o que esta oculto; e teu pai, que vê o que esta oculto, te recompensará

 É muito bom orarmos reunidos nas igrejas com os irmãos, e a oração congregacional, porém é muito importante termos um momento a só com o nosso Deus e Pai, um momento de intimidade, onde podemos nos abrir para Ele, confessarmos a ele tudo.
Em
Ct 1.4 nós diz:- O rei me introduziu em suas câmaras

Ou seja, me levou aos seus aposentos, a seu quarto, a seu lugar secreto, a seu lugar de intimidade... Aleluia!

O crente, o obreiro do Senhor precisa ter intimidade com Deus; antes de falar com os homens sobre Deus, precisamos falar com Deus sobre os homens

Todo obreiro aprovado por Deus precisa ter o seu quarto de oração; não digo um quarto literalmente falando, mas um lugar ou um tempo de intimidade com o Deus que é dono da obra.

Eu queria te perguntar hoje como é que esta o teu quarto? ou melhor, como esta tua intimidade com Deus?
Ei!Você tem livre acesso a sala do trono de Deus, pois o sangue de Jesus Cristo nos abriu o caminho e o véu do templo se rasgou.
2° :O Muro
à Para proteger Sl 59.16-17 - Para separar 1 Pe 1.14-16
O quarto de Eliseu foi construído junto ao muro; muro nos fala de proteção.

As cidades antigas eram cercadas por uma grande fortaleza, ou seja,um grande muro.
Do mesmo modo o cristão está protegido, visto que a Bíblia nos declara:
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.Sl 46.1

O Muro também serve para separar,construímos muros pra separar nossa casa da casa do vizinho,o muro coloca limites entre o que é nosso e o que é dos outros.

A palavra Kadoshi significa santo em hebraico e quer dizer separação do mundo (desejos, pecados e costumes) para serviço de Deus.

Eu quero te perguntar nesta noite; o seu quarto esta construído junto aos muros?

De nada adianta ter um quarto se ele não for protegido, de nada adianta ter um quarto se ele não for separado.

O nosso quarto é protegido pelo sangue de Jesus Cristo e deve ser separado do mundo pela nossa vida santificada para Deus.

3°A Cama à Para descansar Sl 37.7; 91.1 A primeira coisa que havia no quarto de Eliseu era uma cama. A cama nos fala de descanso.

Ei!  Precisamos aprender a descansar em Deus, Ele cuida de Nós. Precisamos aprender que o melhor descanso é a paz de espírito que o Senhor nos dá.

Fique tranquilo, Ele sabe cuidar de nós, portanto não fique preocupado pensando como vai ser o dia de amanhã.

 Basta a cada dia o seu mal, não temos que nos preocuparmos em demasia com o amanhã, vamos dormir e sonhar como José, como Jacó, que mesmo passando pelo deserto pôde sonhar e ver a glória de Deus.

O deserto foi a cama de Jacó e aquela pedra seu travesseiro.

Na cama de Eliseu possivelmente havia um cobertor, onde o profeta se aconchegava com ele para dormir.

Quem tem o cobertor de Deus é protegido, amparado, acolhido. Quem tem o cobertor de Deus, descansa, tem resposta de oração, recebe auxílio do Senhor, tem repouso, e é consolado.

Quem tem o cobertor de Deus é paciente, sabe enfrentar as tribulações, as aflições, não sente remorso, tem a direção de Deus, e é misericordioso. Quem tem o cobertor de Deus tem o Seu refrigério, tem a Sua segurança, o Seu amparo e é Amado do Senhor!

EI o obreiro do Senhor! No seu quarto tem uma cama? Se tem deita e descansa porque Deus já esta trabalhando para te dar a vitoria
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.Sl 91.1
Você tem onde descansar: Debaixo da sombra do Todo Poderoso! Por isso: Descansa no SENHOR, e espera nele.
4°: A Mesa à Para fazer refeições Jo 12.2 - Para ter comunhão Lc 14.15
A  segunda coisa que foi colocada no quarto de Eliseu era uma mesa; mesa nos fala de comunhão com nossos irmãos e com Cristo.

 Jesus sempre ia a casa de Lázaro, Marta e Maria, com certeza eles eram  irmãos unidos, então Jesus podia se assentar a mesa com eles.
Será que Jesus pode se assentar a mesa contigo? Como estás com teus irmãos? Como estás com tua casa?

 A bíblia diz que é muito bom que os irmãos vivam em união Sl 133 Foi na mesa que Jesus fez as principais refeições.

 Precisamos nos alimentar para ficarmos de pé. A bíblia diz que o nosso Deus prepara para nos uma mesa no deserto Sl 78:19

Existem alimento que não podem faltar  em nossa mesa:

àO pão: o pão  é a palavra de Deus, pois nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus Mt 4

à o azeite: O azeite é o Espírito Santo, que faz o nosso rosto reluzir da glória de Deus.

 à o vinho: O vinho é a alegria da verdadeira adoração Sl 104.15

 Não estou falando do vinho onde há contenda, a bebida alcoólica, mas do vinho novo em odres novos.
5°: A Cadeira
à Representa posição delegada Sl 113: 5- 8,  Representa autoridade Lc 1.52

O terceiro coisa colocada no quarto de Elizeu foi uma cadeira daquela isso significa que Deus nos dá cadeira, posição, lugar de honra, destaque, poder e autoridade.
Se lembra de Davi que se assentou na cadeira de Saul? Lembra-se de Ester que se assentou na cadeira de Vasti?

 E de José do EGITO que se assentou na cadeira de governador? Deus é um Deus soberano, que abençoa quem ele quer, ele abate o exaltado, o soberbo e eleva os humildes... Deus tem um lugar para nós!

Jamais podemos perder a nossa posição espiritual com Deus. Posição de liderança, graça, unção e ministério.

 Quem perde padece, sofre. Mesa sem cadeira mostra que o conjunto está incompleto. Isso significa que a benção não está completa.

Cadeira fala de postura, de posição, de agir e de pensar. Quando cansamos a primeira coisa que fazemos é nos sentar a fim de recuperar o fôlego, e em seguida prosseguir.

Como esta o teu quarto? Tem mesa e tem cadeira também?

6°: O Candeeiro à Para iluminar Sl 18:28 Mt 25.3-4, Sl 119.105 - Para aquecer Nm 9.15-16
a ultima coisa colocada no quarto Eliseu foi o candeeiro  ou a lâmpada. Isto nos fala de testemunho, pois somos a luz do mundo e o sal da terra.

Uma lâmpada não serve debaixo do velador, mas só servira se colocada no velador.

Que a palavra de Deus seja luz para nossos caminhos, que o fogo do Espírito Santo venha nos iluminar.
Lembra-se das dez virgens, cinco reservaram azeite nas lâmpadas e outras não, estas sabias foram recompensadas, as outras ficaram confundidas.
Que nas noites frias o Senhor te aqueça com o fogo do candeeiro! Que assim como Eliseu você também possa ter um quarto na sua vida;um lugar de intimidade com Deus

Que o seu quarto seja construído próximo dos muros, para serem protegidos pelo sangue  de Jesus e separados em santidade para Deus

Que no seu quarto tenha uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro.

Ou seja, descanso em Deus, comunhão com Deus, autoridade de Deus e luz de Deus em seus caminhos.



o quarto de Eliseu


O QUARTO DE ELIZEU

II Reis 4.8-10



O nome Eliseu significa à "Deus é a salvação"
Eliseu foi o sucessor do profeta Elias, no reino do norte. Filho de Safat, vivendo em Abel Mehola no vale do Jordão, e pertencia a uma família rica, tinha possuído 12 pares de bois, que trabalhavam em seus campos.
Deus o escolheu como sucessor de Elias, depois de Elias  encontrá-lo atrás do arado, jogou seu manto sobre ele
1 Reis 19:16, 19.

Eliseu entendeu o significado deste gesto simbólico. Retornando a sua própria família, ofereceu um sacrifício e deu ao seu povo uma festa de despedida, e em seguida, foi e serviu a Elias 1 Reis 19:19-21.
por  10 anos Eliseu seguiu Elias, agora, antes de ser levado embora, atravessou o Jordão, e Eliseu recusou a deixá-lo.

Elias  perguntou o que ele queria. Eliseu teve a sabedoria de pedir uma porção dobrada do poder de Elias, Elias disse: - se me vires quando tomado de ti assim se fará se não, não se fará
Elias foi arrebatado, e Eliseu  o carro de fogo levando a Elias, o seu senhor, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair.

E com ele bateu nas águas do Jordão e disse: - onde esta o Deus de Elias?

 E ele bateu no Jordão, que foi aberto. Eliseu atravessou o rio 2 Rs 2:14
Uma série de acontecimentos sobrenaturais marca o ministério profético de Eliseu, milagres de conhecimento, poder e maravilhas; vejamos alguns destes milagres:

àO rio Jordão foi dividido 2 Rs 2:13-14

àAs águas amargas de jerico foram purificadas 2 Rs2:19-22

àO azeite da viúva foi multiplicado 2 Rs 4:1-7

àUm menino morto foi ressuscitado 2 Rs 4:18-37

àO veneno da panela foi tirado 2 RS 4:38-41

àA comida dos profetas foi multiplicada 2 Rs 4:42-44

àNaamã foi curado da lepra 2 Rs 5:1-14

àGeazi ficou leproso  2 Rs 5:15-27

àO ferro do machado que caiu na água flutua 2 Rs 6:1-7

àO exercito da Síria fica cego 2 Rs 6:8-23







Mas, eu quero falar nesta oportunidade sobre o quarto de Eliseu: a mulher sunamita percebeu que Eliseu era um homem de Deus; e disse a seu marido:

-Tenho observado que este que sempre passa por aqui é um santo homem de Deus

-Façamos, pois para ele um quarto, junto ao muro e ali ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; sempre que ele vier a nós para ali se retirará.

Aprendemos aqui que todo homem de Deus precisa ter um quarto, a mulher sunamita viu isto na vida de Eliseu.

Há um significado e um ensinamento muito grande em se ter um quarto, o quarto traz grande ensinamento para nosso ministério e para nossa vida ministerial.

Se nós algo que nós temos que entender  é que Deus é um Ser detalhista, e que usa de uma linguagem simbólica para revelar verdades espirituais.

Cada objeto que foi colocado pela sunamita no quarto de Eliseu traz uma lição para nós; senão vejamos.

1° : O Quarto à Lugar de intimidade,  Lugar de oração

O próprio quarto nos revela a vontade de Deus. Jesus disse em Mt 6:6: - mas tu, quando orares, entra no teu quarto, e fechando a tua porta, ora a teu pai, que vê o que esta oculto; e teu pai, que vê o que esta oculto, te recompensará

 É muito bom orarmos reunidos nas igrejas com os irmãos, e a oração congregacional, porém é muito importante termos um momento a só com o nosso Deus e Pai, um momento de intimidade, onde podemos nos abrir para Ele, confessarmos a ele tudo.
Em
Ct 1.4 nós diz:- O rei me introduziu em suas câmaras

Ou seja, me levou aos seus aposentos, a seu quarto, a seu lugar secreto, a seu lugar de intimidade... Aleluia!

O crente, o obreiro do Senhor precisa ter intimidade com Deus; antes de falar com os homens sobre Deus, precisamos falar com Deus sobre os homens

Todo obreiro aprovado por Deus precisa ter o seu quarto de oração; não digo um quarto literalmente falando, mas um lugar ou um tempo de intimidade com o Deus que é dono da obra.

Eu queria te perguntar hoje como é que esta o teu quarto? ou melhor, como esta tua intimidade com Deus?
Ei!Você tem livre acesso a sala do trono de Deus, pois o sangue de Jesus Cristo nos abriu o caminho e o véu do templo se rasgou.
2° :O Muro
à Para proteger Sl 59.16-17 - Para separar 1 Pe 1.14-16
O quarto de Eliseu foi construído junto ao muro; muro nos fala de proteção.

As cidades antigas eram cercadas por uma grande fortaleza, ou seja,um grande muro.
Do mesmo modo o cristão está protegido, visto que a Bíblia nos declara:
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.Sl 46.1

O Muro também serve para separar,construímos muros pra separar nossa casa da casa do vizinho,o muro coloca limites entre o que é nosso e o que é dos outros.

A palavra Kadoshi significa santo em hebraico e quer dizer separação do mundo (desejos, pecados e costumes) para serviço de Deus.

Eu quero te perguntar nesta noite; o seu quarto esta construído junto aos muros?

De nada adianta ter um quarto se ele não for protegido, de nada adianta ter um quarto se ele não for separado.

O nosso quarto é protegido pelo sangue de Jesus Cristo e deve ser separado do mundo pela nossa vida santificada para Deus.

3°A Cama à Para descansar Sl 37.7; 91.1 A primeira coisa que havia no quarto de Eliseu era uma cama. A cama nos fala de descanso.

Ei!  Precisamos aprender a descansar em Deus, Ele cuida de Nós. Precisamos aprender que o melhor descanso é a paz de espírito que o Senhor nos dá.

Fique tranquilo, Ele sabe cuidar de nós, portanto não fique preocupado pensando como vai ser o dia de amanhã.

 Basta a cada dia o seu mal, não temos que nos preocuparmos em demasia com o amanhã, vamos dormir e sonhar como José, como Jacó, que mesmo passando pelo deserto pôde sonhar e ver a glória de Deus.

O deserto foi a cama de Jacó e aquela pedra seu travesseiro.

Na cama de Eliseu possivelmente havia um cobertor, onde o profeta se aconchegava com ele para dormir.

Quem tem o cobertor de Deus é protegido, amparado, acolhido. Quem tem o cobertor de Deus, descansa, tem resposta de oração, recebe auxílio do Senhor, tem repouso, e é consolado.

Quem tem o cobertor de Deus é paciente, sabe enfrentar as tribulações, as aflições, não sente remorso, tem a direção de Deus, e é misericordioso. Quem tem o cobertor de Deus tem o Seu refrigério, tem a Sua segurança, o Seu amparo e é Amado do Senhor!

EI o obreiro do Senhor! No seu quarto tem uma cama? Se tem deita e descansa porque Deus já esta trabalhando para te dar a vitoria
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.Sl 91.1
Você tem onde descansar: Debaixo da sombra do Todo Poderoso! Por isso: Descansa no SENHOR, e espera nele.
4°: A Mesa à Para fazer refeições Jo 12.2 - Para ter comunhão Lc 14.15
A  segunda coisa que foi colocada no quarto de Eliseu era uma mesa; mesa nos fala de comunhão com nossos irmãos e com Cristo.

 Jesus sempre ia a casa de Lázaro, Marta e Maria, com certeza eles eram  irmãos unidos, então Jesus podia se assentar a mesa com eles.
Será que Jesus pode se assentar a mesa contigo? Como estás com teus irmãos? Como estás com tua casa?

 A bíblia diz que é muito bom que os irmãos vivam em união Sl 133 Foi na mesa que Jesus fez as principais refeições.

 Precisamos nos alimentar para ficarmos de pé. A bíblia diz que o nosso Deus prepara para nos uma mesa no deserto Sl 78:19

Existem alimento que não podem faltar  em nossa mesa:

àO pão: o pão  é a palavra de Deus, pois nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus Mt 4

à o azeite: O azeite é o Espírito Santo, que faz o nosso rosto reluzir da glória de Deus.

 à o vinho: O vinho é a alegria da verdadeira adoração Sl 104.15

 Não estou falando do vinho onde há contenda, a bebida alcoólica, mas do vinho novo em odres novos.
5°: A Cadeira
à Representa posição delegada Sl 113: 5- 8,  Representa autoridade Lc 1.52

O terceiro coisa colocada no quarto de Elizeu foi uma cadeira daquela isso significa que Deus nos dá cadeira, posição, lugar de honra, destaque, poder e autoridade.
Se lembra de Davi que se assentou na cadeira de Saul? Lembra-se de Ester que se assentou na cadeira de Vasti?

 E de José do EGITO que se assentou na cadeira de governador? Deus é um Deus soberano, que abençoa quem ele quer, ele abate o exaltado, o soberbo e eleva os humildes... Deus tem um lugar para nós!

Jamais podemos perder a nossa posição espiritual com Deus. Posição de liderança, graça, unção e ministério.

 Quem perde padece, sofre. Mesa sem cadeira mostra que o conjunto está incompleto. Isso significa que a benção não está completa.

Cadeira fala de postura, de posição, de agir e de pensar. Quando cansamos a primeira coisa que fazemos é nos sentar a fim de recuperar o fôlego, e em seguida prosseguir.

Como esta o teu quarto? Tem mesa e tem cadeira também?

6°: O Candeeiro à Para iluminar Sl 18:28 Mt 25.3-4, Sl 119.105 - Para aquecer Nm 9.15-16
a ultima coisa colocada no quarto Eliseu foi o candeeiro  ou a lâmpada. Isto nos fala de testemunho, pois somos a luz do mundo e o sal da terra.

Uma lâmpada não serve debaixo do velador, mas só servira se colocada no velador.

Que a palavra de Deus seja luz para nossos caminhos, que o fogo do Espírito Santo venha nos iluminar.
Lembra-se das dez virgens, cinco reservaram azeite nas lâmpadas e outras não, estas sabias foram recompensadas, as outras ficaram confundidas.
Que nas noites frias o Senhor te aqueça com o fogo do candeeiro! Que assim como Eliseu você também possa ter um quarto na sua vida;um lugar de intimidade com Deus

Que o seu quarto seja construído próximo dos muros, para serem protegidos pelo sangue  de Jesus e separados em santidade para Deus

Que no seu quarto tenha uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro.

Ou seja, descanso em Deus, comunhão com Deus, autoridade de Deus e luz de Deus em seus caminhos.