sexta-feira, 29 de junho de 2012

o quarto de Eliseu


O QUARTO DE ELIZEU

II Reis 4.8-10



O nome Eliseu significa à "Deus é a salvação"
Eliseu foi o sucessor do profeta Elias, no reino do norte. Filho de Safat, vivendo em Abel Mehola no vale do Jordão, e pertencia a uma família rica, tinha possuído 12 pares de bois, que trabalhavam em seus campos.
Deus o escolheu como sucessor de Elias, depois de Elias  encontrá-lo atrás do arado, jogou seu manto sobre ele
1 Reis 19:16, 19.

Eliseu entendeu o significado deste gesto simbólico. Retornando a sua própria família, ofereceu um sacrifício e deu ao seu povo uma festa de despedida, e em seguida, foi e serviu a Elias 1 Reis 19:19-21.
por  10 anos Eliseu seguiu Elias, agora, antes de ser levado embora, atravessou o Jordão, e Eliseu recusou a deixá-lo.

Elias  perguntou o que ele queria. Eliseu teve a sabedoria de pedir uma porção dobrada do poder de Elias, Elias disse: - se me vires quando tomado de ti assim se fará se não, não se fará
Elias foi arrebatado, e Eliseu  o carro de fogo levando a Elias, o seu senhor, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair.

E com ele bateu nas águas do Jordão e disse: - onde esta o Deus de Elias?

 E ele bateu no Jordão, que foi aberto. Eliseu atravessou o rio 2 Rs 2:14
Uma série de acontecimentos sobrenaturais marca o ministério profético de Eliseu, milagres de conhecimento, poder e maravilhas; vejamos alguns destes milagres:

àO rio Jordão foi dividido 2 Rs 2:13-14

àAs águas amargas de jerico foram purificadas 2 Rs2:19-22

àO azeite da viúva foi multiplicado 2 Rs 4:1-7

àUm menino morto foi ressuscitado 2 Rs 4:18-37

àO veneno da panela foi tirado 2 RS 4:38-41

àA comida dos profetas foi multiplicada 2 Rs 4:42-44

àNaamã foi curado da lepra 2 Rs 5:1-14

àGeazi ficou leproso  2 Rs 5:15-27

àO ferro do machado que caiu na água flutua 2 Rs 6:1-7

àO exercito da Síria fica cego 2 Rs 6:8-23







Mas, eu quero falar nesta oportunidade sobre o quarto de Eliseu: a mulher sunamita percebeu que Eliseu era um homem de Deus; e disse a seu marido:

-Tenho observado que este que sempre passa por aqui é um santo homem de Deus

-Façamos, pois para ele um quarto, junto ao muro e ali ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; sempre que ele vier a nós para ali se retirará.

Aprendemos aqui que todo homem de Deus precisa ter um quarto, a mulher sunamita viu isto na vida de Eliseu.

Há um significado e um ensinamento muito grande em se ter um quarto, o quarto traz grande ensinamento para nosso ministério e para nossa vida ministerial.

Se nós algo que nós temos que entender  é que Deus é um Ser detalhista, e que usa de uma linguagem simbólica para revelar verdades espirituais.

Cada objeto que foi colocado pela sunamita no quarto de Eliseu traz uma lição para nós; senão vejamos.

1° : O Quarto à Lugar de intimidade,  Lugar de oração

O próprio quarto nos revela a vontade de Deus. Jesus disse em Mt 6:6: - mas tu, quando orares, entra no teu quarto, e fechando a tua porta, ora a teu pai, que vê o que esta oculto; e teu pai, que vê o que esta oculto, te recompensará

 É muito bom orarmos reunidos nas igrejas com os irmãos, e a oração congregacional, porém é muito importante termos um momento a só com o nosso Deus e Pai, um momento de intimidade, onde podemos nos abrir para Ele, confessarmos a ele tudo.
Em
Ct 1.4 nós diz:- O rei me introduziu em suas câmaras

Ou seja, me levou aos seus aposentos, a seu quarto, a seu lugar secreto, a seu lugar de intimidade... Aleluia!

O crente, o obreiro do Senhor precisa ter intimidade com Deus; antes de falar com os homens sobre Deus, precisamos falar com Deus sobre os homens

Todo obreiro aprovado por Deus precisa ter o seu quarto de oração; não digo um quarto literalmente falando, mas um lugar ou um tempo de intimidade com o Deus que é dono da obra.

Eu queria te perguntar hoje como é que esta o teu quarto? ou melhor, como esta tua intimidade com Deus?
Ei!Você tem livre acesso a sala do trono de Deus, pois o sangue de Jesus Cristo nos abriu o caminho e o véu do templo se rasgou.
2° :O Muro
à Para proteger Sl 59.16-17 - Para separar 1 Pe 1.14-16
O quarto de Eliseu foi construído junto ao muro; muro nos fala de proteção.

As cidades antigas eram cercadas por uma grande fortaleza, ou seja,um grande muro.
Do mesmo modo o cristão está protegido, visto que a Bíblia nos declara:
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.Sl 46.1

O Muro também serve para separar,construímos muros pra separar nossa casa da casa do vizinho,o muro coloca limites entre o que é nosso e o que é dos outros.

A palavra Kadoshi significa santo em hebraico e quer dizer separação do mundo (desejos, pecados e costumes) para serviço de Deus.

Eu quero te perguntar nesta noite; o seu quarto esta construído junto aos muros?

De nada adianta ter um quarto se ele não for protegido, de nada adianta ter um quarto se ele não for separado.

O nosso quarto é protegido pelo sangue de Jesus Cristo e deve ser separado do mundo pela nossa vida santificada para Deus.

3°A Cama à Para descansar Sl 37.7; 91.1 A primeira coisa que havia no quarto de Eliseu era uma cama. A cama nos fala de descanso.

Ei!  Precisamos aprender a descansar em Deus, Ele cuida de Nós. Precisamos aprender que o melhor descanso é a paz de espírito que o Senhor nos dá.

Fique tranquilo, Ele sabe cuidar de nós, portanto não fique preocupado pensando como vai ser o dia de amanhã.

 Basta a cada dia o seu mal, não temos que nos preocuparmos em demasia com o amanhã, vamos dormir e sonhar como José, como Jacó, que mesmo passando pelo deserto pôde sonhar e ver a glória de Deus.

O deserto foi a cama de Jacó e aquela pedra seu travesseiro.

Na cama de Eliseu possivelmente havia um cobertor, onde o profeta se aconchegava com ele para dormir.

Quem tem o cobertor de Deus é protegido, amparado, acolhido. Quem tem o cobertor de Deus, descansa, tem resposta de oração, recebe auxílio do Senhor, tem repouso, e é consolado.

Quem tem o cobertor de Deus é paciente, sabe enfrentar as tribulações, as aflições, não sente remorso, tem a direção de Deus, e é misericordioso. Quem tem o cobertor de Deus tem o Seu refrigério, tem a Sua segurança, o Seu amparo e é Amado do Senhor!

EI o obreiro do Senhor! No seu quarto tem uma cama? Se tem deita e descansa porque Deus já esta trabalhando para te dar a vitoria
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.Sl 91.1
Você tem onde descansar: Debaixo da sombra do Todo Poderoso! Por isso: Descansa no SENHOR, e espera nele.
4°: A Mesa à Para fazer refeições Jo 12.2 - Para ter comunhão Lc 14.15
A  segunda coisa que foi colocada no quarto de Eliseu era uma mesa; mesa nos fala de comunhão com nossos irmãos e com Cristo.

 Jesus sempre ia a casa de Lázaro, Marta e Maria, com certeza eles eram  irmãos unidos, então Jesus podia se assentar a mesa com eles.
Será que Jesus pode se assentar a mesa contigo? Como estás com teus irmãos? Como estás com tua casa?

 A bíblia diz que é muito bom que os irmãos vivam em união Sl 133 Foi na mesa que Jesus fez as principais refeições.

 Precisamos nos alimentar para ficarmos de pé. A bíblia diz que o nosso Deus prepara para nos uma mesa no deserto Sl 78:19

Existem alimento que não podem faltar  em nossa mesa:

àO pão: o pão  é a palavra de Deus, pois nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus Mt 4

à o azeite: O azeite é o Espírito Santo, que faz o nosso rosto reluzir da glória de Deus.

 à o vinho: O vinho é a alegria da verdadeira adoração Sl 104.15

 Não estou falando do vinho onde há contenda, a bebida alcoólica, mas do vinho novo em odres novos.
5°: A Cadeira
à Representa posição delegada Sl 113: 5- 8,  Representa autoridade Lc 1.52

O terceiro coisa colocada no quarto de Elizeu foi uma cadeira daquela isso significa que Deus nos dá cadeira, posição, lugar de honra, destaque, poder e autoridade.
Se lembra de Davi que se assentou na cadeira de Saul? Lembra-se de Ester que se assentou na cadeira de Vasti?

 E de José do EGITO que se assentou na cadeira de governador? Deus é um Deus soberano, que abençoa quem ele quer, ele abate o exaltado, o soberbo e eleva os humildes... Deus tem um lugar para nós!

Jamais podemos perder a nossa posição espiritual com Deus. Posição de liderança, graça, unção e ministério.

 Quem perde padece, sofre. Mesa sem cadeira mostra que o conjunto está incompleto. Isso significa que a benção não está completa.

Cadeira fala de postura, de posição, de agir e de pensar. Quando cansamos a primeira coisa que fazemos é nos sentar a fim de recuperar o fôlego, e em seguida prosseguir.

Como esta o teu quarto? Tem mesa e tem cadeira também?

6°: O Candeeiro à Para iluminar Sl 18:28 Mt 25.3-4, Sl 119.105 - Para aquecer Nm 9.15-16
a ultima coisa colocada no quarto Eliseu foi o candeeiro  ou a lâmpada. Isto nos fala de testemunho, pois somos a luz do mundo e o sal da terra.

Uma lâmpada não serve debaixo do velador, mas só servira se colocada no velador.

Que a palavra de Deus seja luz para nossos caminhos, que o fogo do Espírito Santo venha nos iluminar.
Lembra-se das dez virgens, cinco reservaram azeite nas lâmpadas e outras não, estas sabias foram recompensadas, as outras ficaram confundidas.
Que nas noites frias o Senhor te aqueça com o fogo do candeeiro! Que assim como Eliseu você também possa ter um quarto na sua vida;um lugar de intimidade com Deus

Que o seu quarto seja construído próximo dos muros, para serem protegidos pelo sangue  de Jesus e separados em santidade para Deus

Que no seu quarto tenha uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro.

Ou seja, descanso em Deus, comunhão com Deus, autoridade de Deus e luz de Deus em seus caminhos.



Um comentário: